Menu

China denuncia medidas unilaterais dos EUA como ameaça à estabilidade comercial em telecomunicações

60 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre China denuncia medidas unilaterais dos EUA como ameaça à estabilidade comercial em telecomunicações. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) O Ministério do Comércio da China condenou as novas restrições impostas pelos Estados Unidos ao setor de telecomunicações, classificando-as como uma ameaça à estabilidade das relações comerciais bilaterais. Em comunicado oficial, Pequim […]

60 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre China denuncia medidas unilaterais dos EUA como ameaça à estabilidade comercial em telecomunicações. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

O Ministério do Comércio da China condenou as novas restrições impostas pelos Estados Unidos ao setor de telecomunicações, classificando-as como uma ameaça à estabilidade das relações comerciais bilaterais.

Em comunicado oficial, Pequim expressou preocupação com a crescente instabilidade gerada pelas decisões unilaterais de Washington, anunciadas recentemente. A medida visa revogar o credenciamento de organismos de testes e certificação de países sem acordos específicos com os EUA.

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos justificou as restrições sob o argumento de segurança nacional, proibindo ainda que entidades listadas realizem atividades de telecomunicações em território norte-americano.

O governo chinês criticou duramente a expansão do conceito de segurança nacional como ferramenta para impor barreiras comerciais disfarçadas. Segundo Pequim, a postura dos EUA abandona o princípio da neutralidade tecnológica e distorce as regras multilaterais.

A implementação dessas medidas poderia desestabilizar cadeias globais de produção nos setores de telecomunicações e eletrônicos, alertou o Ministério do Comércio. A China reafirmou que adotará todas as medidas necessárias para proteger os interesses legítimos de suas empresas.

O posicionamento chinês reforça a escalada de tensões entre as duas maiores economias do mundo, especialmente em áreas estratégicas como semicondutores e infraestrutura digital.

De acordo com o Sputnik International, a disputa evidencia o uso cada vez mais frequente de argumentos de segurança nacional pelos EUA para justificar ações regulatórias que afetam mercados globais.

Fornecedores internacionais de equipamentos e empresas de certificação técnica acompanham de perto os desdobramentos, uma vez que alterações no sistema de testes e credenciamentos impactam diretamente custos e prazos em mercados internacionais.

A China reitera que as cadeias produtivas globalizadas exigem previsibilidade e rejeita o uso unilateral de instrumentos regulatórios como ferramenta de política externa.

Leia mais sobre o assunto na sputnikglobe.com.


Leia também: China promete medidas firmes contra projeto de lei dos EUA sobre semicondutores


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lucas Andrade

02/05/2026

Letícia, você disse tudo. O que os EUA chamam de “defesa da concorrência” é na verdade a histeria de um império que sempre se beneficiou do livre mercado enquanto era hegemônico e agora recorre ao protecionismo desesperado pra conter o avanço tecnológico chinês. A China, claro, também não é nenhuma entidade angelical nessa dança — o capitalismo de estado dela tem suas próprias engrenagens de controle. Mas ver o discurso liberal estadunidense ruir diante dos próprios olhos é uma ironia quase poética.

Letícia Fernandes

02/05/2026

Lucas Gomes, você capturou com precisão a contradição central que atravessa o discurso hegemônico estadunidense. O que testemunhamos não é uma disputa entre livre mercado e protecionismo, mas a manifestação crua da lógica imperialista quando seu domínio tecnológico é ameaçado. Os EUA sempre defenderam o liberalismo econômico como doutrina universal enquanto foram os players dominantes; agora que a China emerge como concorrente real no setor de telecomunicações, o discurso se desnuda e revela sua verdadeira função: garantir a supremacia das corporações norte-americanas, ainda que para isso seja necessário rasgar todos os tratados e normas que eles mesmos ajudaram a construir.

A hipocrisia é tão estrutural que chega a ser patética. Durante décadas, o Departamento de Estado e o FMI pregaram a abertura dos mercados do Sul Global como condição para “desenvolvimento”. Países como o Brasil foram forçados a abrir mão de sua indústria nacional de telecomunicações, enquanto a Huawei e a ZTE, hoje acusadas de “risco à segurança nacional”, simplesmente ofereciam infraestrutura de qualidade a preços que o oligopólio ocidental não conseguia bater. O que os EUA chamam de “medidas de segurança” é, na verdade, pânico de perder o controle sobre a cadeia global de valor do setor mais estratégico do capitalismo contemporâneo: a infraestrutura digital.

Diego Fernández, você tem razão ao apontar que a América Latina é refém dessa briga. Mas é preciso ir além: nós não somos apenas vítimas passivas. A elite econômica brasileira, em sua subserviência histórica ao capital norte-americano, abraça acriticamente essas sanções e restrições, como se fosse possível manter soberania digital enquanto se alinha automaticamente a Washington. O resultado é concreto: pagamos mais caro por equipamentos de rede, nossa internet continua entre as mais caras do mundo e nossa capacidade de desenvolver tecnologia própria definha. Enquanto isso, a China constrói parcerias na África e na Ásia com financiamento e transferência tecnológica, sem exigir que os países abandonem sua soberania.

Ana Costa, você levanta um ponto justo ao mencionar os subsídios estatais chineses. Sim, a China não é uma utopia socialista — é um capitalismo de Estado com características autoritárias. Mas a diferença fundamental é que Pequim não invade países, não impõe regimes de austeridade via FMI e não usa seu poder econômico para derrubar governos que não lhe obedecem. O problema de fundo não é se a China é “santa”, mas que o sistema internacional construído pelos EUA está ruindo porque já não consegue mais conter as contradições que ele mesmo gerou. As medidas unilaterais que a China denuncia são apenas o estertor de um império que vê seu monopólio tecnológico escorrer pelos dedos e reage com o único instrumento que lhe resta: a coerção.

Lucas Gomes

02/05/2026

O debate está bom, mas acho que o Diego Fernández tocou no ponto mais estrutural dessa novela: a hipocrisia do discurso de “livre mercado” que os EUA vendem para o mundo enquanto praticam o protecionismo mais descarado quando suas corporações perdem competitividade. Não é de hoje que Washington usa o Estado como escudo para suas big techs — basta lembrar como o Pentágono e o Vale do Silício sempre caminharam juntos, desde a ARPANET até os dias atuais. Agora que a Huawei chegou na frente em 5G e fibra óptica, a resposta não é inovar ou competir de forma limpa, é bloquear, sancionar e criminalizar a concorrência. Isso não é defesa comercial, é guerra econômica travestida de regulação.

O que me preocupa, e aí concordo com a Ana Costa quando ela pondera que a China não é santa, é que essa briga de gigantes está destruindo qualquer possibilidade de cooperação tecnológica global num momento em que precisamos dela desesperadamente. Enquanto EUA e China disputam hegemonia digital, a Amazônia queima, os rios são contaminados por mercúrio do garimpo e os povos indígenas seguem lutando pelo direito básico de existir. A infraestrutura de telecomunicações poderia ser uma ferramenta poderosa para levar informação, educação e saúde a comunidades isoladas, mas virou refém de uma guerra fria 2.0 que só beneficia acionistas de grandes conglomerados.

O pior é ver setores da nossa própria direita brasileira, como o Marcos Andrade bem lembrou, abraçando acriticamente a narrativa antichinesa dos EUA sem perceber que estão jogando contra os interesses nacionais. O Brasil precisa de investimento em infraestrutura digital soberana, de parcerias que não venham com amarras ideológicas, e de uma política externa que coloque o bem-estar do povo e do meio ambiente acima dos interesses geopolíticos de potências estrangeiras. Enquanto ficamos nesse jogo de “quem é mais capitalista”, a conta chega para quem? Para o ribeirinho que não tem sinal de celular, para o quilombola que depende de rádio comunitária, para a juventude periférica sem acesso à internet de qualidade para estudar.

No fim das contas, a denúncia chinesa é correta no mérito, mas não podemos cair na armadilha de escolher um lado nessa disputa. O que precisamos é de um projeto de desenvolvimento que rompa com a lógica extrativista e dependente, que fortaleça a soberania tecnológica latino-americana e que coloque a vida — humana e não humana — no centro das decisões. Enquanto a esquerda não articular uma alternativa concreta de integração regional com base em energia limpa, justiça social e direitos territoriais, vamos continuar sendo massa de manobra nesse xadrez global que só aprofunda as desigualdades e acelera a crise climática.

Diego Fernández

02/05/2026

Ana Costa, você tem razão em não pintar a China de santa, mas o problema de fundo é que os EUA sempre usaram o discurso de “livre mercado” quando lhes convém e protecionismo quando perdem competitividade. Enquanto isso, a América Latina segue refém dessa briga de gigantes, sem conseguir desenvolver sua própria indústria de tecnologia. O Brasil precisa é de soberania digital, não de escolher entre dois imperialismos.

Ana Costa

02/05/2026

Marcos, você tocou num ponto que o debate costuma ignorar: essa polarização geopolítica tem custo real pra nossa infraestrutura digital. Dito isso, acho que a China também não é santa na história — o histórico de subsídios estatais e práticas de concorrência predatória deles complica qualquer defesa ingênua de que é só vitimização. No frigir dos ovos, os dois lados usam o discurso da “segurança nacional” pra justificar protecionismo, e o Brasil fica no meio sem política industrial própria.

João Batista Alves

02/05/2026

O Márcio Torres tem razão: esse tal de “livre mercado” é conversa pra boi dormir. O que a gente vê é duas potências querendo impor sua vontade, enquanto a família brasileira sofre com o preço do celular e do sinal de internet. Falta é Deus e moral nessa disputa de orgulho.

    Marcos Andrade Niterói

    02/05/2026

    João, concordo que falta moral, mas discordo de jogar Deus no meio dessa briga geopolítica. O problema é que enquanto a extrema-direita aqui no Brasil faz coro com os EUA contra a China, a gente perde investimento em infraestrutura digital que poderia baratear a internet nas periferias. É o mesmo descaso que vemos no estado do Rio com a mobilidade urbana.

Carlos Meirelles

02/05/2026

Roberto Lima, você resumiu bem o cerne da questão. Enquanto os dois gigantes brigam por hegemonia e protecionismo disfarçado de “segurança nacional”, quem paga a conta é o consumidor brasileiro com tecnologia mais cara e menos opções. Livre mercado de verdade seria deixar a Huawei e a Qualcomm competirem de igual para igual, sem barreiras de cada lado. O Brasil precisa é de menos regulação e mais abertura, não de ser peão nessa guerra comercial.

    Márcio Torres

    02/05/2026

    Carlos Meirelles, seu diagnóstico sobre o protecionismo disfarçado é certeiro, mas a sua receita de “livre mercado” me parece ingênua do ponto de vista histórico e econômico. Você defende que Huawei e Qualcomm compitam de igual para igual, sem barreiras, como se isso fosse possível num mundo onde a própria infraestrutura de telecomunicações é um campo de batalha geopolítico. O problema não é a regulação em si, mas sim quem a escreve e para quem. Nos Estados Unidos, a “segurança nacional” é uma cláusula pétrea que permite ao governo barrar qualquer concorrente estrangeiro que ameace a hegemonia das suas big techs — e a China faz o mesmo com seus campeões nacionais. Defender “menos regulação” num cenário desses é como pedir para o Brasil entrar nu numa guerra de tanques. O livre mercado que você idealiza nunca existiu; o que temos é um oligopólio regulado por interesses estatais, onde os EUA usam o discurso de liberdade para justificar sanções e a China usa o discurso de soberania para fechar seu mercado.

    Além disso, a sua visão de que “menos regulação e mais abertura” resolveria o problema do consumidor brasileiro ignora um fato incômodo: a regulação não é um fim em si mesma, mas uma ferramenta. O Brasil precisa, sim, de regulação inteligente que force a competição real — e não apenas a presença de mais empresas estrangeiras que, no fim, vão repassar os custos dessa guerra para o nosso bolso. A briga entre China e EUA não vai acabar com um tratado de livre comércio; ela vai se intensificar, e o Brasil precisa de uma política industrial que desenvolva capacidade própria, nem que seja para ter poder de barganha. Ficar esperando que a “mão invisível” resolva é o mesmo que acreditar que o mercado de chips vai se autorregular enquanto os dois lados subsidiam suas indústrias com trilhões de dólares. Não vai.

    Por fim, acho que você subestima o papel do Estado como contrapeso. Se o Brasil abrir mão de regular e simplesmente aceitar as regras do jogo impostas por Washington ou Pequim, vamos continuar sendo meros consumidores de tecnologia alheia, pagando caro por equipamentos que poderiam ser mais baratos se houvesse uma política de Estado coordenada. O “livre mercado” que você defende é, na prática, a rendição do nosso parque industrial às cadeias globais de valor controladas por poucos. Enquanto isso, o Zé dos Santos ali em cima continua sem sinal de internet no trânsito — e não é por falta de concorrência, é por falta de um projeto nacional que coloque o interesse do brasileiro acima da briga de gigantes.

Roberto Lima

02/05/2026

O Zé dos Santos tocou no ponto que ninguém quer ver: essa briga de China e EUA só encarece tudo pra nós, brasileiros, que dependemos de tecnologia barata pra tocar o agro. O discurso de “ameaça à estabilidade” é pura retórica, os dois lados querem é proteger seus monopólios. Enquanto isso, o Estado brasileiro fica assistindo de camarote, cobrando imposto e não resolve nada.

José dos Santos

02/05/2026

Pois é, Major, o senhor tem um ponto. No fim das contas, essa briga de gigante só encarece a tecnologia pra nós, que estamos aqui no trânsito tentando ganhar o pão. Quero é saber quando o meu sinal de internet vai parar de cair no meio da corrida, não importa se o chip é chinês ou americano.

Major Ricardo Silva

02/05/2026

Cecília, a senhora tem razão sobre o discurso hipócrita dos EUA, mas não vamos nos iludir com a China também — eles não estão defendendo liberdade, estão disputando hegemonia. Enquanto isso, o Brasil precisa urgentemente de um plano de soberania digital que não seja subserviente nem a Washington nem a Pequim. E sem essa conversa mole de “colonialismo digital” que parece papo de militante de cursinho.

Cecília Silva

02/05/2026

João Silva, você foi cirúrgico. O tal “segurança nacional” dos EUA é o mesmo discurso que usam pra bombardear país pobre e depois chamar de “defesa da democracia”. Enquanto isso, na minha quebrada, a gente luta pra ter sinal de celular que preste e os dois lados só pensam em lucro. Hipocrisia pura.

João Silva

02/05/2026

A Ana Karine trouxe um ponto crucial: o discurso de “segurança nacional” sempre foi a justificativa padrão do imperialismo para sufocar concorrência e manter assimetrias tecnológicas. A China não é santa, mas a reação dela expõe a contradição de Washington que prega livre mercado enquanto ergue muros protecionistas. O Brasil, como sempre, fica no meio desse fogo cruzado sem ter política industrial própria pra escapar da condição de mero consumidor de tecnologia alheia.

Ana Karine Xavante

02/05/2026

Ana Karine comentou:

A discussão sobre essa nova rodada de sanções dos EUA contra a China no setor de telecomunicações me faz pensar em como o colonialismo digital se reinventa. O que Washington chama de “segurança nacional” é, na prática, a tentativa de manter um monopólio tecnológico que já nasceu sobre os ossos de países inteiros. A Huawei, por exemplo, levou internet para comunidades indígenas na Amazônia onde nenhuma empresa americana jamais pisou — e isso incomoda profundamente quem sempre tratou o Sul Global como mero consumidor de tecnologia alheia.

O Renato Professor tocou num ponto importante: trocar um imperialismo por outro não é soberania. Mas precisamos ter cuidado com esse falso equilíbrio. Não se trata de escolher entre dois blocos iguais. Trata-se de reconhecer que o cerco dos EUA à China não é sobre “livre mercado” — é sobre punir quem ousa desenvolver tecnologia própria fora do eixo Washington-Londres. Enquanto isso, o Brasil segue sem política industrial para semicondutores, sem protocolos abertos de comunicação, sem soberania digital. Nossos dados vazam para o Vale do Silício e a gente nem sabe.

A Luciana tem toda razão em sentir no bolso o peso dessa disputa. O preço do plano de celular não baixa porque o Brasil não produz um chip sequer, porque nossa infraestrutura de telecom depende de licenciamento estrangeiro, porque fomos reduzidos a mercado consumidor. Mas a solução não é pedir que os gigantes “parem de brigar” — é exigir que o Estado brasileiro invista em ciência, tecnologia e, principalmente, em ouvir os povos que já praticam soberania territorial há milênios. Enquanto debatermos geopolítica como se fosse jogo de futebol entre EUA e China, seguiremos sendo o campo onde a partida é jogada.

Luciana Costa

02/05/2026

A Luciana tocou no ponto que realmente importa para nós, brasileiros comuns. Enquanto os dois lados trocam acusações de protecionismo e espionagem, quem paga a conta é o consumidor, sem nenhum ganho real de qualidade ou preço justo. O ideal seria o Brasil aproveitar essa rivalidade para negociar acordos que beneficiem nossa indústria e população, sem se alinhar automaticamente a nenhum dos dois blocos.

Luciana

02/05/2026

Ah, essa briga de gigante e a gente aqui tentando pagar conta de luz e internet no fim do mês. Enquanto EUA e China trocam farpas, o preço do meu plano de celular não baixa nunca. Podiam pensar menos em disputa geopolítica e mais em não deixar a gente refém desse duopólio de sempre.

Capitão Tavares 🇧🇷

02/05/2026

Ricardo Menezes, você fala como se os EUA fossem santos na história. Eles mesmos vivem de sanção e embargo há décadas, mas quando a China reage, é “ameaça”? Hipocrisia pura. O Brasil precisa é de gente com coragem pra defender o que é nosso, não ficar de joelhos pros americanos. Se continuar nessa de “reduzir imposto” pra agradar gringo, vamos virar quintal deles de vez.

    Renato Professor

    02/05/2026

    Capitão Tavares, concordo que a hipocrisia estadunidense é evidente, mas trocar um imperialismo por outro não é soberania — é só trocar de joelhos. O Brasil deveria usar essa rivalidade para construir capacidade própria em semicondutores e protocolos abertos, não para escolher qual potência vai nos colonizar.

Ricardo Menezes

02/05/2026

Bia Carioca, falou bonito mas errou o diagnóstico. A China não está defendendo livre mercado coisa nenhuma — ela quer é acesso irrestrito pra encher o mundo de equipamento com backdoor e dependência tecnológica. O Brasil que deveria era usar essa briga pra reduzir imposto e burocracia aqui dentro, não pra escolher lado entre dois gigantes estatizantes. Enquanto a gente discute soberania de palanque, a Huawei fatura bilhões e o consumidor brasileiro continua pagando 40% de carga tributária num chip de celular.

    Cristina Rocha

    02/05/2026

    Ricardo, você levanta um ponto que merece ser aprofundado, mas discordo frontalmente do seu diagnóstico de fundo. Quando você diz que a China não defende livre mercado e que o Brasil deveria reduzir imposto e burocracia em vez de “escolher lado”, você está operando dentro de uma moldura liberal clássica que simplesmente não se sustenta quando olhamos para a história do desenvolvimento capitalista. Nenhum país chegou a ter soberania tecnológica — dos EUA no século XIX à China no século XXI — sem uma forte intervenção estatal, proteção de mercado interno e planejamento estratégico. A Alemanha de List, o Japão do pós-guerra, a Coreia do Sul de Park Chung-hee: todos usaram barreiras tarifárias, subsídios e compras governamentais para construir indústrias nacionais. Reduzir imposto e burocracia sem um projeto de desenvolvimento é apenas entregar o mercado interno para as corporações estrangeiras que já dominam a cadeia. O consumidor brasileiro paga caro no chip de celular não porque o Estado é grande, mas porque nunca tivemos uma política industrial consistente que quebrasse o oligopólio das operadoras e fabricantes estrangeiros.

    Sobre a questão do backdoor e da dependência tecnológica, você tem razão em parte: sim, a Huawei opera dentro da lógica do Estado chinês, e isso envolve vigilância e controle. Mas vamos ser honestos: você acha que a Qualcomm, a Cisco, a Ericsson e a Nokia não operam sob a lógica dos Estados Unidos e da Europa? O programa PRISM da NSA, revelado pelo Snowden, mostrou que as empresas americanas de telecomunicações colaboram ativamente com a vigilância global dos EUA. O backdoor não é uma exclusividade chinesa — é a regra do jogo no capitalismo de vigilância. A diferença é que a China, como potência emergente, oferece uma alternativa à hegemonia americana, e isso assusta o establishment ocidental. O Brasil, ao aceitar passivamente as regras impostas pelos EUA na OMC e nos acordos de telecom, não está sendo “neutro” — está escolhendo um lado, o lado da dependência. A soberania não é “palanque”, como você ironiza; é a capacidade concreta de decidir sobre suas próprias infraestruturas críticas.

    Você fala em “reduzir imposto e burocracia” como se isso fosse uma solução mágica. Mas impostos baixos e desregulamentação, sem políticas ativas de desenvolvimento, só aprofundam a especialização regressiva da nossa economia — exportamos commodities e importamos tecnologia de ponta com margens de lucro gigantescas para as multinacionais. O custo do chip de celular não é alto por causa do imposto em si; é alto porque a cadeia de valor é controlada por poucas empresas estrangeiras que praticam preços de transferência e remetem lucros para suas matrizes. Enquanto não tivermos uma política industrial que enfrente essa assimetria, vamos continuar pagando caro e recebendo serviço mediano, independentemente de quem ganhar a briga entre EUA e China. A discussão não é entre “estatização” e “livre mercado” — essa dicotomia é falsa. A questão é: quem controla a infraestrutura digital do Brasil? O povo brasileiro, por meio do Estado e de empresas nacionais, ou os acionistas de Wall Street e do Partido Comunista Chinês?

    Por fim, Ricardo, acho que você subestima o papel do conflito interimperialista nessa história. A briga entre EUA e China não é uma disputa entre “livre mercado” e “estatismo” — são dois projetos de acumulação capitalista que competem por hegemonia global. O Brasil, como país periférico, não pode se dar ao luxo de ser mero espectador. Negociar com os dois, como o Paulo sugeriu, é o mínimo; mas negociar de onde? Sem capacidade tecnológica própria, sem poder de barganha, sem um projeto nacional de desenvolvimento, a negociação vira submissão. A saída não é escolher entre Huawei e Qualcomm, mas fortalecer a Telebrás, investir em pesquisa pública, usar o poder de compra do Estado para fomentar uma indústria nacional de semicondutores e software. Isso exige Estado forte, planejamento e, sim, alguma proteção de mercado. Enquanto a esquerda e a direita brasileiras ficarem nessa briga ideológica rasteira, as multinacionais continuarão rindo à toa.

Bia Carioca

02/05/2026

Paulo Gestor RJ, bonita a teoria de “negociar com os dois”, mas na prática quem tem poder de barganha senta na mesa e quem não tem só obedece regra alheia. Enquanto a gente fica nessa de concorrência pra ver quem oferece o serviço menos pior, o Brasil perde a chance de usar a briga entre China e EUA pra construir uma política industrial soberana de telecom, igual o Francisco e a Laura falaram. Sem planejamento estatal forte, a gente continua sendo só mercado consumidor de tecnologia que não desenvolve.

Paulo Gestor RJ

02/05/2026

Laura, soberania é importante sim, mas o Brasil precisa é de gestão. Enquanto China e EUA brigam por mercado de telecom, a gente continua pagando caro por serviço mediano. O caminho não é escolher lado, é negociar com os dois e usar a concorrência a nosso favor, como qualquer administrador faria.

Laura Silva

02/05/2026

Francisco de Assis, você tocou num ponto central que muitos liberais de plantão insistem em ignorar: soberania nacional não é protecionismo tacanho, é a condição mínima para que um país periférico como o Brasil não seja mero puxadinho logístico das cadeias globais. A briga entre EUA e China não é sobre livre mercado coisa nenhuma. É sobre quem dita as regras da acumulação capitalista num setor estratégico. Os Estados Unidos, desde a guerra fria, usam o discurso da “segurança nacional” como biombo para desarticular concorrentes que ameaçam sua hegemonia tecnológica. Lembremos do caso da Huawei: jamais se apresentou uma prova concreta de espionagem, mas o aparato estatal americano, com a cumplicidade de aliados europeus, tratou de inviabilizar a empresa por decreto. Agora fazem o mesmo com as telecomunicações chinesas como um todo.

O que a China denuncia é exatamente o que qualquer estudioso das relações internacionais com um pingo de lucidez percebe: o multilateralismo virou peça de museu. A OMC está capenga porque Washington prefere o unilateralismo tarifário e as sanções extra-territoriais a submeter-se a arbitragens que não controla. Pequim, por sua vez, não é santa — também pratica seu próprio capitalismo de estado e tem seus interesses geopolíticos. Mas a diferença crucial é que a China, ao menos no plano retórico e prático das negociações, defende a integração produtiva e a não-interrupção das cadeias de suprimento. Enquanto isso, o Departamento de Comércio americano trata o mercado global como extensão de sua política de segurança, punindo empresas de terceiros países que ousem negociar com chineses.

Lucas Moreira, você tem razão ao sentir no bolso o reflexo dessa disputa. Mas o problema não é “aproveitar a briga” como quem escolhe um lado numa feira. O Brasil precisa entender que sua condição periférica exige uma política industrial ativa, regulação estatal forte e, sim, parcerias com quem não impõe sanções unilaterais como instrumento de chantagem. Não se trata de abraçar acriticamente o modelo chinês, que tem suas contradições internas — exploração de mão de obra, censura digital, autoritarismo político. Trata-se de reconhecer que, no tabuleiro atual, o alinhamento automático com os EUA nos condena a ser eternos exportadores de commodities e importadores de tecnologia cara, sem qualquer margem de manobra.

O Brasil precisa de um projeto de desenvolvimento que olhe para o Sul Global, que fortaleça o BRICS e que negocie com todos os blocos sem se submeter a nenhum. As restrições americanas às telecomunicações chinesas são um tiro no pé daqueles que ainda acreditam num comércio internacional minimamente regrado. E, enquanto a elite econômica brasileira continuar achando que “liberdade econômica” é sinônimo de entregar nosso mercado digital para as big techs e nosso parque de infraestrutura para conglomerados estrangeiros, vamos continuar pagando caro por sinal ruim e dependência tecnológica. A briga alheia revela, na verdade, a nossa própria falta de projeto de nação.

Lucas Moreira

02/05/2026

Ana Rodrigues, você resumiu o que todo consumidor sente na pele. Enquanto a China quer abrir mercado e os EUA querem proteger o deles com barreiras, o Brasil fica nesse meio termo perdido, pagando caro por infraestrutura defasada. O pior é que em vez de aproveitar a briga para atrair investimento e baixar custo, o governo prefere aumentar imposto e regular tudo. Liberdade econômica e concorrência de verdade resolveriam isso, não mais intervencionismo.

    Francisco de Assis

    02/05/2026

    Lucas, liberdade econômica sem planejamento é o que entrega internet cara e serviço meia-boca que você mesmo reclama. O governo Lula tá é certinho em regular e fortalecer a soberania nacional, porque deixar na mão de empresa estrangeira é que nem entregar o ouro pro bandido.

Ana Rodrigues

02/05/2026

Ah, Miriam, falou tudo. Enquanto esses dois brigam pra ver quem domina o mercado, eu to aqui tentando pegar sinal pra aceitar corrida e o app trava. No fim do dia, o brasileiro que paga o pato.

Vanessa Silva

02/05/2026

A Cíntia Ribeiro acertou em cheio: essa briga é sobre desarticular cadeias globais e fragilizar a OMC. O protecionismo americano nunca foi sobre qualidade ou segurança, e sim sobre frear concorrentes. Enquanto isso, o Brasil perde a chance de negociar acordos inteligentes que barateiem a infraestrutura de telecom pra todo mundo.

Ana Souza

02/05/2026

A Miriam tem toda razão: enquanto EUA e China trocam farpas sobre hegemonia de telecom, a gente aqui mal consegue manter um sinal de 4G estável. Protecionismo americano ou expansionismo chinês, no fim das contas o preço da conta e a qualidade do serviço no Brasil é que ficam de refém dessa briga de gigantes.

Miriam

02/05/2026

Enquanto isso, o brasileiro médio continua pagando caro por internet lenta e plano de celular que não entrega o que promete. Essa briga de gigantes só mostra como a gente fica refém de decisões que não têm nada a ver com a nossa realidade.

Cíntia Ribeiro

02/05/2026

João Carvalho, você tocou num ponto crucial. O discurso de “proteção do mercado” esconde uma agenda de desarticulação de cadeias globais que, no fim, fragiliza instituições multilaterais de comércio. O Brasil precisa de autonomia tecnológica, não de alinhamento automático a blocos que tratam telecom como arma de guerra comercial.

João Carvalho

02/05/2026

Ah, Celio Fazendeiro, você acha que os EUA tão preocupados com o bem-estar do povo deles? Tão é com o lucro das big techs, igual sempre foi. China quer dominar o mercado, sim, mas enquanto isso o Brasil fica refém de iPhone caro e internet de quinta categoria.

Celio Fazendeiro

02/05/2026

Essa China tem é que se preocupar com os próprios índios e florestas deles, não com briga de telecom. EUA tá certo em proteger o mercado deles, enquanto a China quer dominar tudo com tecnologia barata e mão de obra escrava. Brasil devia era apoiar os americanos e parar de fazer média com esses comunistas.

Lurdinha Deus Acima de Todos

02/05/2026

Tadeu, vão fechar as igrejas??? 😱🙏🇧🇷

    Caio Vieira

    02/05/2026

    Cara Lurdinha, com todo respeito, sua pergunta revela um curioso deslocamento semiótico: o debate sobre hegemonia tecnológica e imperialismo digital não tem relação direta com o fechamento de templos, a menos que você esteja a sugerir que a Igreja Universal do Reino de Deus depende de cabos submarinos controlados por Washington para transmitir suas missões. Fique tranquila, a batalha pela autonomia dos povos não passa pelo altar, mas pela estação de rádio-base.

Tadeu

02/05/2026

Gente, toda essa briga geopolítica me cansa. No fim das contas, o que me interessa é saber se essa sanção vai encarecer meu chip de celular ou mexer com a inflação. Até agora, Bolsa e dólar estão mais calmos, então deixa essa novela pra quem entende de política externa.

Ronaldo Pereira

02/05/2026

Pois é, Augusto, você tocou num ponto que a gente vive na pele aqui na fábrica. Enquanto os EUA usam sanção pra proteger monopólio e manter o trabalhador deles na mesma jaula, a China pelo menos tá gerando emprego e infraestrutura. O Brasil precisa parar de ser quintal e entrar nessa briga com política industrial de verdade, não com migalha de isenção fiscal pra patrão.

Augusto Silva

02/05/2026

Mariana, você tem razão em não querer cair em maniqueísmo, mas a diferença é que um lado usa sanções para manter monopólio tecnológico, enquanto o outro construiu a maior rede de fibra óptica do planeta em tempo recorde. O Brasil, enquanto isso, fica assistindo e vendendo estatais estratégicas por ninharia — mas aí já é outro papo.

Mariana Lopes

02/05/2026

Fernanda, você trouxe um ponto importante sobre soberania tecnológica, mas acho que precisamos tomar cuidado com maniqueísmo. Tanto EUA quanto China agem por interesse próprio, não por altruísmo. O Brasil precisa parar de ser plateia nessa briga e construir uma política industrial que nos dê margem de manobra real, sem ficar refém de nenhum dos lados.

Fernanda Oliveira

02/05/2026

Maura, você foi cirúrgica! Enquanto a direita fica repetindo esse papo de “livre mercado” que nunca existiu, a China tá mostrando na prática que dá pra ter soberania tecnológica sem virar colônia de big tech. O pior é ver o Brasil no meio desse fogo cruzado, com o governo atual fazendo média com os EUA enquanto a gente continua dependente de empresa estrangeira pra ter sinal de celular. É desesperador ver que a esquerda brasileira ainda não aprendeu que ou a gente constrói infraestrutura pública de verdade ou vamos continuar sendo massa de manobra dessa guerra imperialista.

Luiz Augusto

02/05/2026

João Augusto, você citou Benjamin, mas acho que falta um pouco de Hayek nessa conversa. O problema não é apenas hegemonia, é que o Estado americano, ao intervir com sanções, está distorcendo o livre fluxo de comércio e inovação. Quem perde com isso não é só a China, é o consumidor global que poderia ter acesso a tecnologia mais barata se o mercado operasse sem amarras políticas.

    Maura Santos

    02/05/2026

    Luiz, bonito na teoria, mas na prática o livre mercado que você defende nunca existiu — os EUA usam sanções e subsídios bilionários pra proteger suas big techs desde sempre. Enquanto isso, a China investiu pesado em rede pública e levou internet de qualidade pra todo canto, sem deixar consumidor refém de monopólio privado. Quer ver livre fluxo de verdade? Olha pra quem construiu infraestrutura de telecom pra população, não pra acionista.

Maria Silva

02/05/2026

João Carlos, você tocou no ponto que mais me incomoda: enquanto essas potências brigam por hegemonia, quem depende da tecnologia para trabalhar acaba pagando a conta. Sou evangélica e acredito que o bom senso manda buscar diálogo, não sanções que só prejudicam o povo. O Brasil precisa de uma posição mais firme e independente, sem se curvar nem a Washington nem a Pequim.

João Augusto

02/05/2026

Cláudio, sua leitura gramsciana é precisa, mas falta um dado histórico: desde o Plano Marshall os EUA usam o controle de infraestrutura como arma geopolítica. O que vemos agora é o que Benjamin chamaria de “tempestade do progresso” — os escombros da Guerra Fria se acumulam sobre o Sul global enquanto as potências disputam o 5G. O Brasil, sem um projeto nacional de desenvolvimento tecnológico, repete o papel de mero consumidor de hardware, exatamente como denunciava Celso Furtado nos anos 60.

João Carlos Silva

02/05/2026

Pedro Silva falou tudo. Enquanto EUA e China se estranham, aqui o preço do equipamento de internet sobe e quem roda é o consumidor final. Sou motorista de aplicativo, dependo de sinal bom pra trabalhar, e essa briga toda só encarece o plano e atrasa a melhora da rede.

Cláudio Ribeiro

02/05/2026

Pedro, é exatamente esse o ponto que Gramsci chamaria de “hegemonia” — a briga entre EUA e China não é ideológica, é disputa de hegemonia tecnológica. Enquanto isso, o Brasil, sem política industrial soberana, continua na periferia do capitalismo global, pagando o pato de uma guerra que não é nossa.

Pedro Silva

02/05/2026

Pois é, mais um round nessa briga de gigante que só sobra pro brasileiro pagar a conta. Enquanto eles trocam farpas, aqui a gasolina sobe, o 5G atrasa e a gente fica vendo novela.

Marcos Conservador

02/05/2026

Essa China comunista querendo dar lição de moral nos outros, mas eles mesmos praticam espionagem industrial e roubo de propriedade intelectual. Enquanto isso, o Brasil fica nessa guerra de gigantes, pagando caro por equipamento que podia ser mais barato. Cadê o patriotismo do nosso governo pra defender os interesses nacionais?

Adriana Silva

02/05/2026

China comunista querendo ditar regra no mercado, vai pra Cuba então! Faz o L, seus lacradores de plantão!

    Cecília Ramos

    02/05/2026

    Adriana, xingar não é argumento. Como cristã, entendo que julgar os outros sem olhar pra própria casa não resolve nada — os EUA também usam medidas unilaterais que prejudicam países pobres como o nosso.

Paula Santos

02/05/2026

É triste ver essa novela se repetindo. Como cristã, acredito que o diálogo e a honestidade deveriam guiar as relações entre as nações, não medidas unilaterais que só prejudicam os mais vulneráveis. O protecionismo de ambos os lados acaba encarecendo a tecnologia que chega ao Brasil.

Eduardo Teixeira

02/05/2026

Outra vez essa novela de sempre. Enquanto os EUA usam regulação pra proteger suas big techs, a China usa subsídio estatal e dumping pra dominar o mercado. No fim, quem paga a conta é o consumidor brasileiro, que importa equipamento de telecom mais caro por causa dessa guerra de tarifas e sanções. Cadê o livre mercado de verdade?

    Alice T.

    02/05/2026

    Eduardo, você pede livre mercado mas ignora que os EUA subsidiaram a internet inteira com dinheiro público via DARPA e depois blindaram as big techs com patentes e sanções. A China pelo menos investe em P&D próprio enquanto o consumidor brasileiro paga caro porque o Brasil não tem política industrial soberana, não porque a China faz dumping.

Karina Libertária

02/05/2026

China reclamando de ameaça comercial é dose, né? Os mesmos que roubam tecnologia e praticam dumping o tempo todo. Marina Silva, vc e o Lula adoram passar pano pra ditadura, mas aqui em Miami a gente sabe bem como funciona o livre mercado de verdade. Quem investe em telecom lá fora não precisa de esmola do governo.

    Célia Carmo

    02/05/2026

    Karina Libertária, vai tomar no cu com seu “livre mercado de Miami” que é só mais um quintal do imperialismo ianque, #ForaEUA!

    Carlos Oliveira

    02/05/2026

    Karina, com todo respeito, mas esse discurso de livre mercado em Miami ignora que as big techs americanas cresceram com subsídios do Pentágono e proteção tarifária. O dumping que a senhora menciona é uma acusação séria, mas vale lembrar que a Huawei, por exemplo, investe pesado em P&D próprio e tem patentes que desafiam esse rótulo. Seria bom olharmos os números da OMC antes de comprar narrativa pronta.

    Ricardo Almeida

    02/05/2026

    Karina, seu argumento ignora que o “livre mercado de Miami” é sustentado por subsídios estatais maciços e protecionismo seletivo dos EUA, enquanto a China investe pesado em P&D próprio há décadas. A acusação de roubo de tecnologia é um clichê que desconsidera que a Huawei, por exemplo, registra mais patentes internacionais que qualquer empresa americana no setor.

    Carlos Henrique Silva

    02/05/2026

    Karina, sua provocação tem o mérito de levantar um ponto que merece ser examinado com mais cuidado, mas acho que você está confundindo causa e efeito. A acusação de que a China “rouba tecnologia” é um clichê repetido há décadas pelo Departamento de Comércio dos EUA, mas raramente vem acompanhada de provas concretas em tribunais internacionais. O que vemos, na prática, é uma disputa geopolítica onde Washington usa seu aparato estatal para barrar concorrentes que ameaçam a hegemonia do Vale do Silício. A Huawei, por exemplo, tem mais patentes registradas em 5G do que qualquer empresa americana, fruto de investimento sistemático em P&D desde os anos 1990. Chamar isso de roubo é desconsiderar que a inovação chinesa se deu dentro das regras da OMC, enquanto os EUA, quando perdem competitividade, simplesmente mudam as regras do jogo — como fizeram ao prender a executiva da Huawei no Canadá sob acusações vagas de espionagem que jamais foram comprovadas.

    Sobre o “livre mercado de Miami”, preciso discordar com a mesma ênfase com que você defende. O modelo americano de telecomunicações nunca foi de livre mercado: a AT&T operou como monopólio regulado pelo Estado até os anos 1980, e depois da quebra, o que surgiu foi um oligopólio de quatro empresas que dividem o mercado sob a supervisão do FCC. As big techs que você admira, como Google e Amazon, cresceram às custas de contratos bilionários com a NSA e o Pentágono, além de um regime de patentes que sufoca a concorrência de pequenos inovadores. Dizer que a China dá “esmola do governo” enquanto os EUA praticam laissez-faire é ignorar que o Vale do Silício foi financiado diretamente pelo orçamento militar americano durante a Guerra Fria. Não há capitalismo puro em lugar nenhum, Karina; o que há são diferentes formas de articulação entre Estado e mercado, e a China é transparente quanto ao seu modelo de capitalismo de Estado, enquanto os EUA escondem o mesmo fenômeno atrás de uma retórica liberal que não se sustenta quando examinamos os dados.

    Por fim, acho preocupante que sua visão reproduza acriticamente a propaganda do Departamento de Estado. Dizer que “quem investe em telecom lá fora não precisa de esmola do governo” ignora que a Huawei e a ZTE competem em mais de 170 países, muitas vezes oferecendo infraestrutura de qualidade a preços que as empresas americanas não conseguem igualar justamente porque o modelo de negócios delas é mais enxuto e sem os custos de litígios e lobby que as americanas têm. Se fosse dumping puro, a OMC já teria condenado a China dezenas de vezes, mas o que vemos são painéis abertos por pressão política, não por violação comprovada. No fundo, essa sanção dos EUA às telecomunicações chinesas não é sobre livre mercado: é sobre manter o controle do fluxo global de dados, que é a matéria-prima do capitalismo contemporâneo. É a mesma lógica do Império Britânico no século XIX, que pregava livre comércio enquanto bombardeava quem ousasse competir com seus têxteis. A diferença é que agora o Império fala inglês com sotaque de Miami.

Pedro Neto

02/05/2026

Culpa do Lula, óbvio. Faz o L agora, China comunista.

    Marina Silva

    02/05/2026

    Pedro Neto, se liga, a China comunista tá enfrentando os EUA imperialistas enquanto você defende o monopólio das big techs americanas que lucram com espionagem e exploração.


Leia mais

Recentes

Recentes