Menu

Zakharova acusa ‘estado profundo’ dos EUA de impor cidadania forçada a filhos de diplomatas russos

79 Comentários🗣️🔥 Detalhe de um documento com a inscrição “United States Department of State” e “USA”. (Foto: rt.com) A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, denunciou que funcionários do Departamento de Estado norte-americano teriam reativado a prática de conceder automaticamente a cidadania dos EUA a crianças de diplomatas russos nascidas em […]

79 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Detalhe de um documento com a inscrição "United States Department of State" e "USA". (Foto: rt.com)

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, denunciou que funcionários do Departamento de Estado norte-americano teriam reativado a prática de conceder automaticamente a cidadania dos EUA a crianças de diplomatas russos nascidas em território americano. Em artigo publicado pela chancelaria e reproduzido pelo portal RT, Zakharova sustenta que a manobra ignora a imunidade consular prevista na Convenção de Viena sobre Relações Consulares de 1963 e afronta o artigo 24 da Convenção Consular bilateral EUA-URSS de 1964.

Segundo a diplomata, a iniciativa emergiu quando servidores de carreira, descritos como parte do chamado ‘Estado profundo’, começaram a telefonar para representantes russos comunicando que seus filhos haviam se tornado cidadãos americanos sem qualquer solicitação ou consentimento. A regra constitucional do direito de solo não se aplica a filhos de representantes estrangeiros — doutrina consolidada na jurisprudência americana, que ressalva expressamente os descendentes de diplomatas da atribuição compulsória de nacionalidade.

Zakharova alega que o expediente foi retomado em meio ao esforço do presidente Donald Trump de restringir a imigração irregular e rever naturalizações. Isso cria um paradoxo no qual o mesmo governo endurece contra migrantes pobres, mas concede passaportes a crianças russas que não os querem.

Para a chanceler, a medida constitui mais um capítulo da política antirrussa herdada da administração democrata anterior, transformando menores de idade em peças de pressão política. No artigo, ela detalha o ritual telefônico vivido por um diplomata anônimo: um agente do Departamento de Estado teria informado que o garoto ‘Ivan’ era agora cidadão americano e que tal status não poderia ser renunciado, encerrando a ligação sem possibilidade de contestação imediata.

Esses episódios, observa Zakharova, ocorrem enquanto Washington simultaneamente deporta milhares de trabalhadores latino-americanos. O duplo padrão evidenciado mina a credibilidade da democracia estadunidense.

A diplomata lembra que o artigo 24 da Convenção Consular bilateral de 1964, assinada pelos dois países em plena Guerra Fria, isenta expressamente funcionários consulares e seus familiares de qualquer obrigação compulsória imposta pelo Estado anfitrião. Ela sustenta que, ao desconsiderar esse tratado, o Departamento de Estado viola o direito internacional e fere acordos destinados a reduzir atritos burocráticos na relação bilateral.

O texto menciona ainda que autoridades americanas negaram vistos a diplomatas russos que iriam à sede da ONU, atitude que, segundo Moscou, contraria o acordo de país-sede assinado em 1947 e agrava o clima de hostilidade diplomática. Zakharova classifica a situação como ‘absurda’ e ‘surreal’, argumentando que a lógica jurídica foi substituída por uma estratégia para colocar o presidente Trump em contradição pública.

Ela também aponta que o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA teria recebido autorização para instalar softwares de espionagem em celulares de imigrantes indocumentados e de cidadãos americanos que se opusessem a deportações em massa. A chanceler menciona ainda brechas abertas para interferências familiares, incluindo alegadas acusações fictícias em cortes de tutela infantil e supostas ‘verificações de gênero’ como instrumentos de pressão sobre famílias diplomáticas russas.

Do lado russo, a chancelaria promete exigir, para cada nascimento, uma nota formal dos EUA reconhecendo que o recém-nascido não está sob jurisdição americana e mantém todas as imunidades previstas em convenções multilaterais. Se Washington insistir em impor a nacionalidade, conclui Zakharova, Moscou considerará a prática um instrumento de pressão inaceitável e adotará contramedidas proporcionais.

O episódio ocorre num momento de tensão crescente em órgãos internacionais, onde a Rússia acusa os EUA de instrumentalizar regras de visto para isolar diplomatas de países que não se alinham à sua agenda externa. Analistas avaliam que a querela ameaça descarrilar quaisquer diálogos sobre flexibilização de regimes de vistos e intercâmbios culturais, já fragilizados após sucessivas rodadas de sanções e expulsões recíprocas de diplomatas desde 2022.

Ao tornar crianças objeto de disputa jurídica, observadores temem que Washington e Moscou reforcem a tendência global de militarização das políticas migratórias, tema sensível num mundo que já soma mais de 110 milhões de deslocados forçados, segundo dados recentes da ONU. Enquanto a Casa Branca não comenta publicamente a acusação, legisladores republicanos e democratas divergem sobre eventuais ajustes constitucionais no conceito de cidadania por nascimento, debate que pode redefinir a própria noção de pertencimento nacional nos EUA.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marta Souza

04/05/2026

Cidadania forçada é o novo espantalho da propaganda russa, mas a real interferência estatal que me preocupa é o governo brasileiro inventando imposto até pra respirar. Enquanto isso, EUA e Rússia brincam de guerra jurídica com diplomatas, e o brasileiro médio continua pagando a conta de um Estado que não sai do nosso bolso. Menos estado, mais liberdade, em qualquer língua.

Maria Silva

04/05/2026

Puxa, o Celio Fazendeiro já parte pro ataque sem nem considerar que a Rússia também tem seus motivos pra desconfiar dos EUA. Acho que a Luciana Costa foi mais sensata ao lembrar do ius soli, que é um fato jurídico mesmo. Mas essa briga de “estado profundo” vs “conspiração russa” só mostra como os dois lados se acham no direito de fazer o que bem entendem, enquanto a gente fica aqui torcendo pra não virar refém dessa rivalidade.

Mariana Alves

04/05/2026

É curioso observar como essa denúncia de Maria Zakharova, embora revestida de um tom conspiratório que a direita adora ridicularizar, toca num ponto nevrálgico das relações internacionais contemporâneas: a instrumentalização de mecanismos jurídicos como ferramenta de pressão geopolítica. A Vanessa Silva tem toda razão ao lembrar que o ius soli é um princípio consolidado no direito norte-americano, mas reduzir a questão a um mero fato jurídico é ignorar o contexto histórico em que essa prática foi seletivamente aplicada. Os Estados Unidos sempre usaram sua legislação de cidadania como instrumento de política externa, desde a Lei de Expatriação de 1907 até as atuais restrições a nascidos em territórios ocupados. O que Zakharova faz é, no fundo, devolver na mesma moeda o discurso que Washington usa contra Moscou quando o assunto é Crimeia ou Donbass.

O problema maior, me parece, é a hipocrisia estrutural que a Alice T. apontou com precisão cirúrgica. Enquanto o Departamento de Estado gasta energia burocrática para “proteger” crianças de diplomatas russos com uma cidadania que elas não pediram, o mesmo Estado que se arvora em defensor dos direitos humanos financia e arma regimes que bombardeiam hospitais na Faixa de Gaza ou mantêm crianças detidas em centros de imigração na fronteira sul. Não se trata de uma conspiração do “estado profundo” no sentido folclórico que o Célio Fazendeiro imagina, mas sim de uma lógica de classe e de império que opera através de instituições aparentemente neutras. O “deep state” não é um grupo de iluminados numa sala secreta; é a materialização dos interesses do capital financeiro e do complexo militar-industrial que, como demonstrou o próprio Eisenhower, sequestra a democracia.

O que me preocupa, enquanto psicóloga social que estuda os mecanismos de dominação simbólica, é como esse tipo de disputa entre potências acaba servindo de cortina de fumaça para o avanço da agenda neoliberal no Sul Global. Enquanto a mídia hegemônica se delicia com o teatrinho geopolítico entre Rússia e EUA, o Brasil assiste à aprovação de reformas que precarizam o trabalho, desmontam a previdência e entregam o pré-sal a multinacionais. O Pedro Silva acertou em cheio: quem se ferra é o povo comum. Mas falta acrescentar que esse povo comum não é vítima passiva de uma briga de egos entre potências, e sim alvo deliberado de um projeto de classe que usa tanto a retórica antirrussa de Washington quanto o discurso antiamericano de Moscou para justificar o injustificável.

No frigir dos ovos, a denúncia de Zakharova é menos sobre cidadania forçada e mais sobre a incapacidade do sistema interestatal de oferecer qualquer alternativa real à lógica imperialista. Enquanto a esquerda internacional ficar debatendo se o “estado profundo” existe ou não, a extrema-direita avança com seus projetos de austeridade e repressão. Talvez fosse mais produtivo perguntar por que crianças de diplomatas russos merecem tanta atenção diplomática enquanto crianças palestinas, iemenitas ou congolesas continuam sendo tratadas como danos colaterais. Mas isso, claro, não dá manchete.

Vanessa Silva

04/05/2026

A Luciana Costa tocou no ponto jurídico que importa: o ius soli é regra nos EUA, e a discussão deveria ser sobre o uso diplomático disso, não sobre teorias de conspiração. Mas honestamente, enquanto os dois países gastam energia com esse teatrinho, as cidades reais continuam precisando de soluções concretas de infraestrutura e habitação. Parece mais uma cortina de fumaça geopolítica para não falar do que realmente importa.

Celio Fazendeiro

04/05/2026

Ah, esses russos adoram uma conspiração, né? Estado profundo impondo cidadania, que piada. Os caras querem é criar caso pra justificar o próprio regime autoritário que não deixa nem o povo respirar. Enquanto isso, nossos políticos brasileiros ficam nessa lenga-lenga de proteger terra de índio que não produz nada.

Luciana Costa

04/05/2026

A Alice T. tem um ponto interessante sobre a seletividade das prioridades americanas, mas acho que misturar alhos com bugalhos não ajuda. A prática de conceder cidadania automática por ius soli é um fato jurídico nos EUA, e o uso disso como ferramenta de pressão diplomática é uma acusação séria que merece ser investigada com provas, não com teoria da conspiração. No fim, tanto a Rússia quanto os EUA usam esses episódios para alimentar suas narrativas de confronto, e quem perde é a possibilidade de um diálogo minimamente racional entre as partes.

Pedro Silva

04/05/2026

Pois é, Luiz Augusto, mas essa história de “estado profundo” não é invenção russa não, é um termo que até americano usa. Agora, sinceramente, os dois lados tão nessa briga de ego, cada um querendo mostrar quem manda. No fim, quem se ferra é o povo comum, como sempre.

Alice T.

04/05/2026

aham, claro, o deep state americano tão ocupado em perseguir filhote de diplomata russo que deixa os bilionários pagarem imposto de zero vírgula. mas é super coerente, né? os EUA que passam décadas bombardeando país alheio agora tão preocupados em “impor cidadania”. hipocrisia level hard.

Luiz Augusto

04/05/2026

Mais uma cortina de fumaça da propaganda russa para desviar a atenção do próprio autoritarismo. O “estado profundo” americano que eles inventam é só desculpa para justificar o controle de informação e a perseguição a opositores dentro da Rússia.

Fernando O.

04/05/2026

O Dr. Thiago tem razão em pedir evidências, mas a Bia Carioca também está certa: o ius soli americano já é um transtorno fiscal e burocrático real, documentado em dezenas de casos de famílias que viram cidadãos americanos involuntários. Agora, misturar isso com “estado profundo” e propaganda russa só embaralha o debate. Se a denúncia for verdadeira, é mais um abuso de poder; se for mentira, é cortina de fumaça. O problema é que, com a RT no meio, a gente nunca sabe o que é fato e o que é ficção.

Bia Carioca

04/05/2026

Eduardo, você tocou num ponto crucial. O ius soli americano já é um transtorno burocrático e fiscal para famílias de qualquer nacionalidade, mas quando o Estado americano faz isso com filhos de diplomatas russos, a coisa ganha um contorno geopolítico evidente. É uma forma de pressionar e criar vínculos forçados, uma ingerência disfarçada de “direito automático”.

Eduardo Teixeira

04/05/2026

Dr. Thiago, o problema é que o Estado americano já faz isso com qualquer um que nasce em território deles, independente da vontade dos pais. Isso é um custo tributário e burocrático imenso para as famílias, que viram cidadãos americanos sem querer e depois precisam declarar imposto de renda lá até pra vender um carro usado aqui. Se fosse uma empresa sendo obrigada a aceitar um sócio minoritário contra a vontade, o senhor mesmo chamaria de expropriação.

Rubens O Pescador

04/05/2026

Pois é, Dr. Thiago, o senhor pede prova documental de uma trama de Estado, mas na época do Lula a gente via o povo comendo carne de verdade e os menino estudando, não tinha essa de “evidência independente” pra saber que a vida melhorou. Agora o “estado profundo” dos EUA age na cara dura e ainda tem quem duvide, igual duvidavam do nosso progresso aqui no interior.

Lucas Pinto

04/05/2026

Dr. Thiago, sua exigência por “evidência documental ou testemunhal independente” é um clássico movimento de deslocamento do debate. Você pede provas empíricas para uma denúncia que, por sua própria natureza, envolve operações de Estado que não deixam rastros em relatórios públicos — seria ingênuo esperar que o Departamento de Estado emitisse um comunicado oficial dizendo “sim, estamos reativando a cidadania forçada”. A questão aqui não é a credibilidade da RT, que obviamente opera dentro de uma lógica propagandística, mas sim o fato de que a prática descrita por Zakharova não é nenhuma novidade: os EUA sempre usaram o jus soli como instrumento de pressão geopolítica, especialmente contra países que desafiam sua hegemonia. Lembremos como Washington tratou diplomatas chineses e iranianos nas últimas décadas.

O que me irrita nessa thread é o maniqueísmo rasteiro. De um lado, o “Sargento Bruno” e a “Ana Paula Conserva” abraçam a narrativa do “estado profundo” como se fosse uma entidade metafísica que explica tudo — e do outro, o “Paulo Ribeiro” tenta gramscianizar o debate mas cai no mesmo erro de tratar a Rússia como vítima inocente. Ora, vamos usar a cabeça: a Rússia de Putin é um regime oligárquico-capitalista que reproduz as mesmas lógicas imperialistas que denuncia nos EUA, só que com menos recursos e mais cinismo. A diferença entre Washington e Moscou não é de natureza, mas de grau e de retórica. Enquanto a burguesia russa usa o discurso anti-imperialista para consolidar seu próprio projeto de poder, a esquerda ocidental compra o discurso sem questionar as contradições internas do Kremlin.

Agora, sobre o mérito da denúncia: a imposição compulsória de cidadania é, sim, um ato de violência simbólica e material. É o Estado norte-americano dizendo a uma família “vocês não têm direito de decidir a nacionalidade dos seus filhos”. Isso fere o princípio básico da autodeterminação dos povos e das famílias. Mas vejam a ironia: os mesmos que hoje se horrorizam com essa prática são os que aplaudiram quando o Brasil, sob pressão dos EUA, dificultou vistos para diplomatas venezuelanos. A hipocrisia é a moeda corrente da geopolítica. No fim, o que temos é mais um capítulo da guerra de posições entre potências imperiais, onde os filhos de diplomatas viram peões de xadrez. Enquanto a esquerda não desenvolver uma análise que critique tanto o imperialismo americano quanto o autoritarismo russo, continuaremos reféns desse jogo de espelhos.

Dr. Thiago Menezes

04/05/2026

A fonte é a RT, braço de propaganda do Kremlin, e a denúncia vem de uma porta-voz do próprio governo russo. Cadê a evidência documental ou testemunhal independente? Enquanto isso, o “estado profundo” vira bode expiatório pra qualquer acusação sem lastro.

Ana Paula Conserva

04/05/2026

Sargento Bruno, você tocou num ponto que ninguém quer encarar: o tal “estado profundo” existe sim e age nas sombras. Impingir cidadania americana nos filhos de diplomatas russos é uma afronta à soberania das famílias e à vontade dos pais. Cadê o respeito pelos valores cristãos da família e pela liberdade de escolha?

    Paulo Ribeiro

    04/05/2026

    Ana Paula, permita-me fazer uma ponderação que talvez desloque o eixo da sua análise. Você menciona “valores cristãos da família” e “liberdade de escolha” como se fossem categorias universais e a-históricas. Ora, desde Gramsci sabemos que esses conceitos operam como hegemonia ideológica: a família nuclear burguesa e a liberdade individual abstrata são construções do capitalismo liberal, não dádivas divinas ou direitos naturais. Quando o Estado norte-americano impõe cidadania a filhos de diplomatas russos, não está violando um suposto direito natural cristão — está exercendo sua soberania imperialista dentro da lógica do direito internacional burguês, que sempre serviu aos interesses do capital. A Rússia de Putin, por sua vez, não é vítima inocente: é um Estado oligárquico que também instrumentaliza o discurso da “família tradicional” para justificar sua própria política externa agressiva.

    O que me incomoda no seu raciocínio é a naturalização do “estado profundo” como entidade metafísica, quase demoníaca, quando na verdade estamos falando de contradições materiais do imperialismo. Althusser nos ensinou que o Estado não é um instrumento monolítico, mas um campo de luta de classes. O chamado “deep state” americano é a expressão institucionalizada dos interesses do complexo militar-industrial e do capital financeiro — não uma conspiração oculta, mas a própria ossatura do poder burguês nos EUA. Ao focar na “afronta à soberania das famílias”, você corre o risco de cair num nacionalismo pequeno-burguês que critica os EUA mas absolve a Rússia, quando ambos os lados operam dentro da mesma lógica imperialista, apenas com táticas distintas.

    Por fim, discordo profundamente do seu apelo à “liberdade de escolha” como princípio ético superior. Liberdade para quem? Para os filhos de diplomatas que não escolheram nascer nessa condição? Para os pais que servem a um regime autoritário? Mariátegui já alertava que a liberdade abstrata do liberalismo é uma máscara para a dominação de classe. A verdadeira questão não é se os EUA estão violando o livre-arbítrio de algumas famílias — é como o direito internacional, moldado pelas potências vencedoras da Segunda Guerra, perpetua a desigualdade entre nações. Enquanto debatemos “valores cristãos” e “liberdade”, o capital segue se movendo, e ambos os lados dessa disputa geopolítica continuam explorando trabalhadores no Sul Global. Talvez fosse mais produtivo perguntar: por que a esquerda brasileira, que você critica, denuncia tanto a ingerência americana quanto a russa, enquanto a direita só se incomoda quando o agressor é um?

Sargento Bruno

04/05/2026

Zé Trovãozinho, você é ingênuo ou só mal intencionado mesmo? O “estado profundo” americano existe sim e faz isso há décadas com filhos de diplomatas estrangeiros. Enquanto isso, a esquerda brasileira aplaude os EUA e chama a Rússia de vilã. Acorda, rapaz!

    Célia Carmo

    04/05/2026

    Sargento, esquerda aplaude EUA é piada pronta — a gente denuncia imperialismo de todo lado, inclusive desse estado profundo que você mesmo tá defendendo agora!

Zé do Povo

04/05/2026

ZÉ TROVÃOZINHO É UM BOSTA! DEFENDE AMERICANO ATÉ NA HORA DE ROUBAR FILHO DOS OUTROS! COMUNISTA SAFADO! 😡

    Maura Santos

    04/05/2026

    Zé do Povo, calma lá, respira. Xingar não resolve nada, só joga gasolina na fogueira. Mas concordo que chamar o Trovãozinho de “comunista” é forçar a barra — o cara é liberal até os ossos, só tá sendo incoerente mesmo.

Mariana Costa

04/05/2026

A história tem dois lados: a Rússia reclama de imposição de cidadania enquanto faz o mesmo em territórios que ocupa. Mas a prática americana de conceder cidadania automática sem consultar os pais realmente me soa estranha, ainda mais para diplomatas que têm imunidade. Seria bom ver os dois lados apresentarem provas concretas em vez de jogar cortina de fumaça.

Samara Oliveira

03/05/2026

Gente, essa história de “estado profundo” me soa mais como cortina de fumaça da Rússia pra desviar dos próprios problemas internos. Como cristã, acredito que soberania é importante, mas impor cidadania sem consultar os pais realmente fere a liberdade da família. Cadê o respeito à escolha de cada um?

Zé Trovãozinho

03/05/2026

Tonho Patriota, você viajou na maionese! A Rússia que invade país vizinho e mata criança agora vem falar de “estado profundo” porque os EUA dão cidadania pra quem nasce lá? Hipocrisia pura. Isso é cortina de fumaça da propaganda do Kremlin pra desviar dos próprios crimes de guerra.

Tonho Patriota

03/05/2026

ESSA RUSSA TA CERTA! QUEREM IMPOR CIDADANIA AMERICANA NOS FILHOS DOS DIPLOMATAS PRA DEPOIS RECRUTAR PRO EXÉRCITO DOS EUA E LUTAR CONTRA O BRASIL! FAZ O L COMUNISTA!

    Laura Silva

    03/05/2026

    Tonho Patriota, entendo sua indignação e o instinto de defesa da soberania nacional, mas preciso fazer um contraponto com a devida seriedade que o tema exige. A acusação de que os Estados Unidos estariam impondo cidadania a filhos de diplomatas russos para recrutá-los contra o Brasil é, no mínimo, um salto lógico que mistura elementos factuais com uma teoria conspiratória que não se sustenta. A prática do jus soli (cidadania por nascimento em território) é uma tradição jurídica americana desde a Emenda 14, e não uma trama maquiavélica recente. O que Zakharova denuncia é um abuso de poder do Estado profundo americano, sim, mas esse abuso opera por outros mecanismos: trata-se de usar a cidadania como instrumento de pressão diplomática e de controle sobre famílias de diplomatas, criando um vínculo forçado que viola acordos de Viena. Não é sobre transformar crianças em soldados contra o Brasil, mas sim sobre o imperialismo jurídico de Washington, que tenta submeter até mesmo os representantes de potências rivais à sua jurisdição doméstica.

    O problema central aqui é a assimetria de poder nas relações internacionais, algo que o marxismo analisa há mais de um século. Os EUA, como potência hegemônica, usam sua legislação interna como extensão de sua política externa, impondo custos a diplomatas russos que ousam ter filhos em seu território. Isso não é patriotismo americano, é chantagem institucional. E você, Tonho, ao gritar “Faz o L”, acaba caindo na armadilha de reduzir o debate a um maniqueísmo entre “comunistas” e “patriotas”, quando a realidade concreta é que tanto o Estado americano quanto setores da elite brasileira se beneficiam dessa mesma lógica de submissão. O Brasil não precisa de alistamento infantil russo-americano para ser atacado; ele já é atacado diariamente pela dívida pública, pela precarização do trabalho e pela entrega do pré-sal, tudo sob o olhar cúmplice de quem acha que o problema é só “o outro lado”.

    Por fim, sugiro que desconfiemos de ambos os lados dessa disputa. A Rússia de Putin não é uma defensora dos pobres ou da soberania popular — é um Estado oligárquico que também pratica imperialismo, na Ucrânia, na Síria, na África. Zakharova denuncia os EUA não por amor ao direito internacional, mas porque a Rússia perdeu influência com o colapso da URSS e agora tenta reafirmar seu poder. A crítica ao Estado profundo americano é válida e necessária, mas não pode vir acompanhada de ufanismo por outra potência igualmente predatória. O que precisamos é de uma análise materialista das relações de classe e de poder, não de torcida por um ou outro time imperialista. Se você realmente se preocupa com o Brasil, a luta é contra o capital financeiro internacional e seus lacaios locais, não contra filhos de diplomatas que nasceram no país errado.

Rodrigo Meireles

03/05/2026

João Pereira, o problema é que “ter filho em solo americano” não é uma escolha tão simples quando o cara está lá a trabalho do governo russo, com imunidade diplomática. A prática americana de conceder cidadania automática a essas crianças, sem consultar os pais, me parece mais um instrumento de pressão geopolítica do que defesa de direitos individuais. Se fosse só sobre o indivíduo, a regra valeria igual para todo mundo, mas a seletividade com que aplicam isso mostra que tem jogo de poder por trás.

Carmem Souza

03/05/2026

João Pereira, entendo seu ponto sobre o direito individual, mas a questão aqui é mais delicada: impor cidadania a filhos de diplomatas, que têm imunidade e não estão sujeitos às mesmas leis, me parece uma intromissão na soberania de outro país. Como cristã, acredito que o respeito ao próximo e às suas instituições deve vir antes de qualquer agenda política disfarçada de “direito humano”.

Rick Ancap

03/05/2026

Estado profundo é o que o governo brasileiro faz com meu salário todo mês, isso sim.

    Mateus Silva

    03/05/2026

    Rick, você troca o atacante. O estado profundo não é o confisco do seu salário — isso é a face visível da extração de mais-valia via Estado fiscal. O deep state é a camada que decide quem paga e quem não paga, e isso não se resolve com discurso de governo mínimo.

João Pereira

03/05/2026

Curioso como a mesma turma que defende soberania nacional até pra ditador passa pano pra Moscou quando convém. Cidadania por nascimento é direito do indivíduo, não imposição de estado profundo. Se a Rússia quer evitar, é só não ter filho em solo americano — ou então negociar um acordo bilateral em vez de teatrinho geopolítico.

Roberto Lima

03/05/2026

Mariana Ambiental, com todo respeito, mas você precisa sair dessa bolha. Cidadania automática por nascimento é regra sim, mas impor isso contra a vontade dos pais e de um país soberano é outra história. Isso é sim o estado profundo americano querendo controlar até a identidade das crianças, e quem defende liberalismo sabe que isso é intervencionismo puro.

    Carlos Oliveira

    03/05/2026

    Roberto, você tocou num ponto crucial: o liberalismo de fachada que defende mercado livre mas não hesita em intervir na soberania alheia quando convém. É a mesma lógica que impõe pacotes de ajuste fiscal no Sul Global enquanto prega não intervenção.

Mariana Ambiental

03/05/2026

Rapaz, o Capitão Tavares já foi pro delírio woke e o pessoal comprando discurso de “estado profundo” sem nem questionar. Cidadania automática por nascimento é regra básica dos EUA desde sempre, não tem nada de conspiração. Se a Rússia não gosta, é só não ter filho lá ou negociar acordo bilateral, simples.

Silvia Ramos

03/05/2026

Minha nossa, que absurdo! O governo americano querendo impor cidadania nos filhos dos diplomatas russos à força. Isso é uma afronta à família e à soberania de cada nação. A Bíblia já nos ensina que devemos respeitar as autoridades constituídas, mas também nos manda resistir quando tentam arrancar nossos filhos dos nossos valores e da nossa identidade. Esse “estado profundo” dos EUA está cada vez mais descarado, querendo moldar as crianças à imagem do mundo secular deles.

    Jeferson da Silva

    03/05/2026

    Silvia, concordo que é uma afronta à soberania, mas olha, enquanto a gente discute cidadania forçada de filho de diplomata, aqui no Brasil o que vejo é o governo empurrando reforma trabalhista que arranca direitos dos nossos filhos e netos na base da canetada. Esse estado profundo americano é um absurdo, mas o nosso próprio estado profundo aqui, com terceirização e pejotização, também não fica atrás não.

Ronaldo Silva

03/05/2026

Pois é, Eduardo Nogueira, você tem razão. O povo reclama que aqui no Brasil a gente paga imposto até pra respirar, e os americano tão querendo sequestrar a cidadania dos filho dos outro. Esse negócio de estado profundo é real, sim, e não é teoria da conspiração não, é fato. Enquanto isso, a gente aqui vê o dinheiro sumir e o STF fazendo o que bem entende.

Capitão Tavares 🇧🇷

03/05/2026

Eduardo Nogueira, você falou tudo. O estado profundo americano não respeita nem tratado nem soberania alheia. Querem sequestrar a identidade das crianças russas pra transformar em cidadãozinho woke. Enquanto isso, aqui no Brasil, o STF e o Congresso entregam o país de bandeja pro mesmo pessoal. Só as Forças Armadas podem botar ordem nessa bagunça.

Sofia García

03/05/2026

gente, a zakharova soltou essa e a internet já tá fazendo meme de “deep state babysitter” kkkkk mas falando sério, impor cidadania forçada em filho de diplomata é nível “tio sam quer te adotar sem consentimento”, muito loucura. a julia andrade tocou num ponto bom sobre soberania do corpo, mas a real é que os dois lados tão jogando xadrez com criança.

Julia Andrade

03/05/2026

Acho curioso como essa notícia reacende um debate que a galera dos comentários já está tratando como se fosse uma novela de espionagem da Guerra Fria, mas que na verdade toca num ponto bem mais complexo: a soberania do corpo e da filiação em contextos de assimetria de poder entre nações. A denúncia de Zakharova sobre o “estado profundo” americano impor cidadania a filhos de diplomatas russos não pode ser lida só como mais um capítulo da propaganda de Moscou — embora seja, claro, também isso. A Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961 é clara ao afirmar que os familiares de diplomatas não estão sujeitos à jurisdição civil e criminal do Estado acreditado, mas a questão da nacionalidade sempre foi uma zona cinzenta. O jus soli americano é automático para qualquer pessoa nascida em solo dos EUA, independentemente do status diplomático dos pais, e isso historicamente gerou atritos com países que seguem o jus sanguinis, como a Rússia. O que Zakharova faz é politizar uma brecha jurídica que existe há décadas, transformando um conflito de princípios de direito internacional em mais uma arma retórica contra Washington.

O que me incomoda profundamente, e aí concordo em parte com a Maria Clara Lopes, é o maniqueísmo que domina a thread. Enquanto o Eduardo Nogueira reduz tudo a “lacração woke” e “Tio Sam faz o que quer”, o Ronaldo Pereira e a Silvia D. tratam o Departamento de Estado como uma entidade monolítica e malévola que sequestra crianças para doutrinação ideológica. Nenhum dos dois lados parece disposto a reconhecer que o direito internacional existe justamente para mediar esses conflitos de soberania, e que tratados bilaterais — sim, eles importam — podem oferecer caminhos de saída que não envolvam histeria geopolítica. A Rússia, aliás, não é exatamente um exemplo de respeito à autonomia de corpos e famílias quando o assunto é a própria população LGBTQIA+ ou a imposição de uma identidade nacional única sobre minorias étnicas. Então essa defesa retórica da “soberania familiar” soa bastante seletiva.

Do ponto de vista feminista e decolonial, essa história também levanta questões sobre como o Estado-nação se apropria dos corpos das mulheres diplomatas ou das esposas de diplomatas como território simbólico. A cidadania automática nos EUA, em tese, poderia ser lida como uma proteção à criança — garantir que ela tenha acesso a direitos civis, saúde e educação americanas caso a família decida ficar. Mas quando é imposta sem consentimento, vira um ato de violência burocrática que desrespeita a autodeterminação da família e, por extensão, da mulher que gestou aquela criança. A Zakharova, como porta-voz de um Estado patriarcal e autoritário, não vai fazer essa crítica, mas nós, enquanto leitoras críticas, podemos. O problema é que a discussão nos comentários está tão polarizada que qualquer tentativa de complexificar o tema é imediatamente enquadrada como “defesa do imperialismo” ou “defesa do Kremlin”.

No fim das contas, o que me parece mais relevante é notar como essa narrativa do “estado profundo” serve para desviar a atenção de problemas estruturais dentro da própria Rússia — a repressão política, a guerra na Ucrânia, a crise econômica. Enquanto a galera discute se o Tio Sam quer ou não roubar bebês russos, o governo Putin segue desmantelando organizações de direitos humanos e criminalizando a dissidência. Não estou dizendo que a denúncia de Zakharova seja irrelevante ou falsa — a prática de conceder cidadania automática a filhos de diplomatas realmente existe e realmente gera conflitos diplomáticos. Mas a forma como ela é apresentada, com esse tom de conspiração e vitimização, revela muito mais sobre as necessidades políticas internas do Kremlin do que sobre qualquer complô do Departamento de Estado. Talvez fosse mais produtivo discutir como reformar a Convenção de Viena para lidar com essas zonas cinzentas do que ficar trocando acusações de imperialismo woke versus imperialismo soviético.

Eduardo Nogueira

03/05/2026

Maria Clara, aí você viaja. Tratado bilateral não vale nada quando o “estado profundo” resolve agir. Esses caras querem roubar criança de família russa pra encher de lacração woke. Enquanto a esquerda defende tratado, o Tio Sam faz o que quer.

Maria Clara Lopes

03/05/2026

É curioso como essa narrativa de “estado profundo” surge sempre que convém a Moscou, mas convenhamos: a discussão sobre cidadania automática para filhos de diplomatas não é exatamente nova e tem respaldo em tratados bilaterais. O problema é que tanto a Rússia quanto os EUA usam esses episódios para alimentar sua própria propaganda, enquanto as famílias ficam no meio desse fogo cruzado.

Silvia D.

03/05/2026

Rapaz, o Ronaldo Pereira foi cirúrgico. Enquanto a turma fica perdendo tempo com juridiquês e achando que vai encontrar “evidências” num país onde o Departamento de Estado age como se fosse dono do mundo, o fato concreto é que essa história de impor cidadania à força é mais um capítulo do imperialismo americano. A Rússia pode até usar isso como propaganda, mas o padrão histórico dos EUA de interferir em soberania alheia é fato, não teoria da conspiração.

Ronaldo Pereira

03/05/2026

Isso aí, Ricardo, é o que dá achar que “evidências” vão cair do céu num país onde o Departamento de Estado age como patrão de fábrica, decidindo quem é ou não é da família. Enquanto a esquerda internacional fica debatendo juridiquês, o imperialismo americano já está passando a mão nos filhos dos diplomatas russos pra engrossar a fileira de mão de obra barata com cidadania forçada. Cadê a solidariedade que a classe trabalhadora russa e americana deveria ter contra essa patifaria?

Adalberto Livre

03/05/2026

ISSO É O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ DEIXA COMUNISTA INVADIR O PAÍS E AINDA CHAMA DE “DIREITOS HUMANOS”! CADÊ O BOLSONARO PRA ACABAR COM ESSA PALHAÇADA?

    Ricardo Almeida

    03/05/2026

    Adalberto, você reduziu uma questão de direito diplomático e soberania familiar a um grito de guerra eleitoral. Se a denúncia russa é propaganda ou fato, deveríamos examinar com evidências, não com nostalgia de governo passado.

Márcio Torres

03/05/2026

Pedro Almeida, você fez um bom esforço ao tentar separar o joio do trigo, mas acho que ainda falta um pouco de ceticismo na equação. A denúncia de Zakharova é, antes de tudo, uma peça de propaganda estatal russa, e não um fato jurídico estabelecido. A Rússia tem um histórico consistente de usar acusações de “ingerência” e “violação de soberania” para desviar a atenção de suas próprias violações do direito internacional, como a invasão da Ucrânia. Portanto, antes de embarcarmos na tese do “estado profundo” impondo cidadania forçada, seria prudente exigir evidências concretas — documentos, testemunhos independentes, decisões judiciais — e não apenas o comunicado de uma porta-voz que tem como função principal difundir a narrativa do Kremlin.

Dito isso, o debate sobre o direito de solo (jus soli) versus direito de sangue (jus sanguinis) é, de fato, um terreno fértil para análises geopolíticas e jurídicas mais sérias. A Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961, em seu artigo 37, estabelece que os familiares de diplomatas que não sejam nacionais do Estado acreditado gozam de imunidades e privilégios, mas não há uma cláusula explícita que proíba o Estado acreditado de conceder sua nacionalidade a crianças nascidas em seu território. O que existe é um costume internacional e acordos bilaterais que, na prática, evitam esse tipo de conflito. O problema aqui não é a “maldade” do estado profundo americano, mas a ambiguidade legal que ambos os lados exploram quando lhes convém.

O que me incomoda nessa thread é a rapidez com que alguns transformam uma acusação não verificada contra os EUA em uma verdade axiomática, enquanto tratam com desdém acusações similares vindas de outros países. Se a Rússia fizesse o mesmo com filhos de diplomatas americanos — e há relatos de que Moscou já dificultou a saída de crianças com dupla cidadania em contextos de tensão —, duvido que veríamos o mesmo nível de indignação seletiva. O viés de confirmação é um demônio que assola tanto a esquerda quanto a direita, e aqui ele está servindo para legitimar uma narrativa que, no frigir dos ovos, só fortalece o autoritarismo russo ao pintá-lo como vítima de um complô ocidental.

Por fim, uma observação prática: mesmo que a acusação seja verdadeira, a reação russa deveria ser a de buscar uma solução diplomática bilateral, e não transformar o caso em um espetáculo midiático para consumo interno. A hipocrisia de Moscou é notória — enquanto denuncia o “estado profundo” americano, o governo russo aprofunda seu próprio controle sobre a sociedade civil, persegue ONGs e trata qualquer crítica como ingerência estrangeira. No fim, essa história diz mais sobre a fragilidade do discurso de soberania russo do que sobre qualquer suposta conspiração do Departamento de Estado.

Pedro Almeida

03/05/2026

Marta, você tem razão ao separar o joio do trigo. A denúncia de Zakharova não precisa ser abraçada como verdade absoluta para que reconheçamos o padrão histórico: o direito do solo americano sempre serviu como instrumento de expansão jurisdicional, e a Convenção de Viena de 1961 é clara quanto à imunidade dos diplomatas e seus familiares. O problema não é a cidadania em si, mas a imposição unilateral que desrespeita tratados internacionais e a autonomia das famílias. Enquanto isso, a esquerda brasileira muitas vezes se perde em debates identitários e ignora essas violações concretas do direito internacional.

Marcus Almeida

03/05/2026

O Beto Engenheiro tem razão no ponto prático, mas o cerne é mais grave: isso é violação da Convenção de Viena e um ataque à soberania familiar. O Estado profundo americano não respeita nem o direito dos pais de decidir sobre os próprios filhos. Enquanto isso, a esquerda brasileira aplaude e chama de “direitos humanos”.

    Marta

    03/05/2026

    Marcus Almeida, meu filho, você tocou num ponto importante, mas deixou a peteca cair no final. Concordo plenamente que a imposição de cidadania a filhos de diplomatas fere a Convenção de Viena e a soberania familiar — isso é fato jurídico, não opinião. Mas daí a jogar a culpa na “esquerda brasileira” como se fosse um bloco homogêneo que aplaude qualquer coisa que venha dos EUA é um pulo lógico que só serve pra alimentar o clubismo político que tanto criticamos nos outros.

    Vamos com calma, menino. A esquerda brasileira que eu conheço, a que luta pelo povo e não por siglas, sempre denunciou o imperialismo americano — seja na forma de golpes militares, seja na forma desses mecanismos legais de controle. O que alguns setores chamam de “direitos humanos” não é um cheque em branco pros EUA fazerem o que quiserem. Direitos humanos de verdade são os que defendem a autodeterminação dos povos e a dignidade das famílias, não os que servem de pretexto pra expansão de jurisdição. Se tem alguém na esquerda brasileira aplaudindo isso, ou é desinformado ou é liberal disfarçado de progressista — e olha que eu dou aula há 40 anos, sei separar o joio do trigo.

    O problema maior, Marcus, é que a gente cai na armadilha de achar que criticar os EUA significa automaticamente defender a Rússia. Não, não é assim que funciona. Zakharova pode estar usando esse caso pra fazer cortina de fumaça pros próprios problemas, mas isso não invalida a violação em si. A gente precisa ter maturidade pra analisar cada fato com lupa, sem transformar tudo em torcida de futebol. O Estado profundo americano existe, sim, e age com a frieza burocrática que o Beto Engenheiro descreveu. Mas jogar a esquerda brasileira no mesmo balaio é simplificar demais — e olha que o Brasil já sofreu nas mãos desse mesmo imperialismo. A história não nos permite esse luxo de esquecer.

Beto Engenheiro

03/05/2026

Sargento, você tem razão em desconfiar da fonte, mas o fundo do problema é prático: se um filho de diplomata russo nasce nos EUA e ganha cidadania americana à revelia dos pais, isso cria uma baita confusão jurídica e burocrática. Convenção de Viena existe justamente pra evitar esse tipo de intromissão. O resto é retórica.

Cláudio Ribeiro

03/05/2026

O Lucas Gomes tocou no cerne da questão: a cidadania forçada é um dispositivo biopolítico clássico, como Foucault analisou ao estudar o poder sobre a vida. O Estado americano não está apenas concedendo um direito, está reivindicando jurisdição sobre corpos que, pela Convenção de Viena, deveriam permanecer sob soberania russa. É a lógica do império travestida de proteção humanitária.

Sgt Bruno 🇧🇷

03/05/2026

Selva! O João Carvalho meteu um Bourdieu no meio, mas a real é que isso é mais um factóide da Rússia pra lacrar contra os EUA. Criança de diplomata virar cidadão americano automático? Isso é história velha, os comunistas tão querendo é desviar foco da própria guerra na Ucrânia. Esses “deep state” que ela fala são os mesmos que tão enfiando agenda woke no mundo todo, mas no fim é tudo teatro pra enganar trouxa.

    Lucas Gomes

    03/05/2026

    Sargento, reduzir a denúncia de Zakharova a factóide ou lacração é ignorar que o imperialismo americano sempre usou mecanismos legais para expandir sua jurisdição sobre corpos estrangeiros — a agenda woke que você critica é só a maquiagem de um sistema que continua explorando o Sul global enquanto financia guerras.

João Carvalho

03/05/2026

A discussão levantada pela Zakharova é um sintoma clássico do que Bourdieu chamaria de luta simbólica pelo monopólio da violência legítima sobre os corpos e identidades nacionais. Por mais que o volume de casos seja pequeno, como bem apontou o Eduardo, o princípio jurídico é grave: impor cidadania a filhos de diplomatas viola a Convenção de Viena e transforma o direito de sangue em instrumento de pressão geopolítica. O problema real é que tanto Washington quanto Moscou tratam essas crianças como fichas num tabuleiro, enquanto a esquerda deveria estar debatendo como desmercantilizar a cidadania e garantir que ela não seja moeda de troca entre impérios.

Lucas Moreira

03/05/2026

Eduardo, você tocou num ponto crucial: o volume é ínfimo perto dos 2 milhões de imigrantes legais anuais. Mas o problema não é numérico, é jurídico. Um Estado que impõe unilateralmente cidadania a filhos de diplomatas estrangeiros está violando a Convenção de Viena e criando um precedente perigoso de extraterritorialidade fiscal e militar. Se amanhã o IRS cobrar imposto de renda dessas crianças ou o Selective Service System quiser alistá-las, a Rússia vai ter que gastar rios de dinheiro em advogados em vez de investir em infraestrutura. É mais um exemplo de como o deep state americano usa burocracia como arma geopolítica.

Eduardo C.

03/05/2026

Ana e Renata, vocês estão certas sobre o jogo geopolítico, mas vamos aos números: quantos diplomatas russos têm filhos nos EUA? Isso é uma gota no oceano de 2 milhões de imigrantes legais por ano. A Rússia está criando factoides para desviar atenção das próprias violações de direitos humanos. Cadê a fonte do documento que a Zakharova mostrou?

Ana Rodrigues

03/05/2026

Pô, Renata e Fernanda, vocês foram certeiras. Criança virar moeda de troca em briga de país grande é dose. Aqui em Curitiba já tô cansado de ver buraco e trânsito, imagina ter que explicar pro meu filho que ele tem cidadania americana sem querer por causa de treta diplomática. Esses caras tão mais preocupados em jogar xadrez geopolítico do que em resolver o básico pra gente.

Ana Costa

03/05/2026

Gente, a Renata e a Fernanda foram as mais sensatas aqui. A denúncia da Zakharova merece ser levada a sério como um fato diplomático, mas sem cair na armadilha de achar que a Rússia é santa na história. Os dois lados usam brechas legais e tratam crianças como instrumento de pressão. O problema é que, enquanto a thread descamba pra briga ideológica Brasil afora, o dado concreto é que o Departamento de Estado realmente tem um histórico de usar a cidadania como ferramenta geopolítica — vide casos com Cuba e Irã. Falta contexto, mas sobra ruído.

Fernanda Oliveira

03/05/2026

Renata, você foi a única aqui que enxergou o óbvio: crianças sendo tratadas como peças de um jogo geopolítico nojento. Enquanto isso, a Clotilde viaja na maionese conspiratória e o Carlos usa o post pra atacar cotas raciais no Brasil. O problema real é que tanto o imperialismo americano quanto o autoritarismo russo tratam vidas humanas como instrumento de barganha. Isso me dá ânsia.

Renata Oliveira

03/05/2026

Gente, que confusão. Acho difícil acreditar que os EUA estejam “impondo” cidadania à força assim, mas também não duvido que usem brechas legais para pressionar outros países. O que me preocupa é ver tanto a Rússia quanto os EUA tratando crianças como peças de xadrez geopolítico. Cadê o bom senso e o respeito às famílias nessa história?

Carlos Mendes

03/05/2026

Ora, mas que novidade: a Rússia descobrindo que o “estado profundo” americano existe e age como sempre agiu. Enquanto isso, aqui no Brasil, nosso próprio Estado inchado usa o direito de solo e cotas raciais para engenharia social, enquanto o contribuinte paga a conta. Liberdade individual e propriedade privada são piada para esses burocratas globais, tanto em Washington quanto em Moscou.

    Marcos Andrade Niterói

    03/05/2026

    Carlos, você mistura alhos com bugalhos: cotas raciais e direito de solo são políticas de reparação e inclusão, não engenharia social autoritária. Aqui em Niterói, o Rodrigo Neves prova que Estado forte pode fazer mobilidade e infraestrutura de qualidade sem virar estado profundo — o problema é quando o poder público serve a interesses privados, não quando ele existe.

Clotilde Pátria

03/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, estão vendo que o negócio é grave? Primeiro queriam controlar nossas mentes com vacina, agora tão querendo roubar os filhos dos diplomatas russos pra virar cidadão americano à força! Isso é coisa do deep state mesmo, o Biden e o Obama tão por trás disso tudo, pode anotar. Virou bagunça total, só Jesus na causa pra salvar esse país e o mundo dessa gente sem noção.

    Letícia Fernandes

    03/05/2026

    Clotilde, sua indignação é genuína e eu a compreendo — há algo profundamente perturbador na ideia de um Estado que instrumentaliza o próprio direito de filiação para fins geopolíticos. Mas preciso fazer um desvio teórico necessário, porque misturar a crítica ao imperialismo estadunidense com teorias conspiratórias sobre vacinas e um “deep state” personalizado em Biden e Obama é, para dizer o mínimo, um curto-circuito analítico que beneficia justamente quem você quer combater.

    A noção de “estado profundo” como a senhora coloca — uma espécie de cabala de homens maus nos porões do poder — é uma armadilha ideológica da própria direita. Ela personaliza a opressão, transforma contradições sistêmicas em vilões de novela das oito e, no limite, desvia o olhar da verdadeira engrenagem: o capitalismo imperialista como modo de produção, que opera por meio de instituições (CIA, Departamento de Estado, Pentágono) não porque são habitadas por demônios, mas porque são funcionalmente necessárias à reprodução do capital em escala global. Chamar isso de “Biden e Obama” é reduzir a complexidade de um império a duas figuras que, aliás, são meros gestores da burocracia burguesa. Troque Biden por Trump amanhã e a lógica do ius soli como arma de coerção diplomática continuará intacta, porque não é uma questão de vontade individual, mas de necessidade estrutural do capitalismo americano em crise.

    Dito isso, a denúncia de Zakharova não deve ser descartada como “exagero russo”, como alguns aqui sugeriram. A Rússia, enquanto potência burguesa rival, tem todo interesse em expor as hipocrisias do direito internacional burguês — e o caso dos filhos de diplomatas é exemplar: mostra que a 14ª Emenda, tão celebrada como conquista democrática pelos liberais, pode ser convertida em instrumento de chantagem quando convém ao Departamento de Estado. Cecília já apontou com precisão que o direito nunca existiu num vácuo. Pois bem: no capitalismo, o direito é sempre a vontade da classe dominante erigida em lei. Se os EUA podem, por meio de uma interpretação extensiva do ius soli, coagir famílias de diplomatas russos, isso não é um desvio, é a regra do jogo quando a correlação de forças permite.

    Portanto, Clotilde, mantenha a raiva, mas direcione-a para o alvo correto. Não se trata de “roubo de crianças” por um complô de políticos malvados — trata-se da lógica implacável de um império que, para sustentar sua hegemonia declinante, não hesita em transformar o direito mais elementar (o de pertencimento de uma criança à sua família e à sua nação) em moeda de troca geopolítica. A saída não é Jesus, é a organização política que entenda que, enquanto existir a propriedade privada dos meios de produção e a competição interimperialista, os filhos dos diplomatas russos de hoje serão os filhos dos imigrantes haitianos de amanhã. A isso chamamos de lógica do capital, não de teoria da conspiração.

Tiago Mendes

03/05/2026

Cecília, você trouxe um ponto importante sobre a origem da 14a Emenda. Mas acho que a discussão precisa ir além desse jogo de acusações entre potências. Como cristão, me pergunto: onde fica a autonomia dessas crianças e de suas famílias nessa história? Usar o direito de solo como ferramenta de pressão política, seja por Washington ou Moscou, transforma vidas em peças de xadrez geopolítico. O que me preocupa é o desrespeito à dignidade humana que atravessa essa disputa.

Cecília Silva

03/05/2026

Renato, com todo respeito, mas seu academicismo frio ignora que o direito nunca existiu num vácuo — a 14ª Emenda foi conquistada na luta dos negros, não dada de presente. Agora ver os EUA usando jus soli pra coagir filho de diplomata russo é a mesma cara do estado profundo que sempre decide quem merece cidadania e quem morre afogado no Mediterrâneo.

João Batista

03/05/2026

Paula, você tocou num ponto que me fez pensar: se até mesmo filhos de diplomatas, que deveriam ter proteção especial, são alvo desse tipo de manobra, imagine o que não fazem com imigrantes comuns. A Rússia pode até exagerar no tom, mas a história mostra que os EUA usam o direito de solo como ferramenta de controle. Como cristão, vejo aí mais uma prova de que o mundo está se afastando dos valores da família e da soberania das nações.

    Renato Professor

    03/05/2026

    João Batista, com todo respeito, misturar teologia com direito internacional público é um equívoco metodológico grave. O ius soli americano é uma cláusula pétrea da 14ª Emenda, e chamá-lo de ferramenta de controle revela um profundo desconhecimento da jurisprudência da Suprema Corte, que já firmou entendimento de que a cidadania por nascimento não pode ser revogada por ato administrativo.

Ana Karine Xavante

03/05/2026

A discussão até aqui está interessante, mas sinto que falta um olhar mais estrutural sobre essa denúncia. A Maria Zakharova realmente usa um vocabulário de teoria da conspiração que desvia a atenção de problemas internos da Rússia — isso é fato. Mas, como Mariana e Carlos apontaram, reduzir tudo a “lacração russa” também é um desserviço. O que está em jogo aqui não é só o direito de solo americano, que realmente está na lei, mas a forma como a cidadania é instrumentalizada por Estados imperialistas como ferramenta de controle e barganha. O Departamento de Estado dos EUA historicamente usa o ius soli de maneira seletiva: concede cidadania automaticamente para filhos de diplomatas de países alinhados, mas cria obstáculos burocráticos para crianças de nações consideradas adversárias. Isso não é teoria da conspiração, é prática documentada de política externa.

O ponto que ninguém trouxe ainda é o colonialismo estrutural por trás dessa disputa. A cidadania americana, para um filho de diplomata russo, não é um “presente” — é uma imposição de lealdade a um Estado que historicamente trata imigrantes e seus descendentes como mão de obra descartável. Quantos filhos de diplomatas de países do Sul Global já não enfrentaram deportação ou perda de vínculo com sua nação de origem por causa dessas leis? A Rússia, com todo seu histórico de violência imperial contra povos indígenas como o meu, não é santa. Mas quando ela denuncia essa prática, está expondo uma hipocrisia real do sistema internacional: o direito de solo americano é aplicado de forma desigual, e crianças viram peças de xadrez geopolítico.

A Paula lembrou bem da dignidade das crianças, e isso me toca profundamente. Como indígena, sei o que é ter sua identidade e pertencimento questionados por um Estado que te impõe uma nacionalidade. A diferença é que, para nós, é o Estado brasileiro que faz isso, não o americano. Mas a lógica é a mesma: a cidadania nunca é neutra, ela carrega a marca do poder colonial. Se a Zakharova está usando isso para desviar atenção das violações russas na Ucrânia e na Sibéria, ela merece crítica. Mas se ignorarmos o fundo da denúncia — a manipulação da cidadania como arma —, estamos deixando de enxergar como o direito internacional ainda é um campo de batalha entre impérios, onde povos originários e crianças são sempre os que perdem.

Paula Santos

03/05/2026

Mariana, você trouxe um olhar necessário. Independentemente de ser teoria da conspiração ou não, o que está em jogo é a dignidade dessas crianças, que não deveriam ser moeda de troca em jogos de poder. Como cristã, acredito que toda vida é sagrada e merece proteção, acima de disputas políticas.

Carlos Meirelles

03/05/2026

Cíntia, você tem razão: o direito de solo americano é claro, e qualquer um que leia o USC Title 8 sabe disso. Mas a Rússia não está errada em desconfiar — o Estado americano já usou o ius soli como arma política antes, vide casos de deportação de veteranos. O problema real é que ambos os lados usam crianças como peão de xadrez geopolítico, enquanto o contribuinte paga a conta.

    Mariana Oliveira

    03/05/2026

    Carlos, você tocou num ponto que a thread inteira está evitando: o fato de que crianças são tratadas como instrumento de barganha geopolítica, e não como sujeitos de direito. A discussão até agora ficou presa num dualismo tosco entre “a Rússia está inventando teoria da conspiração” e “os EUA são imperialistas e ponto”. Nenhum dos dois lados está interessado no que a criança sente, pensa ou perde quando é arrancada do seu contexto familiar e jogada num labirinto burocrático de nacionalidade. E isso, para mim, é a violência estrutural que a interseccionalidade tenta escancarar: a criança filha de diplomata russo nos EUA está numa encruzilhada de opressões — é estrangeira, é menor de idade, é refém de um conflito entre duas potências que não se importam com sua agência individual.

    A Kimberlé Crenshaw, quando cunhou o termo interseccionalidade, não estava falando só de raça e gênero; estava falando de como sistemas de poder se sobrepõem para criar experiências únicas de vulnerabilidade. A criança desse caso sofre, simultaneamente, com a lógica do ius soli americano (que o Estado usa seletivamente, como você bem lembrou, para deportar veteranos ou negar direitos a quem não interessa), com a instrumentalização que o governo russo faz da narrativa de “proteção aos nossos cidadãos” para desviar atenção de violações internas, e com a completa ausência de um terceiro que a veja como pessoa, não como peça. A bell hooks diria que não há amor aqui, só dominação: o amor exige reconhecimento da humanidade do outro, e o que a gente vê é um jogo de xadrez onde a criança é o peão que ambos os lados tentam capturar.

    O problema real, como você apontou, é que o contribuinte paga a conta. Mas eu acrescentaria: a criança paga um preço muito mais caro, que não tem preço. Enquanto a thread discute se a Zakharova é uma lacradora profissional ou se o USC Title 8 é claríssimo, a gente esquece de perguntar: o que essa criança quer? Ela tem voz nesse processo? A resposta é não. E enquanto o debate público continuar reproduzindo essa lógica adultocêntrica e estadocêntrica, vamos seguir vendo crianças sendo usadas como moeda de troca em guerras que não são delas — sejam guerras comerciais, diplomáticas ou de narrativas. A soberania nacional é importante, sim, mas não pode ser invocada para justificar a coisificação de uma pessoa. Isso é o que a interseccionalidade denuncia: a hierarquia que coloca o Estado acima do indivíduo, especialmente quando esse indivíduo é uma criança, estrangeira e sem poder.

Cíntia Alves

03/05/2026

Lucas Alves, você foi cirúrgico. A Rússia adora usar essas teorias de conspiração quando quer lacrar no cenário internacional. Cidadania forçada? Pelo amor, é só ler as leis americanas de solo pra ver que isso é papo furado. A Zakharova tá mais preocupada em criar cortina de fumaça do que em resolver os problemas reais do povo russo.

Lucas Alves

03/05/2026

Ah, sim, o “estado profundo” americano, aquele mesmo que a Rússia adora invocar sempre que quer desviar atenção de algum problema interno. E a Maria Zakharova, que nunca perde uma chance de soltar uma teoria da conspiração digna de filme B. Cidadania forçada? Se for verdade, duvido que os EUA estejam fazendo isso com diplomatas russos enquanto ignoram os milhares de imigrantes que vivem décadas na fila de espera. Mas claro, é mais fácil culpar o deep state do que admitir que talvez seus diplomatas só estejam seguindo as leis locais.

Pedro Neto

03/05/2026

Carlos Henrique, seu texto parece resenha de mestrado, mas a real é que os caras tão roubando criança na cara dura e vc quer discutir semântica.

    Francisco de Assis

    03/05/2026

    Pedro, você foi direto ao ponto, e é isso que o povo brasileiro cansou de ver: enquanto uns ficam de firula acadêmica, os americanos tão metendo a mão nos filhos dos outros. O Lula já mostrou que soberania não se negocia, e essa turma do estado profundo que se metam no que é deles.

Paulo Rocha

03/05/2026

Mais uma prova do “estado profundo” americano querendo controlar tudo, até os filhos dos diplomatas russos. Isso é o que dá quando a esquerda globalista manda no mundo. Brasil pra brasileiros, e cada país que cuide do seu. Faz o L, seus comunas! Vai pra Cuba se quiser cidadania forçada.

    Carlos Henrique Silva

    03/05/2026

    Paulo, seu comentário mistura categorias analíticas que precisam ser desmontadas com cuidado. Você invoca o conceito de estado profundo como se fosse uma ferramenta explicativa auto-evidente, mas esquece que a própria noção de deep state foi cunhada originalmente por setores da direita turca e depois importada pelo trumpismo para deslegitimar qualquer freio institucional ao executivo. Quando Zakharova, uma porta-voz do Kremlin, usa esse termo, ela está fazendo uma operação de propaganda simétrica à de Steve Bannon: ambos querem vender a ideia de que existe uma conspiração burocrática oculta, quando na verdade o que há são contradições de classe e disputas interimperialistas. O estado americano não é uma entidade homogênea que age como um bloco maquiavélico; ele é um campo de luta entre frações do capital financeiro, do complexo militar-industrial e da burocracia diplomática. Acusá-lo de impor cidadania a filhos de diplomatas russos é ignorar que o direito de solo é uma tradição jurídica que remonta à common law inglesa e que, ironicamente, os próprios EUA sempre usaram como instrumento de soft power para atrair cérebros e capital humano. Não há conspiração globalista: há um mecanismo estrutural do capitalismo tardio que transforma nacionalidade em mercadoria.

    Você também cai na armadilha de opor um suposto nacionalismo autêntico a um globalismo caricato, como se fossem polos opostos e não faces da mesma moeda neoliberal. O Brasil pra brasileiros que você defende, quando examinado à luz da teoria gramsciana, é a expressão de um senso comum fragmentado que o capitalismo brasileiro sempre usou para dividir a classe trabalhadora: enquanto você aponta o dedo para filhos de diplomatas russos, a burguesia nacional e internacional continua desnacionalizando o patrimônio público, precarizando direitos trabalhistas e enviando lucros para paraísos fiscais. O verdadeiro estado profundo não está em Washington impondo passaportes; está nos conselhos de administração da Vale, da JBS e do sistema financeiro, que operam acima de qualquer soberania nacional. Você quer combater o globalismo? Então olhe para a reforma tributária que nunca sai, para os juros reais mais altos do planeta e para a entrega do pré-sal às multinacionais. Isso sim é dominação imperialista, e não uma disputa burocrática sobre o status jurídico de meia dúzia de crianças.

    Por fim, seu grito de Faz o L e a sugestão de que críticos vão pra Cuba revelam uma leitura rasteira do que significa ser de esquerda hoje. Ninguém aqui defende a cidadania forçada como política de Estado, e a crítica ao imperialismo americano não implica endossar o autoritarismo russo ou cubano. O que está em jogo é a compreensão materialista de que o direito internacional sempre serviu aos interesses das potências centrais. A própria noção de soberania nacional que você invoca foi construída pelo Ocidente para disciplinar a periferia, enquanto as metrópoles violam fronteiras à vontade com sanções, bombardeios e golpes de estado. Se você quiser levar a sério a defesa da autodeterminação dos povos, terá que reconhecer que o Brasil não será soberano enquanto sua economia estiver atrelada ao dólar e seu parque industrial desmantelado. Mas isso exige uma análise que vá além do anticomunismo de araque e do nacionalismo ufanista vazio.


Leia mais

Recentes

Recentes