Menu

MST aumenta pressão e exige terras do governo

O MST, um aliado de longa data do PT, intensificou sua pressão sobre o governo Lula nesta semana, exigindo uma ação mais rápida na alocação de terras para a reforma agrária e na liberação de recursos. Em todo o país, o grupo realizou uma série de manifestações, se encontrou com cinco ministros, incluindo o Ministro […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil

O MST, um aliado de longa data do PT, intensificou sua pressão sobre o governo Lula nesta semana, exigindo uma ação mais rápida na alocação de terras para a reforma agrária e na liberação de recursos. Em todo o país, o grupo realizou uma série de manifestações, se encontrou com cinco ministros, incluindo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e emitiu um comunicado expressando preocupação com a “incapacidade” da administração petista.

O governo, por sua vez, alega que está enfrentando limitações financeiras e solicita a compreensão dos membros do MST. Com informações do GLOBO.

Desde o início do ano, a relação entre o Palácio do Planalto e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra tem sido caracterizada por uma série de conflitos recorrentes, com um aumento notável no número de ocupações de terras, especialmente durante o “Abril Vermelho”, uma série anual de protestos organizados pelo MST.

O movimento tem apresentado diversas demandas, incluindo a implementação de um Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) dedicado à reforma agrária, a alocação de um orçamento de R$ 3 bilhões para esse propósito no próximo ano e o atendimento “imediato” de assistência a 65 mil famílias acampadas, incluindo o registro dessas famílias e o compromisso de fornecer terra a elas.

Membros do governo encarregados das relações com movimentos sociais afirmam que a administração tem mantido transparência na comunicação com o MST e tem sido honesta quanto às restrições financeiras que limitam a expansão da meta de criação de assentamentos até 2026.

Um dos pontos levantados é que o programa de reforma agrária estava completamente inativo durante o governo de Michel Temer e, portanto, argumentam que é necessário que os sem-terra compreendam a situação atual.

Em um gesto de boa vontade em direção ao MST, o Ministro Wellington Dias, responsável pelo Desenvolvimento e Assistência Social, anunciou na segunda-feira um aporte de R$ 250 milhões no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Lideranças do movimento sem-terra estiveram presentes na cerimônia realizada no Palácio do Planalto em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.

Apesar de expressar confiança de que suas reivindicações serão atendidas, o MST compromete-se a continuar organizando ocupações de terras e manifestações como uma estratégia de pressão sobre o governo.

No mesmo dia em que participou da cerimônia no Palácio do Planalto, o MST divulgou uma declaração em seu site onde expressa preocupações acerca da “lentidão, falta de orçamento e incapacidade” da administração do PT em avançar com a reforma agrária, uma causa histórica tanto da esquerda quanto do próprio PT.

Enquanto uma parte da liderança nacional do movimento estava ocupada com reuniões no Planalto e nos ministérios durante a semana, a militância do MST estava ativa nas ruas. Desde segunda-feira, o MST tem participado da Jornada da Luta, que mobilizou manifestações em 17 estados, e cerca de dois mil jovens estão acampados em Brasília como parte de um evento organizado pela Via Campesina.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes