Menu

Trump ‘adoraria’ um terceiro mandato inconstitucional

Os presidentes estão constitucionalmente limitados a dois mandatos eleitos, mas alguns sugeriram uma estratégia pouco ortodoxa para permanecer no cargo, como concorrer a vice-presidente Donald Trump disse na manhã de segunda-feira que descartaria concorrer à vice-presidência nas eleições americanas de 2028, uma abordagem pouco ortodoxa que alguns de seus apoiadores sugeriram para permitir que o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
KYODO/Reuters

Os presidentes estão constitucionalmente limitados a dois mandatos eleitos, mas alguns sugeriram uma estratégia pouco ortodoxa para permanecer no cargo, como concorrer a vice-presidente

Donald Trump disse na manhã de segunda-feira que descartaria concorrer à vice-presidência nas eleições americanas de 2028, uma abordagem pouco ortodoxa que alguns de seus apoiadores sugeriram para permitir que o presidente republicano dos EUA cumpra um terceiro mandato na Casa Branca.

“Eu teria permissão para fazer isso”, disse Trump, em uma conversa com repórteres a bordo do Força Aérea Um enquanto viajava de Kuala Lumpur, Malásia, para Tóquio, Japão, na segunda-feira, a última etapa de uma viagem de cinco dias à Ásia que ele espera coroar com um acordo de trégua na guerra comercial com o presidente chinês, Xi Jinping.

Mas ele acrescentou: “Eu não faria isso. Acho que é muito fofo. É, eu descartaria essa possibilidade porque é muito fofo. Acho que as pessoas não gostariam disso… Não é – não seria certo.”

Ninguém pode ser eleito para a presidência dos EUA pela terceira vez, de acordo com a 22ª emenda da constituição dos EUA.

Alguns sugeriram que uma maneira de contornar essa proibição seria Trump se candidatar como vice-presidente, enquanto outro candidato se candidataria à presidência, mas depois renunciaria, permitindo que Trump, como número 2, assumisse novamente a presidência.

Os oponentes questionam se isso seria legal.

Referindo-se à possibilidade de um terceiro mandato, no entanto, Trump disse: “Eu adoraria. Tenho os melhores números da minha história.”

Quando questionado por um repórter se não estava descartando um terceiro mandato, ele respondeu: “Não estou descartando? Quer dizer, você vai ter que me dizer.”

Ele acrescentou: “Tudo o que posso dizer é que temos um ótimo grupo de pessoas, o que eles [os democratas] não têm”.

Referindo-se a JD Vance e ao secretário de Estado, Marco Rubio, Trump também disse que eles eram ótimas pessoas que poderiam concorrer ao cargo.

“Acho que se eles algum dia formassem um grupo, seria imbatível”, disse ele. “Sério. Acredito nisso.”

Os comentários foram os mais recentes de Trump sobre o assunto, algo que ele tem provocado em declarações públicas e com bonés “Trump 2028” que ele distribui na Casa Branca.

Na entrevista do fim de semana, a ex-vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata Kamala Harris , que perdeu para Trump em novembro passado, disse que não havia terminado com a política e sugeriu fortemente que estava considerando outra candidatura à presidência e não descartou concorrer em 2028.

Enquanto isso, Trump está fazendo sua viagem mais longa ao exterior desde que assumiu o cargo em janeiro e deve participar das cúpulas comerciais da APEC e da ASEAN. Ele anunciou uma série de acordos comerciais e de minerais essenciais com quatro países do Sudeste Asiático durante a primeira parada na Malásia e deve se encontrar com Xi na Coreia do Sul na quinta-feira.

“Tenho muito respeito pelo presidente Xi e acho que chegaremos a um acordo”, disse Trump antes de pousar em Tóquio.

Ele também disse que gostaria de se encontrar novamente com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

Publicado originalmente pelo The Guardian em 27/10/2025

Por Tom Ambrose e Agência Reuters 

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes