Menu

“A China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional” Xi liga para Lula e reforça aliança do Sul Global contra EUA

Na manhã dessa terça-feira (12), no horário de Pequim, o líder Xi Jinping ligou para Lula para discutir sobre o futuro do Brics e oportunidades de comércio Brasil-China. “A China está pronta para trabalhar com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global”, afirmou Xi. Lula informou Xi sobre […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na manhã dessa terça-feira (12), no horário de Pequim, o líder Xi Jinping ligou para Lula para discutir sobre o futuro do Brics e oportunidades de comércio Brasil-China. “A China está pronta para trabalhar com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global”, afirmou Xi.

Lula informou Xi sobre a recente situação das relações do Brasil com os EUA e a defesa da soberania brasileira. O líder chinês acrescentou: “A China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional e apoia o Brasil na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos, exortando todos os países a se unirem na luta decidida contra o unilateralismo e o protecionismo”.

Xi descreveu o Brics como “plataforma-chave para construir consenso no Sul Global” e convocou os países do grupo a “defender, juntos, as normas básicas que regem as relações internacionais e proteger os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento”.

Ele também fez referência aos projetos da Iniciativa Cinturão e Rota e do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Brasil. “As relações entre a China e o Brasil estão em seu melhor momento na história, com a construção de uma comunidade sino-brasileiro com um futuro compartilhado e o alinhamento das estratégias de desenvolvimento dos dois países começando bem e progredindo de forma fluida”.

Xi ainda ressaltou a importância da aliança entre os dois países na construção de uma nova ordem mundial: “[devemos] garantir o êxito da Conferência da ONU sobre Mudança Climática em Belém e promover o papel do grupo Amigos da Paz na facilitação da solução política da crise na Ucrânia”.

, , , , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes