Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara dos Deputados, protocolou nesta terça-feira (15) um pedido para suspender o mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Na sua visão, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conspirou contra o Brasil ao se posicionar a favor do tarifaço de Donald Trump.
O presidente dos Estados Unidos afirmou nessa semana que a taxa de 50% imposta sob todos os produtos brasileiros é uma retaliação ao processo contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Eduardo, em diversas declarações, se posicionou a favor da tributação. Para Farias, essa atitude configura “traição aos interesses nacionais […] com o objetivo de constranger e obstruir a atuação de
autoridades judiciais, ministeriais e policiais.”
O petista ainda criticou a licença de Eduardo Bolsonaro e sua subsequente estadia nos EUA. Ele classifica o caso como uma grave “suspeita de que se trata de uma estrutura organizada de financiamento para obstrução da justiça e cooptação de apoio internacional com fins golpistas.”
Por fim, Farias reitera “os deveres de zelo pela moralidade, pela ordem democrática e pela autoridade institucional da Câmara dos Deputados”, pedindo que a Mesa Diretora suspenda seu mandato. Ele ainda justifica a necessidade do requerimento: “Ao tomar conhecimento de condutas incompatíveis com o decoro, especialmente aquelas que envolvem possível cooperação com sanções estrangeiras contra o Brasil, espera-se dos parlamentares encaminhamento às instâncias competentes para análise e deliberação.”


Elliana Murray
16/07/2025 - 03h49
You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet, someone with a little originality!