Menu

Mercado aumenta projeções para inflação e crescimento do PIB em 2024 e 2025

Em recente divulgação da pesquisa Focus pelo Banco Central nesta terça-feira, analistas do mercado financeiro ajustaram suas previsões para os indicadores econômicos do Brasil, evidenciando uma elevação nas expectativas de inflação para os próximos anos, além de uma perspectiva de crescimento econômico ligeiramente maior para 2024. Conforme os resultados do levantamento, que coleta a visão […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AGÊNCIA BRASIL

Em recente divulgação da pesquisa Focus pelo Banco Central nesta terça-feira, analistas do mercado financeiro ajustaram suas previsões para os indicadores econômicos do Brasil, evidenciando uma elevação nas expectativas de inflação para os próximos anos, além de uma perspectiva de crescimento econômico ligeiramente maior para 2024.

Conforme os resultados do levantamento, que coleta a visão de cerca de cem economistas, a projeção para a inflação medida pelo IPCA em 2024 sofreu um leve aumento de 0,01 ponto percentual, fixando-se em 3,76%.

Para 2025, a expectativa também cresceu, com um ajuste de 0,02 ponto percentual para 3,53%. As metas oficiais de inflação estabelecidas pelo governo para os anos de 2024, 2025 e 2026 são de 3,00%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

No que se refere ao Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa para o crescimento econômico deste ano foi ligeiramente elevada em 0,01 ponto percentual, alcançando 1,90%. As projeções mantêm-se estáveis em 2,0% para o próximo ano.

Em relação à política monetária, não foram observadas alterações nas expectativas para a taxa Selic, permanecendo em 9,0% ao final de 2024 e em 8,50% para 2025.

Contudo, para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), programada para os dias 7 e 8 de maio, os analistas antecipam um corte de 0,5 ponto percentual na Selic, que atualmente está em 10,75% ao ano.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes