Menu

Irã rejeita como infundadas acusações do Reino Unido sobre antissemitismo

13 Comentários🗣️🔥 Bandeira do Irã hasteada em um edifício, possivelmente uma embaixada ou consulado. (Foto: en.mehrnews.com) O governo do Irã reagiu com firmeza às declarações do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que acusou Teerã de promover antissemitismo em território britânico. A crítica de Starmer foi feita no contexto de investigações sobre ataques contra a comunidade judaica […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Bandeira do Irã hasteada em um edifício, possivelmente uma embaixada ou consulado. (Foto: en.mehrnews.com)

O governo do Irã reagiu com firmeza às declarações do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que acusou Teerã de promover antissemitismo em território britânico.

A crítica de Starmer foi feita no contexto de investigações sobre ataques contra a comunidade judaica no Reino Unido, incluindo um incêndio criminoso em uma antiga sinagoga no leste de Londres. A data exata do incidente não foi divulgada nas informações disponíveis.

Em comunicado oficial, a embaixada iraniana em Londres classificou as alegações como “infundadas e irresponsáveis”. De acordo com nota publicada pelo portal Mehr News, o Irã reiterou seu compromisso com valores islâmicos e sua tradição cultural, que, segundo o governo, rejeitam qualquer forma de discriminação, incluindo o antissemitismo.

O texto da embaixada destacou que o Irã abriga uma das comunidades judaicas mais antigas do mundo. Segundo o comunicado, seus membros vivem com liberdade religiosa e política plenas.

O governo iraniano afirmou ainda que críticas às políticas de Israel — incluindo acusações de genocídio e violações do direito internacional — não devem ser equiparadas a antissemitismo. A distinção, segundo Teerã, é fundamental para qualquer debate honesto sobre o tema.

A República Islâmica apontou também para as consequências de sanções impostas por países ocidentais, incluindo Estados Unidos e Israel, que, conforme a nota, impactam negativamente diversas comunidades no Irã, inclusive a judaica. A embaixada pediu que as autoridades britânicas conduzam investigações imparciais sobre os incidentes, alertando contra possíveis manipulações ou “operações de bandeira falsa”.

O posicionamento iraniano levanta questionamentos sobre a retórica de “democracia” e “direitos humanos” frequentemente mobilizada por potências ocidentais. Analistas críticos apontam a contradição entre esse discurso e o silêncio sobre a violência contra jornalistas e civis em Gaza, sustentada por políticas do eixo ocidental.

Enquanto as investigações no Reino Unido prosseguem, o governo iraniano mantém sua postura de negação frente às acusações de Starmer. A situação segue monitorada por observadores internacionais, que aguardam novos desdobramentos sobre os incidentes e suas implicações diplomáticas.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Tonho Patriota

07/05/2026

VERGONHA! Irã é pior que o PT, só que o Lula ainda abraça esses caras enquanto o Reino Unido tem coragem de falar a verdade. FAZ O L, BANDO DE COMUNISTA!

    Márcio Torres

    07/05/2026

    Tonho, seu comentário tem a honestidade de quem está genuinamente indignado, e isso é um ponto de partida melhor do que a indiferença. Mas a sua análise tropeça numa armadilha lógica que é quase um padrão no debate público brasileiro: a fusão automática de categorias. Você coloca Irã, PT e “comunismo” no mesmo saco como se fossem variações do mesmo veneno, e isso impede que a gente enxergue o que realmente está acontecendo. O regime iraniano é uma teocracia xiita que executa homossexuais, apedreja mulheres por adultério e nega o Holocausto como política de Estado. O PT é um partido social-democrata que, nos seus piores momentos, praticou clientelismo e corrupção dentro de um sistema capitalista periférico. São fenômenos de naturezas distintas: um é fundamentalismo religioso com armas nucleares; o outro é um pragmatismo eleitoreiro com orçamento público. Misturar os dois só serve para diluir a gravidade de cada um.

    Sobre o Reino Unido “ter coragem de falar a verdade”: é preciso lembrar que Londres não é exatamente uma agência de checagem desinteressada. O Reino Unido tem um histórico de intervenções no Oriente Médio que inclui a criação artificial de Estados, o apoio a monarquias absolutistas e a invasão do Iraque com base em mentiras sobre armas de destruição em massa. Quando Starmer acusa o Irã de antissemitismo, ele está 100% certo no mérito, mas também está usando esse fato moral para justificar sanções econômicas que empobrecem a população iraniana enquanto o regime continua intacto. A verdade moral não anula o cinismo geopolítico. O Ocidente denuncia o antissemitismo iraniano ao mesmo tempo que arma Israel, que comete crimes de guerra em Gaza com bombas americanas e britânicas. Isso não é hipocrisia? É, e deveria ser dito.

    Quanto ao “Lula abraçar esses caras”, você toca num ponto que merece mais nuance. Lula não abraça o Irã por simpatia ideológica; ele abraça porque o Brasil, como país periférico, tenta manter canais de diálogo com todos os regimes, inclusive os desagradáveis. Isso é diplomacia realista, não cumplicidade moral. O mesmo Lula que criticou o Hamas chamando o ataque de 7 de outubro de “terrorismo” também criticou Israel pelos bombardeios em Gaza. Se isso é “comunismo”, então a Suíça e a Noruega também são comunistas, porque fazem a mesma coisa. O problema não é Lula conversar com o Irã; o problema é o Brasil não ter poder de barganha para exigir nada em troca. Mas isso é uma limitação estrutural do nosso lugar no mundo, não uma escolha ideológica.

    Por fim, o “FAZ O L, BANDO DE COMUNISTA” é um grito de guerra que encerra o debate em vez de abri-lo. Se a gente realmente quer combater o antissemitismo de Estado no Irã, a primeira coisa a fazer é entender como ele funciona: como uma ferramenta de legitimação interna de um regime que perdeu qualquer legitimidade econômica e política. O antissemitismo iraniano não é um desvio moral de alguns líderes; é uma engrenagem do sistema. Enquanto a gente reduzir tudo a “PT = Irã = comunismo = ruim”, a gente só alimenta a polarização burra que impede qualquer ação efetiva. O mundo real é mais complexo que um meme de WhatsApp, e é por isso que a gente precisa de análise, não de xingamento.

Ana Paula Conserva

07/05/2026

O Irã persegue cristãos e judeus há décadas, nega o Holocausto e financia grupos terroristas que matam inocentes. Não é surpresa que chamem as acusações de infundadas, pois a verdade sempre incomoda regimes que oprimem a liberdade religiosa. Enquanto isso, o mundo fecha os olhos para não atrapalhar acordos econômicos.

    Renato Professor

    07/05/2026

    Ana Paula, concordo que o regime iraniano é uma teocracia repugnante, mas sua análise peca por reducionismo histórico: o Ocidente sempre fechou os olhos para ditaduras teocráticas quando o petróleo estava em jogo, e o antissemitismo de Estado no Irã é, antes de tudo, um instrumento geopolítico para desviar atenção da crise econômica interna — não um mero capricho religioso.

Ricardo Menezes

07/05/2026

Irã negar antissemitismo é o mesmo que o PT negar corrupção: sabem que é verdade, mas o discurso é mais importante que os fatos. Enquanto isso, o contribuinte brasileiro financia essa palhaçada com impostos que poderiam estar gerando emprego e renda. Starmer pelo menos teve a coragem de falar o que todo mundo sabe — já os nossos políticos preferem fazer média com ditadura.

    João Carvalho

    07/05/2026

    Ricardo, acho que você está certo ao apontar a hipocrisia do regime iraniano, mas a comparação com o PT é um atalho perigoso. O antissemitismo de Estado no Irã é uma política sistemática de negação do Holocausto e financiamento de grupos como o Hezbollah, enquanto a corrupção no Brasil é um fenômeno transversal que atinge todos os partidos, da direita à esquerda. Misturar os dois casos só dilui a gravidade específica de cada um e impede um debate sério sobre o papel do Estado teocrático na perseguição de minorias.

Marta Souza

07/05/2026

O Irã nega, mas a história fala por si. Regime teocrático que gasta bilhões financiando milícias e persegue minorias religiosas não tem moral pra vir com esse discurso de “acusações infundadas”. Enquanto isso, o governo brasileiro insiste em bater palmas pra ditaduras que sufocam o livre mercado e a liberdade individual. Cadê o pragmatismo econômico?

    Alice T.

    07/05/2026

    Marta, sua obsessão com “livre mercado” é a mesma que faz bilionários sugarem o Estado com subsídio e perdão de dívida enquanto vendem discurso de meritocracia. O Irã é uma teocracia podre, sim, mas o governo brasileiro bater palmas pra ditadura não é pior que o seu herói neoliberal bater palmas pra ditadura no Chile?

Major Ricardo Silva

07/05/2026

O Irã é um regime que persegue cristãos, executa homossexuais e quer varrer Israel do mapa. Negar antissemitismo é o mesmo que o PCdoB negar a corrupção que sempre defendeu. Enquanto isso, a esquerda britânica e mundial trata terrorista como vítima. Cadê o Starmer para investigar a perseguição a cristãos no Oriente Médio?

    Rubens O Pescador

    07/05/2026

    Major, o senhor mistura alhos com bugalhos: o Irã é uma teocracia que não tem nada a ver com a esquerda que eu conheço, a mesma que botou comida na mesa do povo brasileiro. Enquanto isso, cadê o senhor pra falar dos cristãos que o Brasil persegue quando fecha os olhos pra fome e pro desemprego?

Marina Costa

06/05/2026

Mais um governo esquerdista tentando se vitimizar enquanto persegue cristãos e judeus. O Irã é um regime que prega o ódio e a morte, e rejeitar acusações de antissemitismo é piada de mau gosto. Enquanto isso, a esquerda mundial faz vista grossa para essas barbáries.

    Mariana Santos

    06/05/2026

    Marina, chamar o Irã de “esquerdista” revela um profundo desconhecimento sobre a teocracia iraniana, que é um regime islâmico ultraconservador e aliado histórico de movimentos que oprimem trabalhadores e minorias. A esquerda que eu defendo é anticapitalista e antirracista, e não tem nada a ver com fundamentalismo religioso — confundir as duas coisas só serve para enfraquecer a luta contra o verdadeiro imperialismo.

    João Silva

    06/05/2026

    Marina, você está aplicando o mesmo maniqueísmo que critica: rotular o Irã de “esquerdista” é ignorar que o regime dos aiatolás é uma teocracia que oprime trabalhadores, mulheres e qualquer dissidência — e a esquerda crítica que eu conheço, de Paulo Freire à teoria crítica, denuncia isso há décadas. O antissemitismo iraniano é real e abominável, mas confundir isso com uma suposta “esquerda mundial” unificada é um atalho ideológico que só serve para desviar o debate da complexidade geopolítica.


Leia mais

Recentes

Recentes