Menu

Centro-direita e extrema-direita dão a largada na capital de maior PIB do Nordeste, diz pesquisa

Uma recente pesquisa de opinião pública, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE-04073/2024 e realizada entre 26 e 30 de maio de 2024, destaca as intenções de voto para o cargo de prefeito de Fortaleza e oferece uma análise detalhada das opiniões dos eleitores sobre as administrações local, estadual e federal. Vale lembrar […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO/FOCUS

Uma recente pesquisa de opinião pública, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE-04073/2024 e realizada entre 26 e 30 de maio de 2024, destaca as intenções de voto para o cargo de prefeito de Fortaleza e oferece uma análise detalhada das opiniões dos eleitores sobre as administrações local, estadual e federal.

Vale lembrar que segundo o IBGE, Fortaleza é a capital com o maior PIB do Nordeste com receita anual de R$67 bilhões e isso mostra que a disputa na capital será uma das mais importantes e acirradas do país.

Na modalidade estimulada de intenção de voto, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) surge como o candidato mais favorito, alcançando 33,1% das preferências. Recentemente, Wagner deixou o cargo de secretário de Saúde de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, para lançar sua pré-candidatura.

Vale destacar que essa será a terceira vez que o ex-deputado tentará vencer a disputa pelo comando da capital cearense. Em 2020, na disputa de 2º turno contra Sarto, o Policial Militar da Reserva perdeu por apenas 40 mil votos. Em 2016, também sofreu derrota para Roberto Cláudio, do PDT, que na época disputava a reeleição.

Já o atual prefeito José Sarto, que também busca a reeleição pelo PDT de Ciro Gomes, aparece em segundo lugar com 18,1%, seguido de perto por André Fernandes (PL), deputado federal e aliado fiel de Jair Bolsonaro, que reúne 15,9% das intenções.

A pesquisa também registra uma parcela importante de indecisos ou dispostos a anular o voto, totalizando 10,1%, o que mostra que parte do eleitorado alencarino ainda não entrou na disputa. Os dados foram coletados e divulgados pela Paraná Pesquisas.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, os resultados mostram as seguintes intenções de voto entre os eleitores:

    Avaliação da Gestão Sarto

    Na busca pelo segundo mandato, o prefeito Sarto enfrenta índices de desaprovação que chegam a 56,4% ante 24,7% dos entrevistados classificando sua administração como ótima ou boa.

    Esse altíssimo nível de insatisfação dos eleitores também se reflete nas baixas taxas de ótima (3,4%) e boa (21,3%), comparadas a 30,0% que consideram a gestão péssima.

    Uma das fortes críticas que Sarto enfrenta é a ausência da sua gestão nos bairros periféricos da capital – especialmente os bairros que compõem a grande Barra do Ceará, do grande Bom Jardim e da grande Messejana – e a má qualidade da Saúde Pública do município, contrapondo as gestões do seu próprio padrinho político e antecessor, o ex-prefeito Roberto Claúdio (PDT).

    Outro ponto que reforça a impopularidade do pedetista é a cobrança da ‘Taxa do Lixo‘, medida aprovada a toque de caixa pela Câmara Municipal em 2023.

    Avaliação do Governo Elmano

    As opiniões sobre a administração do governador Elmano de Freitas também é algo pendular com 49,6% dos eleitores aprovando seu trabalho e 45,4% desaprovando.

    A gestão estadual do petista é vista como ótima por 8,1% dos entrevistados e boa por 28,1%, enquanto 22,8% a classificam como péssima. As avaliações de Elmano também se encontram abaixo do seu padrinho político e antecessor Camilo Santana, atual ministro da Educação.

    Avaliação do Governo Lula

    Já o governo do presidente Lula é aprovado por 51,7% dos eleitores, embora 44,5% a desaprovem. O governo federal é considerado ótimo por 14,8% e bom por 25,6% dos participantes da pesquisa, enquanto uma parcela de 31,8% o avalia como péssimo.

    Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

    Apoie o Cafezinho

    Gabriel Barbosa

    Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

    Mais matérias deste colunista
    Siga-nos no Siga-nos no Google News

    Comentários

    Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

    Escrever comentário

    Escreva seu comentário

    carlos

    31/05/2024 - 17h09

    Primeiro que o Paraná pesquisa não ,é uma instituição isenta, ou seja não é pesquisa, é um apontamento eleitoreiro, portanto não tem nenhum norrau nem método, o que na minha opinião, tem alguma lógica é a liderança do capitã Wagner, eu sou eleitor dele mas não me norteio por pesquisa eu me guio pelo trabalho, esse cidadão que está em segundo lugar não tem esse serviço prestado pra estar em, 2° lugar.


    Leia mais

    Recentes

    Recentes