Qual é o peso político da Casa de Hóspedes Diaoyutai, onde Putin está hospedado?

O Diaoyutai State Guesthouse, um jardim imperial que hospeda líderes mundiais, como Putin durante sua visita à China.

Segundo a fonte, o presidente russo Vladimir Putin chegou a Pequim para uma visita de Estado de dois dias e ficou hospedado na Diaoyutai State Guesthouse, um jardim real que já recebeu figuras como Richard Nixon, Boris Yeltsin e Kim Jong-un.

Putin visitou a China mais de 20 vezes e encontrou-se pessoalmente com o presidente Xi Jinping em mais de 40 ocasiões desde 2013, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua. Ele costuma ficar na Villa 18, o edifício mais prestigioso do complexo.

A Diaoyutai foi palco importante das relações entre Estados Unidos e China. Foi na Villa 5 que o então secretário de Estado Henry Kissinger ficou hospedado durante sua missão secreta em 1971 para aproximar os dois países.

O então presidente Nixon visitou no ano seguinte e praticou suas habilidades com palitinhos por seis meses antes da chegada para impressionar seus anfitriões na mesa de banquete da Diaoyutai. Ele também foi acomodado na Villa 18.

O último presidente americano a ficar na Diaoyutai foi Bill Clinton durante sua viagem à China em 1998, mas a casa de hóspedes também serviu como local de reuniões com Barack Obama e George W. Bush durante suas presidências.

O presidente Donald Trump ficou no Four Seasons Hotel, que abriu em 2012 e fica a 700 metros da embaixada americana. Durante sua visita em 2017, ele ficou no St Regis Beijing, inaugurado em 1997.

Localizada na tranquila Área Cênica de Diaoyutai nos subúrbios ocidentais da capital, a casa de hóspedes de 420 mil metros quadrados recebe seu nome da dinastia Jin, quando o imperador Zhangzong construiu um pavilhão para pesca.

A Diaoyutai serviu como palco para alguns dos momentos mais importantes da diplomacia da China moderna, recebendo mais de 1.400 chefes de Estado desde que a casa de hóspedes oficial foi estabelecida em 1959.

Recebeu seus primeiros convidados para o décimo aniversário da fundação da República Popular da China, com delegações de países socialistas que incluíam União Soviética, Vietnã, Coreia do Norte, Polônia e Hungria.

O líder soviético Nikita Khrushchev ficou na Villa 18 e plantou um pinheiro de casca branca. Porém, em uma visita posterior em meio a tensas relações sino-soviéticas, ele reclamou que as banheiras eram pequenas demais.

A Villa 18 também recebeu o ex-primeiro-ministro japonês Kakuei Tanaka, a falecida monarca britânica Rainha Elizabeth e o ex-presidente russo Boris Yeltsin.

Putin ficou lá mais de 20 vezes, dizendo a autoridades chinesas em 2009 que este lugar parece uma segunda casa.

Esta visita coincide com o 25º aniversário do Tratado Sino-Russo de Amizade, um marco que simboliza a crescente aliança dos dois países em meio a incertezas globais.

Para o presidente da Coreia do Norte Kim Jong-un, a Diaoyutai faz parte do legado familiar. Seu avô, Kim Il-sung, ficou lá mais de 40 vezes e é considerado o inquilino estrangeiro mais frequente da casa de hóspedes.

Quando Kim Jong-un visitou Pequim em 2018, sua estadia na Villa 18 foi um aceno simbólico a essa relação hereditária, com Xi observando que as próprias paredes da Diaoyutai testemunharam o desenvolvimento da amizade tradicional entre China e Coreia do Norte.

Além de eventos diplomáticos, a Diaoyutai recebe múltiplos eventos de alto perfil todos os anos, como o Fórum Anual de Desenvolvimento da China que reúne os principais CEOs e acadêmicos do mundo.

Fonte: SCMP

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.