O presidente da República Islâmica do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que a abertura de Teerã para o diálogo com os Estados Unidos não representa capitulação.
Em mensagem publicada em sua conta oficial, Pezeshkian ressaltou que negociar diplomaticamente é ato de soberania. Ele frisou que o governo iraniano entra em qualquer conversação com dignidade e firmeza na preservação dos direitos de seu povo.
O portal RT detalhou a postura estratégica de Teerã. Pezeshkian garantiu que todas as forças do Estado estão mobilizadas para defender a honra nacional contra pressões externas.
Fontes próximas à equipe de negociação indicam divergências fundamentais com Washington. A agência Tasnim relata ceticismo iraniano quanto ao caráter impositivo das propostas estadunidenses.
O Irã mantém posição intransigente sobre o levantamento imediato de sanções econômicas. Teerã exige a devolução de ativos financeiros bloqueados de forma arbitrária e rejeita pretextos políticos para limitar seu programa nuclear pacífico.
As autoridades iranianas reafirmaram que o país não possui interesse em armas nucleares. O desenvolvimento tecnológico segue padrões de soberania científica, consolidando a resistência nacional contra o imperialismo.
Leia mais sobre o assunto na actualidad.rt.com.
Leia também: Khamenei ergue muralha contra a rendição ao Ocidente
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.