Chatbot de inteligência artificial do governo ajudará com instruções para Sisu, Fies e Prouni
A partir desta sexta-feira (16/1), o governo federal enviará mensagens de orientação para ajudar estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 nas diversas etapas do certame.
A iniciativa inclui também orientações para o uso de ferramentas. Entre elas o recém-lançado Chat GOV.BR – chatbot de inteligência artificial (IA) do governo.
A partir desta sexta-feira (16) serão enviadas mensagens via Caixa Postal GOV.BR e WhatsApp com orientações sobre resultado do Enem 2025, marcando o lançamento do Chat GOV.BR, ferramenta que facilitará o acesso a informações sobre o exame.
As informações ajudarão os estudantes a se inscrever em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições vão de 19 a 23 de janeiro. Mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos de 136 instituições serão ofertadas na maior edição da história do Sisu em quantidade de instituições participantes.
O envio das mensagens é uma parceria entre o MEC e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Outras edições do Enem
A partir de 19 de janeiro, o governo também enviará mensagens personalizadas sobre as inscrições do Sisu para participantes de edições anteriores do Enem (2023, 2024 e 2025). As mensagens serão enviadas a estudantes de escolas públicas e privadas via WhatsApp e Caixa Postal GOV.BR.
Chat GOV.BR
Nas mensagens pelo WhatsApp, além das informações sobre o resultado, os estudantes terão um botão para tirar dúvidas sobre o Enem e o Sisu. O canal também oferecerá orientações sobre Prouni e Fies.
O Chat GOV.BR é o primeiro chatbot com IA desenvolvido no âmbito do Núcleo de IA do governo, coordenado pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do MGI. Futuramente, a ferramenta também será usada para esclarecer dúvidas sobre outras políticas públicas e serviços federais.
Caixa Postal GOV.BR
Lançada em fevereiro de 2025, a Caixa Postal GOV.BR já foi usada para enviar mensagens sobre vencimento de passaportes, Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), Bolsa Verde, Meu SUS Digital, emissão de Certificados Digitais e Pé-de-Meia. Somente em 2025, foram mais de 78 milhões de mensagens enviadas. Para acessar, é preciso ter uma conta prata ou ouro no GOV.BR.
Desde o final do ano passado, os usuários podem avaliar a utilidade das mensagens recebidas, ajudando a melhorar a personalização das informações. Até o momento, a SGD já recebeu mais de 360 mil avaliações, com taxa média de aprovação de 95%.
A funcionalidade está disponível para todos os órgãos da Administração Pública Federal, que podem solicitar integração à SGD/MGI. Uma das vantagens é o envio de informações personalizadas e centralizadas, sem risco de fraudes, com dados checados no GOV.BR.
Com informações da Agência Gov e da Agência Brasil em 16/01/2026


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!