A Marinha do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica afirmou que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, determinou um novo ordenamento para a gestão do golfo Pérsico. O anúncio sinaliza uma virada estratégica na disputa naval com Washington.
De acordo com o comunicado divulgado pela força naval iraniana, as regras e condicoes desse modelo de governanca ja estao definidas e serao aplicadas imediatamente. A nota acrescenta que a guarda revolucionária supervisiona cerca de 2.000 quilômetros de fronteira marítima, incluindo as rotas essenciais do estreito e dos campos de petróleo da região.
O texto citado pelo portal Actualidad RT ressalta que transformar Ormuz em fonte de sustento para a população tornou-se prioridade estratégica. A narrativa vai além da retórica militar e aponta para um plano de desenvolvimento costeiro que inclui infraestruturas portuárias, polos petroquímicos e turismo religioso nas ilhas iranianas.
A escalada ocorre em meio a uma declaração recente do presidente dos EUA, Donald Trump, quando ele alegou que o governo iraniano estaria gravemente dividido. Na mesma declaração, Trump determinou que a Marinha norte-americana mantenha o bloqueio naval e estado de alerta permanente.
Recentemente, a Guarda Revolucionária avisou que considerará qualquer embarcação que se aproxime do estreito como colaboradora do inimigo. O aviso se conecta à doutrina de resistencia maxima adotada pelo Irã desde a retirada unilateral dos EUA do acordo nuclear e das sanções que voltaram a atingir setores vitais da economia persa.
Especialistas em energia lembram que 20% do comércio global de petróleo cru trafega diariamente por Ormuz. Isso faz da passagem um gargalo crucial para economias importadoras na Ásia e na Europa.
Ao reforçar seu papel de guardião do estreito, Teerã pretende demonstrar capacidade de dissuasão e também captar parte dos seguros marítimos. As taxas de ancoragem e as cadeias de valor associadas ao refino entram no plano de desenvolvimento.
Analistas ouvidos pela imprensa iraniana destacam que o anúncio de Khamenei ocorre num momento em que o BRICS discute mecanismos de pagamento alternativos ao dolar para o comércio de energia. A convergência desses debates aumenta a margem de manobra de Teerã frente às sanções ocidentais, pois abre caminho para vender petróleo em moedas de parceiros como China e Índia.
Washington, por sua vez, sustenta que a presença naval no golfo Pérsico busca garantir liberdade de navegacao. A formulação é criticada em Teerã como pretexto para prolongar a supremacia militar na região.
A Casa Branca não apresentou calendário para suspender o bloqueio. Isso alimenta receios de novo impasse logístico que encareça fretes globais e pressione os preços internacionais do barril.
No plano interno, o governo iraniano promete investir em estaleiros, dragagem de canais e frota de cabotagem para integrar economicamente as províncias do sul. Parlamentares conservadores elogiaram a iniciativa, avaliando que a soberania econômica sobre Ormuz pode gerar empregos diretos e receitas em divisas num cenário de restrições bancárias internacionais.
Os países do Conselho de Cooperação do Golfo acompanham com cautela a mudança, pois parte deles abriga bases militares dos EUA que podem virar alvo em eventual confronto aberto. Ao mesmo tempo, Emirados Árabes Unidos e Catar buscam diálogo com Teerã para preservar projetos de interconexão de gás natural e garantir esportes aquáticos de alto padrão em ilhas próximas ao litoral iraniano.
Para a China, maior importadora de petróleo iraniano, qualquer instabilidade no corredor marítimo elevará o custo das cadeias asiáticas de suprimento. Contudo, Pequim mantém canais diplomáticos para mediar disputas e reforça seu apoio à multipolaridade do comércio energético.
A Rússia, aliada estratégica do Irã na Síria, também defende um formato de segurança regional sem presença militar ocidental. Isso se alinha ao conceito anunciado por Khamenei.
Com a nova diretriz, Teerã sinaliza que não aceitará status quo ditado pelo poderio naval estadunidense e aposta na legitimidade do direito internacional para gerir suas águas territoriais. O próximo teste virá quando navios comerciais, pressionados por companhias de seguro, decidirem se respeitam a orientação iraniana ou aguardam eventual recuo de Washington.
Leia também: Irã apreende navio Epaminondas por vínculos com forças dos EUA no Golfo Pérsico
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Lucas Alves
02/05/2026
Laura, a questão não é se “liberdade de navegação” é neutra ou não — é que o Irã está trocando um hegemon por outro, e a população iraniana continua pagando o preço de um regime teocrático que prefere gastar em milícia naval a investir em emprego e educação. Mas claro, viva a resistência anti-imperialista enquanto o povo passa necessidade.
Laura Silva
02/05/2026
Sargento Bruno, com todo respeito, seu comentário reproduz exatamente a lógica que o Ocidente quer que a gente adote: a de que “liberdade de navegação” é um valor universal e neutro, quando na verdade é a bandeira sob a qual a Marinha dos EUA patrulha o mundo para garantir o fluxo de petróleo barato para as corporações ocidentais. O que o Irã está fazendo não é “tomar o que é nosso”, é responder a décadas de cerco econômico e militar. Desde 1953, quando a CIA derrubou Mossadegh por nacionalizar o petróleo, os EUA tratam o Golfo Pérsico como quintal particular. A novidade agora é que a correlação de forças mudou: a Rússia está atolada na Ucrânia, a China avança no Indo-Pacífico e os EUA precisam escolher prioridades. Khamenei não é bobo, ele leu Lenin e Clausewitz: sabe que o bloqueio econômico é guerra por outros meios, e que a resposta tem que ser assimétrica.
A discussão sobre o diesel no Brasil, que a Cecília Ramos trouxe com muita lucidez, é justamente o outro lado dessa moeda. Enquanto a esquerda brasileira fica tentando equilibrar discurso anti-imperialista com a necessidade de não irritar Washington, o governo Lula mantém a política de preço de paridade internacional da Petrobrás, que amarra o preço dos combustíveis ao barril cotado em dólar no mercado especulativo. O resultado é que o trabalhador brasileiro paga o pato de uma geopolítica que não escolheu. Se o Irã consegue furar o bloqueio vendendo petróleo para a China via trocas em iuanes ou usando criptomoedas, por que o Brasil não faz o mesmo com nossos parceiros do Brics? Porque o Itamaraty, infelizmente, ainda age como se 2024 fosse 1994, e qualquer afronta a Washington custasse caro demais.
O que me preocupa, como socióloga, é ver a esquerda brasileira repetindo o mesmo erro que a esquerda latino-americana cometeu nos anos 70: romantizar qualquer regime que enfrente os EUA, sem olhar para a natureza de classe desse regime. O Irã de Khamenei é uma teocracia que esmaga sindicatos, prende feministas e executa homossexuais. Não é um modelo de libertação nacional, é um capitalismo de Estado com roupagem religiosa que usa o discurso anti-imperialista para consolidar o poder de uma elite clerical e dos Guardiões da Revolução. Apoiar a soberania iraniana sobre o Golfo não significa aplaudir o regime, significa reconhecer que o direito de controlar seus próprios recursos naturais é uma condição mínima para qualquer projeto de desenvolvimento que se pretenda soberano.
No fim das contas, o que está em jogo aqui não é ideologia, como a Mariana Costa bem apontou, mas a materialidade do poder. O Irã está aproveitando a janela de oportunidade aberta pela multipolaridade emergente. Se o Brasil continuar se comportando como vassalo, vai perder o bonde da história. Mas se a esquerda brasileira quiser ter alguma relevância nesse novo cenário, precisa deixar de lado o terceiro-mundismo romântico e construir uma política externa que combine defesa intransigente da soberania nacional com uma crítica interna ao nosso próprio modelo de desenvolvimento dependente. Enquanto isso, o diesel vai continuar subindo e o povo vai continuar pagando a conta de uma geopolítica que não entende.
Sargento Bruno
02/05/2026
Enquanto essa turma fica discutindo realpolitik e subsídio de diesel, o Irã está tomando o que é nosso de verdade: a liberdade de navegação. O Ocidente dorme no ponto e esses aiatolás avançam. Cadê a reação firme que esse país já teve?
Fernanda Oliveira
02/05/2026
Cecília, você disse tudo. O debate sobre o Irã mostra como a esquerda brasileira precisa urgentemente parar de romantizar qualquer confronto com os EUA e pensar em soluções reais para o povo. Enquanto isso, o governo Lula continua dando subsídio pra diesel e deixando a Petrobrás virar balcão de negócio, enquanto a gente podia estar financiando energia solar nos bairros periféricos e quebrando essa dependência de verdade. Cadê a coragem de taxar os super-ricos pra financiar transição energética?
Carlos Meirelles
02/05/2026
Ana, você resumiu bem: é realpolitik, não ideologia. O Irã aproveita o vácuo americano, mas quem paga o pato é o contribuinte brasileiro com diesel mais caro. Enquanto isso, o governo daqui gasta bilhões em subsídios que só alimentam a ineficiência estatal. Menos estado e mais mercado livre era o que precisávamos para não ficar refém dessas crises geopolíticas.
Cecília Ramos
02/05/2026
Carlos, mercado livre não põe comida na mesa de quem não tem renda. O problema não é o Estado em si, mas um Estado que subsidia diesel sem taxar super-ricos e sem investir em matriz energética limpa pra quebrar essa dependência.
Mariana Costa
02/05/2026
Ana Souza tocou no ponto central: isso é realpolitik, não ideologia. O Irã está testando os limites americanos num momento de retração estratégica dos EUA no Oriente Médio, mas a narrativa de “soberania” serve mais para consumo interno do que para mudar a correlação de forças no Golfo. No fim, quem paga o pato são os civis iranianos sob sanções e os marinheiros de ambos os lados que podem acabar num incidente desnecessário.
Ana Souza
02/05/2026
Francisco, você tem um ponto ao defender soberania, mas a questão é que o Irã está agindo dentro de um vácuo de poder que os EUA deixaram na região — isso não é heroísmo, é realpolitik. A briga entre Maria e você mostra o dilema real: enquanto discutimos se é “soberania” ou “cortina de fumaça”, quem paga o pato é o cidadão comum que depende do preço do petróleo.
Maria Silva
02/05/2026
Sgt Bruno, você acha bonito esse teatrinho de força, mas na prática é o agro que paga a conta. Enquanto o Irã brinca de desafiar americano, o custo do diesel sobe e quem produz comida no Brasil é que se vira. Esse papo de “estrutura de governança” é cortina de fumaça pra esconder que eles querem controle do petróleo alheio. Aqui na fazenda a gente sabe: cercar gado dos outros nunca deu certo.
Francisco de Assis
02/05/2026
Maria Silva, com todo respeito, mas seu argumento é o mesmo discurso do agronegócio que acha que o Brasil tem que ser fazendinha dos outros. O Irã tá mostrando que soberania não é cortina de fumaça, é decisão política — e aqui a gente fica refém do diesel porque falta ousadia pra construir refinaria própria, não porque iraniano é ousado demais.
Mariana Oliveira
02/05/2026
Sgt Bruno, com todo respeito, mas sua análise romantiza uma lógica de poder que, no fundo, é a mesma que você critica quando vem dos EUA. O Irã não está “enfrentando comunas” coisa nenhuma — está reafirmando um projeto teocrático e patriarcal que, aqui dentro, a gente chamaria de autoritário sem pestanejar. A estrutura de governança que Khamenei impõe no Golfo Pérsico é a mesma que, em solo iraniano, prende mulheres por não usar véu, executa pessoas LGBT+ e silencia qualquer voz dissonante. Não dá para apoiar a soberania de um país e ignorar o que ele faz com seu próprio povo. Kimberlé Crenshaw já nos ensinou que as opressões se cruzam: a luta anti-imperialista não pode ser usada como escudo para regimes que reproduzem violências de gênero, raça e classe dentro de casa.
A discussão sobre o bloqueio dos EUA é complexa e merece uma análise materialista honesta. Sim, Washington historicamente usa o controle das rotas energéticas como ferramenta de dominação global, e qualquer movimento do Irã que desafie essa hegemonia precisa ser compreendido dentro de um contexto de séculos de intervenção ocidental no Oriente Médio. bell hooks, em “Ensinando a Transgredir”, nos lembra que a educação para a liberdade exige que a gente enxergue as contradições sem fetichizar nenhum lado. O Irã tem o direito de defender sua soberania energética? Claro. Mas isso não transforma a Guarda Revolucionária em aliada de causas progressistas. O mesmo Estado que enfrenta os EUA no Golfo é o que esmaga movimentos feministas e sindicais em Teerã.
Outra coisa que me incomoda nessa thread é como a pauta energética aparece descolada da crise climática e das desigualdades sociais. Mariana, você tocou num ponto importante sobre soberania energética, mas precisamos radicalizar essa reflexão. De que adianta o Irã controlar o Golfo Pérsico se o modelo de extração de petróleo continua sendo o mesmo que destrói ecossistemas e aprofunda a concentração de renda? A luta por justiça ambiental não pode ser deixada de lado quando falamos de geopolítica. Precisamos de uma análise interseccional que conecte a disputa por recursos naturais com os impactos desiguais sobre populações racializadas e empobrecidas, tanto no Irã quanto no Brasil.
E já que o João Batista trouxe a perspectiva cristã, acho importante lembrar que o amor ao próximo não pode ser uma desculpa para neutralidade política. O diálogo e a diplomacia são fundamentais, mas não podem significar aceitar passivamente que potências nucleares ditem as regras do jogo enquanto países periféricos são sancionados até a miséria. A questão não é escolher entre EUA e Irã como se fossem times de futebol — é entender como as estruturas de poder globais operam e como a gente, da América Latina, pode construir alianças que não repitam os mesmos erros. O Brasil precisa de uma política externa soberana, sim, mas que dialogue com movimentos sociais reais, não com regimes que usam a resistência ao imperialismo como cortina de fumaça para autoritarismo interno.
Sgt Bruno 🇧🇷
02/05/2026
Selva! O Irã tá de parabéns, enfrentando os comunas disfarçados de americanos. Enquanto isso, o lulopetismo fica de joelhos pros mulçumanos. Brasil precisava de uma estrutura de governança assim, mas o STF não deixa.
João Batista
02/05/2026
Pois é, Paula e Jeferson, vocês tocaram em pontos certeiros. Enquanto a galera briga por petróleo e poder no Golfo, Jesus tava lá lavando os pés dos pobres e mandando a gente amar o próximo. O Irã pode até ter seus interesses, mas essa novela de sempre entre impérios só prova que o dinheiro e o armamento são os deuses desse mundo. Orai e vigiai, porque o verdadeiro reino não é desse jeito.
Mariana Ambiental
02/05/2026
Adalberto, você pede porta-aviões dos EUA como se o Brasil fosse viver num mundo mágico onde tanque de guerra baixa preço de gasolina. Enquanto isso, o Irã mostra que soberania energética não se negocia com canhão alheio. Se a gente tivesse metade da ousadia deles pra defender nosso pré-sal, não tava refém dessa gangorra do Brent.
Jeferson da Silva
02/05/2026
Adalberto, baixa a bola aí, irmão. Enquanto você quer mandar porta-aviões pra dar lição em iraniano, o trabalhador brasileiro tá perdendo direito todo santo dia. Reforma trabalhista, terceirização desenfreada, e o povo achando que isso é “modernização”. O Irã pode até ter os problemas deles, mas aqui na fábrica a gente sabe bem quem é que aperta o cinto do povo: é patrão com discurso de “liberdade econômica” e governo que acha que sindicato é atraso.
Paula Santos
02/05/2026
Adalberto, calma, respira. Esse tom agressivo não ajuda ninguém a enxergar a complexidade do Oriente Médio. A verdade é que o Irã age movido por sua própria fé e interesses, e os EUA há décadas tentam conter isso com força bruta. Como cristã, acredito que o diálogo e a diplomacia, mesmo que difíceis, são sempre melhores do que ameaças de guerra.
Adalberto Livre
02/05/2026
ISSO AÍ É PROPAGANDA DO REGIME DOS AYATOLÁS, ESSE BANDO DE COMUNISTA ISLÂMICO QUERENDO ENGANAR TROUXA. OS EUA TEM QUE MANDAR UM PORTA-AVIÕES LÁ PRA DAR UMA LIÇÃO NESSES TERRORISTAS. ENQUANTO ISSO O BOSTA DO LULA FICA FAZENDO CARETINHA PRO OCIDENTE, SE LIGA NESSA MERDA.
Luciana Santos
02/05/2026
Pessoal, toda essa treta no Golfo Pérsico e aqui a gente pagando gasolina a preço de uísque importado. Enquanto Irã e EUA brincam de guerra naval, o bolso do trabalhador brasileiro é que chora no posto. Cadê um político que olhe pra dentro de casa antes de querer bancar o xerife do mundo?
Nadia Petrova
02/05/2026
João Santos, seu comentário parece ter saído de um comício de 2018 sem roteiro. Misturar segurança pública do Rio com geopolítica do Golfo é criativo, mas não explica como o Bolsonaro, que vendia cloroquina e isolou o Brasil diplomaticamente, ia “botar ordem” num lugar onde os EUA com 11 porta-aviões não conseguem. O Irã está testando os limites do direito internacional e da hegemonia americana — isso é realpolitik, não caso de polícia.
João Santos
02/05/2026
Pois é, Eduardo C., falou tudo. O Irã tá de sacanagem com os EUA e ninguém faz nada. Enquanto isso, aqui no Brasil, tão preocupado em soltar bandido e acabar com a polícia. Cadê o Bolsonaro pra botar ordem nisso? Bandido bom é bandido preso, seja no Rio ou no Golfo Pérsico.
Eduardo C.
02/05/2026
Alice T., o problema é que você está confundindo gasto militar americano com eficácia. Os 800 bilhões dos EUA mantêm 11 porta-aviões no mundo; o Irã tem zero e ainda assim está redesenhando a governança do Golfo. A matemática não fecha: ou o bloqueio americano é superestimado ou a estrutura de custos do Irã é mais racional que a nossa. Cadê os números reais de interceptação de navios nos últimos 12 meses?
Alice T.
02/05/2026
Marina mandou o papo reto, mas Eduardo, seu raciocínio é tão torto que até o mapa do Golfo Pérsico endireita. Enquanto você chora de medo do Irã, os EUA gastam 800 bilhões de dólares por ano em guerra e o Brasil paga a conta com gás de cozinha a preço de ouro. Quem desestabiliza o mundo não é o PCC, são os mesmos que vendem arma pra todo lado e chamam de “liberdade”.
Eduardo Nogueira
02/05/2026
Tadeu, para de pensar no preço do pastel e acorda. O Irã tá mostrando que o tal “bloqueio americano” é papel molhado, e a esquerda brasileira ainda acha que é só questão de “diálogo”. Enquanto isso, o PCC aprende tática naval com os Guardiões da Revolução. Brasil precisa urgentemente rever esses acordos com quem apoia terrorista.
Marina Silva
02/05/2026
Eduardo, vai tomar no cu com esse papinho de “terrorista” — o PCC aprendeu tática naval foi com o Bolsonaro vendendo arma pra milícia, não com o Irã.
John Marshall
02/05/2026
Caio, sua análise gramsciana é elegante, mas acho que você subestima um ponto hobbesiano elementar: no Golfo Pérsico, quem não tem o monopólio da força vive sob o medo da morte violenta. O Irã está simplesmente preenchendo o vácuo deixado por um Leviatã americano que já não consegue impor sua ordem. A questão não é hegemonia moral — é soberania prática sobre as rotas de navegação. Locke diria que propriedade sem proteção é letra morta.
Caio Vieira
02/05/2026
Caro João Carlos, sua referência a Gramsci é precisa e bem-vinda, mas permita-me aprofundar a análise a partir de uma perspectiva que dialoga com a materialidade das relações de poder no Golfo Pérsico. O que testemunhamos não é apenas uma crise de hegemonia no sentido estrito — os EUA ainda detêm a capacidade de coerção militar e controle sobre as rotas marítimas —, mas sim uma fratura naquilo que poderíamos denominar, com apoio em Althusser, a interpelação ideológica do “direito internacional” como dispositivo de dominação. Quando o Irã impõe uma nova ordenação, ele não está meramente reagindo a sanções; está performando um ato de soberania que desafia a própria gramática do sistema westfaliano, que sempre favoreceu os centros imperiais.
A Sra. Samara Oliveira toca em um ponto nevrálgico e que merece uma digressão teoricamente informada. A “justiça de Cristo” que ela invoca, com toda a legitimidade de sua fé, encontra-se historicamente capturada pelo que Max Weber chamaria de “ética da convicção” aplicada a contextos de opressão estrutural. O povo iraniano, de fato, sofre com as sanções — e isso é uma tragédia humanitária inegável. Mas não podemos cair no equívoco de tratar a resistência do Irã como mero “jogo de poder” entre elites. Há uma dimensão de luta anti-imperialista que, embora conduzida por um Estado teocrático com suas próprias contradições internas, representa um vetor de contestação à ordem unipolar que há décadas sangra o Oriente Médio. O diálogo que a Sra. Samara clama é desejável, mas ele pressupõe interlocutores dispostos a ouvir, e o histórico de Washington no Golfo demonstra uma surdez seletiva.
Caro Tadeu, com a devida vênia, sua redução da questão ao preço do petróleo e à inflação é sintomática de um certo “economicismo vulgar” que, como bem demonstrou Raymond Williams em sua crítica à base-superestrutura, ignora as mediações culturais e políticas que constituem a própria economia. A volatilidade nos mercados que o preocupa é a manifestação superficial de uma luta mais profunda pelo controle dos fluxos de capital e pela redefinição das regras do jogo global. O preço do gás de cozinha na laje da vizinha da Cecília não é um fenômeno natural; é o resultado de uma correlação de forças geopolíticas que precisa ser compreendida em sua totalidade concreta, como nos ensina o método lukacsiano.
E já que a Cecília trouxe a realidade concreta da quebrada para o debate, permito-me uma última observação. A lógica do “domino geopolítico” que ela denuncia opera por aquilo que Bourdieu chamaria de “violência simbólica” — a naturalização da escassez como destino. O Irã, ao desafiar o bloqueio, está tentando romper essa naturalização, ainda que por meios bélicos e com custos humanos imensos. A solidariedade ao povo iraniano, portanto, não pode ser abstrata: ela exige compreender que a luta por soberania no Golfo é também, em última instância, uma luta para que a vizinha da Cecília possa comprar seu gás sem que o preço seja ditado por canhoneiras estrangeiras. É a dialética do universal e do particular que, como diria o velho Marx, se resolve na práxis.
Cecília Silva
02/05/2026
Tadeu, você pode até achar que é “só barulho”, mas essa disputa no Golfo é a mesma lógica que faz o preço do gás de cozinha subir na laje da minha vizinha e o ovo virar artigo de luxo no mercadinho da quebrada. Enquanto os governos brincam de domino geopolítico, quem paga o pato é sempre o povo preto e pobre dos dois lados do mundo.
Tadeu
02/05/2026
Pessoal, vou ser sincero: enquanto essa galera discute geopolítica e hegemonia, eu só queria saber se isso vai mexer com o preço do petróleo e, consequentemente, com a inflação aqui. Mais tensão no Golfo = mais volatilidade nos mercados. O resto é barulho pra mim.
João Carlos da Silva
02/05/2026
O debate aqui expõe um fenômeno que Gramsci chamaria de crise de hegemonia: os EUA ainda exercem domínio militar, mas perderam a capacidade de liderança moral e política no Golfo. O Irã, ao impor uma nova ordenação, não está apenas reagindo a sanções — está testando os limites de uma ordem internacional que já não convence nem seus próprios aliados. A pergunta que fica é: até quando a comunidade internacional vai aceitar que um país decida unilateralmente as regras de navegação em uma região inteira, enquanto outros são punidos por fazer o mesmo?
Marcos Andrade Niterói
02/05/2026
Samara, sua preocupação com o povo iraniano é legítima, mas acho que falta entender que essa “guerra de nervos” é uma resposta direta ao bloqueio criminoso dos EUA, que sufoca a economia do Irã há décadas. Enquanto isso, aqui no Rio vemos o governo estadual abandonando a população e a extrema-direita fazendo o jogo dos interesses estrangeiros. O Irã tem todo o direito de defender sua soberania, assim como Niterói precisa de gestores que enfrentem o descaso federal, igual o Rodrigo Neves faz com o túnel Charitas-Cafubá e a luta pelo metrô subaquático.
Samara Oliveira
02/05/2026
Pessoal, fico pensando no povo iraniano comum que sofre com sanções enquanto os poderosos brincam de guerra de nervos no mar. Onde fica a justiça de Cristo nessa disputa por petróleo e poder? Oremos para que prevaleça o diálogo e não a violência.
Carlos Rocha
02/05/2026
Enquanto essa turma fica de mimimi sobre “soberania” e “direito do mar”, o Irã está simplesmente fazendo o que qualquer país racional faria: ocupar o vácuo de poder deixado pela falta de presença estratégica americana. O problema não é o Irã querer controlar o Golfo, é os EUA terem virado um gigante com pés de barro que não consegue mais impor as regras do jogo. Enquanto isso, quem paga a conta somos nós, contribuintes brasileiros, com gasolina cada vez mais cara porque a instabilidade no Oriente Médio joga o preço do petróleo lá em cima. O livre mercado funciona quando há regras claras e um xerife que as faça cumprir — sem isso, é cada um por si e o mais forte vence.
Lucas Pinto
02/05/2026
Carlos, seu diagnóstico sobre o declínio da hegemonia americana é certeiro, mas a conclusão que você tira disso é um liberalismo ingênuo travestido de realismo. Você diz que o problema é os EUA terem virado um gigante com pés de barro e que o livre mercado precisa de um xerife para funcionar. Ora, isso é uma confissão brutal: o capitalismo não se sustenta sem um poder coercitivo que garanta as condições de acumulação. O que você chama de “regras claras” é, na verdade, a imposição violenta de uma ordem que beneficia o centro do sistema. O Irã, ao ocupar o vácuo, não está sendo irracional — está sendo racional dentro da lógica do capitalismo de Estado, que é a mesma lógica que os EUA usam quando invadem o Iraque ou impõem sanções unilaterais. A diferença é que o Irã não tem o Banco Central do mundo imprimindo dólares para financiar suas aventuras.
Agora, sobre a gasolina cara no Brasil: você trata isso como um acidente de percurso, um desvio do livre mercado ideal. Mas o preço do petróleo é uma variável política, não uma lei natural. A instabilidade no Oriente Médio é produzida ativamente pelas potências que disputam o controle das rotas energéticas. Enquanto a Petrobras for refém da paridade de importação e do câmbio flutuante, o brasileiro vai pagar a conta das guerras alheias independentemente de quem está no Golfo. O problema não é a falta de um xerife, é a própria estrutura do capitalismo dependente brasileiro, que nos deixa expostos às flutuações de um mercado que não controlamos. Você quer um xerife? O xerife histórico dos EUA nunca protegeu o Brasil — nos golpeou em 64, nos sufocou com a dívida externa nos anos 80 e agora nos vende gasolina a preço de mercado internacional enquanto nossa renda é de país periférico.
Por fim, sua nostalgia do “xerife” revela uma crença no Estado como entidade neutra que impõe regras universais. Isso é puro fetichismo jurídico. O direito internacional nunca foi aplicado igualmente para todos — pergunte ao povo palestino, ao povo iemenita, ao povo sírio. O Irã está fazendo exatamente o que os EUA fariam se estivessem no lugar deles: usando a geopolítica para garantir sua sobrevivência enquanto potência regional. A diferença é que o discurso de Teerã não se esconde atrás de “liberdade e democracia”. É mais honesto, no mínimo. O que me preocupa no seu raciocínio é que, ao lamentar a falta de um hegemon estável, você acaba endossando a própria lógica que produz a instabilidade. O problema não é a ausência de regras, é quem as escreve e para quem.
Mariana Santos
02/05/2026
Augusto e Pedro cravaram o ponto: os EUA querem ditar regras num mar que nem sequer assinaram o tratado. O Irã está exercendo soberania, ponto final. Enquanto a esquerda internacional fica nesse mimimi de “direito internacional seletivo”, o que a gente vê é um país sendo empurrado para uma posição defensiva por décadas de sanções criminosas. Se o golfo é estratégico para o povo iraniano, que eles mesmos decidam o ordenamento, não o Pentágono.
Pedro Neto
02/05/2026
Sofia mandou bem, Irã tá é certo, americano acha que o mar é deles.
Augusto Silva
02/05/2026
Pedro, exato. O direito do mar é uma construção histórica, não um dogma divino — enquanto os EUA não ratificaram a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, mas acham que podem ditar as regras no Golfo, o Irã só está usando o mesmo manual que qualquer potência usa: defesa dos seus interesses estratégicos com base no direito internacional que os americanos ignoram.
Sofia García
02/05/2026
gente, o luizinho 16 mandou o papo kkkkkk marina querendo meter a bíblia num debate geopolítico é tipo meme pronto. o irã tá fazendo oq qualquer país faria: defender o próprio território. os eua que se achem donos do mundo, mas o golfo não é quintal de ninguém não.
Marina Costa
02/05/2026
Esse regime iraniano é mais um exemplo de como governos ímpios desafiam a ordem para impor sua agenda maligna. Enquanto isso, o Ocidente fraqueja e tolera essas provocações, esquecendo que a Bíblia nos adverte sobre nações que se levantam contra Deus e seus princípios. O Brasil deveria aprender com isso e fortalecer suas alianças com países que defendem a família e a moral cristã, não com regimes que oprimem mulheres e perseguem cristãos.
Lucas Andrade
02/05/2026
Marina, seu discurso moralizante sobre “governos ímpios” é exatamente o tipo de estrutura de poder que o Irã denuncia: a imposição de uma verdade transcendental para justificar dominação geopolítica. Enquanto você invoca a Bíblia para naturalizar alianças ocidentais, esquece que a “opressão às mulheres” que critica no Irã é a mesma lógica patriarcal que sustenta o fundamentalismo cristão que você defende — ambos são faces da mesma moeda autoritária que precisa ser desconstruída.
Luizinho 16
02/05/2026
Marina, vai ler um livro de história em vez de citar Bíblia pra justificar imperialismo, pelo amor.
Evelyn Olavo
02/05/2026
Mais um showzinho de bravata do Irã que ninguém leva a sério. Enquanto isso, o mundo real sabe que o Golfo Pérsico continua sendo um lago americano.
Ronaldo Pereira
02/05/2026
Lago americano, Evelyn? Isso é o que eles querem que a gente engula, mas quem vive de chão de fábrica sabe que monopólio imperialista não dura pra sempre — o povo iraniano tá mostrando que resistir é possível, e a classe trabalhadora do mundo inteiro devia aplaudir quem enfrenta o patrão de terno e gravata que manda nos porta-aviões.
João Carvalho
02/05/2026
Evelyn, chamar de “showzinho” é minimizar um processo geopolítico complexo. A ideia de “lago americano” ignora que a hegemonia naval dos EUA sempre foi contestada, e o que vemos hoje é a materialização de uma doutrina de autonomia estratégica iraniana que já dura décadas.
Pedro Almeida
02/05/2026
Evelyn, sua leitura ignora que a noção de “lago americano” sempre foi mais uma construção ideológica do que um fato geopolítico — lembre-se de que, como já apontava o historiador Immanuel Wallerstein, a hegemonia naval dos EUA nunca foi absoluta, e o que o Irã faz hoje é justamente explorar as contradições internas do sistema-mundo capitalista, onde a autonomia estratégica de potências regionais desafia a ordem unipolar que você parece naturalizar como “mundo real”.