Menu

Lula recebe Von der Leyen para celebrar acordo UE-Mercosul

Presidente busca marcar protagonismo brasileiro da conclusão das tratativas, enquanto delega ao chanceler Mauro Vieira a representação formal no Paraguai, no sábado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe na tarde desta sexta‑feira (16/01), no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para celebrar o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Tom Molina/ NurPhotopicture alliance

Presidente busca marcar protagonismo brasileiro da conclusão das tratativas, enquanto delega ao chanceler Mauro Vieira a representação formal no Paraguai, no sábado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe na tarde desta sexta‑feira (16/01), no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para celebrar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE). O presidente do Conselho Europeu, António Costa, também foi convidado, mas sua presença ainda não estava confirmada.

Segundo o Palácio do Planalto, eles devem discutir temas da agenda internacional e os próximos passos do acordo, que será assinado neste sábado, em Assunção, no Paraguai. Apesar de seu papel central nas negociações, Lula será o único presidente do Mercosul que não estará presente na cerimônia. Auxiliares do Palácio do Planalto justificam a ausência pela decisão de última hora do Paraguai de elevar o ato ao nível presidencial.

A representação brasileira, portanto, ficará a cargo do chanceler Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores. Os presidentes de Paraguai e Uruguai, Santiago Peña e Yamandú Orsi, respectivamente, confirmaram presença. O argentino Javier Milei, com quem Lula mantém uma relação distante, também é esperado no evento de sábado.

A reunião desta sexta é considerada pelo governo brasileiro o momento mais simbólico da reta final das negociações, já que permite a Lula consolidar a imagem de principal articulador do avanço do tratado após mais de duas décadas de impasses diplomáticos. Interlocutores falam que é a oportunidade de Lula ser fotografafo sozinho ao lado de Von der Layen e, ainda, evitar um palanque ao lado de Milei.

Lula no papel de protagonista

Lula assumiu protagonismo nas tratativas com a União Europeia e buscou costurar apoio interno e externo para superar resistências históricas, sobretudo as levantadas por setores europeus da agricultura e pecuária, que seguem mobilizados contra o tratado.

Em dezembro de 2025, durante a cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu , Lula tentou concluir o acordo antes de passar a presidência rotativa do bloco para o Paraguai. Sem consenso entre os países europeus, o acordo veio um mês depois , mesmo diante da resistência de alguns membros, como a França e de setores que criticam possíveis impactos sobre a concorrência agrícola e o clima.

Após mais de 25 anos de negociações, o acordo criará uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, envolvendo mercados que representam cerca de 30% do PIB global e mais de 720 milhões de habitantes.

Publicado originalmente pelo DW em 16/01/2026

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes