Menu
, ,

Fundo Dallagnol custou dez vezes mais que Fafen Paraná

Castello Branco anda espalhando por aí que a Petrobrás fez um “mau negócio” ao comprar a Araucária Nitrogenados, também conhecida como Fafen Paraná. Curioso que sou, fui buscar o tanto que a nossa estatal gastou para adquirir uma Fabrica que emprega, atualmente, mais de mil trabalhadores e trabalhadoras diretamente. Para minha surpresa, vi que esse […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Folha.

Castello Branco anda espalhando por aí que a Petrobrás fez um “mau negócio” ao comprar a Araucária Nitrogenados, também conhecida como Fafen Paraná.

Curioso que sou, fui buscar o tanto que a nossa estatal gastou para adquirir uma Fabrica que emprega, atualmente, mais de mil trabalhadores e trabalhadoras diretamente.

Para minha surpresa, vi que esse unidade industrial custou para a empresa algo em torno de 230 milhões de reais em 2013 (R$ 320 milhões em valores corrigidos).

Naquela época, vale destacar, a Petrobrás se importava com o mercado brasileiro, destacando com consumo interno e com a expansão industrial no setor. Confira um recado da empresa da época:

A demanda do mercado brasileiro de fertilizantes é maior que a produção nacional. Além disso, o segmento encontra-se em expansão tanto no Brasil quanto no mundo. Com o crescimento populacional e o aumento de renda, espera-se aumento no consumo de alimentos, principalmente de proteína animal, que requer mais grãos para sua produção e, por consequência, maior uso de fertilizantes. (…) De acordo com a previsão da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre 2010 e 2020, somente no Brasil, a produção de alimentos crescerá 40%.

Disponível hein Fatos e Dados – Entenda por que investimos em fertilizantes

O interessante desse montante é que atualmente a empresa gasta bilhões e bilhões com dívidas causadas pela Lava Jato e pagamento de juros e dividendos.

Um exemplo de dinheiro mal gasto da Petrobrás foi o acordo feito com o Departamento de Justiça americano, intermediado pela Lava Jato, no valor de 2,5 bilhões (dez vezes o preço incial da Fafen). Esse dinheiro causou um grande embaraço no Estado brasileiro. Desde o STF até o próprio Bolsonaro questionaram a finalidade de tanto dinheiro, como já tive oportunidade de explicar no Twitter.

Ou seja, a Petrobrás versão neoliberal prefere pagar bilhões para meia dúzia de procuradores públicos – parasitas, segundo Paulo Guedes – do que gastar com indústria, tecnologia e emprego.

Não à toa, estamos a beira do colapso industrial.

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Zeca

09/02/2020 - 10h36

Vocês não sabem nada desse assunto…a Fafem (Petrofertil em 1978, a primeira venda daEstatal)veio de uma troca entre Petrobras e a Vale…só leia a matéria sobre o motivo só assim vcs podem comentar…fale só o VC conhecê e viveu…se não sabe…..silencio.

    Abdel Romenia

    10/02/2020 - 09h24

    Silencio voce fala para sua màe, viu mongoloide.

      Gilmar Tranquilão

      10/02/2020 - 11h52

      Boa Zeca, as bozotrouxas piram!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Renato

08/02/2020 - 03h45

Tadeu Porto tem saudades de Lula e Dilma que com suas fanfarronices deram prejuízo de um bilhão ao Maranhão e ao Ceará que Caíram no conto do vigário de Premiun I e II ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alan C

07/02/2020 - 21h44

A Farsa Jato é uma quadrilha de pilhadores do patrimônio público. Pode demorar um pouco mas irão pagar, só esperar.

    Irineu dantas

    07/02/2020 - 21h46

    Pegue uma cadeira. Rsrs

      Alan C

      08/02/2020 - 00h24

      Tá titi?

      Fica titi naum!

Abdel Romenia

07/02/2020 - 19h23

Relamente um otimo negocio a recompra dessa porcaria !! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Andressa

07/02/2020 - 19h21

230 milhoes corresponde a quanto que o PT e Cia desviaram da Petrobras nos anos…?

    Evandro Garcia

    07/02/2020 - 19h26

    Sò com Geddel acharam 51 milhoes, imagina o resto…Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu acho engraçados os sindicalistas…ninguem sabe de nada deles, tudo corre em silencio, ninguem vè que as empresas dào prejuizos e quando a merda transborda eles apareçem cheios de asneiras….Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sào um lixo, uma desgraça para os trabalhadores, nada mais.

    chichano goncalvez

    07/02/2020 - 21h42

    Mas é bem menos, que os 122 bilhões, eu disse 122 bilhões, que o governo de direita Fernando Henrique Cardoso desviou nas privatizações, tenho 5 livros para te indicar essa roubalheira toda.

      Sidney

      08/02/2020 - 18h25

      Bem lembrado Gonçalves.
      Mas não perde.tempo com..esses que criticam não…
      Eles estão com essa opinião por que comem fake e vivem de matéria de capa. Deixa, qndo.lerem pelo menos uma página da realidade, e espero que não seja tarde demais, verão a M que fizeram.
      PIB e emprego de verdade infelizmente acabou.
      Mas há umauta pela frente.

      Renato

      09/02/2020 - 23h09

      É mesmo, militonto ? Os desvios de FHC dão direito ao Petê desviar também ? E por que os honestíssimos Lule e Petê não mandaram apurar esses desvios praticados por FHC? É provável que não mandaram apurar porque pretendiam, como ocorreu, fazer o mesmo !

        Alan C

        10/02/2020 - 11h56

        É mesmo, bozotário? Os desvios de Lula dão direito ao bozo desviar também ? E por que os honestíssimos boo e marreco não mandaram apurar esses desvios praticados por Lula? É provável que não mandaram apurar porque pretendem, como ocorre, fazer o mesmo !


Leia mais

Recentes

Recentes