Menu

Lula mobiliza trabalhadores e pressiona Congresso para acabar com a escala 6×1

62 Comentários🗣️🔥 Bandeira do Brasil com a frase “Fim da 6×1 Já” estendida em manifestação. (Foto: diariodocentrodomundo.com.br) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou os atos do 1º de Maio para transformar o fim da escala 6×1 na principal bandeira trabalhista do governo. Discursos em São Paulo e no Rio de Janeiro destacaram que, […]

62 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Bandeira do Brasil com a frase "Fim da 6x1 Já" estendida em manifestação. (Foto: diariodocentrodomundo.com.br)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou os atos do 1º de Maio para transformar o fim da escala 6×1 na principal bandeira trabalhista do governo.

Discursos em São Paulo e no Rio de Janeiro destacaram que, sem participação popular, o projeto corre o risco de ficar travado nas comissões. A mobilização é considerada essencial para manter força na sessão legislativa atual.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o Palácio do Planalto já cumpriu sua parte ao protocolar o texto. A proposta limita a jornada a 40 horas semanais, assegura dois dias consecutivos de descanso e preserva a remuneração.

Para Marinho, a aprovação depende agora de mobilização popular. A correlação de forças no Congresso costuma favorecer grupos empresariais refratários a qualquer redução de jornada.

A Secretaria-Geral da Presidência projetou que este deve ser o último Dia do Trabalhador marcado pelo regime 6×1. O tema ficará incontornável se sindicatos e movimentos pressionarem diariamente os gabinetes.

O Planalto enxerga a matéria como oportunidade de reagrupar a base progressista após derrotas recentes, conforme apontou o Diário do Centro do Mundo. Essas derrotas incluem a rejeição de Jorge Messias ao STF e a derrubada do veto presidencial ao PL da Dosimetria.

O texto tramita em regime de urgência, dispositivo que possibilita trancar a pauta da Câmara se a deliberação não ocorrer no prazo regimental. O governo prefere evitar confronto frontal e aposta na negociação ancorada por opinião pública favorável.

A deputada federal Erika Hilton, do PSOL de São Paulo, lembrou que sua Proposta de Emenda à Constituição contra o 6×1 está pronta para ir ao plenário. A proposta pode ser apensada ao projeto do Executivo para acelerar a tramitação.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou a estratégia e cobrou dos trabalhadores mobilização intensa. Sem pressão, o tema corre risco de ser empurrado para depois das eleições.

Os atos pró-redução de jornada se dispersaram por São Bernardo do Campo, praça Roosevelt e praia de Copacabana. No lado oposto, um protesto de direita na avenida Paulista teve baixa adesão e concentrou críticas contra processos judiciais do ex-presidente Jair Bolsonaro, sem tocar na pauta trabalhista.

Na avaliação de articuladores do governo, encerrar o 6×1 beneficiará setores onde folgas sequenciais são raras, como comércio e serviços. A medida atingirá milhões de empregados que trabalham seis dias para descansar apenas um.

Centrais sindicais calculam que a mudança pode reduzir acidentes laborais e melhorar indicadores de saúde mental. Os argumentos serão usados em audiências públicas previstas na Comissão de Trabalho.

Entidades patronais já articulam emendas que flexibilizam a regra para categorias específicas. A equipe do ministro Marinho afirma que não existe espaço para retrocessos e que a economia brasileira pode absorber a mudança sem perdas salariais nem demissões.

Estudos citados por assessores do Planalto apontam experiências bem-sucedidas de semanas encurtadas em países como Espanha e Reino Unido. Projetos-piloto indicaram ganho de eficiência superior a 10% após a adoção de dois dias seguidos de repouso.

Com as eleições se aproximando, Lula enxerga na pauta trabalhista uma oportunidade de recuperar o protagonismo no Congresso. A votação é projetada como símbolo de compromisso social da coalizão progressista.


Leia também: Governo envia ao Congresso projeto de lei que acaba com a escala 6×1 e diminui jornada para 40 horas sem redução de salário


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Padre Antônio Rocha

02/05/2026

Ora, mais uma cortina de fumaça desse governo que só sabe criar falsas promessas. Em vez de pregar o ócio e a redução da jornada, deveriam ensinar o valor do trabalho digno e da família, que já está desestruturada por essas ideologias modernosas. Enquanto isso, o Congresso deveria se preocupar com a verdadeira crise moral que assola o país, não com essa agenda trabalhista que só inflama ânimos e esquece Deus.

Mariana Santos

02/05/2026

Cíntia, você tem razão que discurso não aprova projeto, mas subestima o poder da mobilização popular. A escala 6×1 não é só cansaço, é uma ferramenta histórica de controle da classe trabalhadora, herdada da Revolução Industrial e mantida pelo neoliberalismo. Se Lula está usando o 1º de Maio para pautar isso, é porque a pressão organizada nas ruas pode sim forçar o Congresso a escolher entre defender o capital ou o povo. O debate não é sobre viabilidade técnica, é sobre correlação de forças.

Cíntia Alves

02/05/2026

Ronaldo, você tocou num ponto que pouca gente encara de frente: o desgaste real de quem vive na 6×1. O problema é que discurso bonito em 1º de Maio não aprova projeto — e o Congresso hoje tem outras prioridades que não exatamente aliviar a vida do trabalhador. Fim da escala pode ser justo, mas sem acordo político vira só mais uma promessa de campanha.

Ronaldo Silva

02/05/2026

Capitão Tavares, com todo respeito, mas essa história de “6×1 nunca matou ninguém” é piada, né? O senhor já trabalhou num trampo que só folga um dia na semana? O povo chega em casa morto, sem tempo pra nada, e ainda tem que pagar imposto em tudo. Lula pode até ser bom de discurso, mas enquanto o Congresso tiver esses políticos que só pensam em aumentar o próprio salário, a gente que se vire.

Cecília Alves

02/05/2026

Mais um discurso bonito do Lula pra agradar a plateia, mas a verdade é que o problema não é a escala 6×1, e sim o custo Brasil absurdo que afasta investimento e emprego. Se o Congresso aprovar isso, preparem-se para mais informalidade e menos vagas — o mercado de trabalho não se regula por decreto, e cada intervenção estatal só engessa quem já está lutando pra sobreviver. Enquanto isso, a carga tributária continua nas alturas e ninguém fala em reduzir imposto pra gerar riqueza de verdade.

    Caio Vieira

    02/05/2026

    Cara Cecília, discordo frontalmente de sua leitura, pois ela opera sob uma falsa dicotomia entre regulação estatal e geração de riqueza. O custo Brasil que a senhora menciona é, em grande medida, o preço de uma hegemonia neoliberal que naturaliza a exploração da força de trabalho como única via de acumulação. Reduzir a carga tributária sem enfrentar a superexploração da jornada 6×1 é, na prática, transferir o ônus da competitividade para o corpo do trabalhador, aprofundando a informalidade que já é uma chaga do nosso capitalismo periférico.

Capitão Tavares 🇧🇷

02/05/2026

Mais um circo armado pelo molusco pra enganar trouxa. Enquanto ele faz discurso bonito pra plateia, o Congresso tá cheio de corrupto que só pensa em aprovar pauta que encha o bolso deles. Escala 6×1 nunca matou ninguém, o que mata é esse governo que só sabe aumentar imposto e destruir o país. Se o povo tivesse vergonha na cara, tava nas ruas pedindo intervenção militar, não essa palhaçada de “direitos trabalhistas” enquanto a nação afunda.

Carlos Henrique Silva

02/05/2026

É impressionante como o debate sobre a escala 6×1 expõe o abismo entre a teoria do trabalho digno e a realidade do capitalismo periférico. Li os comentários do Paulo e do Luan, e confesso que me causam uma mistura de tristeza e perplexidade. Dizer que a escala 6×1 nunca matou ninguém é ignorar todo o arcabouço da medicina do trabalho e da sociologia da saúde. Gramsci já alertava, nos Cadernos do Cárcere, sobre o taylorismo e a fragmentação do trabalhador, um processo que transforma o corpo em mera engrenagem. O que a escala 6×1 faz é exatamente isso: reduz o ser humano a uma máquina de produzir mais-valia, sem tempo para o que ele chamava de “ócio criativo”, ou seja, o tempo necessário para a formação intelectual e política do indivíduo. A morte não vem de um ataque cardíaco súbito, ela vem aos poucos, na falta de laços familiares, na impossibilidade de estudar, na degradação da saúde mental.

O Lula, ao usar o 1º de Maio para pautar essa bandeira, acerta em cheio na estratégia política. Ele sabe que a correlação de forças no Congresso é desfavorável, dominada por uma bancada ruralista e empresarial que vive do superexploração da força de trabalho. Mas ao transformar o fim da escala 6×1 em uma demanda popular, ele força o debate para o terreno da luta de classes. Não é um “migué” para agradar sindicalista, como disse o Paulo; é uma tentativa de reorganizar a classe trabalhadora em torno de uma pauta concreta e unificadora. O neoliberalismo nos ensinou a odiar o Estado e a amar a “flexibilização”, mas flexibilizar direitos nunca significou mais liberdade; significou mais horas de trabalho, mais adoecimento e menos vida.

O Eduardo C. foi cirúrgico ao citar os dados sobre infarto e AVC. Mas precisamos ir além da estatística médica e entrar na economia política. A escala 6×1 é a materialização do que Marx descreveu como a “jornada de trabalho extralonga”, que extrai não apenas a mais-valia absoluta, mas compromete a própria reprodução da força de trabalho. Um trabalhador que não descansa adequadamente, que não tem tempo para o lazer ou para a família, produz menos e pior no longo prazo. A produtividade brasileira é baixa não porque o brasileiro trabalha pouco, mas porque trabalha mal, exausto, em condições que lembram o século XIX. Reduzir a jornada sem reduzir salários é uma medida civilizatória, e não um favor do governo.

Por fim, acho curioso o reflexo automático de alguns em associar qualquer avanço trabalhista a Cuba. Isso revela um profundo desconhecimento da história das lutas sociais no Ocidente. A redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias foi conquistada a sangue e suor pelos trabalhadores de Chicago, nos EUA, e não em Havana. Querer comparar a realidade brasileira com a de uma ilha caribenha sob embargo é uma falácia que só serve para paralisar o debate. O que está em jogo aqui é se acreditamos que o trabalho deve ser um meio para a vida, ou se a vida deve ser um meio para o trabalho. Eu, como professor e cidadão, fico com a primeira opção. E fico feliz que o Lula, mesmo com todas as contradições de seu governo, tenha colocado essa pedra no sapato do Congresso.

Eduardo C.

02/05/2026

Augusto, você tocou no ponto que o pessoal do “6×1 nunca matou ninguém” insiste em ignorar: cansaço crônico, estresse e falta de sono são fatores de risco documentados para infarto e AVC. Se a escala 6×1 não mata instantaneamente, ela certamente encurta a vida de quem não tem tempo nem de fazer um check-up. Agora, se o governo vai conseguir aprovar isso no Congresso com a atual correlação de forças, aí já é outra conta — precisamos ver os números de votos antes de qualquer euforia.

Luan Silva

02/05/2026

Vai trabalhar vagabundo! 6×1 nunca matou ninguém, o que mata é imposto e falta de vergonha na cara. Faz o L e vai pra Cuba ver se lá tem folga.

    Augusto Silva

    02/05/2026

    Luan, amigo, a escala 6×1 nunca matou ninguém, mas a falta de tempo pra ir ao médico, dormir direito e ver os filhos crescer já matou milhares — e não foi de imposto, foi de cansaço mesmo. E sobre Cuba, relaxa: a gente não quer copiar ninguém, a gente quer é parar de pagar o juro mais alto do planeta pra banqueiro rir no banco enquanto o trabalhador vira zumbi de segunda a sábado.

Marina Silva

02/05/2026

Paulo Rocha, “escala 6×1 nunca matou ninguém” é a maior piada que li hoje — vai falar isso pra quem morre de infarto aos 40 depois de uma vida inteira sem tempo pra cuidar da saúde.

Paulo Rocha

02/05/2026

Mais um migué desse governo pra agradar sindicalista e encher o bolso de amigo. Escala 6×1 nunca matou ninguém, o que mata é imposto alto e falta de segurança. Vai trabalhar, vagabundo! Faz o L e vai pra Cuba ver se lá tem escala 6×1. Brasil pra brasileiro que quer trabalhar, não pra essa turma do marxismo cultural.

João Martins

02/05/2026

O debate sobre a escala 6×1 sempre me pareceu um daqueles temas onde a paixão política supera a análise objetiva. Vamos aos fatos: a jornada 6×1, com 44 horas semanais e um único dia de descanso, é um resquício da CLT de 1943, pensada para uma economia industrial com baixa produtividade. Dados da OCDE mostram que o Brasil já trabalha mais horas por ano (média de 1.258 horas para quem tem carteira assinada, segundo o IBGE) do que alemães (1.386 horas anuais na média, mas com muito mais produtividade por hora). O ponto não é ideológico: há uma correlação bem documentada entre jornadas exaustivas e aumento de acidentes de trabalho, absenteísmo e queda de produtividade. Um estudo do Journal of Applied Psychology (2014) já indicava que após 8 horas de trabalho contínuo, a eficiência cai em média 15-20%. Reduzir para 36 horas semanais, como propõe a PEC, não é utopia – é o que países como a França (35h) e a Alemanha (média de 34h em acordos coletivos) já fazem há décadas, com produtividade maior que a nossa.

Dito isso, a forma como Lula está pautando o assunto me incomoda. Ele transforma o 1º de Maio num palanque, mas não apresenta dados concretos de impacto fiscal ou estudos de viabilidade setorial. O governo precisa responder a perguntas incômodas: como fica o pequeno comércio, que já opera no limite com margens apertadas? O setor de serviços, que depende de escala 6×1 para funcionar 7 dias por semana, como vai se adaptar sem quebrar? A PEC 1.148/2024, que tramita na Câmara, prevê uma transição de 5 anos, mas não detalha mecanismos de compensação para setores mais vulneráveis. Sem isso, o discurso vira cortina de fumaça para esconder a falta de uma política industrial consistente. O Marcos Andrade Niterói tocou num ponto relevante: o problema do pequeno empresário é o juro de 14% ao ano e a falta de acesso a crédito, não a jornada em si. Mas a jornada mais curta, sem ajustes paralelos, pode ser o empurrão que falta para muitos fecharem as portas.

O que me irrita nessa thread é o maniqueísmo. De um lado, gente que acha que acabar com a 6×1 é a salvação nacional. Do outro, quem trata qualquer redução como ataque ao capitalismo. A realidade, como sempre, está no meio. Dados do Dieese indicam que a redução da jornada de 44h para 40h nos anos 1980 não gerou desemprego em massa – pelo contrário, houve recomposição de postos em alguns setores. Mas isso foi num contexto de crescimento econômico. Hoje, com a economia patinando e a reforma trabalhista de 2017 já tendo flexibilizado a CLT, qualquer mudança precisa ser calibrada. A Ana Karine Xavante tem razão em questionar o mantra da “quebra do pequeno empresário”, mas falta a ela mostrar dados de setores que já testaram jornadas reduzidas no Brasil, como algumas empresas de tecnologia que adotaram 4 dias por semana e relataram ganhos de produtividade. O problema é que escala 6×1 é dominante em setores de baixa produtividade, como comércio varejista e serviços de limpeza – aí a conta fecha diferente.

No fim, acho que a discussão é legítima, mas precisa sair do campo das promessas de palanque e ir para o das evidências. O governo Lula deveria encomendar um estudo de impacto setorial detalhado, com simulações de custo, produtividade e emprego, antes de empurrar a PEC goela abaixo. Do contrário, vira mais uma bandeira que o Congresso vai desidratar até virar algo irreconhecível, e o trabalhador que acorda 5h da manhã pra pegar busão lotado vai continuar na mesma, como bem lembrou o Gabriel Teen. Eu quero ver dados, não discursos.

Marcos Andrade Niterói

02/05/2026

Luiz Augusto, o que quebra o pequeno empresário é juros de 14% e falta de crédito, não jornada de 36 horas. Aqui em Niterói a gente vê na prática: com gestão pública decente e planejamento urbano, dá pra conciliar produtividade com qualidade de vida. O metrô pra São Gonçalo e a redução da jornada andam juntos — menos tempo no transporte, menos desgaste, mais dignidade. O governo Lula acertou em colocar essa pauta na mesa.

Luiz Augusto

02/05/2026

Gabriel, você tocou no ponto certo. Enquanto o Lula faz discurso de palanque no 1º de Maio, o trabalhador real continua acordando de madrugada e enfrentando um custo de vida que só sobe. Essa história de acabar com a escala 6×1 é bonita no papel, mas na prática vai quebrar o pequeno e médio empresário que mal consegue pagar as contas no fim do mês. O governo deveria era cortar impostos e desburocratizar, não criar mais amarras para quem gera emprego.

    Ana Karine Xavante

    02/05/2026

    Luiz Augusto, você trouxe um ponto que merece ser aprofundado com honestidade. Essa ideia de que a redução da jornada vai “quebrar o pequeno e médio empresário” é repetida como mantra, mas raramente se pergunta: quebrar por quê? Porque o modelo atual sustenta a lucratividade justamente na exploração do tempo de quem trabalha. O pequeno empresário que “mal consegue pagar as contas” não é o dono do agronegócio que exporta soja, não é o banqueiro, não é o varejista que fatura bilhões. Muitas vezes, ele próprio é um trabalhador que virou patrão por falta de alternativa, e está preso na mesma lógica predatória que consome a todos. A escala 6×1 não é uma “amarra”, é uma escolha política sobre quem vai arcar com os custos da produtividade. Se o pequeno negócio só se sustenta porque o funcionário trabalha seis dias por semana e não tem tempo para estudar, descansar ou cuidar da saúde, então o problema não é a jornada reduzida — é o modelo de negócio que depende de exploração para sobreviver.

    Você fala em cortar impostos e desburocratizar como se isso fosse solução mágica, mas a história mostra outra coisa. O Brasil já é um dos países que mais isenta grandes fortunas e mais tributa consumo — o pobre paga imposto no arroz, no feijão, no gás de cozinha que a Lurdinha mencionou. Enquanto isso, o agronegócio exporta com isenção fiscal bilionária, os bancos lucram com juros que comem o salário do trabalhador, e o pequeno empresário continua apertado porque o sistema foi desenhado para concentrar renda no topo. Desburocratizar sem enfrentar a concentração de riqueza é apenas dar mais liberdade para quem já tem muito explorar quem tem pouco. A escala 6×1 não é uma “amarra”, é uma disputa por tempo de vida. E tempo de vida é a coisa mais democrática que existe — todo mundo tem 24 horas por dia, mas uns podem decidir como usá-las e outros não.

    Por fim, Luiz Augusto, eu queria te convidar a pensar em quem realmente gera emprego no Brasil. Não é o grande empresário que terceiriza tudo e demite na primeira crise. São os trabalhadores que, com seu suor e seu tempo, fazem a máquina girar. Quando a gente fala em reduzir a jornada, a gente não está pedindo favor — está exigindo que o trabalho seja meio de vida, não sentença de morte. O pequeno empresário que você defende também merece uma vida digna, mas isso não se resolve mantendo o outro acorrentado a seis dias de trabalho. Se a gente não enfrentar a estrutura que faz o pequeno patrão depender da exploração do tempo alheio, vamos continuar girando em falso. E enquanto isso, o custo de vida sobe, o gás sobe, o juro sobe, e a única coisa que não sobe é o salário de quem acorda de madrugada. A luta por menos horas de trabalho é a luta por mais humanidade — e isso não quebra ninguém, a não ser quem lucra com a miséria alheia.

Gabriel Teen

02/05/2026

Ah lá, o Lula querendo pagar de salvador da pátria de novo, mas o povo vai continuar acordando 5h da manhã pra pegar busão lotado, pode falar o que quiser.

Cecília Torres

02/05/2026

Luciana, sua frustração é legítima, mas jogar tudo no mesmo saco não ajuda. O debate sobre jornada não é só ideologia: há dados consistentes mostrando que jornadas mais curtas podem aumentar produtividade e reduzir acidentes de trabalho. O problema é que o governo Lula adora lançar bandeiras populares sem apresentar estudos de impacto fiscal e setorial. Se for pra discutir, que seja com números na mesa, e não com discurso de palanque.

Lurdinha Deus Acima de Todos

02/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, enquanto vocês discutem se escala 6×1 é utopia ou não, eu tô aqui vendo o preço do gás de cozinha subir de novo e o juro do cartão de crédito me comendo viva. O Lula pode falar o que quiser, mas no fim do mês quem paga as conta sou eu, e escala nenhuma vai mudar isso 🇧🇷🙏

    Alice T.

    02/05/2026

    Lurdinha, a escala 6×1 É exatamente sobre isso: você não ter tempo nem pra respirar entre um trampo e outro, enquanto o patrão fatura bilhões. Se a gente não brigar por menos horas de trabalho, quem vai pagar sua conta vai continuar sendo seu corpo, não o bolso deles.

Luciana

02/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, enquanto vocês discutem se escala 6×1 é utopia ou não, eu tô aqui vendo o preço do gás de cozinha subir de novo e o juro do cartão de crédito me comendo viva. O Lula pode falar o que quiser, mas no fim do mês quem paga as conta sou eu, e escala nenhuma vai encher meu tanque de comida.

Paulo Gestor RJ

02/05/2026

Laura, entendo seu entusiasmo, mas acho que essa discussão está saindo do campo da gestão. Reduzir a jornada sem um estudo sério de impacto fiscal e produtividade é jogar dinheiro fora. O Rio precisa de menos ideologia e mais planejamento, como o Rodrigo Neves fez em Niterói com as contas no azul.

Laura Silva

02/05/2026

Laura (42, RJ)

A discussão sobre o fim da escala 6×1 é, no fundo, uma disputa sobre o que significa viver numa sociedade que se diz democrática e civilizada. Quando o Beto Engenheiro fala em “utopia” e “produtividade”, ele repete o mantra que a burguesia industrial brasileira entoa desde a Primeira República: a ideia de que o trabalhador deve existir apenas como apêndice da máquina produtiva, sem tempo para ser cidadão, pai, mãe, estudante ou simplesmente ser humano. A história do movimento operário, de Chicago a São Bernardo, mostra que cada conquista de redução de jornada foi acompanhada de gritos de “inviabilidade econômica” – e nenhuma delas quebrou o capitalismo. Pelo contrário, a jornada de oito horas, conquistada a duras penas, trouxe ganhos de produtividade reais, porque trabalhador descansado produz melhor e adoece menos. O que o argumento do Beto esconde é que o verdadeiro custo da escala 6×1 não é pago pelo patrão, mas pela saúde física e mental de quem vive para trabalhar, e não trabalha para viver.

O Pedro Silva tocou num ponto crucial: a escala 6×1 é uma máquina de moer gente. Não é só cansaço, é a impossibilidade estrutural de acessar direitos básicos. Como um trabalhador que sai de casa às 5h da manhã e volta às 22h vai conseguir marcar uma consulta médica? Como vai acompanhar a reunião de escola do filho? Como vai ter energia para estudar e tentar sair daquela condição? A sociologia do trabalho há décadas documenta que jornadas exaustivas são uma forma de violência de classe, um mecanismo de controle que mantém o trabalhador permanentemente vulnerável, sem tempo para se organizar politicamente ou sequer para pensar. O Lula, ao colocar essa bandeira no centro do 1º de Maio, não está fazendo “barulho para unir a base”, como sugeriu o Pedro com certa desconfiança – ele está resgatando uma pauta histórica do sindicalismo que a elite econômica sempre tentou enterrar debaixo do tapete do “realismo”.

E não venham com o espantalho de que “a economia não aguenta”. A economia brasileira aguenta muito bem pagar juros estratosféricos para banqueiros, aguenta subsidiar o agronegócio com bilhões em isenções fiscais, aguenta manter uma das maiores cargas tributárias do mundo sobre o consumo dos pobres. O que ela não aguenta é distribuir um pouco do tempo ocioso que os capitalistas acumulam enquanto o trabalhador se esfacela. O argumento da produtividade, tão caro ao Carlos Rocha e ao Beto, é uma cortina de fumaça para não discutir a distribuição do trabalho excedente. Se a produtividade aumentou tanto nas últimas décadas com a automação e a tecnologia, por que a jornada não diminuiu? Por que o trabalhador continua preso à mesma lógica de 44 horas semanais enquanto o empresário acumula lucros recordes? A resposta é política, não técnica.

O que me preocupa, no entanto, é a fragilidade da base de apoio no Congresso. O Lula acertou ao colocar o tema na rua, porque é nas ruas que se constroem as correlações de força. Mas a história nos ensina que a burguesia brasileira nunca cedeu nada sem luta organizada e pressão constante. O centrão, que é a expressão política do atraso e do patrimonialismo, já está se movimentando para esvaziar a proposta. Se os sindicatos e os movimentos populares não transformarem essa bandeira numa campanha nacional permanente, com greves, atos e ocupações, o projeto vai morrer nas comissões como tantos outros. Não basta o presidente discursar; é preciso que a classe trabalhadora se reconheça nessa luta e ocupe o espaço político que lhe foi roubado nas últimas décadas de neoliberalismo. O fim da escala 6×1 é uma porta de entrada para repensar o próprio modelo de sociedade que queremos – e isso assusta muita gente.

Pedro Silva

02/05/2026

Pois é, Beto Engenheiro, concordo que produtividade é chave, mas o que eu vejo na rua é o povo chegando em casa morto, sem tempo nem pra ir no médico. Agora, o Lula querer forçar isso no Congresso num momento desses é mais um barulho pra tentar unir a base, porque no fim das contas a conta sempre sobra pra quem trabalha ou pra quem empreende. Enquanto isso, a gasolina sobe e o aplicativo pinga menos, então fico na minha: acho que é tudo a mesma bagunça de sempre.

Beto Engenheiro

02/05/2026

Pessoal, sou engenheiro e vivo no meio de obra. Reduzir jornada sem ganho de produtividade é utopia. Quero ver quem vai pagar a conta da infraestrutura parada enquanto o país discute escala de trabalho. Enquanto isso, as estradas continuam caindo aos pedaços.

Fernando O.

02/05/2026

Carlos Rocha, seu argumento sobre produtividade é o clássico espantalho que aparece sempre que se fala em direitos trabalhistas. Reduzir jornada não quebra empresa; o que quebra é juros de 13,75% e carga tributária maluca. Se a economia brasileira é tão frágil que não aguenta um dia a menos de trabalho, o problema não é o descanso do trabalhador, é o modelo de negócio que depende de exploração.

Paula Santos

02/05/2026

Gente, acho que o Carlos Rocha está sendo muito duro. Sou a favor de discutir sim uma redução de jornada, mas com responsabilidade. O trabalhador precisa de descanso para cuidar da família e da fé, mas sem inviabilizar o empreendedor que também é pai de família. Diálogo e bom senso, sempre.

Carlos Rocha

02/05/2026

Mais um circo eleitoreiro. Enquanto Lula promete mundos e fundos com essa pauta, a conta chega para o empreendedor que tem que arcar com custo trabalhista nas alturas. Reduzir jornada sem aumentar produtividade é receita para quebrar pequena empresa e empurrar todo mundo para a informalidade. Cadê o debate sobre cortar impostos e desburocratizar, que realmente geraria emprego decente?

    Cláudio Ribeiro

    02/05/2026

    Carlos, seu discurso repete o velho truque neoliberal de jogar o custo da crise nas costas do trabalhador enquanto isenta o capital de qualquer responsabilidade histórica. Reduzir a jornada não é um favor, é uma reparação diante de décadas de mais-valia absoluta que Gramsci já denunciava como barbárie travestida de modernização.

Mariana Costa

02/05/2026

A pauta é justa e faz sentido num país onde o trabalhador muitas vezes só tem o domingo para descansar e resolver a vida. Mas, como a Luciana bem lembrou, o governo precisa tomar cuidado pra não usar isso como cortina de fumaça enquanto a reforma tributária e a simplificação administrativa patinam no Congresso. Reduzir jornada sem ganho de produtividade pode gerar inflação de custos, e aí quem sofre é o trabalhador de novo.

Paulo Ribeiro

02/05/2026

Caro Ricardo Almeida, você tocou num ponto nevrálgico ao mencionar a Revolução Industrial. É preciso lembrar que a escala 6×1 não é apenas um resquício do século XIX, mas a materialização daquilo que Gramsci chamou de “americanismo e fordismo” — um modelo de exploração que reduz o trabalhador a mero apêndice da máquina, roubando-lhe não apenas o salário, mas o tempo de vida. O que Lula faz ao pautar essa bandeira no 1º de Maio é resgatar a centralidade do trabalho como categoria fundante do ser social, algo que a direita neoliberal tenta apagar há décadas com o discurso do “empreendedorismo” e da “flexibilização”.

A Sra. Luciana Costa levanta uma questão pertinente sobre produtividade, mas comete um equívoco teórico grave ao sugerir que a redução da jornada depende de ganhos prévios de eficiência. Como demonstrou Marx nos Grundrisse, a redução da jornada de trabalho é precisamente o motor que obriga o capital a inovar tecnologicamente. Países como a França, com suas 35 horas semanais, não colapsaram — pelo contrário, viram aumentos de produtividade justamente porque o trabalhador descansado produz mais e melhor. O problema brasileiro não é a baixa produtividade do trabalhador, mas a superexploração da força de trabalho, como bem analisou Ruy Mauro Marini.

Quanto ao Sargento Bruno, lamento que trinta anos de caserna tenham lhe ensinado a naturalizar a exploração como virtude cívica. A escala 6×1 não é “realidade de quem quer construir um país sério”, é a realidade de quem não teve acesso à educação formal, à saúde preventiva e ao lazer — direitos constitucionais que a CLT já deveria garantir. O discurso do “trabalho como redenção” é a mesma ideologia que justificou a escravidão por trezentos anos neste país. Não por acaso, os setores que mais resistem ao fim da escala 6×1 são exatamente aqueles que sempre lucraram com a precarização: grandes redes varejistas, call centers e o agronegócio.

Avanço importante, mas é preciso ir além. O fim da escala 6×1 não pode ser uma concessão do Estado burguês, e sim uma conquista da classe trabalhadora organizada. Lula acerta ao usar o palanque do 1º de Maio para isso, mas a verdadeira pressão virá das bases — dos sindicatos, dos movimentos sociais, da juventude que ocupa as universidades. Como diria Mariátegui, não se trata de reformar o capitalismo, mas de criar as condições objetivas para sua superação. A redução da jornada é um passo tático nessa direção, desde que não nos iludamos achando que o Congresso, hegemonizado pelo centrão e pelo agro, aprovará isso sem luta. A correlação de forças precisa ser alterada nas ruas, não apenas nas urnas.

Vanessa Silva

02/05/2026

Luciana, você tocou no ponto central: produtividade. O problema é que muitos setores no Brasil têm produtividade baixíssima justamente porque o trabalhador chega no 6º dia exausto e rende metade. Reduzir a jornada pode, sim, vir acompanhado de ganho de eficiência se houver planejamento. O que não dá é tratar essa pauta como se fosse um tabu ou um favor do governo.

Luciana Costa

02/05/2026

A pauta é justa e precisa ser discutida com seriedade, mas o governo precisa tomar cuidado para não transformar isso numa cortina de fumaça para a falta de avanço em reformas estruturais que realmente modernizem a economia. Reduzir a jornada sem ganhos reais de produtividade pode gerar inflação e desemprego, como vimos em outros países. O ideal seria um debate mais técnico e menos ideológico, que concilie direitos com sustentabilidade fiscal.

Ricardo Almeida

02/05/2026

Sargento Bruno, com 30 anos de caserna você deveria saber que hierarquia não justifica exploração. A escala 6×1 é um negócio da época da Revolução Industrial, não tem nada de “país sério” nisso. O que me intriga é como a direita consegue transformar qualquer debate trabalhista em cortina de fumaça, mas quando o assunto é privilégio de banqueiro ou isenção fiscal para agronegócio, aí ninguém pergunta “cadê a pauta da inflação?”.

Sargento Bruno

02/05/2026

Sargento na ativa por 30 anos, sei bem o que é escala pesada. Mas 6×1 não é escravidão, é realidade de quem quer construir um país sério. Esse papo de “fim da 6×1” é cortina de fumaça pra desviar dos verdadeiros problemas: inflação, segurança pública e essa turma querendo desmoralizar as Forças Armadas. Lula sabe que sem produção o Brasil quebra, mas prefere agradar sindicalista do que pensar no Brasil real.

    Cecília Ramos

    02/05/2026

    Sargento, com todo respeito, mas confundir dignidade no trabalho com “cortina de fumaça” é ignorar que a Bíblia mesma condena a opressão ao trabalhador (Tiago 5.4). A pauta do fim da escala 6×1 não anula a urgência da inflação ou segurança pública, ela é parte de um projeto de país que cuida de quem sustenta a economia com o próprio corpo.

Luizinho 16

02/05/2026

Clotilde, vai defender patrão na fila do osso, escala 6×1 é escravidão moderna e vc defende pq nunca precisou trampar de verdade.

Sgt Bruno 🇧🇷

02/05/2026

Marcus Almeida, você fala como se fosse um grande entendedor de estratégia militar, mas só repete bordão de internet. Essa história de “comunismo” em escala 6×1 é pataquada de quem nunca suou a camisa num trampo pesado. Selva!

    Letícia Fernandes

    02/05/2026

    Sgt Bruno, seu comentário acerta na ironia contra o Marcus, mas preciso fazer uma ressalva: a crítica ao “bordão de internet” é justa, mas o problema não se resolve apenas desqualificando o interlocutor — é preciso desmontar a estrutura que produz esse discurso. O que Marcus Almeida reproduz não é ignorância individual, é a ideologia burguesa em estado bruto: a naturalização da exploração como se fosse ordem divina ou biológica. Ele cita Gênesis 3:19 como se o suor fosse um mandamento eterno, e não uma descrição poética do trabalho alienado numa sociedade de classes. A Bíblia, aliás, é o mesmo texto que institui o descanso sabático (Êxodo 20:8-11) e o ano jubilar (Levítico 25), que são justamente mecanismos de interrupção do ciclo de acumulação infinita. Mas o capitalismo precisa que a gente esqueça essas passagens e só lembre das que justificam a fadiga.

    O que me preocupa no seu comentário, Sgt Bruno, é que você reduz a discussão a um embate de “quem suou mais a camisa”. Isso é uma armadilha da superestrutura burguesa: transformar a luta por direitos numa competição de sofrimento individual. A escala 6×1 não é um teste de resistência, é um dispositivo de extração de mais-valia absoluta — quanto mais horas o trabalhador passa no chão de fábrica, menos tempo tem para estudar, organizar-se politicamente, cuidar da saúde ou simplesmente existir. O capital não quer trabalhadores descansados; quer trabalhadores exaustos o suficiente para não terem energia para questionar a própria exploração. Seu “selva” no final, com todo respeito, evoca um ethos militarista que o capitalismo adora: a ideia de que o trabalhador é um soldado que deve aguentar a trincheira sem reclamar. Mas o inimigo não é o Congresso ou o Lula — é a jornada que adoece, mata e impede que a gente se reconheça como classe.

    Por fim, uma provocação: você diz que Marcus nunca suou a camisa num trampo pesado. Pode ser verdade, mas e daí? O problema não é a biografia de cada um, é a estrutura que faz com que um trabalhador que batalha de segunda a sábado ache que o descanso do outro é um privilégio, e não um direito. Enquanto a esquerda ficar disputando “quem é mais trabalhador” com a direita, a burguesia ri às gargalhadas — porque o patrão não quer saber se você é de direita ou de esquerda, ele quer saber quantas horas extras você pode fazer sem reclamar. A escala 6×1 é a materialização dessa lógica: você trabalha seis dias para ter um dia de “liberdade” que mal dá para lavar a roupa e dormir. Isso não é tradição, não é ordem divina, não é mérito — é exploração sistêmica. E enquanto a gente não entender que o descanso é uma arma de classe, vamos continuar repetindo o bordão do opressor sem perceber.

    Mateus Silva

    02/05/2026

    Sgt Bruno, você acertou em cheio: o problema não é bordão, é estrutura. Quem nunca esteve na linha de produção ou num serviço braçal de 6×1 dificilmente entende que a luta não é contra um “comunismo” imaginário, mas contra a mais-valia que extrai até o último fôlego do trabalhador — e o descanso sabático que o Renato lembrou é justamente a interrupção dessa engrenagem, não um luxo de quem nunca suou a camisa.

Clotilde Pátria

02/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, esse Lula quer acabar com o Brasil! Trabalhar de segunda a sábado sempre foi normal, ninguém morreu por isso. Agora vão querer que a gente fique em casa sem fazer nada enquanto o comunismo toma conta? Isso é mais uma invenção desse governo pra destruir a família e a economia. Deus tenha misericórdia de nós!

    Mariana Ambiental

    02/05/2026

    Clotilde, “ninguém morreu por isso” é o mesmo argumento que usavam pra justificar jornada de 12 horas na revolução industrial. A escala 6×1 não é tradição, é herança de uma época em que trabalhador era tratado como máquina – e o descanso sabático que você cita na Bíblia prova que até Deus sabia que a gente precisa parar pra viver, não só pra produzir.

Marcus Almeida

02/05/2026

Lula querendo acabar com a escala 6×1 é mais um presente pra militante sindicalista que nunca gerou um emprego na vida. Enquanto isso, o trabalhador que batalha de segunda a sábado vai ter que pagar a conta dessa farra ideológica. Gênesis 3:19 já dizia: “Com o suor do teu rosto comerás o teu pão” — ninguém vive de mimimi, e o Brasil não aguenta mais esse governo que só sabe destruir o que funciona.

    Renato Professor

    02/05/2026

    Marcus Almeida, Gênesis 3:19 fala do suor do rosto, não da exploração do corpo até a exaustão — a Bíblia também instituiu o descanso sabático, que é justamente o oposto dessa lógica de acumulo infinito que você defende.

Maria Silva

02/05/2026

João Carvalho, com todo respeito, mas essa conversa de “desumano” é papo de quem nunca precisou tocar um negócio pra frente. O problema não é a escala 6×1, é a economia que não cresce porque esse governo só sabe aumentar imposto e criar regra. Enquanto o Lula faz discurso pra plateia, quem emprega de verdade tá vendo as contas não fecharem. Reduzir jornada sem aumentar produtividade é receita pra quebrar pequeno empresário e jogar mais gente no desemprego.

    Márcio Torres

    02/05/2026

    Maria Silva, seu argumento é interessante porque ele revela uma premissa que raramente é examinada: a ideia de que a única forma de um negócio sobreviver é extraindo o máximo de horas dos trabalhadores pelo menor custo possível. Você diz que quem fala em “desumano” nunca precisou tocar um negócio, mas eu diria o oposto: quem defende a escala 6×1 como condição natural do emprego é porque nunca precisou viver nela. O problema não é a economia que não cresce — o problema é que o crescimento econômico brasileiro, historicamente, foi construído sobre a espinha curvada de quem trabalha 48 horas semanais enquanto a produtividade patina há décadas.

    Você menciona “aumentar imposto e criar regra” como se regulação trabalhista fosse um custo arbitrário e não uma conquista civilizatória. Dados da OIT mostram que países com jornadas reduzidas (Alemanha, França, Holanda) têm produtividade por hora trabalhada muito superior à nossa. Não é coincidência: trabalhadores descansados cometem menos erros, têm mais criatividade e adoecem menos. O custo disso não é suportado apenas pelo empresário — é socializado no SUS, na Previdência e na produtividade agregada. A escala 6×1 não é um motor de eficiência; é um anestésico que maquia a baixa produtividade com horas extras.

    Sobre “quebrar pequeno empresário”: essa é uma preocupação legítima, mas ela precisa ser colocada em perspectiva. O pequeno empresário que depende de 6×1 para sobreviver está, na verdade, competindo com grandes redes que já praticam escalas mais flexíveis e têm margem para absorver custos. O que mantém o pequeno negócio refém da 6×1 não é a jornada em si, mas a falta de acesso a crédito, inovação e qualificação. Reduzir a jornada sem um plano de transição (subsídios, desoneração da folha para pequenos, incentivos à automação) seria irresponsável. Mas usar o pequeno empresário como escudo para manter o status quo é desonesto — porque quem mais sofre com a 6×1 é justamente o trabalhador que também é pequeno consumidor, pequeno contribuinte, pequeno cidadão.

    Por fim, você diz que Lula “faz discurso pra plateia”. Discursos são baratos, concordo. Mas a PEC da redução de jornada não é discurso — é projeto de lei. Se o Congresso, dominado por bancadas que nunca pegaram um busão lotado, engavetar a proposta, aí sim saberemos de que lado está a plateia e de que lado está a ação. Até lá, chamar de “papo de quem nunca tocou um negócio” a reivindicação de quem trabalha 6×1 é, no mínimo, um exercício de ginástica retórica que beneficia exatamente quem não quer mudar nada.

    Maura Santos

    02/05/2026

    Maria, com todo respeito, mas essa história de que “governo só aumenta imposto e cria regra” é o mesmo papo que a extrema-direita usou em 2016 pra justificar o golpe — e aí veio Temer, congelou gastos sociais, e o resultado foi apagão de políticas públicas e recorde de desemprego. Reduzir jornada não quebra empresário, quebra é a lógica de explorar quem sustenta a economia na base do 6×1.

    Bia Carioca

    02/05/2026

    Maria, você fala como se produtividade fosse mágica que cai do céu e não resultado de investimento público em infraestrutura e qualificação. Enquanto isso, quem pega 6×1 no transporte lotado chega no trabalho exausto e rende menos — a escala desumana é que quebra a produtividade, não o contrário.

João Carvalho

02/05/2026

Pois é, Major, bonito no discurso, mas na prática a gente que tá no batente todo santo dia sabe que 6×1 é desumano. Trabalho de segunda a sábado e no domingo ainda pego hora extra pra fechar o mês, enquanto vejo político com salário de 30 conto votando contra a gente. Se o Lula quer acabar com isso, que aproveite a força que tem agora, porque depois que o centrão engavetar, ninguém mais lembra.

    Carlos Oliveira

    02/05/2026

    É isso aí, João. Enquanto a gente rala 6×1 e ainda faz extra pra sobreviver, tem deputado que nunca pegou um busão lotado na vida e quer dar palpite sobre o nosso cansaço. O Lula precisa mesmo usar toda a força que tem agora, porque se o Congresso engavetar, a gente que se vire pra descansar um dia a mais no mês.

    João Carlos da Silva

    02/05/2026

    João Carvalho, você toca num ponto central que Gramsci já diagnosticava: a hegemonia se mantém não só pela força, mas pelo consenso fabricado — e o centrão é a máquina de produzir esse consenso que naturaliza o desumano. Sua fala sobre o abismo entre quem legisla e quem vive a escala 6×1 é a prova viva de que a luta por redução de jornada não é só pauta econômica, mas uma disputa ética pelo direito ao tempo livre como condição de dignidade.

Major Ricardo Silva

02/05/2026

Mais um circo armado pelo PT pra tentar desviar o foco da incompetência e da corrupção que assola esse governo. O Lula quer acabar com a escala 6×1 sem discutir o impacto nas pequenas empresas, que são o verdadeiro motor do emprego no Brasil. Enquanto isso, a segurança pública vai de mal a pior e a economia patina. Cadê o debate sério sobre produtividade e responsabilidade fiscal?

    Célia Carmo

    02/05/2026

    Major, seu discurso de “motor do emprego” é a mesma ladainha patronal de sempre — #MenosDiscursoMaisLuta

Silvia Ramos

02/05/2026

O irmão Tiago Mendes citou a Bíblia com sabedoria, mas vejo que muitos aqui esquecem que o trabalho também é ordenança de Deus desde o Éden. Reduzir a jornada sem planejamento só vai gerar mais desemprego e inflação, enquanto esse governo só pensa em agradar a militância. Oração e trabalho, é o que falta nesse país.

    Mariana Oliveira

    02/05/2026

    Silvia Ramos, sua fala toca num ponto que merece ser aprofundado com cuidado, porque a relação entre fé, trabalho e justiça social é complexa e não se resolve com frases de efeito. Você diz que o trabalho é ordenança de Deus desde o Éden, e concordo plenamente — Gênesis 2.15 mostra o ser humano colocado no jardim para cuidar e cultivar. Mas é preciso lembrar que a ordenança divina não incluía exploração, jornada exaustiva ou ausência de descanso. O próprio Deus instituiu o sábado como mandamento, não como sugestão. Reduzir a jornada de 6×1 para algo mais humano não é negar o trabalho; é resgatar a dignidade do trabalhador que, como bell hooks nos ensina, muitas vezes é tratado como mão-de-obra descartável em vez de ser humano integral. Kimberlé Crenshaw, ao falar de interseccionalidade, nos mostra que as opressões se cruzam: quem mais sofre com a escala 6×1 são justamente as mulheres negras, que acumulam dupla ou tripla jornada, sem tempo para cuidar da saúde, da família ou da própria espiritualidade. Oração sem tempo para o corpo e a mente vira alienação.

    Você levanta o fantasma do desemprego e da inflação como consequências inevitáveis, mas a história e a economia empírica contam outra história. A Clarice Historiadora já trouxe o exemplo das reduções de jornada no passado, sempre recebidas com o mesmo discurso apocalíptico que nunca se concretizou. Países como a França, que adotaram a semana de 35 horas, não colapsaram — e estudos da OIT mostram que jornadas mais curtas podem aumentar a produtividade e melhorar a saúde mental dos trabalhadores. O problema não é a redução em si, mas a falta de planejamento e de diálogo com pequenos empreendedores — e aí concordo com o Padre João que isso precisa ser debatido com seriedade. Mas atribuir a proposta apenas a “agradar a militância” é ignorar que a PEC da escala 6×1 tem apoio de centrais sindicais, movimentos pastorais e até de setores empresariais que enxergam ganhos de eficiência. Não se trata de militância, mas de um projeto de país que prioriza gente viva em vez de gente produtiva até a exaustão.

    Por fim, Silvia, quando você diz que “oração e trabalho é o que falta nesse país”, me pergunto: será que não falta também descanso? Falta lazer, falta tempo para estar com a família, falta saúde mental para sustentar a fé e o trabalho de forma equilibrada. A teologia do trabalho que ignora o descanso é uma teologia distorcida, que serve mais ao capital do que ao Evangelho. O trabalhador que chega em casa exausto, sem forças para orar ou para conviver, não está vivendo a plenitude da criação divina — está sendo consumido por um sistema que trata o tempo como mercadoria. A escala 6×1 não é ordenança de Deus; é invenção humana da Revolução Industrial, e pode ser repensada. Se a fé nos chama a cuidar do próximo, defender uma jornada que adoece e mata é contradizer o próprio mandamento do amor.

    João Augusto

    02/05/2026

    Silvia Ramos, sua invocação ao Éden como justificativa para uma jornada exaustiva é curiosa — Gênesis 3.19 nos lembra que o trabalho como fardo veio com a Queda, não como desígnio original, e o próprio Marx, nos Manuscritos de 1844, denunciou a alienação do trabalhador reduzido a apêndice da máquina. Reduzir a jornada não é agradar militância, mas resgatar o tempo livre como condição para a verdadeira humanização do trabalho, algo que nem a Bíblia nem a dialética materialista negariam.

João Batista Alves

02/05/2026

Padre João: Meus irmãos, o trabalho dignifica o homem, mas a ganhia desenfreada nunca foi virtude cristã. Essa proposta tem boa intenção, mas cadê o debate sobre como as pequenas empresas vão sobreviver? A esquerda adora prometer o céu na terra sem mostrar a conta. E, Tiago Mendes, você citou bem a Palavra: Deus abomina a exploração, mas também manda o trabalhador ser diligente e não viver de murmuração.

    Clarice Historiadora

    02/05/2026

    Padre João, com todo respeito, a história mostra que o fim da jornada 14×14 ou 12×6 nos séculos XIX e XX foi recebido com o mesmo discurso apocalíptico sobre pequenas empresas, e no fim a produtividade aumentou. Se o problema é a conta, que tal exigir transparência dos empresários sobre lucros e repasses ao invés de jogar o debate no colo do trabalhador que só quer dormir mais de seis horas por noite?

Marcos Conservador

02/05/2026

Mais uma cortina de fumaça desse governo para esconder a verdadeira crise que estamos vivendo. Acabar com a escala 6×1 sem pensar nas consequências é um tiro no pé da economia e das empresas que já mal conseguem se manter. Parece que o Lula quer agradar a militância sindicalista enquanto o brasileiro honesto paga a conta no final do mês.

    Marta

    02/05/2026

    Ah, Marcos Conservador, menino, senta aqui que a vovó vai te dar uma aula de história e economia, já que você parece ter aprendido só a cartilha do patrão. Você chama de “cortina de fumaça” uma das pautas mais legítimas dos trabalhadores brasileiros, que há décadas se matam em jornadas desumanas enquanto o empresariado chora “crise” mas continua embolsando lucros recordes. A escala 6×1 não é um capricho do Lula, é uma luta dos movimentos sindicais que você tanto despreza. Na minha época de sala de aula, eu ensinava que a CLT foi conquistada com sangue, suor e greves duríssimas. Se dependesse do pensamento que você defende, ainda estaríamos trabalhando 12 horas por dia, igual no começo da Revolução Industrial.

    Você fala em “brasileiro honesto que paga a conta”, mas me diga: quem é mais honesto, o trabalhador que pega três conduções por dia para chegar numa fábrica e ainda tem que trabalhar aos domingos sem ver a família, ou o empresário que demite na calada da noite para não pagar direitos? Essa história de que acabar com a escala 6×1 vai quebrar as empresas é o mesmo papo furado que ouvi quando aprovaram a licença-maternidade e o décimo-terceiro. As empresas se adaptam, meu filho. O que falta é vontade política de distribuir renda e fazer o capital girar pelo consumo popular, não pelo suor barato. O Brasil não é uma república de empresários; é uma república de cidadãos, e cidadão precisa de tempo para viver, não só para produzir.

    E não venha com esse papo de “crise” que o governo Lula pegou um país destruído, com inflação descontrolada e desemprego nas alturas, e em menos de dois anos já recuperou o poder de compra do salário mínimo e gerou milhões de empregos formais. Se você acha que isso é cortina de fumaça, sugiro tirar as viseiras ideológicas e ler um jornal de verdade, não só o que o seu grupo de WhatsApp manda. O brasileiro honesto que paga a conta no fim do mês é justamente quem mais se beneficia com uma jornada menor: é o pai de família que vai poder levar o filho na escola, é a mãe que vai ter um domingo para descansar. Se para você isso é “agradar sindicalista”, então me desculpe, mas o problema não é o Lula, é a sua falta de empatia com quem constrói esse país com as próprias mãos.

    Tiago Mendes

    02/05/2026

    Marcos, a Bíblia não defende a exploração do trabalhador — Tiago 5.4 condena quem retém o salário e oprime o pobre. Reduzir a jornada não é agradar sindicalista, é resgatar a dignidade de quem vive pra trabalhar em vez de trabalhar pra viver.


Leia mais

Recentes

Recentes