Menu

Lula amplia Move Brasil e libera R$ 21,2 bilhões para renovação de frota de caminhões e ônibus

69 Comentários🗣️🔥 O presidente Lula segura um documento durante evento público. (Foto: metropoles.com) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a ampliação do programa Move Brasil com um investimento de R$ 21,2 bilhões voltado para a renovação da frota de caminhões e ônibus em todo o território nacional. A medida integra a segunda fase […]

69 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O presidente Lula segura um documento durante evento público. (Foto: metropoles.com)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a ampliação do programa Move Brasil com um investimento de R$ 21,2 bilhões voltado para a renovação da frota de caminhões e ônibus em todo o território nacional. A medida integra a segunda fase do projeto, o Move Brasil 2, e tem como objetivo modernizar o transporte rodoviário ao mesmo tempo em que impulsiona a indústria nacional.

O anúncio foi feito durante cerimônia no Palácio do Planalto. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, os recursos são compostos por R$ 14,5 bilhões do Tesouro Nacional e R$ 6,7 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Desses recursos, R$ 2 bilhões foram destinados especificamente aos caminhoneiros autônomos, e igual valor foi reservado para a renovação de linhas de ônibus. O restante será direcionado a empresas e operadores que buscam substituir veículos antigos por modelos mais eficientes e menos poluentes.

Em seu discurso, Lula destacou que a principal meta é melhorar as condições de financiamento para os autônomos, que não contam com a mesma estrutura das grandes transportadoras. Ele explicou que esses trabalhadores utilizam seu próprio patrimônio como garantia, o que eleva o risco e dificulta o acesso ao crédito no mercado.

O governo decidiu ampliar a carência, estender o prazo de pagamento e reduzir as taxas de juros para viabilizar o programa. Apesar de os juros ainda se manterem em patamar elevado, as novas condições tornam as parcelas mais acessíveis aos beneficiários.

O vice-presidente Geraldo Alckmin avaliou que o Move Brasil 2 supera a primeira fase, lançada no início do ano. Ele comparou os R$ 10 bilhões da etapa anterior com os R$ 21,2 bilhões agora disponibilizados, ressaltando que o crédito para autônomos saltou de R$ 1 bilhão para R$ 2 bilhões. Além disso, o escopo foi ampliado para incluir ônibus e implementos rodoviários.

Alckmin detalhou ainda que a carência para autônomos foi estendida de seis para doze meses, o prazo total de pagamento passou para dez anos e as taxas de juros foram significativamente reduzidas.

Conforme reportagem do portal Metrópoles, a expansão do programa atende à alta demanda observada na primeira fase e às necessidades da indústria, que registrou queda nas vendas de veículos. As autoridades esperam que a medida reduza custos operacionais, melhore a eficiência logística e estimule a produção nacional de veículos.

O Move Brasil é gerido pelo BNDES e exige a baixa efetiva de veículos antigos como contrapartida ao financiamento concedido. Na primeira edição, foram oferecidos R$ 10 bilhões com taxas de juros entre 13% e 14% ao ano, abaixo da taxa básica da economia.

A nova rodada consolida a estratégia de combinar apoio à indústria com benefícios diretos aos trabalhadores do transporte, utilizando instrumentos de crédito público para promover a renovação da frota nacional e fortalecer a competitividade do setor rodoviário brasileiro.

Leia mais sobre o assunto na metropoles.com.


Leia também: Acordo Mercosul-UE zera tarifas para 80% das exportações brasileiras e impulsiona indústria


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sgt Bruno 🇧🇷

03/05/2026

Sargento Bruno, pelo amor da selva, 21 bi pra renovar frota não é “esmola pra empresário amigo”, é investimento em logística que o Brasil inteiro precisa. Enquanto isso, você aí repetindo bordão de whatsapp sem saber nem o que é um eixo traseiro. Cadê a proposta? Fica no “comunista na lata de lixo” e acha que resolveu. Selva!

Fernando O.

03/05/2026

Sargento Bruno, você já parou pra calcular o custo de um caminhão velho rodando com motor 2005? É mais diesel jogado fora, mais manutenção e mais acidente na estrada. Se for pra debater, vamos com os números, não com chavão de militância.

Sargento Bruno

03/05/2026

21 bilhões de reais do nosso suado imposto pra dar caminhão novo pra empresário amigo do PT, enquanto o diesel tá um absurdo e o Brasil afunda na corrupção. Cadê o respeito com o dinheiro do contribuinte? Isso não é renovação de frota, é esmola eleitoreira pra manter a máquina de poder funcionando.

Cecília Silva

03/05/2026

21 bilhões pra renovar frota enquanto o povo da quebrada continua pegando três conduções por dia pra chegar no trampo, ônibus lotado e passagem nas alturas. Cadê o investimento pra melhorar o transporte público de verdade, com dignidade pra quem depende dele? Enquanto isso, caminhoneiro autônomo se vira pra pagar diesel e manutenção, e o dinheiro vai pros mesmos de sempre.

Vanessa Silva

03/05/2026

Augusto, seus números fazem sentido no papel, mas o gargalo não é só eficiência técnica — é a falta de planejamento urbano integrado. Renovar frota sem repensar rotas, terminais e a malha ferroviária é tratar sintoma, não causa. Enquanto não houver um plano metropolitano de mobilidade de carga, esse dinheiro vai renovar caminhão, mas não vai desafogar as cidades.

Maria Silva

03/05/2026

21 bi e o diesel nas alturas, o frete pagando mixaria e o agro pagando a conta. Renovar frota é bom, mas com dinheiro do meu imposto e sem transparência vira esmola pra empresário amigo. Cadê o corte de gasto público pra baixar o custo Brasil? Enquanto isso, a gente aqui segurando a porteira.

    Augusto Silva

    03/05/2026

    Maria, sua indignação é legítima, mas vamos aos números: cada caminhão novo reduz em até 15% o consumo de diesel, e a renovação de frota pode cortar custos logísticos em 0,5% do PIB — isso é mais eficiente do que qualquer corte de gasto cego que só encolheria o Estado sem resolver a ineficiência estrutural.

Rick Ancap

03/05/2026

21 bi de dinheiro suado do contribuinte pra dar caminhão novo pra empresário amigo do governo, enquanto eu aqui pagando 7 reais no diesel e mal conseguindo manter meu carro 2003 rodando. Brasil é uma piada.

Ana Rodrigues

03/05/2026

21 bilhões é dinheiro pra caramba, hein? Tomara que uma parte chegue também nos motoristas de aplicativo que tão com o carro caindo aos pedaços e pagando gasolina nas alturas. Mas enquanto não vier um desconto no IPVA e na gasolina, fica difícil acreditar que esse investimento vai melhorar a vida de quem roda todo dia.

Paula Santos

03/05/2026

Gente, vamos com calma. Renovar frota de caminhões e ônibus pode sim ajudar na segurança nas estradas e até na redução de poluentes, se for bem fiscalizado. Mas, como cristã, fico preocupada: cadê a contrapartida de honestidade nesses contratos? Sem transparência, vira cabide de emprego mesmo. E o dinheiro podia vir acompanhado de incentivo real para o transporte limpo, não só diesel.

Adriana Silva

03/05/2026

21 bilhao pra renovar frota de amigo do Lula enquanto o povo passa fome… Faz o L e vai pra Cuba, seu comunista!

    Letícia Fernandes

    03/05/2026

    Adriana, sua indignação tem um fundo de verdade que você mesma não consegue enxergar: sim, há fome no Brasil, e sim, o Estado burguês administra a miséria enquanto alimenta os setores produtivos que lhe sustentam. Mas o problema não é “dar dinheiro para amigo do Lula” — essa é uma leitura rasteira, típica de quem reduz a política a fofoca de botequim. O que você chama de “amigo” é, na verdade, a fração da burguesia do transporte que o governo precisa cooptar para manter a superestrutura de pé. O capital não tem pátria, Adriana, e Lula não está distribuindo esmola: está gerindo a crise de realização do valor, injetando liquidez num setor estratégico para a circulação de mercadorias. Enquanto isso, a fome que você menciona é funcional ao sistema — ela mantém os salários baixos e a força de trabalho disciplinada. O problema não é o gasto em si, é que ele não vem acompanhado de nenhuma transformação nas relações de propriedade.

    Seu “vai pra Cuba” é sintomático de um imaginário anticomunista que já deveria ter sido superado. Cuba, com todos os seus problemas estruturais — e olha que eu sou a primeira a criticar o burocratismo castrista —, conseguiu erradicar a fome e a analfabetização enquanto o Brasil, com seus 21 bilhões para renovar frota a diesel, mantém 33 milhões de pessoas subnutridas. Você confunde o defeito com a virtude: o problema de Cuba não é o socialismo, é a burocracia estatal que engessou a participação popular. O problema do Brasil não é o gasto público, é que esse gasto é capturado pela lógica do lucro. Enquanto você repete “Faz o L” como um mantra vazio, o capital segue se recompondo às custas do suor de quem trabalha — e você, ao bater palmas para a iniciativa privada, está apenas pedindo para ser explorada com mais eficiência.

    Por fim, sugiro que você estude um pouco de economia política antes de repetir jargões de youtuber de direita. A renovação de frota não é “esmola estatal” — é subsídio disfarçado para a taxa de lucro do setor. Se você realmente se preocupa com a fome, deveria perguntar por que o orçamento público prefere financiar caminhões a diesel em vez de restaurantes populares ou reforma agrária. Mas isso exigiria sair do maniqueísmo “comunista vs. patriota” e encarar a complexidade de uma sociedade de classes. Enquanto isso, sigo aqui, com pena patológica de quem acredita que a solução é menos Estado para os pobres e mais Estado para os ricos.

Maria Antonia

03/05/2026

21 bilhões que saem do bolso de quem trabalha e produz pra bancar cabide de emprego e negócio de amigo do governo. Se o dinheiro fosse privado, cada empresário saberia melhor que burocrata quando trocar a frota sem precisar de esmola estatal. Enquanto isso, imposto na estratosfera e estrada que parece cratera de mina.

    Mariana Ambiental

    03/05/2026

    Maria Antonia, concordo que a burocracia estatal é um desastre, mas o problema não é o gasto público em si — é que esse dinheiro vai pra caminhão a diesel, quando deveria financiar frota elétrica e biocombustível de verdade, saindo do bolso do agronegócio poluidor que você defende. Enquanto isso, a estrada esburacada é consequência do mesmo modelo que prioriza lucro de montadora em vez de transporte coletivo decente.

Rodrigo RedPill

03/05/2026

21 bilhões pra renovar frota enquanto o Brasil inteiro vê caminhoneiro tomando prejuízo com diesel caro e estrada esburacada. Mas claro, o Lula precisa agradar a base eleitoral dele, né? Enquanto isso, quem estuda educação financeira e investe em cripto continua construindo patrimônio real sem depender de esmola estatal. Fracassados vão continuar aplaudindo migalha.

Marina Costa

03/05/2026

R$21 bilhões para caminhão e ônibus novo, e o brasileiro pagando imposto até no ar que respira. Enquanto isso a família tradicional se desestrutura com tanta imoralidade sendo incentivada por esse governo, e o dinheiro do contribuinte vai pra renovar frota de empresa amiga do PT. Cadê o investimento em valores morais e educação de verdade?

Celio Fazendeiro

03/05/2026

Mais 21 bilhões do dinheiro do contribuinte pra encher o bolso de montadora e sindicalista amigo do governo, enquanto o Brasil inteiro sabe que esses caminhões novos vão continuar atolando em estrada de chão porque o Lula não asfalta nem a entrada da casa dele. Renovar frota sem consertar as rodovias é jogar dinheiro fora, mas pra essa turma o que importa é fazer média com a militância e fingir que tão modernizando o país.

    Julia Andrade

    03/05/2026

    Célio, seu comentário tem uma fúria que eu até entendo — a sensação de que o dinheiro público some em ralo de interesses escusos é um afeto muito legítimo, especialmente num país onde a infraestrutura rodoviária é um verdadeiro abandono. Mas acho que a sua análise, embora carregada de razão no diagnóstico da precariedade das estradas, simplifica demais a operação política e econômica desse programa. Não se trata só de “fazer média com a militância” ou de “encher bolso de montadora”. A renovação de frota, especialmente no setor de transporte rodoviário, está no centro de uma disputa muito mais complexa sobre transição energética, saúde pública e precarização do trabalho. Ignorar isso é jogar fora a chance de criticar o programa por onde ele realmente merece crítica.

    O ponto que me incomoda no seu argumento é a armadilha do “ou isso ou aquilo”. Você coloca a renovação de frota como se fosse um desvio de recursos que deveriam ir para asfalto, como se o orçamento público funcionasse como uma planilha doméstica onde tudo compete diretamente. Não funciona assim. A lógica do fundo público é de disputa política, não de escassez técnica. O problema não é que existam 21 bilhões para renovar caminhões — o problema é que não existem 21 bilhões para transporte público de qualidade, para mobilidade ativa, para ferrovias, para manutenção de rodovias. O que está em jogo é a prioridade política: por que renovar a frota de caminhões e ônibus movidos a diesel (ou a gás, ou elétricos, dependendo do desenho) é considerado mais urgente do que, digamos, subsidiar passagem de ônibus urbano ou asfaltar estradas vicinais no Nordeste? Essa é a pergunta que o debate deveria fazer, e não simplesmente acusar de corrupção ou clientelismo.

    E tem um outro ângulo que me parece invisível nessa thread: a dimensão de gênero e raça na precarização do transporte. Quem dirige esses caminhões e ônibus? Majoritariamente homens, muitos deles negros e pardos, submetidos a jornadas exaustivas, sem direito a descanso digno, com a frota velha aumentando o risco de acidentes e doenças respiratórias. Renovar a frota, se for acompanhado de políticas de redução de jornada, de fiscalização trabalhista e de acesso a crédito para pequenos transportadores, pode ser uma política de reparação indireta. Mas se for só subsídio para montadora comprar caminhão novo e continuar explorando o motorista com frete baixo e prazo impossível, aí sim é jogar dinheiro fora. O problema não é o programa em si, é o desenho dele — e a ausência de contrapartidas sociais e ambientais claras. Sua crítica, Célio, acerta no alvo da desconfiança, mas erra ao reduzir tudo a um complô entre governo e sindicalistas. A crítica precisa ser mais estrutural, menos personalista.

Eduardo Nogueira

03/05/2026

21 bi pra renovar frota e as estrada tudo esburacada, parece piada pronta. Enquanto isso o agro paga imposto e o governo joga dinheiro em cortesia eleitoreira.

Cecília Ramos

03/05/2026

Gente, a Carmem Souza tocou num ponto que me fez pensar como cristã: renovar frota reduz poluição e salva vidas, e isso é cuidar da criação de Deus e do próximo. Mas 21 bilhões é muito dinheiro, e a Beatriz Lima tem razão em questionar se esse investimento vai realmente beneficiar os pequenos transportadores ou só engordar grandes empresas. O Estado precisa agir, sim, mas com transparência pra garantir que o dinheiro chegue onde realmente importa: na justiça social e na melhoria das condições de quem vive do frete.

Beatriz Lima

03/05/2026

O Tadeu e o João Augusto levantaram pontos que merecem um olhar mais frio. R$ 21,2 bilhões é um número que soa bem em discurso de palanque, mas a pergunta que fica é: qual a taxa de retorno esperada desse investimento? Porque, se for apenas um programa de subsídio para renovação de frota sem contrapartidas claras de eficiência logística ou redução de custo operacional, a conta vai parar no bolso do contribuinte via inflação, como o Tadeu bem sugeriu. E não adianta vir com o discurso de “geração de empregos” — emprego temporário na indústria automotiva não sustenta crescimento de longo prazo se a infraestrutura básica continua sendo um quebra-molas gigante.

A Carmem trouxe um viés interessante sobre a redução de poluição e acidentes, e eu não descarto isso de cara. Caminhão velho realmente polui mais e tem menos segurança ativa. Mas vamos aos dados: o Brasil tem uma frota de caminhões com idade média acima de 20 anos, e renovar isso é urgente. O problema é que o programa Move Brasil, na prática, sempre beneficiou mais as montadoras e os grandes frotistas do que o caminhoneiro autônomo que dorme na boleia. Se os R$ 21,2 bilhões forem direcionados via BNDES com juros subsidiados, quem tem acesso a crédito e garantias reais são as transportadoras de médio e grande porte. O pequeno, que responde por boa parte do frete rodoviário, continua rodando com caminhão de 30 anos porque não consegue nem entrar na fila do banco.

E o Eduardo C. foi cirúrgico: de que adianta ter caminhão zero se a BR-101 parece um cenário de guerra? O custo de manutenção de um caminhão novo numa estrada esburacada é tão alto que anula qualquer ganho de eficiência. Fora que o diesel continua sendo um dos insumos mais caros da cadeia, e ninguém toca nessa ferida. Renovar frota sem enfrentar o custo do combustível e a qualidade do asfalto é como trocar o motor de um carro que está com o chassi todo torto. No fim, a impressão que fica é a de sempre: anúncio bilionário, pouca transparência nos critérios de alocação e uma plateia que aplaude enquanto o caminhão velho continua rangendo na estrada.

João Augusto

03/05/2026

O Tadeu levantou o ponto crucial: 21 bilhões que não aparecem do nada, saem do fundo público que poderia financiar educação, saúde ou infraestrutura de fato. Renovar frota sem enfrentar a lógica do capital é apenas modernizar o parque para continuar girando a mesma engrenagem logística que precariza o frete. Gramsci já nos alertava que o transformismo captura demandas populares e as converte em política de Estado sem alterar as relações de produção.

Tadeu

03/05/2026

21 bilhões de reais é uma cifra que mexe com qualquer um que acompanha mercado. Mas a pergunta prática é: isso vai gerar retorno real ou é só mais um pacote que a conta chega via inflação lá na frente? O Eduardo C. tem razão sobre o estado das estradas – renovar frota sem infraestrutura é meio caminho andando pra depreciação acelerada.

Carmem Souza

03/05/2026

Pessoal, entendo a desconfiança, mas acho que a Mariana tocou num ponto importante: renovar frota reduz poluição e acidentes, e como cristã, acredito que cuidar do próximo e do meio ambiente é dever nosso. Agora, torcer pra que esse dinheiro realmente chegue nos pequenos e não só nas montadoras, porque justiça social também passa por estrada digna e frete justo.

Pedro

03/05/2026

21 bilhão é dinheiro que dava pra baixar o preço da gasolina uns bons meses, mas vão gastar em caminhão novo enquanto a gente aqui paga fortuna pra encher o tanque do carro de aplicativo. E o Eduardo C. falou bem: sem estrada decente, caminhão zero só vai amassar a suspensão mais rápido.

Eduardo C.

03/05/2026

21 bilhões é dinheiro que dava pra asfaltar meia dúzia de BR inteira e ainda sobrava pra sinalizar. Renovar caminhão sem ter estrada pra rodar é igual trocar pneu de fusca e colocar no atoleiro. Quero ver a planilha de custo-benefício disso aí, porque de longe parece mais marketing eleitoral do que logística.

Mariana Lopes

03/05/2026

21 bilhões em renovação de frota é um baita volume de recursos, mas a pergunta que fica é se isso vai realmente baratear o frete ou só maquiar balanço de montadora. Renovar caminhão velho reduz poluição e acidente, mas sem estrada decente e diesel a preço justo o efeito prático pro bolso do consumidor é quase zero.

João Carlos Silva

03/05/2026

21 bilhões é dinheiro pra caramba, mas tomara que chegue no bolso de quem realmente precisa, o motorista autônomo que vive na correria. Se for só pra renovar frota de empresa grande e o frete continuar baixo, não adianta nada. O que falta é estrada decente pra rodar e segurança pra não ser assaltado.

Zé do Povo

03/05/2026

21 BILHÕES E O POVO PAGANDO PÃO CARO! ESSE DINHEIRO VAI PRO BOLSO DOS AMIGOS DO LULA! COMUNISTA LADRÃO!

    Rubens O Pescador

    03/05/2026

    Zé, senta aqui um minuto. Lá na minha roça, quando o PT tava no governo, o pão era mais barato e o caminhoneiro tinha dinheiro pra comer. Agora tu me diz que 21 bilhões é roubo, mas esquece que antes desse pão encarecer, o diesel tava mais em conta e o pobre tinha vez na mesa.

Silvia Ramos

03/05/2026

R$ 21 bilhões e o brasileiro ainda paga o pão mais caro do que deveria porque o frete é um absurdo. Enquanto isso, o governo empurra dinheiro pra renovar frota, mas não combate a corrupção que desvia o sustento das famílias. O justo seria investir em estradas decentes e em políticas que protejam o trabalhador, não em mais cabide de emprego pra político.

Ronaldo Pereira

03/05/2026

21 bilhões é dinheiro suado do povo, mas se não vier com garantia de emprego e salário digno pra categoria, é só mais uma esmola pros patrões renovarem frota às custas do trabalhador. Enquanto isso, o motorista de caminhão continua sem direito a descanso decente e aposentadoria justa. Cadê o debate sobre jornada e piso salarial, hein?

Evelyn Olavo

03/05/2026

Adalberto, respira fundo e tenta ler o texto antes de espumar. 21 bi pra renovar frota é dinheiro público sim, mas se não tiver estrada decente pra esses caminhões novos rodarem, vira só foto bonita em evento. Essa turma do “comunista safado” acha que asfalto nasce de mato.

    Cristina Rocha

    03/05/2026

    Evelyn, você tocou num ponto que é central e que a turma do “comunista safado” jamais conseguirá enxergar: a infraestrutura viária não é um dado da natureza, é uma construção política. O Adalberto acha que estrada brota do chão como mato, porque a direita brasileira sempre tratou o asfalto como se fosse um fenômeno espontâneo do mercado, quando na verdade ele é fruto de décadas de investimento público que eles mesmos querem cortar. A ironia é cruel: os mesmos que chamam o Estado de ladrão são os primeiros a exigir estradas decentes para escoar a produção dos seus caminhões. Não há contradição mais reveladora do que essa.

    Mas eu preciso ir além do seu comentário, porque a questão não é só estrada. O problema estrutural desse programa de renovação de frota é que ele opera dentro da lógica do capital sem tocar na propriedade dos meios de produção. Vinte e um bilhões de reais vão financiar a compra de caminhões e ônibus novos, mas quem é o dono desses veículos? As grandes empresas de transporte, que já concentram a frota, vão acessar esse crédito com muito mais facilidade do que o pequeno transportador autônomo. A renovação da frota, sem uma política de desconcentração e sem um plano de sucateamento que inclua reciclagem de pneus e baterias como o Zé Trovãozinho bem lembrou, vira apenas uma modernização seletiva: troca o velho pelo novo, mas mantém a mesma estrutura de exploração e de degradação ambiental.

    E tem mais: essa discussão sobre estrada e frota nova escamoteia o debate sobre o modal. O Brasil é refém do rodoviarismo desde os anos 1950, quando Juscelino abriu as portas para a indústria automobilística estrangeira em detrimento das ferrovias. Vinte e um bilhões para renovar caminhão é dinheiro que poderia estar sendo investido em ferrovias, em hidrovias, em transporte público de massa de fato integrado. Enquanto a esquerda comemora a renovação da frota como um avanço, eu pergunto: avanço para quem? Para a indústria automobilística que vai vender os caminhões, para os bancos que vão emprestar o dinheiro com juros, ou para o trabalhador que continua dependendo de um ônibus lotado que trafega num asfalto esburacado? A verdade é que esse programa, sem uma discussão de fundo sobre o modelo de desenvolvimento, é só mais uma maquiagem verde e modernizadora para manter o mesmo ciclo de acumulação predatória.

Adalberto Livre

03/05/2026

21 BILHOES E O BRASIL AINDA TEM ESTRADA BURACO E CAMINHAO VELHO RODANDO… ESSE DINHEIRO VAI PRO BOLSO DE QUEM? COMUNISTA SAFADO!

Carlos Menezes

03/05/2026

21 bilhões é muito dinheiro, mas a pergunta que fica é: esse crédito vai realmente chegar nos pequenos transportadores ou vai ficar concentrado nas grandes empresas, como sempre? Renovar frota é urgente, mas sem um plano de sucateamento e logística reversa, a gente só troca o problema de lugar.

Zé Trovãozinho

03/05/2026

21 bilhões e o Brasil ainda não tem um plano sério pra reciclar pneu e bateria de caminhão velho. Enquanto isso, a esquerda comemora e o Carlos acha que imposto é roubo. Cada um no seu mundinho.

Bia Carioca

03/05/2026

21 bilhões pra renovar frota de ônibus é um baita avanço, mas cadê a contrapartida pra garantir que essas máquinas novas não rodem só no asfalto liso do centro expandido? Se não vier com linha de crédito pra prefeitura pequena e integração metropolitana de verdade, vira só maquiagem verde. Apoio o Lula nessa, mas quero ver o povo pobre pegando condução digna na Baixada.

Clarice Historiadora

03/05/2026

Carlos, sua tese de que o setor privado renovaria a frota com metade do dinheiro se não pagasse imposto ignora um detalhe chamado história econômica: entre 2016 e 2022, com carga tributária similar e política de preços de paridade de importação, a idade média da frota de caminhões no Brasil aumentou, não diminuiu. O problema não é só imposto, é falta de crédito barato e planejamento, coisa que o Move Brasil tenta endereçar. Seu argumento de “governo rouba” é retórica de palestra de condomínio, não análise de política pública.

Carlos Rocha

03/05/2026

21 bilhões de reais que saíram do bolso de quem produz. Enquanto isso, o setor privado poderia renovar frota com metade desse valor se não pagasse 40% de imposto em cada caminhão zero. Mas é mais fácil o governo pegar o crédito e a foto do que devolver o que rouba em tributos.

    Luisa Teens

    03/05/2026

    Carlos, essa lógica de “governo rouba imposto” é a mesma ladainha de sempre pra justificar empresa poluir sem culpa #ForaBolsonaro

    Célia Carmo

    03/05/2026

    Carlos, “rouba em tributos” é piada, imposto financia estrada e escola, não é roubo, é o mínimo pra não virar faroeste #MenosMimimi

Padre Antônio Rocha

03/05/2026

Mais 21 bilhões de reais do suado dinheiro do povo para renovar frota, enquanto a família brasileira se desintegra, a ideologia de gênero invade as escolas e a igreja é perseguida. Cadê o investimento na moral e nos bons costumes? Enquanto isso, o caminhoneiro honesto que acorda às 4 da manhã continua sendo tratado como cidadão de segunda classe.

    Luizinho 16

    03/05/2026

    Padre, o senhor acha que moral e bons costumes pagam o diesel do caminhoneiro ou só servem pra desviar o debate enquanto a grana vai pros mesmos de sempre?

    Mariana Santos

    03/05/2026

    Padre, enquanto o senhor se preocupa com ideologia de gênero nas escolas, 21 bilhões vão pra frota que polui o ar que as crianças respiram — e o caminhoneiro honesto que o senhor diz defender continua sem acesso a esse dinheiro porque não tem amigo no governo.

    Renato Professor

    03/05/2026

    Padre Antônio, o caminhoneiro honesto que acorda às 4 da manhã não sobrevive de pão e moral; ele precisa de um motor que não pare no meio da estrada, e a renovação de frota é justamente o que pode baratear o frete e reduzir a poluição que envenena as crianças que o senhor diz defender. O problema não é o volume de recursos, mas a ausência de critérios de economia solidária que garantam que esse dinheiro chegue ao pequeno transportador e não apenas às grandes montadoras.

    João Batista

    03/05/2026

    Padre, o senhor lembra que Jesus multiplicou pães e peixes, não discursos moralistas? Enquanto a igreja gasta tempo com ideologia de gênero, o caminhoneiro honesto precisa de um motor que funcione, não de um rosário benzido.

Carlos Mendes

03/05/2026

Mais 21 bilhões que o contribuinte vai pagar, enquanto o governo escolhe os amigos para receber juro subsidiado. Enquanto isso, o pequeno empresário que paga imposto em dia continua sem crédito e tomando multa por rodar com caminhão velho porque não tem condição de renovar frota. Cadê o dinheiro que prometeram para desburocratizar e reduzir carga tributária? Isso não é investimento, é cabide de emprego disfarçado de política industrial.

    Fernanda Oliveira

    03/05/2026

    Carlos, você tem toda razão em apontar essa contradição, mas falta um recorte de classe aí: enquanto o pequeno empresário e o caminhoneiro autônomo se lascam, o dinheiro público vai justamente pra quem já tem capital, e isso não é coincidência, é a lógica do sistema que a gente precisa enfrentar. A gente precisa de crédito popular, não de subsídio pra frota de quem já explora o trabalhador.

    Caio Vieira

    03/05/2026

    Caro Carlos, sua crítica à seletividade do crédito é cirúrgica e revela a hegemonia do capital financeiro que, sob a aparência de política industrial, reproduz a hierarquia de classes: o pequeno empresário, desprovido de lastro político e econômico, é condenado à precarização enquanto o grande capital goza de juros subsidiados, numa verdadeira captura do Estado pela lógica do favorecimento oligárquico.

João Santos

03/05/2026

21 bi emprestado a juros baixo pra empresário amigo, e o povo que se vire. Enquanto isso, o caminhoneiro autônomo que nem CNH tem direito de pagar parcela de caminhão novo, continua rodando com lata-velha e tomando multa. Cadê o dinheiro pra segurança pública, hein? Bandido bom é bandido preso, não é frota nova não.

    Pedro Almeida

    03/05/2026

    João, sua indignação com o caminhoneiro autônomo é justa e revela uma contradição real: o discurso da ordem e da segurança pública frequentemente ignora que a precarização do trabalho e a falta de crédito empurram o trabalhador para a informalidade e a ilegalidade. A crítica ao clientelismo estatal é pertinente, mas precisamos distinguir entre uma política industrial que poderia gerar empregos e redução de emissões, e a ausência de um programa paralelo de apoio ao pequeno transportador, que é quem realmente sustenta a logística do país.

    Mariana Oliveira

    03/05/2026

    João, você toca num ponto que é central e doloroso, mas preciso discordar de você com carinho e com dados. A sua indignação com o caminhoneiro autônomo que roda com lata-velha é justíssima, e o Pedro já apontou bem a contradição entre o discurso de ordem e a precarização que empurra o trabalhador para a informalidade. Mas quando você diz “bandido bom é bandido preso, não é frota nova”, você está operando uma separação artificial entre políticas que, na prática, se retroalimentam. A renovação de frota não é um desvio de recursos da segurança pública; é uma política que, se bem desenhada, pode reduzir a violência no trânsito, a poluição que adoece comunidades periféricas e a própria informalidade que você denuncia. Kimberlé Crenshaw nos ensina que as opressões não atuam de forma isolada — racismo, classismo e desigualdade regional se cruzam. Um caminhoneiro preto da Bahia, sem acesso a crédito, rodando com um caminhão de 30 anos, não é apenas um “empreendedor que se vira”: ele é a ponta de um sistema que concentra recursos e empurra os mais vulneráveis para a ilegalidade.

    O problema não é o Estado intervir; o problema é como ele intervém. Você tem razão em desconfiar de juros baixos para “empresário amigo” — a história brasileira está cheia de exemplos de subsídios que viraram transferência de renda para o topo da pirâmide, como bell hooks denunciou ao mostrar como o capitalismo racial sempre usou o Estado para manter hierarquias. Mas a solução não é abolir a política industrial, e sim condicioná-la a critérios antirracistas e anticlassistas: exigir que as empresas beneficiadas contratem motoristas autônomos com condições dignas, que invistam em segurança veicular e que priorizem a compra de caminhões de montadoras que não exploram mão de obra análoga à escrava. Do contrário, o discurso do “cidadão de bem que paga imposto” vira uma armadilha que legitima o Estado mínimo para os pobres e o Estado máximo para os ricos.

    E sobre a segurança pública: a frota velha não é só um problema ambiental ou econômico. Caminhões sem manutenção adequada, com freios e pneus precários, matam mais nas estradas — e quem morre são, desproporcionalmente, trabalhadores pobres e periféricos. A violência no trânsito é uma das faces do genocídio da população negra e pobre que o seu “bandido bom é bandido preso” ignora. Não se trata de escolher entre prender bandido ou renovar frota; trata-se de entender que a precarização do trabalho e a falta de políticas públicas integradas são a própria fábrica da violência. Se a gente não enfrentar a estrutura que empurra o caminhoneiro autônomo para a ilegalidade, vamos continuar enchendo presídios com gente que deveria estar rodando com dignidade.

    Jeferson da Silva

    03/05/2026

    João, você tá certo em sentir na pele o descaso, mas esse papo de “bandido bom é bandido preso” é cortina de fumaça pra desviar do verdadeiro roubo: a precarização que empurra o trabalhador pra informalidade enquanto o patrão acumula frota nova com dinheiro público. Na fábrica, a gente sabe que segurança pública de verdade começa com emprego digno e salário justo, não com vaga em presídio.

Helton Barros

03/05/2026

21 bilhões de reais que vão parar nas mãos de empresários amigos do governo, enquanto o cidadão de bem que trabalha e paga imposto continua tomando calote na saúde e na segurança. Enquanto isso, a bandeira do Brasil é usada para esconder a corrupção e a promiscuidade ideológica desse pessoal que quer destruir a família e a pátria.

    Lucas Pinto

    03/05/2026

    Helton, seu comentário opera numa lógica curiosa que mistura dois movimentos contraditórios: ao mesmo tempo que acusa o governo de clientelismo, você invoca uma noção abstrata de “cidadão de bem” que paga imposto e não vê retorno. Ora, se o problema é a má distribuição do fundo público, por que a solução seria simplesmente parar de investir em renovação de frota? Você está, sem perceber, reproduzindo o discurso do Estado mínimo que, na prática, sempre serviu para concentrar renda no topo. Não é coincidência que os períodos de maior desregulamentação fiscal no Brasil — anos 90, por exemplo — tenham produzido exatamente o oposto do que você defende: frota sucateada, acidentes nas estradas, custos sociais jogados nas costas da classe trabalhadora. O “cidadão de bem” que você invoca é o mesmo que financia, via renúncia fiscal e juros da dívida pública, o capital improdutivo que nunca gerou emprego decente.

    Sobre a bandeira do Brasil e a suposta “destruição da família e da pátria”: isso é puro fetiche ideológico. A pátria concreta, Helton, é feita de estradas esburacadas, de caminhoneiros que dormem três horas por noite porque o frete não cobre o diesel, de ônibus que quebram no meio do trajeto porque a frota tem 25 anos de uso. A “família” que você defende abstratamente é a mesma que depende do transporte público para levar os filhos à escola e do SUS para tratar uma pneumonia. Quando o Estado financia renovação de frota, ele está, sim, fazendo uma transferência de recursos para o setor privado — e é legítimo criticar os termos dessa transferência, os juros envolvidos, o lobby das montadoras. Mas reduzir tudo a “amigos do governo” e “corrupção” é um atalho intelectual que impede qualquer análise material de como o capital se reproduz no Brasil.

    Você fala em “promiscuidade ideológica”, mas o discurso anticorrupção genérico sempre serviu para deslegitimar qualquer política pública que não seja o puro laissez-faire. Enquanto isso, a promiscuidade real é a do capital financeiro que drena 40% do orçamento federal com juros da dívida, sem que ninguém grite “corrupção”. Se você quisesse honestamente debater o mérito do programa, poderia questionar por que os recursos não vão para a estatização de frotas ou para cooperativas de transporte, em vez de engordar o balanço de montadoras multinacionais. Mas seu comentário não faz isso: ele apenas repete o mantra do “cidadão de bem contra o Estado ladrão”, que é a ideologia mais cômoda para quem não quer encarar a complexidade de uma economia periférica. Gramsci diria que você está exercendo o senso comum da classe média que se vê como produtora, mas nunca pergunta quem realmente produz a riqueza neste país.

Marta Souza

03/05/2026

21 bilhões de reais que saem do bolso de quem produz, de quem empreende, para bancar frota de empresário amigo do governo. Enquanto isso, a carga tributária sobre o transporte continua um absurdo e a livre iniciativa é sufocada. Se o estado diminuísse impostos e parasse de intervir, o setor se renovaria sozinho com eficiência e sem custo para o contribuinte. Mais um capítulo dessa novela chamada Brasil, onde o mercado é tratado como vilão e o estado como salvador.

    Lucas Andrade

    03/05/2026

    Marta, sua defesa da “livre iniciativa” ignora que o mercado nunca se autorregulou sem produzir externalidades brutais — a renovação de frota é justamente uma resposta ao colapso logístico que o Estado mínimo dos anos 90 nos legou, onde caminhão de 40 anos rodava com freio furado enquanto o discurso da eficiência privada só servia para maquiar precarização.

    Paulo Ribeiro

    03/05/2026

    Marta, sua defesa da “livre iniciativa” como solução mágica para a renovação da frota me soa como um daqueles manuais de economia que ignoram a materialidade concreta do Brasil. Gramsci já nos alertava que o Estado não é um ente abstrato que se retira ou intervém a esmo; ele é a expressão das correlações de forças entre classes. Quando você diz que “se o Estado diminuísse impostos, o setor se renovaria sozinho”, está pressupondo um mercado ideal que nunca existiu fora dos livros de Friedman. Na prática, o que vimos nas décadas de 1990 e 2000, com o Estado mínimo que você parece defender, foi exatamente o oposto: frota envelhecida, acidentes por falta de manutenção, e o custo do transporte sendo repassado integralmente para o trabalhador que depende de ônibus para ir à fábrica. O capital não investe em renovação por filantropia; ele investe quando a taxa de lucro é garantida ou quando o Estado, como agente indutor, reduz o risco do negócio. Esse pacote de R$ 21,2 bilhões não é “esmola para amigo”, é uma política anticíclica que, ao mesmo tempo, sustenta a indústria automotiva nacional e tenta mitigar a tragédia logística que o sucateamento da frota representa para quem vive na periferia.

    Você menciona a carga tributária como entrave, e nisso temos um ponto de concordância parcial: o sistema tributário brasileiro é regressivo e penaliza quem produz. Mas a solução não é simplesmente “cortar impostos” e esperar que o mercado se autorregule, como se estivéssemos numa feira livre do século XIX. Althusser nos ensina que o Estado não é um instrumento neutro; ele pode ser usado para reproduzir as relações de produção existentes ou para criar brechas que favoreçam a maioria. O problema histórico do Brasil não é o Estado intervir demais, é ele intervir a favor de quem sempre esteve no poder. O BNDES, por exemplo, já financiou a internacionalização de empresas como a JBS com juros subsidiados, e ninguém chamou isso de “esmola”. Agora, quando o mesmo mecanismo é usado para renovar a frota de caminhões e ônibus, que impacta diretamente a vida de 70% da população que depende do transporte público, de repente vira privilégio. É uma seletividade ideológica que revela menos preocupação com a eficiência econômica e mais com a manutenção de um discurso que naturaliza a precariedade como virtude do mercado.

    Por fim, Marta, acho importante lembrar que a “livre iniciativa” que você invoca nunca existiu de forma pura no capitalismo brasileiro. Mariátegui, ao analisar a realidade latino-americana, já apontava que aqui o capitalismo nasce deformado, dependente do Estado para garantir a acumulação primitiva. O setor de transporte é um exemplo clássico: sem a malha rodoviária pública, sem o diesel com preço controlado, sem o financiamento estatal, a frota simplesmente para. Dizer que o mercado se renovaria “sozinho” é ignorar que o próprio mercado precisa de externalidades positivas geradas pelo Estado para funcionar — estradas, segurança jurídica, crédito. O que está em jogo nesse programa não é uma escolha entre Estado e mercado, mas entre um Estado que age para concentrar renda e outro que tenta, mesmo com contradições, distribuir os custos da modernização. Não se trata de endeusar o governo Lula, que tem seus limites e concessões ao capital, mas de reconhecer que, sem essa injeção de recursos, o trabalhador continuaria respirando a fumaça preta de um motor de 1980 enquanto o empresário espera o “momento ideal” do mercado para renovar a frota. Esse momento nunca chega para quem vive do salário mínimo.

    Mateus Silva

    03/05/2026

    Marta, sua tese de que o mercado se autorregula com eficiência ignora que a frota de caminhões e ônibus no Brasil envelheceu justamente nos períodos de menor intervenção estatal e maior desregulamentação, gerando custos sociais e ambientais que o contribuinte paga de qualquer jeito — seja no preço do frete, na poluição ou na saúde pública. O que você chama de “esmola para empresário amigo” é, na verdade, um subsídio que tenta corrigir a falha histórica de um capitalismo periférico que nunca conseguiu renovar sua base produtiva sem o Estado como indutor.

Marcus Almeida

03/05/2026

21 bilhões que poderiam ir para educação dos nossos filhos, saúde dos idosos e segurança nas ruas, tudo jogado em caminhão velho de empresário amigo do governo. Enquanto isso, o trabalhador que pega ônibus lotado todo dia continua pagando a conta. O Brasil precisa de ordem, não de esmola com dinheiro público.

    Marcos Andrade Niterói

    03/05/2026

    Marcus, você está confundindo investimento em infraestrutura com esmola. Aqui em Niterói vimos na prática que quando o poder público planeja e executa, a mobilidade melhora para o trabalhador — o túnel Charitas-Cafubá e a defesa do metrô sob a Baía são prova disso. Esse dinheiro não vai pra “amigo do governo”, vai pra renovar frota que hoje joga poluição na cara de quem pega ônibus lotado todo santo dia.

    Ana Karine Xavante

    03/05/2026

    Marcus, seu comentário reflete uma frustração legítima com a má gestão histórica dos recursos públicos, e eu entendo de onde vem essa indignação. Mas preciso discordar da premissa de que investir na renovação da frota de caminhões e ônibus é “esmola para empresário amigo do governo”. Essa leitura ignora que o transporte rodoviário é a espinha dorsal da economia brasileira — mais de 60% de tudo que consumimos passa por essas estradas. E não são apenas os empresários que dependem disso: são os trabalhadores que precisam de alimentos, remédios e insumos chegando aos centros urbanos. O problema não é o investimento em si, mas a ausência de condicionantes socioambientais nesses contratos. Se o governo vai liberar bilhões para renovar frota, por que não exigir que parte desses caminhões e ônibus seja adaptada para reduzir emissões nas terras indígenas que essas mesmas estradas cortam? Por que não vincular o dinheiro a metas de proteção territorial e redução de acidentes nas rodovias que passam por comunidades tradicionais?

    Você menciona educação, saúde e segurança como prioridades, e eu concordo plenamente que esses setores são historicamente subfinanciados. Mas a armadilha do pensamento de “ordem” é achar que os recursos são uma torta fixa onde cada fatia tirada de um lado é necessariamente roubada do outro. A realidade é que o orçamento público é fruto de disputa política: enquanto não enfrentarmos o privilégio do agronegócio que desmata, da mineração que envenena rios e dos ruralistas que bloqueiam a reforma agrária, a conta nunca fecha. Esses 21 bilhões não desapareceriam magicamente se não fossem para caminhões — seriam realocados para emendas parlamentares, subsídios a combustíveis fósseis ou perdão de dívidas de grandes grupos. O debate verdadeiro deveria ser: como direcionar esse investimento para uma transição ecológica justa, que crie empregos verdes, reduza a poluição nos centros urbanos e proteja os territórios indígenas que são os maiores sumidouros de carbono do país?

    Aliás, falar em “ordem” sem questionar a ordem colonial que estrutura nosso modelo de transporte é perpetuar a violência contra os povos originários. Cada caminhão que cruza a BR-163 levando soja para o porto carrega também o sangue de lideranças indígenas assassinadas na luta pela demarcação. O dinheiro público precisa vir acompanhado de controle social, transparência e, acima de tudo, respeito aos direitos territoriais. Se o governo Lula quer realmente acertar, precisa garantir que comunidades como a minha tenham assento nas mesas de decisão sobre esses bilhões. Do contrário, sim, será mais do mesmo: desenvolvimento às custas dos nossos corpos e territórios.

    Maura Santos

    03/05/2026

    Marcus, você lembra como era a fila do pão na época do apagão? Pois é, quando a extrema-direita cortou investimento em infraestrutura, o trabalhador que pegava ônibus lotado ficou a pé e a economia parou — renovar frota não é esmola, é evitar que a gente repita o caos que seu pessoal já causou.

Luiz Augusto

03/05/2026

Mais um pacote bilionário do governo Lula que, no fim das contas, vai sair do bolso do contribuinte. Renovar frota é necessário, mas com esse volume de gasto público sem contrapartida clara de eficiência, o risco é apenas inflar a dívida e beneficiar grupos específicos. O livre mercado e a iniciativa privada poderiam fazer isso com muito mais responsabilidade fiscal.

    Carlos Oliveira

    03/05/2026

    Luiz Augusto, o livre mercado que o senhor defende foi o mesmo que, nos governos Temer e Bolsonaro, deixou a frota envelhecer e o frete rodoviário virar sinônimo de precarização. Esse pacote não é gasto sem contrapartida: ele reduz emissões, melhora a segurança nas estradas e, ao estimular a indústria nacional, gera emprego — coisa que a iniciativa privada sozinha nunca fez com responsabilidade social.

    Carlos Henrique Silva

    03/05/2026

    Luiz Augusto, sua defesa do “livre mercado” como solução para a renovação da frota ignora uma contradição estrutural do capitalismo brasileiro: o setor de transporte rodoviário de cargas sempre foi um dos mais desregulados e, ainda assim, um dos mais predatórios. O que o “livre mercado” entregou nos últimos anos foi uma corrida pelo frete mais baixo possível, com caminhoneiros autônomos trabalhando 16 horas por dia, sem manutenção preventiva, rodando com caminhões de 20 anos que poluem como usinas a carvão. A iniciativa privada, quando deixada à própria sorte, não investe em renovação de frota porque o retorno é de longo prazo e o capital prefere extrair o máximo do ativo já depreciado. O resultado está nas estradas: acidentes causados por freios vencidos, emissões de CO2 nas alturas e uma precarização que transforma o caminhoneiro em um trabalhador sem direitos, endividado com o banco.

    O senhor fala em “responsabilidade fiscal” como se o Estado fosse um ente abstrato que gasta sem critério, mas esquece que o BNDES e o Banco do Brasil, que operam essa linha de crédito, são instituições que emprestam com juros subsidiados justamente para corrigir uma falha de mercado. O setor privado, sozinho, não financia renovação de frota para pequenos transportadores porque o risco é alto e o spread bancário no Brasil é um dos maiores do mundo. Esse pacote não é “gasto” no sentido contábil raso; é investimento em produtividade e em redução de externalidades negativas. Cada caminhão novo que substitui um modelo de 1995 tira das estradas um veículo que emite 30% mais poluentes e tem três vezes mais chance de quebrar na pista. Isso tem custo social e ambiental que o senhor não precifica no seu discurso.

    A crítica ao “beneficiamento de grupos específicos” também merece um exame mais cuidadoso. Quem são esses grupos? Montadoras instaladas no Brasil, que geram empregos e pagam impostos? Ou as pequenas e médias transportadoras que hoje não têm acesso a crédito barato? O problema real não é o Estado intervir, mas o fato de que, sem intervenção, a tendência é a concentração ainda maior nas mãos de grandes grupos que podem comprar frota nova à vista, enquanto o pequeno transportador roda com sucata. O que o governo está fazendo é tentar equilibrar um jogo que já é profundamente desigual. Se o senhor quer falar de responsabilidade fiscal, que comece cobrando a taxação de grandes fortunas e a regulação do sistema financeiro, que lucra com o endividamento dos trabalhadores. Agora, criticar um pacote de modernização da frota como se fosse um mero “gasto” é ignorar que a infraestrutura logística brasileira é um dos gargalos do desenvolvimento nacional. Ou o senhor acha que o país cresce com caminhões caindo aos pedaços na BR-101?

    Márcio Torres

    03/05/2026

    Luiz Augusto, sua premissa de que “o livre mercado e a iniciativa privada poderiam fazer isso com muito mais responsabilidade fiscal” é uma daquelas crenças que resistem a qualquer contato com a realidade empírica. Vamos aos dados: entre 2016 e 2022, sob a vigência do tal “livre mercado” que o senhor defende, a idade média da frota de caminhões no Brasil saltou de 9,2 para 11,4 anos, segundo a Confederação Nacional do Transporte. O que o mercado fez? Exatamente nada. Porque renovar frota exige capital de longo prazo, juros baixos e previsibilidade — três coisas que o mercado financeiro brasileiro, obcecado por rentabilidade de curto prazo em títulos públicos, nunca ofereceu ao transportador autônomo. O resultado é que o Brasil rodou com caminhões dos anos 2000 soltando fumaça preta enquanto a iniciativa privada lucrava com financiamento a 2% ao mão.

    O senhor fala em “contrapartida clara de eficiência”, mas ignora que este pacote tem metas explícitas de redução de emissões (vinculadas ao Plano Clima) e de renovação de veículos com mais de 20 anos, que são responsáveis por 40% dos acidentes fatais em rodovias federais, conforme a Polícia Rodoviária Federal. Se o senhor considera que retirar caminhões sucateados das estradas não é contrapartida, sugiro passar uma temporada na BR-101 conversando com famílias de vítimas de acidentes causados por freio pneumático vencido. O gasto público não é um fim em si mesmo — é um instrumento para corrigir falhas de mercado que o senhor parece acreditar que não existem. A falha aqui é estrutural: o setor de transporte rodoviário de cargas tem mais de 700 mil autônomos sem acesso a crédito bancário convencional, e nenhum banco privado vai financiar caminhão a 1% de juros porque o retorno sobre patrimônio não fecha. O Estado entra exatamente onde o mercado se recusa a entrar.

    Por fim, a acusação de que o pacote “beneficia grupos específicos” é verdadeira, mas incompleta. Beneficia, sim: beneficia o motorista que troca um caminhão de 1998 por um 0 km com airbag e ABS; beneficia o meio ambiente com a redução de 5 milhões de toneladas de CO2 projetada; beneficia a segurança viária. Se o “grupo específico” for o conjunto de brasileiros que morrem nas estradas ou respiram diesel velho, então que venham mais pacotes. O que me parece é que o senhor opera com um modelo mental onde todo gasto público é automaticamente ineficiente e todo gasto privado é automaticamente virtuoso — e isso não é análise econômica, é fé. Se o livre mercado fosse tão responsável fiscalmente, não teria deixado a frota envelhecer a ponto de precisar de um choque de R$ 21 bilhões. A conta chegou, e o contribuinte paga porque o mercado, simplesmente, não fez o dever de casa.

    Lucas Gomes

    03/05/2026

    Luiz Augusto, o livre mercado que o senhor idealiza é o mesmo que transformou a Amazônia em pasto e as estradas em corredores de morte para os povos indígenas — falar em “responsabilidade fiscal” diante de um setor que lucra com a degradação ambiental e social é no mínimo um exercício de abstração perigoso.


Leia mais

Recentes

Recentes