Menu

FUP: Leilão da ANP ameaça soberania energética ao favorecer estrangeiras na Margem Equatorial

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) manifesta preocupação com os resultados do 5º Ciclo de Oferta Permanente da Concessão da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)  realizado nesta segunda-feira, 17, que entregou boa parte da estratégica Margem Equatorial a empresas estrangeiras. A Chevron, em consórcio com a chinesa CNPC, arrematou 53,1% dos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) manifesta preocupação com os resultados do 5º Ciclo de Oferta Permanente da Concessão da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)  realizado nesta segunda-feira, 17, que entregou boa parte da estratégica Margem Equatorial a empresas estrangeiras.

A Chevron, em consórcio com a chinesa CNPC, arrematou 53,1% dos blocos licitados na Foz do Amazonas, enquanto a Petrobrás, na condição de consorciada com a Exxon, arrematou 46,9% – porém será operadora de apenas 18,8%, mesmo tendo liderado os esforços de atendimento das exigências do licenciamento ambiental.

A FUP alerta que essa perda de protagonismo da Petrobrás enfraquece o controle nacional sobre áreas sensíveis e de alto valor estratégico, comprometendo a soberania energética do Brasil.

Ao privilegiar o regime de concessão e interesses privados internacionais, o governo abre mão de instrumentos fundamentais de planejamento e distribuição da riqueza do petróleo, além da não definição de que esses recursos deveriam ser utilizados para o desenvolvimento econômico, social e sustentável das regiões com os piores IDHs do Brasil.

A FUP reafirma seu compromisso com a defesa da Petrobrás, da soberania nacional e dos interesses do povo brasileiro.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes