Menu

MST ocupa Embrapa em Pernambuco para reivindicar reforma agrária

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra protagonizaram uma manifestação na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Petrolina, sertão pernambucano, na manhã desta segunda-feira (31). Cerca de 100 famílias de Pernambuco e da Bahia ocuparam a área pela segunda vez neste ano, às vésperas do “Semiárido Show”, um evento que prevê a participação de […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Integrantes do MST em Petrolina. Foto: Beatriz Oliveira/TV Grande Rio

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra protagonizaram uma manifestação na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Petrolina, sertão pernambucano, na manhã desta segunda-feira (31).

Cerca de 100 famílias de Pernambuco e da Bahia ocuparam a área pela segunda vez neste ano, às vésperas do “Semiárido Show”, um evento que prevê a participação de 20 mil pessoas, como pesquisadores e estudantes. O movimento social promoveu a ocupação para “chamar a atenção das autoridades sobre a emergência da implementação da reforma agrária, considerando que desde as negociações com os órgãos competentes, não houve avanço nas pautas, e os acordos ficaram estagnados”.

Quatro meses atrás, uma ordem judicial determinou a saída dos integrantes do movimento do local, que se mobilizaram durante o Abril Vermelho. As famílias foram realocadas em uma área próxima, cedida por um membro do MST.

O governo federal não cumpriu com o acordo firmado com o movimento em 19 de abril deste ano e, por isso, a ocupação do espaço voltou a ocorrer, explica o militante Reginaldo Martins.

“Até agora só se cumpriu um ponto que foi o cadastramento, que conseguiu identificar 859 famílias. Outro ponto, que é aquisição de cinco propriedades, não avançou. Outro que falta, e que é muito fundamental para os assentamentos, é a criação do Incra de Petrolina”, disse o integrante.

“Nós elegemos o governo Lula e precisamos que o ministério cumpra seu papel em atender as demandas da reforma agrária e cumprir as políticas voltadas para os movimentos sociais, e não somente servir aos interesses do agronegócio”, completou Jaime Amorim, dirigente nacional do MST em Pernambuco.

O MST ocupou a “Embrapa Semente Básica”, uma área que funcionava para mercado de sementes e mudas básicas até 2019. Segundo a chefe-geral da Embrapa, Maria Auxiliadora Coelho de Lima, esse espaço ainda é produtivo e é usado para pesquisas sobre espécies forrageiras e nativas da caatinga, além do evento “Semiárido Show”.

O Semiárido Show 2023 irá começar nesta terça-feira (1) e prevê a participação de cerca de 20 mil pesquisadores, representantes do governo, agricultores, estudantes, entre outros. A Embrapa acionou uma equipe de segurança e a montagem da estrutura não foi paralisada.

Durante a tarde, os integrantes do MST desocuparam a área pacificamente. De acordo com os militantes, o que levou a decisão foi o agendamento de uma reunião com o governo federal também nesta terça, em Santa Maria da Boa Vista.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

31/07/2023 - 23h44

Até onde sei, não faltam terras destinadas à reforma agrária. O que falta é gente qualificada, minimamente, a ocupá-las…O MST é uma aberração ideológica, parada no tempo e no espaço…Mas produz “orgânicos”, ora pois…

yuri

31/07/2023 - 18h28

Sao animais nao é gente e mais animal ainda é quem explora esses coitados.


Leia mais

Recentes

Recentes