Menu

Não é só Netanyahu, dizem analistas

Gaza estará mais segura se Netanyahu renunciar ao cargo de primeiro-ministro de Israel? Muitas das críticas do Ocidente a Israel centraram-se em Netanyahu, mas os especialistas dizem que a sua abordagem à guerra tem um apoio mais amplo. À medida que a guerra de Israel contra Gaza se arrasta, as críticas parecem centrar-se no líder […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Nir Elias/Reuters

Gaza estará mais segura se Netanyahu renunciar ao cargo de primeiro-ministro de Israel? Muitas das críticas do Ocidente a Israel centraram-se em Netanyahu, mas os especialistas dizem que a sua abordagem à guerra tem um apoio mais amplo.

À medida que a guerra de Israel contra Gaza se arrasta, as críticas parecem centrar-se no líder israelita Benjamin Netanyahu, um homem indiciado por múltiplas acusações de corrupção, com milhares de manifestantes nas ruas, exigindo a sua saída.

No entanto, o descontentamento em relação a Netanyahu e aos provocadores de extrema-direita no seu governo não deve ser confundido com um enfraquecimento do apoio popular à guerra que está sendo travada para punir Gaza pelo ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro e, aparentemente, para garantir a libertação dos cativos retirados de Israel naquele dia, dizem os analistas.

Os observadores dizem que embora os críticos de Netanyahu possam discordar dele como indivíduo, os seus objetivos de guerra ainda gozam do apoio de uma sociedade que se está se tornando cada vez mais de direita, ultra-religiosa e que acredita que os palestinos são de alguma forma “menos” do que são.

“Temos pessoas andando por aí com armas automáticas, e simplesmente dizer que você tinha medo de um palestino dá a você a justificativa legal para atirar neles”, disse de Londres Haim Bresheeth, autor de Introducing the Holocaust: A Graphic Guide e professor de estudos de cinema na SOAS.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que a guerra em Gaza é como “lutar contra animais humanos” | Fabrizio Bensch/Reuters

Evolução política

“Acho que, neste momento, a sociedade israelense está em algum lugar entre o fascismo e o nazismo e ninguém parece ter notado”, disse Bresheeth, que deixou Israel na década de 1970 e cujos pais foram mortos em Auschwitz.

Uma sondagem de janeiro realizada por Israel Hayom revelou que uma esmagadora maioria dos inquiridos (81,5 por cento) apoiava a ideia de que a guerra em Gaza continuava a ser o melhor meio de garantir a libertação dos cativos.

Além disso, antes da recente decisão do Tribunal Internacional de Justiça que ordenou a Israel que permitisse mais ajuda a Gaza para evitar a fome, um inquérito realizado pelo Instituto de Democracia de Israel (IDI) mostrou uma relutância acentuada entre os israelitas em aumentar as entregas de ajuda a Gaza.

“Duas tendências têm estado em curso nos últimos 20 anos ou mais”, disse Mairav ​​Zonszein, analista sênior do International Crisis Group, em Tel Aviv.

“A sociedade israelense, especialmente os jovens, tornou-se muito mais de direita, as pesquisas confirmam isso… vimos o apoio à política ultraortodoxa e de extrema direita crescer, eventualmente entrando, não apenas no governo, mas nos tribunais, o exército e o sistema educacional”, disse ela.

O atual gabinete de Israel, que inclui o de extrema-direita Itamar Ben-Gvir, que foi condenado por incitamento e apoio ao terrorismo em 2007, e Bezalel Smotrich, que lidera o Partido Religioso Sionista, de linha dura, tem um mandato que poderá sustentá-lo até 2026.

“As pessoas queixam-se da presença da extrema direita e dos ultraortodoxos no poder, especialmente dos liberais. No entanto, é importante não confundirmos essas objeções, que muitas vezes se referem às suas próprias liberdades políticas, com a preocupação pelas vidas palestinas”, continuou Zonszein.

Isolado?

As críticas internacionais ao ataque de Israel a Gaza pouco fizeram para prejudicar os pressupostos internos forjados ao longo de décadas de uma narrativa política e midiática sobre o “isolamento regional” do país.

Depois de se queixarem de terem sido vítimas das Nações Unidas durante anos, e de acusarem a principal agência humanitária da ONU em Gaza de ser infiltrada pelo grupo palestino Hamas, os ministros israelitas foram rápidos emrejeitar a exigência de cessar-fogo do Conselho de Segurança, no final de março.

Outras críticas internacionais – como o relatório da Relatora Especial da ONU, Francesca Albanese, que concluiu que Israel está envolvido em três dos cinco atos de genocídio especificados na convenção de 1948 – foram rejeitadas como antissemitas pelo establishment político e midiático de Israel, bem como de seus aliados nos EUA.

Poucos contestariam que Netanyahu não encorajou nem lucrou com o crescimento da ultra-religiosa e da extrema direita, mas a sugestão de que o sofrimento em Gaza seria menor sem ele é risível, disse Zonszein.

Antes do ataque de outubro, Israel tinha certeza da sua posição como uma superpotência regional intocável e confiante de que os principais estados árabes estavam prontos para ignorar a expansão dos seus colonatos e normalizar as relações, continuou ela.

A polícia israelense borrifa água nos manifestantes enquanto pede a libertação dos prisioneiros israelenses mantidos em Gaza desde o ataque de 7 de outubro, em frente ao Ministério da Defesa em Tel Aviv, em 30 de março | Jack Guez/AFP

O dia 7 de outubro derrubou essas suposições, desferindo um soco no sentido da identidade israelita, do qual o Estado ainda estava em convulsão.

“O dia 7 de outubro atravessou a sociedade israelense, desde os soldados que documentaram seus crimes de guerra no TikTok até os políticos que os dirigiram.

“A sociedade israelita tem sido preparada há anos para ver os palestinos como inimigos”, continuou Zonszein. “É conveniente culpar Netanyahu, nada mais. Outros adotariam uma abordagem semelhante. No que diz respeito a Gaza, Netanyahu representa o consenso.”

O Exército

Mais de 33 mil pessoas morreram em Gaza e perto de 76 mil ficaram feridas em ataques israelitas.

Dentro do enclave, estão sendo partilhados relatos de tortura de civis e de trabalhadores da ONU, enquanto as acusações de que o exército israelita matou pessoas famintas em busca de comida se tornaram comuns.

“O exército israelita foi dominado pela extrema direita desde cerca de 2000”, Bresheeth, cujo livro An Army Like No Other (Um exército como nenhum outro), argumenta que o exército forjou e reflete a identidade cultural e política de Israel.

“Os recrutas de direita entraram no exército vindos dos escalões mais baixos antes de serem gradualmente promovidos. Por volta de 2008, talvez 2009, eles tinham essencialmente se tornado o exército”, disse ele.

“Não me entendam mal, antes esta não era exatamente uma organização liberal, sempre foi um órgão extremamente nacionalista.

“Afinal, este é o mesmo exército que supervisionou a Nakba [a expulsão de cerca de 750 mil palestinos da sua terra natal em 1948], bem como as guerras que se seguiram. No entanto, isso é algo novo.”

Israelenses protestam, bloqueando a entrada da UNWRA, a agência da ONU que fornece ajuda em Gaza, em Jerusalém, em 20 de março. Israel alega que 12 funcionários da UNRWA em Gaza participaram dos ataques de 7 de outubro | Ohad Zwigenberg/AP Photo

Antes da atual guerra em Gaza, o alcance dos ultranacionalistas e religiosos tinha atingido um muro, disse o analista israelita Nimrod Flaschenberg sobre o fervor nacionalista que Israel descobriu no conflito.

“A extrema direita tem vindo a aumentar o seu domínio sobre o Estado há muitos anos. Desde a guerra, o público israelita rejeita politicamente o caminho de Netanyahu, mas também aceita de todo o coração a política da direita – nomeadamente a guerra de destruição que está sendo travada em Gaza”, disse ele à Al Jazeera a partir de Berlim, onde está baseado.

O que poderá acontecer a seguir na guerra é objeto de intensa especulação.

Embora os líderes ocidentais, nomeadamente o Presidente dos EUA, Joe Biden, centrem cada vez mais as suas críticas em Netanyahu, tornar-se claro que a sua liderança fala mais pelo efeito do que pela causa.

Publicado originalmente pela Al Jazeera em 12/04/2024

Por Simon Speakman Cordall

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes