Menu

Câmara aprova uso de indumentárias tradicionais em fotos de documentos

0 Comentários🗣️🔥 A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) o Projeto de Lei 3839/23, que permite o uso de indumentárias tradicionais em fotos de documentos oficiais de identificação para povos indígenas e tradicionais. A proposta segue agora para análise do Senado. O Projeto de Lei (PL) 3839/23, de autoria da deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) o Projeto de Lei 3839/23, que permite o uso de indumentárias tradicionais em fotos de documentos oficiais de identificação para povos indígenas e tradicionais. A proposta segue agora para análise do Senado.

O Projeto de Lei (PL) 3839/23, de autoria da deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) e relatoria da deputada Sônia Guajajara (Psol-SP), assegura aos povos indígenas e tradicionais o direito de usar elementos de indumentária tradicional, como cocares e turbantes, em fotografias de documentos oficiais de identificação.

A utilização de fotografia com indumentária tradicional poderá ser feita em documentos como as carteiras de identidade, de motorista e de trabalho e Previdência Social, além do passaporte, “desde que esses elementos não impeçam o reconhecimento da fisionomia da pessoa”.

A relatora destacou que a impossibilidade do uso de elementos associados à identidade cultural submete pessoas a constrangimentos, causa sofrimento e viola direitos.

“As alterações legislativas têm potencial para encerrar casos de discriminação na identificação para documentos oficiais, sem representar ônus ao poder público e sem desconsiderar os requisitos de segurança”, afirmou.

O direito deverá ser regulamentado segundo as obrigações internacionais assumidas pelo Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes