Menu

Marinho e Boulos pressionam Congresso por regulação do trabalho em apps e fim da escala 6×1

56 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Marinho e Boulos pressionam Congresso por regulação do trabalho em apps e fim da escala 6×1. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o deputado federal Guilherme Boulos uniram esforços para cobrar do Congresso Nacional a aprovação de projetos sobre regulamentação do trabalho por aplicativos […]

56 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Marinho e Boulos pressionam Congresso por regulação do trabalho em apps e fim da escala 6x1. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o deputado federal Guilherme Boulos uniram esforços para cobrar do Congresso Nacional a aprovação de projetos sobre regulamentação do trabalho por aplicativos e fim da escala 6×1.

O pedido ocorreu em ato organizado pelas centrais sindicais em comemoração ao Dia do Trabalhador, em São Bernardo do Campo. Marinho dirigiu um recado direto aos parlamentares, afirmando que deputados e senadores precisam assumir a responsabilidade de encarar o debate de forma definitiva.

O ministro manifestou a esperança de que a celebração tenha sido a última realizada sob a escala de trabalho atualmente em vigor, segundo o portal UOL. Ele projetou um cenário positivo para o próximo ano.

Boulos amplificou a pressão sobre o Legislativo ao lembrar que o presidente Lula já formalizou o envio do projeto de lei que busca acabar com a jornada semanal de seis dias laborais por um de descanso. O deputado recorreu à memória das lutas históricas dos trabalhadores para convocar uma mobilização popular intensa.

Boulos argumentou que a conquista definitiva de dois dias de descanso semanal dependerá da participação ativa do povo nas ruas. A pressão das lideranças reflete o esforço para regulamentar as plataformas digitais e proteger direitos de milhões de trabalhadores sem amparo em previdência e saúde.

A regulamentação do trabalho em aplicativos visa garantir direitos básicos aos profissionais que atuam nessas plataformas. O fim da escala 6×1 busca proporcionar mais tempo de descanso e qualidade de vida à classe trabalhadora.

A mobilização social é considerada fundamental para o avanço das iniciativas no Legislativo. Com as propostas encaminhadas ao Congresso, a coesão dos movimentos de base pode ser o vetor decisivo para que o parlamento coloque os direitos dos trabalhadores em destaque.


Leia também: Boulos:’Fim da escala 6×1 melhora vida de quem trabalha e aumenta a produtividade’


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maria Silva

02/05/2026

Luciana Santos, a questão não é só preço da gasolina ou taxa das plataformas, isso é verdade, mas a escala 6×1 e a falta de vínculo são o cerne do problema. Conciliar direitos básicos com a realidade dos apps é um desafio que exige bom senso, não radicalismo de nenhum lado. Espero que o Congresso consiga achar um meio-termo que proteja o trabalhador sem inviabilizar o serviço.

Luciana Santos

02/05/2026

Ah, Marinho e Boulos juntos é a dupla que vai resolver tudo, né? Enquanto eles fazem pressão no Congresso, eu tô aqui vendo os motoristas de app se matando de trabalhar 14h por dia pra ganhar merreca. Podiam começar regulando o preço da gasolina e a taxa que as plataformas cobram, que já ajudava mais que discurso.

Marcos Andrade Niterói

02/05/2026

A Mariana Ambiental resumiu bem: o custo social dessa precarização cai no colo do Estado enquanto o lucro vai pra big tech. Aqui em Niterói a gente vê na prática o que é gestão pública de verdade com o Rodrigo Neves entregando infraestrutura e mobilidade, enquanto o governo estadual abandona o transporte público. Regulação do trabalho em app e fim da escala 6×1 é questão de saúde pública e dignidade, não de ideologia.

Mariana Ambiental

02/05/2026

Fernando O., é isso. O SUS e a previdência já estão arcando com os custos dessa farra de jornada infinita e sem vínculo. Regulação não é favor, é reparação de um modelo que transfere o risco todo pro trabalhador e o lucro todo pra Big Tech.

Fernando O.

02/05/2026

Eduardo C., é exatamente por isso que a discussão precisa sair do campo ideológico. Os números de acidentes e jornadas de 14h são factuais e mostram que o modelo atual é insustentável. Se o Congresso não regular, quem vai pagar a conta é o SUS e a previdência.

Eduardo C.

02/05/2026

Carlos Henrique, trazer Gramsci pra thread de app é um luxo desnecessário. A realidade é que a escala 6×1 e a precarização dos apps têm números concretos: acidentes de trânsito, jornadas de 14h, remuneração abaixo do mínimo. Enquanto ficam filosofando sobre liberdade de escolha, os dados do Dieese mostram que 87% dos motoristas de app ganham menos de um salário mínimo líquido por mês. Cadê a “escolha” aí?

Eduardo Nogueira

02/05/2026

Lucas Gomes, “capitalismo de plataforma” é o novo nome pra vitimização. Se o app é tão ruim, ninguém te obriga a dirigir. Escala 6×1 é sagrada pra quem tem vergonha na cara e quer construir algo. Boulos e Marinho tão é querendo voto de sindicalista, não ajudar trabalhador de verdade.

    Carlos Henrique Silva

    02/05/2026

    Eduardo, seu comentário reproduz com precisão o que Gramsci chamava de “consenso fabricado”: a ideia de que a escolha individual, num contexto de absoluta ausência de alternativas, é expressão de liberdade. Ninguém “obriga” ninguém a dirigir para um aplicativo, assim como ninguém “obriga” um trabalhador a aceitar um salário de fome. A obrigação é estrutural: quando o desemprego bate na casa dos dois dígitos, quando a informalidade já abraça quase 40% da força de trabalho brasileira, e quando o sistema financeiro empurra o trabalhador para o endividamento, a “escolha” de virar motorista de app é o que Marx chamava de “coerção muda das relações econômicas”. Não há vitimização aí, há diagnóstico. Chamar de vitimismo é confundir a descrição de um mecanismo de exploração com um lamento pessoal.

    Sobre a escala 6×1 ser “sagrada”, essa é uma das ideologias mais eficientes que o capitalismo brasileiro já produziu. A jornada 6×1 não é uma tradição, Eduardo, é uma herança da escravidão travestida de CLT. O Brasil é um dos poucos países do mundo onde se trabalha seis dias para descansar um. Na Europa, a semana de 35 ou 40 horas com dois dias de descanso é regra há décadas. E a produtividade deles é maior que a nossa. O que a escala 6×1 produz não é “vergonha na cara” ou construção de algo; produz exaustão, acidentes de trabalho, adoecimento mental e famílias que mal se veem. Se você acha que trabalhar seis dias por semana é virtude, o discurso patronal cumpriu seu papel: transformou exploração em moralidade.

    Quanto a Boulos e Marinho “nunca terem gerado um emprego”, esse é o argumento mais raso que aparece em toda discussão sobre regulação. Empregos não são gerados por mágica do mercado, como se o capitalista fosse um benfeitor. Empregos são gerados quando há demanda agregada, quando o Estado regula para evitar que a competição se dê por precarização, e quando os trabalhadores têm poder de barganha. A Uber e a iFood não geraram empregos no sentido clássico: transferiram riscos e custos para o trabalhador, eliminaram vínculos, e transformaram cada motorista num microempresário falido que banca o próprio carro, o próprio combustível e o próprio plano de saúde. Isso não é empreendedorismo, é terceirização da miséria.

    Boulos e Marinho não estão atrás de voto de sindicalista. Eles estão tentando fazer o que o Estado deveria ter feito desde o início: impedir que a tecnologia seja usada como pretexto para abolir direitos conquistados com sangue no século XX. Se você acha que regulação é burocracia, sugiro ler um pouco sobre a história da CLT. Ela também foi chamada de “burocracia” pelos patrões em 1943. Hoje, ninguém em sã consciência defende trabalho infantil ou jornada de 14 horas. Regulação não é o inimigo da liberdade, Eduardo. É a condição para que a liberdade não seja apenas a liberdade do mais forte de explorar o mais fraco.

Maria Clara Lopes

02/05/2026

O Paulo Gestor RJ trouxe um ponto sensato: falta estudo de impacto antes de qualquer mudança. Mas também acho que ficar só esperando “dados perfeitos” é desculpa pra não enfrentar o problema. Trabalhador de app não tem direito básico nenhum, e escala 6×1 é desumana pra qualquer um que já trampou em subemprego. Dá pra regular sem virar burocracia pura, só precisa de boa vontade política.

Paulo Gestor RJ

02/05/2026

Pessoal, essa discussão sobre regulação de apps e escala 6×1 é importante, mas precisa de pé no chão. Sou a favor de debater direitos, mas do jeito que tão colocando parece que a solução é só lei e burocracia. Cadê o estudo de impacto fiscal e econômico? Sem gestão e viabilidade, vira só promessa de palanque.

Maria Antonia

02/05/2026

Cristina, você foi gentil, mas o Tonho não merece tanta reflexão. A real é que essa dupla Marinho e Boulos nunca gerou um emprego na vida, só querem amarrar o trabalhador em mais burocracia e imposto. Quem é adulto que escolheu ser motorista de app sabe dos riscos e quer liberdade, não tutela de sindicalista.

    Lucas Gomes

    02/05/2026

    Maria Antonia, essa ideia de que liberdade é ausência de regulação é o maior truque do capitalismo de plataforma: te convencer de que escolher entre morrer de fome ou se matar de trabalhar é livre arbítrio. Boulos e Marinho não querem te amarrar, querem que o motorista de app tenha direito a descanso, a um piso mínimo e a não ser desligado por algoritmo como se fosse lixo descartável. Liberdade sem proteção social é só outro nome para exploração.

Tonho Patriota

02/05/2026

ESSES COMUNISTAS QUEREM ACABAR COM O TRABALHO LIVRE! ESCALA 6X1 É SAGRADA, QUEM NÃO AGUENTA QUE VIRE EMPRESÁRIO IGUAL EU! FAZ O L!

    Cristina Rocha

    02/05/2026

    Tonho Patriota, seu comentário merece uma reflexão mais cuidadosa, longe dos gritos e das palavras de ordem. Você chama a escala 6×1 de “sagrada” e diz que quem não aguenta que vire empresário. Isso revela uma compreensão muito limitada do que é, de fato, o trabalho livre. Liberdade não é apenas a ausência de amarras formais; é a possibilidade real de escolher condições dignas de vida. Um entregador que trabalha 14 horas por dia, sem direito a descanso semanal remunerado, sem férias, sem proteção contra acidentes, não é livre: é refém de uma estrutura que transfere todos os riscos para ele e concentra os lucros nas mãos de quem controla o aplicativo. Isso não é empreendedorismo, é uma nova roupagem para a velha exploração, como bem denunciou Marx ao falar da mais-valia e da subsunção real do trabalho ao capital.

    Você fala em “comunistas querendo acabar com o trabalho livre”, mas a verdade é que a regulação proposta por Marinho e Boulos visa justamente o oposto: garantir que o trabalhador de aplicativo tenha direitos básicos que já foram conquistados há décadas pela classe trabalhadora. A escala 6×1 não é uma tradição a ser preservada; é uma herança do período da Revolução Industrial, quando não havia limite de jornada e crianças morriam nas máquinas. Foi a luta dos trabalhadores, e não o “empreendedorismo”, que nos deu a jornada de 8 horas e o descanso semanal. Querer manter o trabalhador sem esses direitos não é defender a liberdade, é defender a precarização. E, como diria a filósofa Hannah Arendt, a liberdade política só existe quando há condições materiais para exercê-la.

    Por fim, seu “FAZ O L” é um grito vazio que tenta reduzir o debate a uma guerra de símbolos partidários. Mas a realidade é mais complexa. O próprio Papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si’, critica a “cultura do descarte” que trata os trabalhadores como peças descartáveis. A defesa da escala 6×1 como algo “sagrado” é uma distorção teológica: o descanso sabático, na tradição judaico-cristã, não é um prêmio para quem aguenta, mas um direito inalienável da criatura humana, criada à imagem de Deus. Se você é mesmo um patriota, deveria desejar que seus conterrâneos tenham tempo para a família, para o lazer, para a política — e não apenas para sobreviver. A verdadeira pátria não se constrói com gente exausta e adoecida.

Roberto Lima

02/05/2026

Pois é, Eduardo Teixeira, você falou tudo. Esse pessoal do Boulos e Marinho nunca criou um emprego na vida, só sabem é aumentar imposto e encher o Estado de burocracia. Querem acabar com a escala 6×1? Ótimo, então que paguem o prejuízo do patrão com dinheiro público, porque na agropecuária a gente sabe que sem trabalhar sábado não colhe nada. Isso aí é cortina de fumaça para esconder a incompetência desse governo.

Ana Paula Conserva

02/05/2026

O Jeferson tem razão em parte, mas cadê a responsabilidade do trabalhador em buscar algo melhor? Essa regulamentação que o Boulos e o Marinho querem empurrar é mais um jeito de aumentar imposto e amarrar quem só quer trabalhar honestamente. A família tradicional sempre se virou com esforço e fé, não com o Estado mandando no horário de cada um.

Jeferson da Silva

02/05/2026

O Lucas Moreira e o Eduardo Teixeira aí vivem no mundo da fantasia. Já viram de perto um motoboy trabalhar 14 horas por dia pra ganhar migalha e ainda pagar combustível e manutenção do próprio bolso? Isso não é empreendedorismo, é exploração disfarçada de modernidade. Regulamentar trabalho em app e acabar com escala 6×1 é o mínimo pra devolver dignidade a quem sustenta a economia real.

Paula Santos

02/05/2026

Pessoal, o Marcus trouxe um ponto importante de Tiago 5.4 – a Bíblia é clara sobre não explorar quem trabalha. Mas também precisamos de equilíbrio: regular não é demonizar o empreendedorismo, é garantir que o trabalhador tenha dignidade e um dia de descanso, como Deus nos ensinou desde o Gênesis. Que o debate no Congresso busque justiça sem sufocar quem gera renda honestamente.

Eduardo Teixeira

02/05/2026

Lucas Moreira tem toda razão. Mais regulação e imposto é exatamente o que vai quebrar o único colchão que segura milhões de brasileiros sem emprego formal. Se o Boulos e o Marinho querem ajudar, que baixem a carga tributária em vez de inventar custo novo.

Marcus Almeida

02/05/2026

O Lucas Moreira aí acha que trabalho em app é “relação contratual voluntária”, mas esquece que a Bíblia já condenava a exploração do trabalhador em Tiago 5.4. Essa turma do “mercado resolve tudo” nunca pisou numa cozinha de aplicativo pra ver o sol rachar e não ter direito nem a um copo d’água. Enquanto isso, o Boulos e o Marinho querem meter o Estado onde a família e a igreja já não dão conta, mas pelo menos tão tentando colocar um freio nessa ganância desenfreada que destrói o descanso dominical.

Lucas Moreira

02/05/2026

Beatriz, você capturou bem o ponto. Essa turma quer transformar relação contratual voluntária em novo custo Brasil. Regulamentação às pressas só vai expulsar gente dos apps e jogar todo mundo de volta na informalidade total, sem renda alguma. Antes de aprovar projeto, que tal medir o impacto real na conta do entregador?

Beatriz Lima

02/05/2026

O Ahmed trouxe um contraponto interessante sobre redes de solidariedade comunitária, mas acho que ele está projetando uma realidade egípcia num contexto brasileiro que é radicalmente diferente. Aqui, a “família e a comunidade” já mostraram a que vieram: enquanto o Estado se omitiu, o trabalhador de app virou refém de algoritmo, sem direito a hora extra, sem décimo terceiro, sem proteção alguma. A tradição islâmica pode até oferecer amparo no Egito, mas no Brasil o que a “comunidade” faz é pedir Pix na vaquinha quando o entregador quebra a perna. Não é exatamente um modelo a ser seguido.

O que me irrita profundamente nesse debate é a falsa simetria que alguns tentam construir. De um lado, gente como o Lucas Andrade chamando qualquer regulação de “autoritarismo” porque leu meia página de Hayek no Twitter. Do outro, a Sofia García com razão ao apontar que o entregador está no sol sem direito a ir ao banheiro. A questão não é se o Estado deve intervir — ele já intervém, só que a favor das plataformas, permitindo que classifiquem funcionários como “parceiros” para não pagar direitos básicos. Regulação não é invenção de comunista; é o que separa uma economia civilizada de um vale-tudo hobbesiano.

A Ana Souza levantou um ponto legítimo sobre o risco de efeito rebote se a regulamentação for mal feita. Isso é real. Se aprovarem uma lei que obrigue vínculo empregatício tradicional sem considerar a flexibilidade que muitos trabalhadores dizem valorizar, o risco é que as plataformas simplesmente reduzam o número de vagas ou aumentem a comissão. Mas daí a concluir que o melhor é não fazer nada — como alguns neoliberais de araque sugerem — é um salto lógico digno de ginasta olímpico. O caminho do meio existe: carteira digital proporcional, com contribuição previdenciária escalonada e garantias mínimas de jornada. Não é ciência de foguete.

Sobre a escala 6×1, a discussão é ainda mais cristalina. Não precisa ser economista para entender que trabalhar seis dias para descansar um é um modelo que nasceu na Revolução Industrial e que já deveria ter ido para o museu junto com a máquina a vapor. Países com produtividade maior que a nossa já adotaram jornadas mais curtas e não quebraram. O argumento de que “vai aumentar custo e gerar desemprego” é o mesmo mantra repetido desde a abolição da escravatura — sempre disseram que qualquer direito trabalhista ia quebrar o país, e o Brasil continua aqui, com PIB crescendo e empresários reclamando na mesma proporção.

No fim das contas, acho que o Boulos e o Marinho estão certos em pressionar, mas precisam ter cuidado com o timing político. Num Congresso dominado pela bancada do centrão, que vive de emendas e de favores às plataformas, aprovar qualquer coisa que mexa no lucro das big techs vai exigir mais do que discurso inflamado. Vai exigir dados concretos, lobby organizado dos sindicatos e — principalmente — a disposição de sentar à mesa com os entregadores reais, não com os influenciadores digitais que as empresas pagam para defender o modelo atual. Até lá, fico aqui na minha ceticismo padrão: torcendo para dar certo, mas com a mão no bolso esperando o puxão de tapete.

Ahmed El-Sayed

02/05/2026

O debate é válido, mas temo que essa pressa em regular tudo pelo Estado laico ignore o papel da família e da comunidade na proteção do trabalhador. No Egito, vemos que a tradição islâmica oferece redes de solidariedade que o secularismo total nunca conseguiu substituir – e no Brasil, a mesma lógica se aplica: sem valores morais sólidos, qualquer regulação vira apenas mais burocracia que sufoca quem quer trabalhar com dignidade.

Sofia García

02/05/2026

gente o debate sobre 6×1 é tipo: enquanto vocês discutem se é comunismo ou não, o entregador tá no sol sem direito a ir no banheiro. a ana tem razão, ouvir quem vive disso é chave, mas tb não dá pra fingir que app não lucra com gente exausta. boulos e marinho tão certos em pautar, mas quero ver se o congresso vai lembrar que existe pobre no Brasil ou só pensar em lobby de big tech

Ana Souza

02/05/2026

A Fernanda trouxe um ponto justo: ninguém que passa horas no sol e no trânsito é “vagabundo”. Mas também acho que regulamentar sem ouvir quem realmente vive disso pode gerar efeito rebote, com apps demitindo ou reduzindo ainda mais a renda. O ideal seria um debate mais pé no chão, com dados reais de ganhos e jornada, em vez de só trocar xingamento ideológico.

Fernanda Oliveira

02/05/2026

O Luan e o Pedro poderiam explicar pra gente qual é o “trabalho de verdade” de quem passa 14 horas no sol, no trânsito e na chuva sem direito a férias? A discussão não é sobre Cuba nem sobre “vagabundagem”, é sobre se um entregador pode ter um mínimo de previsibilidade na vida sem ser demitido por um algoritmo no dia seguinte. Regulação não é para matar o app, é para impedir que a “flexibilidade” vire sinônimo de exploração.

Luan Silva

02/05/2026

Boulos e Marinho querendo mandar no seu trampo? Vai pra Cuba, seu bando de comunista!

    Lucas Andrade

    02/05/2026

    Luan, sua reação é sintomática de um sujeito que confunde regulação com autoritarismo porque a ideologia neoliberal já naturalizou a precarização como liberdade. Cuba não tem nada a ver com a discussão sobre jornada 6×1 e uberização — esse falso dilema só escancara como o anticomunismo de prateleira impede qualquer debate sério sobre exploração.

Pedro Neto

02/05/2026

Faz o L e vai trabalhar de verdade, vagabundo.

    João Silva

    02/05/2026

    Pedro, seu comentário é tão raso quanto a sua compreensão de luta de classes. “Trabalhar de verdade” é exatamente o que o entregador de app faz 14 horas por dia sem direito a nada, enquanto você repete bordão de internet achando que está debatendo.

Carlos Mendes

02/05/2026

Lucas Alves, você acertou em cheio. Essa história de “liberdade” sem proteção trabalhista é a maior falácia que vendem por aí. Marinho e Boulos podem ter suas agendas, mas o problema real é que o Congresso adora fazer vista grossa para a CLT enquanto o trabalhador de app se fode sem direito nenhum. Querem desregulamentar tudo, mas na hora de garantir o básico para quem produz, cadê?

    Márcio Torres

    02/05/2026

    Carlos, você tocou no cerne da incoerência. O discurso da “liberdade” no trabalho de aplicativo é uma das maiores construções ideológicas do capitalismo de plataforma. Não é liberdade, é transferência de risco. O trabalhador arca com o combustível, a manutenção do veículo, o plano de internet, o desgaste físico, e ainda absorve a volatilidade da demanda. O que sobra para a plataforma? A comissão, os dados e a isenção total de responsabilidade trabalhista. E o mais curioso é que parte da direita, que se diz defensora do empreendedorismo, abraça esse modelo como se fosse uma evolução natural do mercado, quando na verdade é um retrocesso ao putting-out system do século XVIII, quando o capitalista fornecia a matéria-prima e o trabalhador produzia em casa, sem qualquer vínculo ou proteção. A diferença é que hoje a “matéria-prima” é o próprio corpo e tempo do trabalhador.

    O Congresso não faz vista grossa por acaso. Há uma convergência objetiva de interesses entre a bancada do centrão, que recebe financiamento de campanha das big techs e das empresas de logística, e a ala ideológica que vê qualquer regulação como “intervenção comunista”. O resultado é um vácuo legislativo que beneficia exatamente quem não quer pagar a conta da previdência social. Enquanto isso, o trabalhador de app é tratado como “parceiro” no contrato, mas na prática é subordinado a um algoritmo que define rotas, avalia desempenho e pode desligá-lo sem aviso prévio. Se isso não é relação de emprego, o que é? A CLT não precisa ser engessada, mas precisa ser atualizada para incluir o trabalhador de plataforma. O que temos é um sistema que pega o pior dos dois mundos: a instabilidade do trabalho informal e a ausência de direitos do trabalho formal. Ou seja, o trabalhador se fode duas vezes: na pele e no bolso.

Lucas Alves

02/05/2026

Sgt Bruno, “liberdade do brasileiro que corre atrás” é um discurso bonito até o dia que o trabalhador de app descobre que não tem direito a décimo terceiro, férias ou proteção contra acidente. A escala 6×1 é herança da revolução industrial, não bíblia. Regulamentar não é comunismo, é só pagar o básico de quem sustenta a economia real.

Carmem Souza

02/05/2026

Gente, acho que a Mariana Costa trouxe um ponto sensato. Sou evangélica e acredito no valor do trabalho digno, mas a escala 6×1 realmente esgota a pessoa, tira o tempo de descanso e de convivência em família. Regulamentar os apps não é perseguição, é garantir que o irmão que está ali na chuva entregando comida tenha direitos básicos, sem virar refém da plataforma. O equilíbrio é possível, sim.

Mariana Costa

02/05/2026

O debate está interessante, mas acho que tanto a direita quanto a esquerda estão perdendo o ponto principal: a escala 6×1 é um modelo do século passado que não se sustenta mais, e a regulação dos apps precisa proteger o trabalhador sem engessar a economia. O que a Vanessa falou sobre dados do IBGE é o que realmente importa. O ideal seria um meio-termo, com regras claras e flexibilidade, sem o radicalismo de nenhum dos lados.

Sgt Bruno 🇧🇷

02/05/2026

Selva! Esse Marinho e o Boulos tão querendo é acabar com a liberdade do brasileiro que corre atrás. Trabalhador de app sabe o que faz, não precisa de regulamentação de comunista não. Fim da escala 6×1 é papo de vagabundo que nunca pegou no pesado.

    Rubens O Pescador

    02/05/2026

    Sgt Bruno, o senhor nunca passou um aperto debaixo de sol quente esperando corrida que não vem. Lá em 2014, quando o Brasil tinha emprego com carteira assinada e comida na mesa, ninguém precisava se matar de trabalhar 6×1 pra sobreviver. Liberdade sem direito é só fome disfarçada.

Vanessa Silva

02/05/2026

Dr. Thiago, boa análise. Os dados do IBGE são o que realmente importa nessa discussão, não achismo. Regulamentar a escala 6×1 e os apps é questão de saúde pública e produtividade urbana, não de ideologia.

Luisa Teens

02/05/2026

Dr. Thiago, os dados do IBGE são claros, mas o Congresso tá mais preocupado em agradar big tech do que salvar vidas! #ForaBolsonaro #RegulaçãoJá

Dr. Thiago Menezes

02/05/2026

João Batista e João Batista Alves, acho curioso como vocês dois invocam a “alma do trabalhador” e a “bênção de Deus” mas ignoram que os dados do IBGE mostram que a escala 6×1 está associada a maior incidência de transtornos mentais e acidentes de trabalho. Regulação não é “Estado na sua vida”, é o mínimo de evidência científica aplicada a relações de trabalho que já provaram ser insustentáveis. Se a solução não é nem socialismo nem liberalismo, qual é? Rezar pra escala sumir?

João Batista Alves

02/05/2026

João Batista, o senhor tocou num ponto que esses moços da esquerda não querem ouvir: o problema não é só a escala 6×1, é a alma do trabalhador sendo vendida por migalha. Essa regulamentação que Boulos e Marinho querem empurrar é mais Estado nas nossas vidas, mas cadê a defesa da família e do descanso dominical? Enquanto não voltarmos ao respeito ao Criador e ao próximo, qualquer lei é paliativo.

João Batista

02/05/2026

Lendo esses comentários, parece que esqueceram o básico: o trabalho digno é bênção de Deus, não escravidão moderna. Essa escala 6×1 e a precarização dos apps são fruto de uma ganância desenfreada que o socialismo nunca vai resolver e o liberalismo também não. A solução está em valores cristãos de justiça e fraternidade, não em ideologias que negam a família e a ordem natural. Boulos e Marinho pregam para convertidos, mas o Congresso precisa ouvir quem teme a Deus e respeita o trabalhador como imagem e semelhança do Criador.

Diego Fernández

02/05/2026

Pois é, João Martins, os dados são implacáveis: enquanto o Congresso empurra com a barriga, a Uber e o iFood faturam bilhões e o entregador se lasca na escala 6×1 sem direito a nada. Na Argentina, o Milei quer é desregular tudo e entregar o país de bandeja pro capital financeiro, mas a gente já viu esse filme. Regulação é o mínimo, e quem acha que “liberdade de mercado” resolve nunca pegou um busão às 5h da manhã pra trabalhar.

João Martins

02/05/2026

João Carvalho e Lucas Pinto já destrincharam bem a questão da “liberdade” nas plataformas, então vou pular essa parte filosófica e ir direto ao que os dados mostram. O que me incomoda nessa discussão é o quanto se fala em intenções e narrativas e quão pouco se olha para os números reais. O IBGE divulgou recentemente que mais de 1,5 milhão de brasileiros atuam como entregadores e motoristas de aplicativo, com renda média por hora que, descontados custos de combustível, manutenção e depreciação do veículo, muitas vezes fica abaixo do salário mínimo. Se você adicionar a jornada média de 10 a 12 horas diárias para conseguir algum retorno, a conta não fecha para o trabalhador.

O ponto central aqui não é ideológico, é matemático. A escala 6×1, por exemplo, já foi estudada em dezenas de países. Um paper da OIT de 2022 analisou 40 nações e mostrou que jornadas superiores a 48 horas semanais estão correlacionadas com quedas de produtividade entre 15% e 20%, além de aumento de acidentes de trabalho em 30%. Ou seja, não é só uma questão de “exploração” como alguns colocam — é ineficiência econômica pura. O capitalismo de plataforma está queimando seu ativo mais valioso: a saúde do trabalhador. E isso gera custos indiretos para o sistema público de saúde e previdência que a sociedade inteira paga.

Sobre a regulação, o projeto do Marinho e do Boulos tem méritos, mas preciso ver a letra miúda. Já vimos inúmeros casos de leis trabalhistas que, na prática, engessam o mercado e acabam reduzindo a oferta de empregos formais. O estudo clássico do Card e Krueger sobre o salário mínimo em fast-foods mostrou que, em certos contextos, regulação pode até aumentar o emprego — mas isso depende de desenho institucional, não de boa vontade. Se a proposta criar um regime híbrido que mantenha flexibilidade de horários mas garanta piso mínimo por hora trabalhada e contribuição previdenciária obrigatória, pode ser um avanço. Se virar mais uma CLT burocrática, vai empurrar todo mundo para a informalidade total.

O que me preocupa é o timing político. Boulos e Marinho estão fazendo isso agora, em um governo com baixa popularidade e um Congresso cada vez mais conservador. A chance de a proposta ser desidratada ou transformada em algo irreconhecível é alta. Seria mais inteligente negociar primeiro com as plataformas — Uber, iFood, 99 — e apresentar um texto com apoio empresarial, em vez de vir com discurso de confronto. Mas aí é questão de estratégia política, e eu sou só um cético que lê planilhas. Vamos ver o que sai do Congresso. Se sair algo que realmente melhore a vida de quem entrega comida na chuva, ótimo. Se não, será mais uma lei que ninguém cumpre.

João Carvalho

02/05/2026

O John Marshall tem razão ao lembrar que a tal “liberdade” do mercado de plataformas é, na prática, uma transferência de riscos para quem entrega a própria força de trabalho. A escala 6×1 não é escolha, é um mecanismo de extração de mais-valia travestido de empreendedorismo. Se o Congresso não regular isso, estaremos chancelando um retrocesso trabalhista que a social-democracia europeia já superou há décadas.

John Marshall

02/05/2026

O Lucas Pinto acertou em cheio ao evocar a materialidade das relações de trabalho. De Hobbes a Marx, a liberdade abstrata sempre serviu para mascarar a dominação concreta. A escala 6×1 não é uma escolha livre, é uma jaula dourada onde o trabalhador troca seu tempo de vida por uma sobrevivência precária. Regulação não é paternalismo, é reconhecimento de que o contrato entre capital e trabalho nunca foi entre iguais.

Lucas Pinto

02/05/2026

A leitura dos comentários me faz pensar em como o discurso liberal clássico se agarra a uma noção abstrata de liberdade que simplesmente não existe nas relações materiais de trabalho. Não é sobre escolher entre regulação e liberdade, como alguns insinuam, mas sobre reconhecer que a ausência de regulação já é uma escolha política — e ela favorece quem detém os meios de produção. A escala 6×1 não é uma tradição cultural brasileira, é uma herança direta do taylorismo que o capitalismo globalizou, e mantê-la no século XXI é um anacronismo brutal que só se sustenta pela pressão de uma classe que nunca precisou entregar marmita debaixo de chuva.

A aliança entre Marinho e Boulos, ainda que tática e cheia de contradições internas, aponta para algo que Gramsci chamaria de guerra de posição: disputar o aparelho do Estado para criar brechas no bloco histórico neoliberal. O problema é que o Congresso brasileiro é um verdadeiro museu de velhas oligarquias, onde a bancada do centrão negocia votos como mercadoria. A regulação dos apps não vai passar sem uma mobilização popular que vá além das redes sociais, e é aí que o movimento sindical tradicional falha — ele ainda opera com a lógica da fábrica chão de fábrica, enquanto o trabalhador de aplicativo está atomizado, sem identidade de classe, achando que é “empreendedor”.

O que me incomoda profundamente é ver gente boa, como a Maria Aparecida, recorrer à Bíblia para criticar a exploração. Não que a ética cristã não tenha seu valor como ferramenta de denúncia moral, mas ela não substitui uma análise materialista das relações de produção. A Uber não explora porque seus acionistas são maus indivíduos, mas porque o modelo de negócio exige a extração máxima de mais-valia sem vínculo empregatício. A escala 6×1 não é um pecado, é uma necessidade estrutural para manter a taxa de lucro em setores de baixa produtividade. Enquanto a esquerda não traduzir essa crítica em linguagem acessível, sem jargão acadêmico, o discurso liberal vai continuar vencendo com a narrativa do “empreendedorismo”.

No fim, o que está em jogo é a disputa pelo senso comum. Foucault nos ensinou que o poder não está só no Estado, mas nas microrrelações cotidianas — e o trabalhador de app internalizou a culpa por não conseguir “correr atrás”. Regular o trabalho não é dar esmola, é devolver ao trabalhador a dignidade que o capital lhe roubou sob a máscara da flexibilidade. Mas para isso, precisamos de uma reforma tributária que taxe grandes fortunas e faça as plataformas pagarem a conta, não de mais um projeto que morre nas comissões enquanto o relator pede emenda.

Maria Aparecida

02/05/2026

Gente, o Ricardo acha que cortar imposto é a solução, mas esquece que a Bíblia inteira grita contra a exploração do trabalhador. “Não oprimirás o teu próximo” (Levítico 19:13) vale pra Uber e iFood também. A escala 6×1 mata o corpo e o espírito, e regular não é atrapalhar, é fazer justiça como Deus mandou.

Mariana Oliveira

02/05/2026

É impressionante como o debate sobre regulação do trabalho em plataformas sempre esbarra no mesmo falso dilema: ou você defende “liberdade” total das empresas ou é contra o trabalhador. A Mariana já apontou muito bem essa armadilha discursiva, mas vou além: quando Ricardo Menezes fala em “cortar imposto e burocracia”, ele está reproduzindo uma lógica que ignora que a precarização não é acidental, é estrutural. Kimberlé Crenshaw, ao formular a interseccionalidade, já nos alertava que as opressões não atuam de forma isolada — e o mercado de plataformas é um exemplo clássico de como raça, gênero e classe se cruzam para criar uma massa de trabalhadores descartáveis, majoritariamente negros e periféricos, que não têm sequer direito a um acidente de trabalho ser reconhecido como tal.

O que me preocupa nessa discussão é a naturalização da escala 6×1 como se fosse um dado da natureza. bell hooks, em “Ensinando a Transgredir”, nos lembra que a educação para a liberdade passa por desnaturalizar o que nos foi vendido como inevitável. Não é inevitável que um entregador morra de exaustão no trânsito para entregar um hambúrguer em 15 minutos. Não é inevitável que motoristas trabalhem 14 horas por dia para ganhar o equivalente a um salário mínimo líquido depois de descontar gasolina e manutenção. A escala 6×1 é uma herança da Revolução Industrial que já deveria ter sido superada há décadas, e que no Brasil se mantém porque sempre foi mais barato explorar do que investir.

Aliás, a reação de alguns comentaristas me faz lembrar como o discurso do “empreendedorismo” foi usado para mascarar relações de trabalho que são, na prática, tão ou mais precárias que um subemprego formal. As plataformas não são “mercados livres”, são monopólios que controlam algoritmos, definem preços e punem trabalhadores com desligamentos unilaterais sem qualquer contraditório. A regulação que Boulos e Marinho propõem não é invenção de burocracia — é tentar colocar limites mínimos num sistema que trata o trabalhador como insumo descartável. Quem acha que isso é “bondade alheia” deveria passar uma semana pedalando 12 horas por dia sob sol ou chuva para ver se acha que o problema é imposto demais.

No fim das contas, o que está em jogo é se vamos continuar tratando o trabalho como mercadoria ou se vamos reconhecer que todo ser humano merece condições dignas de existência. A escala 6×1, a uberização e a ausência de vínculo não são “liberdade” — são a face contemporânea de uma exploração que sempre soube se reinventar. E se o Congresso não aprovar essas pautas, que pelo menos pare de fingir que se importa com a classe trabalhadora enquanto vota reformas que aprofundam a precarização.

Ricardo Menezes

02/05/2026

Mais um pacote de bondade alheia pra cima de quem só quer trabalhar em paz. Se o Boulos e o Marinho realmente se importassem com o entregador, cortavam imposto e burocracia em vez de inventar regra nova. Enquanto isso, o governo não cansa de arrancar dinheiro de quem produz e distribuir pra cabide de emprego.

    Samara Oliveira

    02/05/2026

    Ricardo, meu irmão, cortar imposto e burocracia sem regular o trabalho é só dar mais liberdade pra plataforma te pagar R$ 8 por hora sem vínculo nenhum. A bondade alheia que você critica é a mesma que Jesus chamava de justiça: olhar pra quem tá sendo moído pela ganância e dizer “chega”.

    Mariana Alves

    02/05/2026

    Ricardo, a sua objeção carrega um pressuposto que merece exame: a ideia de que regulação e liberdade são opostas. Você diz que cortar imposto e burocracia resolveria, mas isso é uma meia verdade que ignora a assimetria estrutural do mercado de plataformas. Não há liberdade real quando uma das partes detém o algoritmo, define unilateralmente o valor da corrida, pune o trabalhador com desligamento sem justa causa e sequer reconhece vínculo empregatício. O que você chama de “trabalhar em paz” é, na prática, aceitar um contrato de adesão onde o entregador arca com os custos do próprio veículo, do combustível, do plano de dados e ainda se submete a uma jornada que, somada, frequentemente ultrapassa 12 horas diárias para garantir um salário que mal cobre o básico. Cortar imposto sem regular a relação de trabalho é dar ainda mais poder à plataforma para precarizar — é o mesmo que dizer que o problema do trabalho análogo à escravidão se resolve reduzindo a alíquota do ISS.

    Sobre a acusação de que o governo “arranca dinheiro de quem produz”, é preciso lembrar que a produção de riqueza no capitalismo de plataforma não é gerada apenas pelo capital investido, mas pelo trabalho vivo dos entregadores e motoristas. O lucro bilionário da iFood e da Uber não vem do “empreendedorismo” dos seus acionistas, mas da diferença entre o valor que o trabalhador gera e o que recebe. Isso não é opinião, é teoria do valor-trabalho, e os números da precarização no Brasil — 8,5 milhões de trabalhadores de aplicativos, segundo o IPEA, com renda média de R$ 1.500 mensais — confirmam que não há “paz” possível nessa equação. O que há é uma transferência sistemática de renda do trabalho para o capital financeiro, e a regulação proposta por Marinho e Boulos é justamente uma tentativa de reequilibrar essa balança.

    Por fim, a sua defesa do “corta imposto e burocracia” como solução mágica ignora que o Estado não é um ente abstrato que suga recursos à toa. A infraestrutura que permite ao entregador rodar — asfalto, iluminação, segurança pública, sistema de saúde para quando ele sofre um acidente — é financiada por esses mesmos tributos que você critica. Sem regulação, o que temos é a socialização dos custos e a privatização dos lucros: a plataforma embolsa o ganho, e o SUS trata a fratura do motoboy. Se você realmente se importa com quem produz, deveria apoiar uma regulação que garanta que o trabalhador de aplicativo tenha direito a descanso semanal, remuneração mínima por hora ativa e proteção previdenciária. Isso não é bondade alheia — é o mínimo de civilidade numa sociedade que se diz democrática.

    Carlos Oliveira

    02/05/2026

    Ricardo, você toca num ponto que precisa ser desmontado com calma: a ideia de que cortar impostos e burocracia, por si só, resolve a precarização do trabalho em plataformas. Dados do IBGE mostram que a informalidade já bateu 40% da força de trabalho no Brasil, e a maioria desses entregadores não tem sequer acesso a direitos básicos como descanso semanal remunerado. Cortar imposto sem regular é deixar a ganância das plataformas decidir o valor da sua hora — e, francamente, a escala 6×1 com salário de fome não é liberdade, é servidão moderna travestida de empreendedorismo.

Adalberto Livre

02/05/2026

MAIS UM ESQUERDISTA Q NUNCA TRABALHOU DE VERDADE QUERENDO DIZER COMO A GENTE DEVE GANHAR A VIDA, VAI TOMAR NO CU SEU BOULOS

    Marina Silva

    02/05/2026

    Adalberto, amigão, trabalhar 6×1 pra ganhar migalha não é “vida real”, é aceitar ser explorado — Boulos pelo menos quer mudar isso, você prefere continuar lambendo botina de patrão.

    Augusto Silva

    02/05/2026

    Adalberto, querido, você já parou pra pensar que talvez o problema não seja o Boulos nunca ter trabalhado, mas sim você ter passado 30 anos achando que escala 6×1 com salário de fome é “trabalhar de verdade”? O Brasil tem 8,5 milhões de entregadores e motoristas de app que não têm direito a hora extra, férias ou 13º — e isso não é vida real, é um erro de cálculo do seu sindicato.


Leia mais

Recentes

Recentes