O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, manteve uma longa conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, para debater passos concretos capazes de pôr fim às agressões permanentes dos Estados Unidos e de Israel contra a República Islâmica. Os chanceleres trocaram impressões sobre propostas iranianas que buscam deter a escalada militar promovida por Washington e Tel Aviv.
Araghchi descreveu a Lavrov um pacote que inclui apelos formais ao Conselho de Segurança da ONU, mobilização de países do Sul Global e iniciativas humanitárias destinadas a proteger infraestrutura civil. Conforme detalhou o portal Actualidad RT, Lavrov qualificou as ideias como «passos pragmáticos», reiterou o reconhecimento russo ao direito iraniano de autodefesa e sinalizou que Moscou utilizará seu assento permanente na ONU para travar resoluções que legitimem novas ações militares dos EUA ou de Israel.
Na leitura das duas capitais, a política de «pressão máxima» reativada por Washington, somada aos recentes ataques seletivos israelenses, viola a Carta das Nações Unidas e ameaça a estabilidade das rotas estratégicas como o Golfo Pérsico, por onde passa cerca de um quinto do petróleo mundial. Moscou lembrou ainda que a multiplicação de sanções unilaterais norte-americanas contra Teerã já impacta os mercados de energia e eleva custos para economias em desenvolvimento, argumento que deve ser explorado para ampliar o bloco de países críticos às medidas coercitivas.
O diálogo também abordou a entrada do Irã no BRICS, movimento que, segundo Araghchi, amplia a capacidade de Teerã de buscar soluções multilaterais fora da órbita do dólar e de redesenhar cadeias comerciais menos vulneráveis ao controle financeiro dos EUA. Analistas em Moscou apontam que a convergência russo-iraniana se fortalece no eixo defesa-energia, mas agora assume contornos abertamente diplomáticos, com a intenção de construir barreiras políticas que evitem um conflito aberto de grandes proporções.
Fontes do Ministério das Relações Exteriores da Rússia indicam que Lavrov avalia levar as denúncias iranianas de agressão a fóruns ampliados do G20, colocando em xeque a narrativa ocidental que costuma restringir o tema a um suposto desafio nuclear, enquanto ignora violações de soberania praticadas por Israel. Do lado iraniano, as autoridades reforçam que os bombardeios de infraestrutura civil e a pressão econômica já causam milhares de vítimas indiretas, tema que ganhará destaque em novo relatório que Teerã prepara para organismos humanitários internacionais.
Especialistas em energia lembram que qualquer choque no Estreito de Ormuz, rota vizinha às fronteiras iranianas, poderia adicionar dezenas de dólares ao barril de petróleo, afetando duramente economias europeias que dependem de importações, o que adiciona peso às advertências feitas por Lavrov. Israel, por sua vez, mantém operações que justificam como preventivas, mas o governo russo alerta que ataques extraterritoriais sem autorização da ONU configuram grave precedente e alimentam a instabilidade regional em um momento de realinhamento do mercado global de segurança.
As duas chancelarias concordaram em convocar nas próximas semanas uma rodada ampliada de consultas com China e parceiros do BRICS, na expectativa de apresentar uma frente diplomática que pressione por cessar-fogo e pelo respeito pleno à soberania iraniana. Ao final da ligação, Lavrov reiterou que a multipolaridade será consolidada com mecanismos que desmontem a lógica de «ataque primeiro e explique depois» adotada pelos EUA, sinalizando que Moscou e Teerã apostarão na arena política antes de recorrer a respostas militares, mas sem abdicar do princípio de defesa legítima.
Leia também: Lavrov e Araghchi criticam bloqueio dos EUA e defendem trégua no Golfo Pérsico
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Francisco de Assis
02/05/2026
Pois é, Ana Rodrigues, cê tocou num ponto real — o povo sente no bolso. Mas essa conversa aí do Lavrov com o Irã é prova de que o mundo multipolar tá se articulando pra enfrentar os abusos dos EUA e de Israel. Enquanto isso, a mídia grande aqui no Brasil só quer saber de lacrar contra a Rússia e o Irã, mas esquece de falar quem começou essa bagunça toda no Oriente Médio.
Ana Rodrigues
02/05/2026
Pois é, enquanto esses caras tão no telefone fazendo plano diplomático, eu tô aqui na rua vendo o preço da gasolina subir de novo. Se pelo menos essa conversa aí fizesse o litro cair uns 2 reais, já ajudava mais que muito discurso bonito.
Ana Souza
02/05/2026
Pessoal, a Beatriz e a Mariana trouxeram pontos importantes, mas a Maria Silva tocou no que realmente importa: o povo comum que só quer viver em paz. Enquanto esses países ficam nesse jogo de xadrez geopolítico, quem morre são civis que não tem nada a ver com essa briga de gigantes. Será que alguma hora vão colocar a vida das pessoas na frente dos interesses estratégicos?
Maria Silva
02/05/2026
Mariana e Beatriz fizeram ótimas ponderações, mas acho que estamos perdendo de vista o essencial: enquanto Rússia e Irã se articulam, quem realmente sofre é o povo comum, que só quer paz. Não importa de que lado vem o ataque, o que importa é que vidas inocentes estão sendo ceifadas. O Brasil deveria mesmo era pregar o diálogo sem se alinhar automaticamente a nenhum desses blocos.
Mariana Oliveira
02/05/2026
Beatriz, seu comentário foi cirúrgico ao apontar o risco do “emocionalmente honesto, porém analiticamente preguiçoso”. É exatamente por isso que precisamos ir além da denúncia da hipocrisia — que é real, convenhamos — e encarar o que essa movimentação revela sobre a geopolítica do Sul Global. Lavrov e Araghchi não estão fazendo caridade; estão respondendo a uma pressão material: o cerco econômico e militar que EUA e Israel impõem há décadas. Mas reduzir a ligação a “teatro” é ignorar que, para países como Irã e Rússia, a sobrevivência institucional passa por construir alternativas à hegemonia ocidental. Isso não é bonzinho, é pragmatismo de Estado.
A questão que me incomoda, e que a thread até agora tratou de forma rasa, é: quem paga a conta desse jogo de xadrez? Kimberlé Crenshaw já nos ensinou que as opressões não operam isoladas — e a geopolítica não é diferente. Enquanto Lavrov e Araghchi costuram acordos, quem está nos campos de refugiados sírios, nas periferias de Teerã e nas comunidades palestinas sob bombardeio são corpos racializados, empobrecidos e, em sua maioria, femininos. bell hooks dizia que o sistema de dominação se sustenta porque a maioria das pessoas aprende a ver o poder apenas onde ele está escancarado, e não nas engrenagens miúdas que mantêm a desigualdade. Essa “coordenação diplomática” pode frear um ataque imediato, mas não toca nas estruturas que produzem a violência: a sanção econômica que sufoca hospitais iranianos, o bloqueio que impede a entrada de comida em Gaza, a dívida histórica do colonialismo.
Outro ponto que a thread deixou passar: a ausência de vozes do Sul Global não estatal nessa conversa. Onde estão os movimentos sociais, as organizações de mulheres, as lideranças indígenas e quilombolas que há décadas denunciam a militarização dos territórios? O Brasil, que Ronaldo mencionou com razão, deveria aprender com isso: alianças entre Estados são necessárias, mas insuficientes. Enquanto a política externa for feita só por homens de terno em ligações sigilosas, a paz continuará sendo um conceito abstrato que serve para legitimar a próxima rodada de negociações — e não para desarmar as bombas que caem sobre corpos reais.
No fim, a pergunta que fica é: essa “coordenação” vai resultar em algo que melhore a vida de uma mulher iraniana que luta por direitos básicos, ou de um jovem negro na periferia de São Paulo que vê o preço do pão subir por causa das sanções? Se não, é só mais uma peça no tabuleiro. E a gente, que não é peão, precisa continuar exigindo que a diplomacia seja interseccional — ou não será diplomacia, será apenas gestão de crise.
Beatriz Lima
02/05/2026
Ronaldo e Cecília, com todo respeito, mas o discurso de que “tudo é teatro enquanto a bomba cai” é emocionalmente honesto, porém analiticamente preguiçoso. Sim, a população civil paga o pato, isso é fato. Mas reduzir uma ligação entre Lavrov e Araghchi a “teatro” ignora que a Rússia tem um assento no Conselho de Segurança da ONU e poder de veto. Se o Kremlin decide coordenar uma ofensiva diplomática com o Irã, isso mexe com os cálculos de Washington e Tel Aviv de forma concreta, não simbólica. O problema não é se a iniciativa é altruísta — nenhuma delas é —, mas se ela altera a relação de custo-benefício de novos ataques. E isso só se avalia com dados, não com ufanismo terceiro-mundista.
A Vanessa foi mais realista: isso é reconfiguração de alianças, puro pragmatismo. O que me intriga é o timing. Lavrov liga para o Irã justamente quando Israel ensaia uma resposta ao ataque iraniano com mísseis e os EUA enviam mais baterias THAAD pra região. Se Moscou realmente quisesse “frear ataques”, por que não usou esse capital diplomático antes, quando a Ucrânia estava sendo bombardeada com munição de fragmentação? Hipocrisia? Sim, mas hipocrisia previsível. O que me irrita é ver comentaristas tratando isso como se fosse uma novidade moral. Todo mundo no tabuleiro geopolítico age por interesse. A pergunta relevante é: essa coordenação cria um canal de desescalada ou só legitima a narrativa russa de que o Ocidente é o único agressor? Porque se for só pra fortalecer o eixo Moscou-Teerã sem nenhum freio real, aí sim, é teatro.
O Ronaldo falou em “imperialismo ianque-sionista”, mas esqueceu de mencionar que o Irã também bombardeia curdos no Iraque e arma milícias que atiram em civis. Não existe mocinho nessa história. Se a gente for aplicar o mesmo filtro crítico que aplica nos EUA e Israel ao Irã e à Rússia, o discurso desaba. O que me incomoda nesses comentários é a seletividade moral: condenam bombardeios americanos com veemência, mas tratam a conversa de Lavrov como se fosse um ato de paz. Não é. É um movimento de xadrez. E, francamente, acho preocupante que parte da esquerda brasileira tenha virado torcida organizada de regimes autoritários só porque eles são anti-EUA.
Dito isso, concordo com a Ana Karine num ponto: o Sul Global precisa de alianças reais, não de alinhamento automático com potências que nos veem como peças. O Brasil deveria estar observando essa ligação com muito ceticismo. Se a Rússia quer “frear ataques”, ótimo, que apresente uma proposta concreta no Conselho de Segurança. Enquanto isso, fico com a máxima que aprendi na faculdade de Relações Internacionais: desconfie de qualquer um que queira “coordenar” algo com você sem explicar o preço. E o preço, nesse caso, pode ser um alinhamento automático que nos coloca contra a Europa e os EUA sem nenhum ganho tangível. Não sou ingênua de achar que os EUA são bonzinhos, mas também não vou bater palma pra Lavrov como se ele fosse o Salvador da Pátria.
Cecília Silva
02/05/2026
Ronaldo, você falou tudo. Enquanto esses caras se reúnem em telefone pra “frear ataques”, o povo palestino e os trabalhadores iranianos continuam pagando o pato. Aqui na favela a gente sabe bem como é: os poderosos fazendo teatro enquanto a bomba cai na cabeça de quem não tem bunker. O Sul Global precisa de união real, não de telefonema entre ministros.
Ronaldo Pereira
02/05/2026
Esse papo de “frear ataques” é piada, né, Vanessa? Enquanto Lavrov e Araghchi fazem teatro diplomático, o imperialismo ianque-sionista segue bombardeando trabalhador e criança no Oriente Médio. A classe trabalhadora brasileira precisa enxergar que essa briga de urubu é tudo pelo mesmo osso: petróleo e controle de rotas comerciais. Enquanto isso, aqui na Bahia, o patrão corta nosso salário e aumenta a jornada. Cadê a solidariedade internacional de verdade, a que fecha porto e para fábrica quando um irmão é atacado?
Vanessa Silva
02/05/2026
Ana Karine, você foi certeira. Essa tal “coordenação diplomática” é pura reacomodação de poder entre players que sempre agiram com pragmatismo, não com altruísmo. O Brasil deveria focar em construir pontes comerciais e tecnológicas reais com quem de fato quer desenvolvimento, não ficar torcendo por espetáculo geopolítico alheio. Enquanto isso, nossas cidades continuam sem saneamento básico.
Ana Karine Xavante
02/05/2026
Mariana, você tocou no cerne da questão. Mas discordo quando chama de ingênua a Sandra — acho que o problema é outro. Essa conversa entre Lavrov e Araghchi não é sobre paz nem sobre “salvar vidas”, como você disse, mas sobre reconfigurar as alianças do Sul Global diante de um Ocidente que insiste em tratar o Oriente Médio como quintal dos seus interesses estratégicos. O que me preocupa, como indígena e ativista, é o silêncio ensurdecedor sobre quem paga o preço real dessas manobras: os povos originários da região, os curdos, os yazidis, as comunidades palestinas que já sofrem um genocídio sistemático há décadas. Enquanto chanceleres trocam telefonemas, o chão continua queimando debaixo dos pés de quem não tem assento em nenhuma mesa de negociação.
Carlos, você levantou um ponto que me faz pensar na dimensão colonialista desse xadrez. Sim, é um movimento de tabuleiro, mas um tabuleiro cujas peças são corpos reais. O que a Rússia e o Irã estão fazendo é, no fundo, uma reação desesperada à hegemonia estadunidense que, desde a invasão do Iraque em 2003, só aprofundou o caos regional. Nenhum desses atores tem legitimidade moral para falar em nome dos oprimidos — nem Washington, nem Moscou, nem Teerã. Todos eles operam dentro da mesma lógica de Estado-nação que nasceu do colonialismo europeu e que, no caso do Oriente Médio, foi imposta com canetas e baionetas depois da Primeira Guerra. O que estamos vendo é a falência desse modelo, não uma solução.
E, João, você citou Isaías com propriedade. Os acordos no escuro realmente existem, mas acho que a crítica precisa ir além da denúncia profética. O que falta nessa cobertura é uma análise de como a diplomacia oficial ignora sistematicamente as vozes das comunidades que vivem na linha de frente. Enquanto isso, aqui no Brasil, a gente continua assistindo a esse teatro geopolítico como se fosse novela, sem perceber que o mesmo padrão se repete na Amazônia: madeireiros, garimpeiros e grileiros fazendo suas próprias “coordenações diplomáticas” com políticos locais enquanto nossos territórios são devastados. A diferença é que aqui não tem Lavrov nem telefonema internacional — tem bala e motosserra.
Por fim, Rodrigo e Sandra, entendo a preocupação com o preço do gás e a busca cristã pelo diálogo, mas acho que a gente precisa conectar esses pontos. O botijão de gás não sobe por acaso: ele sobe porque a guerra no Oriente Médio mexe com o preço do petróleo, que mexe com o gás de cozinha, que mexe com a vida de quem cozinha no fogão. E quem cozinha, majoritariamente, são mulheres — muitas delas indígenas, negras, periféricas. A tal “geopolítica” não é um assunto de especialistas de terno; é a materialidade da fome, da violência e da expropriação. O que Lavrov e Araghchi discutem agora pode definir se amanhã uma mãe yanomami vai ter o que dar de comer ao filho. Se a gente não enxergar isso, estamos apenas repetindo o discurso do colonizador que separa “política externa” de “vida real”. Não dá mais para separar.
Carlos Menezes
02/05/2026
Mariana, você tocou num ponto que me faz pensar: será que essa “coordenação diplomática” é realmente sobre frear ataques ou só mais um movimento de xadrez geopolítico? Lavrov e o Irã têm seus próprios interesses, claro, mas acho simplista descartar de cara qualquer chance de diálogo. O problema é que, no fim das contas, quem paga o pato sempre é o povo comum, seja no Oriente Médio ou aqui no Brasil com a gasolina subindo.
João Batista
02/05/2026
Sandra, sua visão cristã é bonita, mas a Bíblia também nos ensina a discernir os sinais dos tempos. Isaías denunciava os que faziam acordos no escuro enquanto o povo passava fome. Essa dança diplomática aí é só os lobos trocando de pele, enquanto o cordeiro continua sendo o povo simples que trabalha e não tem vez na mesa do poder.
Mariana Lopes
02/05/2026
Sandra, respeito seu ponto sobre o diálogo, mas acho ingênuo acreditar que essa conversa entre Rússia e Irã seja sobre paz. Lavrov está jogando o tabuleiro dele para conter os EUA, não para salvar vidas no Oriente Médio. Enquanto isso, o brasileiro médio continua refém de um cenário geopolítico que nunca pediu para fazer parte.
Sandra Martins
02/05/2026
Rodrigo, entendo sua preocupação com o bolso, mas acho que a gente não pode simplificar tudo a preço de gás. Como cristã, acredito que buscar diálogo é melhor que guerra, mesmo que os motivos de quem senta à mesa não sejam santos. Só acho que deveríamos olhar com mais cuidado pra essas alianças, porque nem todo “plano de paz” vem com intenções puras.
Rodrigo RedPill
02/05/2026
Luciana, você falou a real. Enquanto essa galera fica de mimimi “anti-imperialista” e “hegemonia”, quem tá se lixando pra guerra alheia é o brasileiro que só quer saber se o botijão de gás vai subir de novo. Mas sinceramente, essa “diplomacia” aí é só teatro. Rússia e Irã são dois regimes falidos que só sabem exportar crise e repressão. Enquanto isso, o Brasil perde tempo fazendo média com esses perdedores ao invés de focar em virar um hub de cripto e atrair capital de verdade.
Luciana
02/05/2026
Ah, Maria Antonia, você acha que é hipocrisia, mas eu queria ver se acha bonito é quando o preço do gás sobe porque tão mexendo nos poços lá do Oriente Médio. Enquanto esses grandão ficam de joguinho diplomático, quem paga o pato é a gente aqui, que não tem nada a ver com briga de superpotência e só quer botar comida na mesa. Pra mim, qualquer um que tentar segurar essa guerra já tá fazendo mais que muito político por aí.
Letícia Fernandes
02/05/2026
Carlos Henrique Silva, você tocou num ponto que merece desdobramento. Essa aliança Rússia-Irã não é, de fato, um ato de resistência anti-imperialista puro, como você bem observou. Mas reduzir a manobra de Lavrov e Araghchi a mera “reprodução de lógica de poder” entre Estados é perder de vista o cenário geopolítico concreto em que estamos inseridos. O que está em jogo aqui não é uma disputa entre “democracias” e “autoritarismos” — esse é o discurso da superestrutura ideológica burguesa que naturaliza a violência do Ocidente. A questão é que, no tabuleiro atual, Rússia e Irã representam, ainda que contraditoriamente, um polo de contenção à expansão militarista dos EUA e de Israel no Oriente Médio. E contenção, numa conjuntura de escalada genocida em Gaza e de ameaças constantes ao programa nuclear iraniano, é um freio material, não moral.
O erro de Maria Antonia é acreditar que “liberdades individuais” existem fora das relações de produção. O que o Ocidente chama de “liberdade” é, na prática, a liberdade do capital de explorar e do complexo militar-industrial de bombardear. Quando o Estado brasileiro se omite, como Laura Silva e Tiago Mendes discutiram, não é por covardia — é porque nossa burguesia agroexportadora calcula que o lucro da soja compensa o silêncio. Mas isso não invalida o fato de que, neste momento, a coordenação entre Moscou e Teerã busca evitar uma conflagração que mataria dezenas de milhares de civis. Não é sobre gostar dos regimes, é sobre compreender que a paz, no capitalismo tardio, só pode ser conquistada por mediações táticas entre potências rivais.
João Batista Alves, seu apelo ao “temor a Deus” como freio aos ataques revela uma compreensão pré-crítica da religião como superestrutura. A fé, quando instrumentalizada pelo Estado, historicamente serviu para abençoar exércitos, não para desarmá-los. O que freia ataques, meu caro, é a correlação de forças — e essa conversa diplomática é justamente um sintoma de que a correlação está se deslocando. Enquanto a direita brasileira chora “valores cristãos”, a Rússia e o Irã estão, na prática, tentando impedir que mais crianças palestinas sejam despedaçadas por bombas fabricadas nos EUA. Isso não é hipocrisia, é realismo dialético.
Por fim, Tiago Mendes acertou ao diferenciar regimes autoritários de movimentos de resistência. Mas é preciso ir além: a resistência não é um atributo moral dos Estados, é uma função objetiva no sistema interestatal. Rússia e Irã são Estados burgueses, sim, com suas próprias contradições internas — repressão doméstica, desigualdade, extração de mais-valia. No entanto, na arena internacional, eles operam como freio ao imperialismo ocidental. A esquerda que se recusa a enxergar essa dialética acaba, involuntariamente, fazendo o jogo da OTAN. O que está em pauta não é santificar Putin ou Khamenei, mas entender que a luta contra a hegemonia estadunidense exige alianças táticas com quem, neste momento histórico, está disposto a dizer “não” às bombas.
Carlos Henrique Silva
02/05/2026
É curioso ver como parte da esquerda brasileira ainda trata essa aproximação Rússia-Irã como se fosse um ato de resistência anti-imperialista puro e simples, quando na verdade estamos diante de uma aliança tática entre dois Estados que, cada um à sua maneira, reproduzem lógicas de poder tão autoritárias quanto as que dizem combater. Não estou aqui para fazer o jogo do Departamento de Estado americano, longe disso, mas é preciso aplicar o mesmo materialismo histórico que usamos para criticar o imperialismo dos EUA também para analisar as contradições internas de Moscou e Teerã. Lavrov pode até estar tentando conter uma escalada que ameaça arrastar o Oriente Médio para um conflito generalizado, e nisso ele tem razão objetiva, mas a pauta diplomática russa não é movida por solidariedade internacionalista, e sim por realpolitik: evitar que a OTAN avance sobre suas fronteiras e manter o mercado de armas aquecido.
A Maria Antônia, com todo respeito, caiu na armadilha de tratar a situação como um maniqueísmo entre “regimes que sufocam liberdades” versus o “mundo livre”. Isso é exatamente a cartilha que a hegemonia neoliberal usa para justificar intervenções. O problema é mais complexo. O Irã tem uma teocracia que reprime movimentos sociais internos com violência, ninguém minimiza isso, mas o país também é vítima de um cerco econômico criminoso imposto por Washington há décadas, que asfixia a população civil e empurra o regime para posições ainda mais radicais. É o que Gramsci chamaria de “crise de hegemonia”: quando um bloco histórico perde a capacidade de dirigir consensualmente e recorre cada vez mais à coerção. O mesmo vale para a Rússia de Putin, que depois do colapso soviético tentou uma inserção subordinada ao capitalismo ocidental e foi humilhada com a expansão da OTAN até suas fronteiras. O resultado é um nacionalismo autoritário que não tem nada de revolucionário.
O Tiago Mendes tocou num ponto importante: precisamos diferenciar regimes autoritários de movimentos de resistência. Mas acho que ele ainda trata a Rússia e o Irã como se fossem forças progressistas nessa equação, quando na verdade são atores estatais que usam o discurso anti-imperialista para legitimar suas próprias ambições geopolíticas. Um exemplo concreto: a Rússia vende armas para o Irã e ao mesmo tempo mantém relações comerciais com Israel. Não há coerência ideológica alguma, há cálculo de poder. O que me preocupa é que, ao aplaudir qualquer movimento que “freie os EUA”, a esquerda acaba endossando táticas que, no limite, podem fortalecer regimes que oprimem suas próprias classes trabalhadoras. O caminho correto, me parece, é apoiar a desescalada do conflito — porque guerra nunca serve aos interesses dos povos — mas sem romantizar os atores envolvidos.
O Brasil, como sempre, fica nessa posição ambígua de vender commodities para todos os lados enquanto o Itamaraty faz discursos vagos sobre paz. Isso não é neutralidade, é subordinação passiva à divisão internacional do trabalho imposta pelo capitalismo global. Enquanto não tivermos um projeto de desenvolvimento soberano que rompa com a dependência, continuaremos sendo espectadores de luxo, vendendo soja para a China enquanto o mundo pega fogo. A verdadeira saída para essa crise não virá de telefonemas entre Lavrov e Araghchi, nem de sanções americanas, mas da organização dos povos contra a lógica belicista do capital, que usa Estados como peões de tabuleiro. Até lá, qualquer “plano diplomático” é apenas um armistício temporário entre predadores.
Tiago Mendes
02/05/2026
Maria Antonia, entendo sua desconfiança, mas acho que a gente precisa diferenciar regimes autoritários de movimentos de resistência contra hegemonias bélicas. Rússia e Irã têm seus problemas internos graves, mas nessa pauta específica estão tentando conter uma escalada que já matou milhares de civis em Gaza e na Síria. O Brasil podia sim exercer uma diplomacia mais ativa em vez de ficar nessa posição cômoda de exportador de soja enquanto o mundo queima.
Maria Antonia
02/05/2026
Dois regimes que vivem de sufocar liberdades individuais e financiar desestabilização global agora querem “frear ataques”? Hipocrisia pura. Enquanto isso, o Brasil fica nessa lenga-lenga de vender commoditie e pagar de neutro, sem nunca ter coragem de tomar um lado que preste.
João Batista Alves
02/05/2026
Esse tal de Lavrov e o chanceler iraniano podem até planejar, mas o que realmente freia ataques é o temor a Deus e a defesa da família, não conversa de político. Enquanto isso, o Brasil fica nessa de vender soja e se omitir, enquanto o mundo se arma contra os valores cristãos.
Laura Silva
02/05/2026
João Batista Alves, sua intervenção levanta uma questão que merece ser examinada com mais cuidado, não para descartá-la, mas para entendermos as engrenagens históricas que moldam o que chamamos de “valores”. Quando você afirma que o temor a Deus e a defesa da família freiam ataques, está operando com uma chave de leitura que, embora profundamente sincera, ignora a materialidade dos conflitos. As guerras no Oriente Médio não são movidas por falta de fé ou por erosão dos valores familiares; elas são movidas por disputas territoriais, controle de rotas energéticas, venda de armamentos e manutenção de hegemonia imperialista. Os EUA e Israel não bombardeiam a Síria, o Iêmen ou o Líbano porque essas sociedades abandonaram Deus; eles o fazem porque o capitalismo em sua fase neoliberal precisa de desestabilização permanente para justificar o complexo militar-industrial. A diplomacia de Lavrov e Araghchi, por mais imperfeita que seja, ao menos reconhece que o conflito tem raízes materiais — petróleo, gás, bases militares, influência geopolítica — e tenta, dentro das contradições do sistema, construir uma barreira contra o massacre.
Quanto à sua crítica ao Brasil vender soja e se omitir, concordo que há uma subserviência estrutural do Itamaraty aos interesses do agronegócio e do capital estrangeiro. Mas é preciso ir além: essa subserviência não é um desvio moral, é uma consequência lógica de um país que, desde a redemocratização, optou por um modelo de desenvolvimento dependente, integrado de forma subordinada às cadeias globais de commodities. O Brasil não se omite por falta de “valores cristãos”; ele se omite porque sua elite econômica lucra com a paz podre dos negócios, enquanto a população pobre paga o preço em inflação de alimentos e desmonte de políticas sociais. A defesa da família que você menciona, se levada a sério, deveria incluir a defesa de políticas públicas que garantam moradia, emprego e dignidade para todas as famílias — e isso passa por romper com o neoliberalismo que entrega nosso patrimônio nacional e nossa soberania a preço de banana.
Por fim, sugiro uma reflexão: a história mostra que as maiores atrocidades do século XX foram cometidas por regimes que se autoproclamavam defensores de Deus e da família, do nazismo às ditaduras latino-americanas. O discurso de “valores” é frequentemente usado como cortina de fumaça para justificar exploração e violência. O que freia ataques não é a oração em si, mas a organização política dos povos, a pressão internacional, a luta por autodeterminação e a construção de instituições que limitem o poder do capital armado. Se o Brasil realmente quisesse liderar algo, deveria começar por nacionalizar sua política externa, deixar de ser mero exportador de grãos e assumir um papel ativo na construção de uma ordem multipolar que desmonte a lógica de bombas e sanções. Isso, sim, seria um gesto concreto de defesa da vida — algo que, acredito, está no cerne de qualquer fé que se preze.
Gabriel Teen
02/05/2026
Lavrov e Araghchi no telefone e o Brasil vendendo soja, é o novo eixo do “frear com reunião de Zoom”.
Mariana Ambiental
02/05/2026
Marina, o Brasil poderia articular sim, mas pra isso o Itamaraty teria que largar a subserviência ao agronegócio e ao capital estrangeiro. Enquanto isso, Rússia e Irã ao menos tentam conter o massacre que EUA e Israel promovem na região.
Marina Silva
02/05/2026
Enquanto isso o Brasil continua vendendo soja e votando contra sanções, sem nunca ter coragem de liderar esse tipo de articulação.
Nadia Petrova
02/05/2026
Cecília, você foi direto ao ponto. Essa coreografia diplomática entre Rússia e Irã é menos sobre paz e mais sobre gerenciamento de crise para evitar que o tabuleiro vire contra eles. Enquanto isso, os EUA e Israel continuam sua política de “bombardeie primeiro, pergunte depois”. O problema é que ninguém nessa mesa está realmente interessado em desescalada — só em reposicionar as peças.
Cecília Torres
02/05/2026
O que me incomoda nessa narrativa é o pressuposto de que “diálogo” é automaticamente virtuoso. Lavrov e Araghchi podem até estar conversando, mas o Irã segue enriquecendo urânio a 60% e a Rússia continua bombardeando civis na Ucrânia. Diplomacia sem transparência e sem compromissos verificáveis é só teatro geopolítico.
Maria Clara Lopes
02/05/2026
Carlos, você tocou num ponto importante: todo mundo age por interesse próprio, mas a questão é que pelo menos Rússia e Irã estão tentando a via diplomática enquanto os EUA e Israel seguem na escalada. O ideal seria que todos os lados colocassem a vida civil acima do jogo geopolítico, mas enquanto um lado só sabe bombardear, fica difícil criticar quem pelo menos pega o telefone.
Carlos A. Mendes
02/05/2026
Carmem, concordo que diálogo é sempre melhor que guerra, mas não dá pra ser ingênuo: Rússia e Irã não estão fazendo caridade, estão defendendo seus próprios interesses geopolíticos. O problema é que enquanto os dois lados jogam esse xadrez, quem paga o pato é sempre o povo comum.
Carmem Souza
02/05/2026
É bonito ver que ainda existe espaço para diálogo diplomático nesse mundo tão cheio de ódio e violência. Como cristã, acredito que todo esforço pela paz é válido, mas também oro para que essas conversas não sejam apenas jogos de poder e que realmente pensem nas vidas inocentes que sofrem com os conflitos. Que Deus ilumine os líderes para escolherem o caminho da reconciliação em vez da destruição.
Ahmed El-Sayed
02/05/2026
Lavrov e Araghchi conversando é sinal de que o eixo da resistência está se articulando, enquanto o ocidente só sabe bombardear e impor sanções. O Irã é uma nação soberana que defende seus valores islâmicos, e a Rússia faz bem em buscar diálogo, ao contrário dos EUA que tratam o Oriente Médio como quintal. O trabalhador brasileiro que o Jeferson citou sente no bolso o preço dessa arrogância imperialista.
Jeferson da Silva
02/05/2026
O Rick Ancap aí acha que 8 trilhões de dólares em guerra é só um número, mas na fábrica onde eu trabalho a gente vê o resultado disso na carestia e no arrocho salarial. Enquanto os EUA e Israel gastam rios de dinheiro pra matar gente no Oriente Médio, o trabalhador brasileiro se fode pra pagar imposto e ainda ouve que o problema é o sindicato. Lavrov e o Irã tão certos em tentar conter essa sanha imperialista, porque se depender da diplomacia dos que se acham donos do mundo, a gente vai continuar pagando a conta com sangue e suor.
Alice T.
02/05/2026
Rick, pelo menos o Eduardo trouxe dados concretos. Enquanto isso, o “mundo livre” gasta 8 trilhões em guerra e chama de defesa. Lavrov e Irã tentam frear o que os EUA e Israel insistem em escalar. Mas é mais fácil lacrar sobre imposto do que encarar que o verdadeiro otário é quem compra discurso de “paz” com bombardeio.
Rick Ancap
02/05/2026
8 trilhões de dólares em guerras e o resultado é esse? Mas continua pagando imposto pra financiar mais bombardeio, otário.
Célia Carmo
02/05/2026
E aí, ancap, vai continuar pagando imposto pra sustentar bombardeio ou vai meter o shape e viver na selva? #ForaPatrao
Eduardo C.
02/05/2026
Lucas Gomes, seu comentário é certeiro, mas falta um dado objetivo: desde 2003, os EUA gastaram mais de 8 trilhões de dólares em guerras no Oriente Médio, segundo o Watson Institute. O resultado prático disso foi o caos e o fortalecimento de milícias, não a “paz” que vendem. Uma conversa entre Lavrov e Araghchi, por mais cínica que possa ser, ao menos tenta colocar um freio de arrumação nessa sangria desatada. O resto é torcida organizada.
Ana Paula Conserva
02/05/2026
Sargento Bruno, o problema é que essa tal “civilização cristã e ocidental” que você defende tem apoiado bombardeios em países inteiros e virado as costas pra valores básicos da vida. Rússia e Irã podem não ser santos, mas qualquer movimento que busque conter ataques e evitar mais sangue derramado merece ser levado a sério. A diplomacia é sempre o caminho mais cristão, e não a guerra.
Lucas Gomes
02/05/2026
Ana Paula, você tocou no ponto nevrálgico: a hipocrisia de quem prega “civilização cristã” enquanto abençoa bombas. O que Lavrov e o Irã fazem é apenas tentar conter a sanha imperialista que, sob o pretexto de defesa, já devastou o Iraque, a Líbia e a Síria. A verdadeira paz exige o fim da exploração capitalista dos territórios e dos povos, não a manutenção de um status quo que sangra o Sul Global.
Carlos Rocha
02/05/2026
Lavrov e o Irã querendo “frear ataques” é o mesmo que o PCC querendo mediar a paz na Rocinha. Esses caras só querem ganhar tempo pra rearmar o Hezbollah e continuar desestabilizando o Oriente Médio às custas do contribuinte americano e europeu. Enquanto isso, o Brasil paga a conta de impostos recorde e o governo Lula lambe as botas de quem financia terrorismo.
João Carvalho
02/05/2026
Carlos Rocha, sua analogia desaba quando lembramos que o PCC não é um Estado-membro da ONU com assento no Conselho de Segurança, ao contrário da Rússia. O que você chama de “lamber botas” é o que a teoria das Relações Internacionais chama de realismo periférico: países como o Brasil buscam margem de manobra num sistema unipolar em crise, e não alinhamento automático a potências que historicamente nos tratam como colônia.
Cecília Ramos
02/05/2026
Enquanto uns torcem por mais bombas, Rússia e Irã tentam construir uma saída diplomática — algo que qualquer cristão de verdade deveria apoiar, porque a Bíblia nos chama à paz e não à matança. O que o Sargento Bruno chama de “civilização cristã” é na verdade a defesa de um império que já matou milhões no Oriente Médio. Se o Estado não agir contra essa lógica de guerra, quem vai pagar a conta são os pobres de sempre.
Bia Carioca
02/05/2026
O Sgt Bruno acha que soberania é “comunismo”, mas na prática o que temos é o Brasil sendo tratado como quintal dos EUA há décadas. Enquanto isso, Rússia e Irã cansam de ser bombardeados e buscam saída diplomática – algo que qualquer pessoa de boa fé deveria apoiar. Quem defende paz de verdade não repete discurso de quem lucra com guerra.
Sargento Bruno
02/05/2026
Sargento Bruno, você é um patriota de verdade! Enquanto esses “diplomatas” comunistas fazem conluio com terroristas, o Brasil precisa é de ordem e alinhamento com quem defende a civilização cristã e ocidental. Isso aí é papo de quem quer ver nosso país virar uma republiqueta iraniana.
Julia Andrade
02/05/2026
Sargento Bruno, seu comentário reproduz exatamente o tipo de dualismo que a geopolítica contemporânea deveria nos ensinar a superar. Essa ideia de que existe uma “civilização cristã e ocidental” monolítica e virtuosa, oposta a um “eixo do mal” comunista-islâmico, é uma construção da Guerra Fria que já deveria ter sido aposentada. O Ocidente que você defende com tanto ardor é o mesmo que invadiu o Iraque com base em mentiras sobre armas de destruição em massa, que apoia o apartheid israelense contra o povo palestino e que mantém Guantánamo como uma ferida aberta no direito internacional. Chamar Lavrov e o chanceler iraniano de “terroristas” enquanto silencia sobre as centenas de milhares de civis mortos por bombardeios ocidentais no Oriente Médio nas últimas duas décadas é, no mínimo, um exercício de seletividade moral que não se sustenta sob análise crítica.
O patriota brasileiro que você diz ser deveria se perguntar por que o alinhamento automático com os EUA nunca nos trouxe soberania tecnológica, industrial ou energética. Pelo contrário: nossa dependência nos transformou em exportadores de commodities e importadores de inflação, enquanto Washington define as regras do jogo. A Rússia e o Irã não são santos, obviamente — nenhum Estado-nação age por puro altruísmo. Mas a iniciativa diplomática que Lavrov coordena com Teerã não é um ato de “comunismo” ou “terrorismo”; é uma tentativa pragmática de conter uma escalada que, se continuar, vai explodir o preço do petróleo e jogar o mundo numa crise humanitária ainda pior. O Brasil, que depende de fertilizantes russos e tem relações comerciais importantes com o Irã, tem tudo a ganhar com a redução de tensões — e não com a histeria belicista que você propaga.
Sua visão de “civilização cristã e ocidental” ignora que o cristianismo, em suas origens, era uma fé perseguida justamente pelo Império Romano que você idealiza. E, ironicamente, os maiores defensores contemporâneos dos cristãos perseguidos no Oriente Médio têm sido, em vários momentos, a própria Rússia — que você chama de comunista — e o Irã, que protege minorias religiosas como os armênios em Teerã. Talvez o problema não seja o outro, mas essa sua necessidade de fabricar um inimigo para justificar uma identidade que, na prática, nunca existiu de forma pura. O Brasil é um país mestiço, laico e periférico no sistema mundial; insistir em nos vestir com a fantasia de “soldados do Ocidente cristão” é negar nossa própria complexidade histórica em nome de um clichê que só beneficia quem lucra com guerras.
Diego Fernández
02/05/2026
O Augusto Silva mandou bem nos dados. Enquanto isso o Sgt Bruno acha que soberania nacional é “comunismo”. É triste ver brasileiro repetindo discurso de quem nos trata como quintal. Rússia e Irã estão cansados de ser bombardeados pelos “donos do mundo”. Se fosse o Brasil se articulando assim contra sanções, o Bruno tava aplaudindo?
Sgt Bruno 🇧🇷
02/05/2026
Zé do Povo, tu é foda, bicho! Selva! Esses caras tão se unindo contra os EUA e Israel, mas é tudo conversa de comunista. Lavrov e Irã só querem enfraquecer o Ocidente, e tem trouxa aqui que acha que isso é paz. Na lata do lixo com esses vermelhos!
Augusto Silva
02/05/2026
Sgt Bruno, selva mesmo é a do seu pensamento: a Rússia e o Irã representam juntos mais de 7% do PIB global e controlam passagens estratégicas de energia que movem a economia do planeta, enquanto a sua solução diplomática parece se resumir a apertar o cinto e torcer para que bombas resolvam problemas que o mercado desregulado nunca conseguiu pagar.
Samara Oliveira
02/05/2026
Pessoal, o Zé do Povo aí em cima tá repetindo o mesmo discurso de ódio que só alimenta guerra. Como cristã, eu vejo que a paz verdadeira exige diálogo, não bombardeio. Enquanto isso, o Rubens lembrou bem: quem defende “liberdade econômica” cega esquece que o povo pobre é quem mais sofre com crise e fome. Que Deus ilumine esses diplomatas pra evitar mais sangue inocente.
Zé do Povo
02/05/2026
LADRÃO COMUNISTA LAVROV E IRÃ FAZENDO ACORDO CONTRA OS EUA! ISSO É TRAIÇÃO! 😡🔥
Marta Souza
02/05/2026
Eduardo, você está certíssimo em questionar o custo disso tudo. Enquanto esses regimes estatistas trocam telefonemas para conter os EUA, o Brasil inteiro paga a conta com impostos estratosféricos para bancar uma política externa que só nos afasta de quem realmente gera riqueza. Menos estado regulando o mercado e mais liberdade econômica — isso sim evitaria guerras, porque ninguém negocia com canhão quando pode negociar com lucro.
Rubens O Pescador
02/05/2026
Marta, desculpa, mas esse papo de “liberdade econômica” resolve guerra é conversa de quem nunca viu o preço do arroz dobrar depois que o povo passou fome. Lá no interior, a gente lembra que nos anos do PT o povo comia carne todo dia e o mercado funcionava; agora, com esse tal de mercado livre, o que vejo é gente fazendo vaquinha pra comprar botijão de gás.
Clarice Historiadora
02/05/2026
Mateus Silva, você tocou no ponto nevrálgico: o complexo militar-industrial americano vive de crises fabricadas, e qualquer movimento que desarme a narrativa de guerra é tratado como “ameaça” pela grande mídia. Enquanto isso, o Eduardo ali em cima acha que diplomacia se mede em centavos de imposto – deve ter lido só manchete de economia comportada na faculdade.
Mateus Silva
02/05/2026
Renato Professor acertou em cheio. A tal “visão contábil” que reduz geopolítica a imposto pago ignora que o capitalismo global opera por guerras e crises, e cada telefonema desses é uma tentativa de conter a próxima hecatombe que o complexo militar-industrial americano adora financiar. Enquanto isso, a esquerda brasileira deveria estar debatendo como sair dessa armadilha de alinhamento automático aos EUA, não fingindo que multilateralismo é custo.
Eduardo Teixeira
02/05/2026
Mais um round de geopolítica que, no fim das contas, vai custar caro pro contribuinte brasileiro. Enquanto esses regimes trocam telefonemas, a carga tributária aqui só aumenta pra bancar diplomacia que não gera um centavo de retorno. Cadê a mesma pressão pra reduzir impostos e desburocratizar o comércio?
Renato Professor
02/05/2026
Eduardo, sua visão contábil reducionista ignora que cada telefonema entre Lavrov e o iraniano pode evitar uma guerra que custaria ao Brasil muito mais em petróleo e instabilidade do que qualquer gasto diplomático. Tributação é um debate sério, mas confundir custo de prevenção de conflitos com burocracia comercial é um equívoco digno de quem nunca estudou a interdependência geopolítica real.