Pezeshkian afirma que diálogo com EUA não significa rendição do Irã

Ilustração editorial sobre Pezeshkian afirma que diálogo com EUA não significa rendição do Irã. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

O presidente da República Islâmica do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que a abertura de Teerã para o diálogo com os Estados Unidos não representa capitulação.

Em mensagem publicada em sua conta oficial, Pezeshkian ressaltou que negociar diplomaticamente é ato de soberania. Ele frisou que o governo iraniano entra em qualquer conversação com dignidade e firmeza na preservação dos direitos de seu povo.

O portal RT detalhou a postura estratégica de Teerã. Pezeshkian garantiu que todas as forças do Estado estão mobilizadas para defender a honra nacional contra pressões externas.

Fontes próximas à equipe de negociação indicam divergências fundamentais com Washington. A agência Tasnim relata ceticismo iraniano quanto ao caráter impositivo das propostas estadunidenses.

O Irã mantém posição intransigente sobre o levantamento imediato de sanções econômicas. Teerã exige a devolução de ativos financeiros bloqueados de forma arbitrária e rejeita pretextos políticos para limitar seu programa nuclear pacífico.

As autoridades iranianas reafirmaram que o país não possui interesse em armas nucleares. O desenvolvimento tecnológico segue padrões de soberania científica, consolidando a resistência nacional contra o imperialismo.

Leia mais sobre o assunto na actualidad.rt.com.


Leia também: Khamenei ergue muralha contra a rendição ao Ocidente


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.