Menu

MTE insere transportadora do Grupo Zema na lista suja por exploração de trabalho escravo em Minas Gerais

73 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre MTE insere transportadora do Grupo Zema na lista suja por exploração de trabalho escravo em Minas Gerais. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) incluiu a Cidade das Águas Transportes na lista suja do trabalho escravo. A decisão foi tomada após fiscalização conjunta com o […]

73 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre MTE insere transportadora do Grupo Zema na lista suja por exploração de trabalho escravo em Minas Gerais. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) incluiu a Cidade das Águas Transportes na lista suja do trabalho escravo. A decisão foi tomada após fiscalização conjunta com o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal em Araxá, que identificou condições análogas à escravidão em motoristas do Grupo Zema.

A operação revelou jornadas exaustivas, com supressão de pausas obrigatórias e descumprimento das 11 horas de descanso diário. Um motorista relatou ter trabalhado até 26 horas seguidas, dormindo e se alimentando dentro da cabine do caminhão. Os profissionais atuavam exclusivamente para a Eletrozema, braço varejista do Grupo Zema.

Documentos apreendidos, como planilhas e roteiros de entrega, comprovavam a violação sistemática de direitos trabalhistas. Gerentes das lojas registravam horários e lacres em pontos de descarga, enquanto o controle interno definia rotas e horários de saída. A deputada estadual Bella Gonçalves, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, anunciou acompanhamento formal do caso e defendeu maior rigor nas fiscalizações contra terceirizações abusivas.

A atualização da lista suja incluiu 169 novos nomes, sendo 102 pessoas físicas e 67 empresas de 21 estados. Minas Gerais liderou as inclusões, com 35 registros, seguida por São Paulo, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Os setores mais afetados foram serviços domésticos, criação de bovinos, cultivo de café e construção civil, considerados os mais vulneráveis no país.

O Grupo Zema e a Cidade das Águas Transportes não se pronunciaram oficialmente. Em nota anterior ao Diário do Centro do Mundo, a empresa contestou a autuação, classificando-a como arbitrária. A inclusão na lista impede contratos com o governo e restringe operações financeiras.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Cecília Silva

03/05/2026

Enquanto isso, tem gente que ainda cai no conto do “orgulho mineiro” vendido em outdoor. Reduzir trabalhador a condição análoga de escravo não é empreendedorismo, é crime. A lista suja existe justamente pra isso: arrancar a máscara de quem acha que lucro justifica qualquer desumanidade.

Zé Trovãozinho

03/05/2026

É impressionante como tem gente que ainda defende empresário que trata trabalhador igual escravo. Grupo Zema vive se vendendo como exemplo de Minas, mas na prática explora gente. Lista suja é pra isso mesmo, pra expor quem acha que lucro vale mais que dignidade.

Luan Silva

03/05/2026

Adalberto, para de passar vergonha. Trabalho escravo é crime, não é “perseguição”. Vai defender Zema lá no cu do mundo.

Marina Silva

03/05/2026

Grupo Zema, aquele que enche outdoor de “orgulho mineiro”, reduzindo gente a condição análoga à de escravo. Vergonha.

Cíntia Alves

03/05/2026

O Adalberto acha que lista suja é invenção de governo, mas ela existe desde 2003, criada no primeiro mandato do Lula sim, mas mantida e atualizada por todos os governos seguintes, incluindo o do Temer e do Bolsonaro. Se a transportadora do Grupo Zema está lá, é porque teve fiscalização, defesa e recurso — ninguém entra por acaso. A pergunta que fica é: por que um grupo desse porte, com recursos de sobra, ainda trata trabalhador como descartável?

Lucas Alves

03/05/2026

Adalberto, “governo comunista do Lula” que coloca empresa na lista suja por trabalho escravo… curioso como a mesma lógica que defende “liberdade econômica” some quando o “empreendedor” resolve cortar custos com dignidade alheia. Grupo Zema fatura bilhões, mas precisa explorar gente pra ser viável? Aí o problema não é a CLT, é a matemática básica mesmo.

Adalberto Livre

03/05/2026

ESSE GOVERNO COMUNISTA DO LULA INVENTA CADA LISTA SUJA PRA PERSEGUIR QUEM TRABALHA DE VERDADE, ENQUANTO SOLTA BANDIDO PRA ROUBAR GENTE TRABALHADORA

    Lucas Andrade

    03/05/2026

    Adalberto, sua fala é um sintoma clássico do que Adorno chamou de semiformação: você troca a materialidade da exploração por um delírio persecutório em que o Estado é o vilão e o capitalista, a vítima. A lista suja não é invenção de governo A ou B, é um dispositivo de visibilidade que escancara a biopolítica do trabalho — e seu incômodo com ela só revela o quanto você depende da invisibilidade da opressão para manter sua fantasia de ordem.

Helton Barros

03/05/2026

E essa turma que defende o globalismo e a esquerda, hein? Falam tanto em direitos humanos, mas fazem vista grossa pra exploração de trabalhador brasileiro por empresário amigo. O problema não é a CLT, é a falta de vergonha na cara e de temor a Deus.

Mariana Lopes

03/05/2026

A lista suja existe justamente pra isso: separar o erro honesto da exploração deliberada. Grupo Zema fatura o que fatura, não falta recurso pra fazer o básico. Agora, se a fiscalização pegou condições degradantes, que respondam e paguem. O problema não é a CLT nem o custo Brasil, é achar que pode terceirizar a dignidade alheia pra economizar no frete.

Rodrigo RedPill

03/05/2026

Lucas Moreira, pelo amor de Deus, “custo Brasil” não justifica trabalho escravo, isso é papo de coach de internet que nunca empreendeu de verdade. Grupo Zema fatura bilhões e ainda quer pagar com miséria? Enquanto vocês ficam nessa choradeira de burocracia, o trabalhador lá na base se fode. Mas é claro, pra quem acha que CLT é “inchada”, qualquer exploração vira “empreendedorismo”.

    Célia Carmo

    03/05/2026

    Isso aí, Rodrigo! #CadeiaNoPatrão, custo Brasil é desculpa de burguês safado que quer lucrar em cima de sangue.

Luciana

03/05/2026

Ah, Maria Aparecida, amém. Mas eu vou além: enquanto esse povo fica discutindo se é custo Brasil ou CLT inchada, o gás de cozinha subiu de novo e meu dinheiro não tá dando pra nada. Grupo Zema tem grana, sim, e se tiver explorando gente feito escravo, que feche as portas e vá pagar o que deve. O que me revolta é ver defesa de empresário que trata trabalhador como peça descartável.

Maria Aparecida

03/05/2026

Lucas, o “custo Brasil” não é desculpa pra tratar ser humano como mercadoria. O que o Evangelho ensina é justiça pra quem trabalha, não lucro em cima de miséria. Grupo Zema tem grana pra pagar direito e prefere explorar — isso é pecado social, e a lista suja é instrumento de Deus pra expor essas injustiças.

Lucas Moreira

03/05/2026

Mais um caso que mostra o custo Brasil em ação. O Grupo Zema devia ter vergonha, mas a raiz do problema é que a CLT empurra o emprego formal pra informalidade e o empreendedor acaba fazendo conta errada. Enquanto o Estado não simplificar tributos e reduzir a burocracia, esse tipo de exploração vai continuar acontecendo nos bastidores.

Carlos A. Mendes

03/05/2026

Pois é, João Santos, concordo que tem que dar cadeia mesmo. Mas a real é que esse tipo de exploração acontece porque o custo de fazer negócio direito no Brasil é alto e a fiscalização é frouxa. O Grupo Zema devia ter vergonha na cara, mas não adianta só prender – tem que quebrar o ciclo de impunidade e burocracia que empurra todo mundo pro atalho errado.

João Santos

03/05/2026

Pois é, mais uma empresa grande pegada na lista suja. Onde já se viu, Grupo Zema meter essa de trabalho escravo em pleno 2025? Bandido bom é bandido preso, e se for empresário explorando trabalhador, tem que ir pra cadeia também, sem choro. Esse povo aí que defende CLT inchada e sindicato é a mesma turma que fecha os olhos pra esses abusos. Cadê a polícia e o Ministério Público pra agir de verdade?

Clotilde Pátria

03/05/2026

Ah, meu Deus do céu, mais uma dessas empresas explorando o povo! E o povo ainda defende, olha o que o Carlos Mendes escreveu aí, falando mal da CLT. Isso é o que o comunismo quer, acabar com os direitos, e tem gente que cai nesse discurso. O Brasil precisa é de Deus e de vergonha na cara, não de passar pano pra patrão que trata trabalhador como escravo.

    Mariana Alves

    03/05/2026

    Clotilde, sua indignação é legítima e compartilho da revolta diante da exploração de trabalhadores por grupos empresariais de grande porte. No entanto, preciso fazer uma ponderação que talvez soe incômoda, mas é necessária para que não percamos de vista o verdadeiro inimigo. Quando você atribui a defesa da CLT ao “comunismo” e coloca a fé como antídoto para a exploração, corre o risco de fazer o jogo exato daqueles que querem desmontar a proteção trabalhista. O discurso que associa qualquer defesa de direitos sociais a uma suposta agenda comunista é, historicamente, o mesmo discurso que o patronato brasileiro sempre usou para justificar a superexploração da mão de obra. Não é o comunismo que criou a CLT; foi a luta de trabalhadores reais, muitos deles profundamente cristãos, que conquistou esses direitos depois de décadas de jornadas extenuantes e condições degradantes.

    O comentário do Carlos Mendes, que você criticou, é sintomático de uma visão que naturaliza a precarização como única saída para o “custo Brasil”. Mas a resposta a ele não pode ser o apelo genérico a Deus e à vergonha na cara, por mais sincero que seja. A vergonha na cara não regula o capitalismo; a fiscalização estatal e a organização coletiva dos trabalhadores sim. O Grupo Zema não está na lista suja porque faltou religião em seus executivos, mas porque o cálculo de custo-benefício do capital mostrou que, na ausência de fiscalização rigorosa, tratar seres humanos como descartáveis ainda é lucrativo. A fé, infelizmente, nunca impediu a burguesia de explorar; o que impede é a presença do Estado regulador e de sindicatos combativos.

    Precisamos tomar cuidado para não transformar a indignação moral em uma arma que acabe atingindo os próprios trabalhadores. Quando se reduz o debate a uma dicotomia entre “comunismo versus cristianismo”, perde-se a chance de discutir o que realmente importa: por que uma empresa de um conglomerado bilionário recorre ao trabalho análogo à escravidão em pleno século XXI? A resposta está na lógica do lucro, não na ausência de religiosidade. O Brasil precisa, sim, de vergonha na cara, mas também de uma CLT forte, de sindicatos independentes e de um Ministério do Trabalho que não seja tratado como balcão de negócios. Defender isso não é comunismo; é o mínimo de civilização.

Carlos Mendes

03/05/2026

Márcio, compliance não existe quando a cultura da empresa é tratar custo trabalhista como variável ajustável. Enquanto esse país tiver CLT inchada e sindicatos sugando, o emprego formal vira passivo, e a saída “criativa” que muitos acham é virar carniça. O problema não é só do Zema, é do sistema que torna mais barato explorar do que contratar direito.

Márcio Torres

03/05/2026

Sempre que vejo uma empresa de porte médio-grande como essa do Grupo Zema na lista suja, me pergunto: onde estavam os controles internos de compliance? Porque não se trata de um empreendedor individual desorganizado; é uma transportadora que faz parte de um conglomerado que opera postos de combustível, lojas de conveniência e outros negócios. Há hierarquia, há departamento jurídico, há contabilidade. A escravidão contemporânea, nesses casos, não é fruto de ignorância — é uma decisão gerencial de cortar custos sabendo que a probabilidade de fiscalização é baixa. O cálculo é frio: multa eventual versus lucro certo.

A Marta Souza, lá em cima, reclama que o Estado deveria “criar um ambiente vantajoso para a empresa regularizar”. Discordo frontalmente. Esse discurso pressupõe que a empresa é uma criança que precisa de incentivo positivo para não roubar. Ora, uma organização que mantém trabalhadores em condições análogas à escravidão não está num dilema de otimização tributária; está violando o artigo 149 do Código Penal. A lista suja não é humilhação pública, é transparência de informação para que consumidores e investidores saibam com quem estão lidando. Se a empresa quer sair da lista, o caminho é simples: pagar as indenizações, regularizar os vínculos e não reincidir.

O que me intriga é o silêncio em torno da cadeia produtiva. Quem contratava os serviços dessa transportadora? Grandes redes varejistas, indústrias, talvez o próprio agronegócio mineiro. Enquanto o comprador final não for responsabilizado solidariamente, a lógica do “terceiriza a sujeira” vai continuar. O MTE faz a parte dele, mas o mercado precisa parar de fingir que não vê. Cada nota fiscal emitida por essa empresa carregava, indiretamente, horas de trabalho degradado. Isso não é acidente — é estrutura.

Cecília Ramos

03/05/2026

Cíntia, é exatamente por isso que a lista suja existe: para expor que o lucro fácil ainda se alimenta da dignidade alheia. Como cristã, não consigo entender como um grupo empresarial desse porte acha que pode tratar trabalhadores como mercadoria descartável. O Estado tem o dever de fiscalizar sim, e se a empresa quer reclamar de “humilhação pública”, que comece pagando salário justo e respeitando a CLT.

Cíntia Ribeiro

03/05/2026

Rubens, você toca num ponto importante sobre a fragilidade das conquistas trabalhistas quando a fiscalização afrouxa. O que me preocupa nesse caso é justamente a reincidência estrutural: não é um desvio isolado de uma transportadora, mas um padrão que exige que o MTE e o MP atuem de forma coordenada para que a lista suja não vire apenas um selo de vergonha sem consequências reais. A eficácia desse instrumento depende de punições proporcionais e de um custo de compliance que supere o lucro da exploração.

Rubens O Pescador

03/05/2026

Pois é, Marta, na época do Lula e da Dilma o povo tinha dinheiro no bolso e comida na mesa, e essas empresas pensavam duas vezes antes de fazer isso. Lembro que meu primo trabalhava em transportadora e tinha salário digno, férias e tudo direitinho. Agora virou essa farra de exploração porque o governo não fiscaliza e o povo passa fome.

Gabriel Teen

03/05/2026

Lista suja? Tá mais pra lista de currículo do Zema, só falta pedir café pra escravo.

Marta Souza

03/05/2026

Mais um caso clássico de Estado querendo resolver tudo na canetada e na humilhação pública. Em vez de criar um ambiente onde seja mais vantajoso para as empresas regularizar do que ser empurradas para a informalidade, o MTE prefere fazer teatro. Se o custo de cumprir a lei fosse menor que o de burlar, ninguém arriscaria uma lista suja. Mas enquanto o governo tratar o empresário como criminoso, o mercado vai continuar achando brecha.

Paulo Ribeiro

03/05/2026

João Silva, você acertou em cheio ao recolocar a discussão no terreno da materialidade histórica. Essa tentação de espiritualizar a exploração, de tratá-la como um desvio moral individual, é precisamente o que a ideologia dominante mais deseja: desviar o olhar das contradições do capital e localizar o “mal” numa suposta falha de caráter de alguns empresários. Não, meus caros. O que a inclusão da Cidade das Águas Transportes na lista suja do MTE revela não é um “coração endurecido” ou um “ídolo chamado lucro”, mas a lógica imanente e impiedosa da acumulação capitalista em sua fase contemporânea.

Precisamos lembrar, como ensina o velho Marx, que o capital é trabalho morto que se alimenta de trabalho vivo. E o que vemos em Minas Gerais é a expressão mais brutal desse vampirismo. O Grupo Zema, um dos maiores conglomerados do país, não age por maldade abstrata; ele opera dentro de uma racionalidade que exige a máxima extração de mais-valor, e quando as mediações legais e a fiscalização estatal são frágeis ou coniventes, a tendência é o rebaixamento das condições de trabalho ao nível da subsistência biológica mínima. Não é um desvio, é a regra do jogo quando não há um contrapoder organizado.

A “lista suja” é, sem dúvida, um instrumento conquistado com muito suor pelo movimento sindical e pelas pastorais sociais, mas ela opera como um sintoma, não como uma cura. Ela nomeia a chaga, mas não extirpa a doença. Enquanto a propriedade privada dos meios de produção for intocável e o Estado burguês servir prioritariamente aos interesses do capital, a lista será apenas um alerta para a sociedade civil, um selo de vergonha que, como bem lembrou a Laura Silva, tem consequências lentas e insuficientes. O empresário não teme a vergonha moral; ele teme a multa que comprometa a taxa de lucro ou o boicote que afete sua participação no mercado.

Portanto, a luta não pode parar na denúncia. É preciso articular essa denúncia a uma crítica radical da estrutura que a produz. Apoiar o trabalho do MTE e do Ministério Público é fundamental, mas é igualmente crucial fortalecer os organismos de classe dos trabalhadores, os sindicatos combativos e os partidos que não se contentam em gerir a miséria, mas que apontam para a superação dessa ordem. Do contrário, estaremos sempre correndo atrás do prejuízo, tapando o sol com a peneira moral enquanto a engrenagem do capital continua a moer vidas.

Ana Paula Conserva

03/05/2026

Samara, você tocou no ponto mais importante: a transformação real parte do coração. Essa empresa precisa entender que não se trata de cumprir tabela, mas de honrar a imagem de Deus no próximo. Trabalho digno é princípio cristão básico, e ver uma transportadora grande tratando gente como ferramenta descartável mostra que o lucro virou ídolo.

    João Silva

    03/05/2026

    Ana Paula, respeito sua fé, mas acho perigoso reduzir a exploração a uma questão de “coração” ou “ídolo”. O lucro não virou ídolo por acaso: ele é o motor estrutural do capitalismo, e enquanto o sistema de produção não for transformado, apelos morais individuais vão soar como música de elevador para os acionistas do Grupo Zema.

Samara Oliveira

03/05/2026

Gente, ler isso me dá uma tristeza profunda. Como cristã, não consigo entender como uma empresa desse porte trata filhos de Deus como mercadoria descartável. A lista suja é importante, mas precisamos de uma transformação real nos corações e nas estruturas de poder.

Julia Andrade

03/05/2026

Laura Silva, você trouxe um ponto crucial ao deslocar o debate da mera eficácia punitiva para a estrutura do problema. Mas acho que precisamos ir ainda mais fundo na dimensão cultural e simbólica dessa “lista suja”. O que me incomoda profundamente é como a naturalização da precariedade opera em dois níveis: primeiro, na cabeça do empresariado que enxerga o trabalhador como insumo descartável, e segundo, na própria sociedade que ainda trata trabalho escravo contemporâneo como anomalia de fazendeiro do século XIX, quando na verdade ele está na logística, na construção civil, na confecção de roupas que vestimos.

O caso da Cidade das Águas Transportes, braço de um grupo econômico robusto como o Zema, escancara o que a socióloga Angela Davis chama de “intersecionalidade das opressões” aplicada ao mundo do trabalho: não é coincidência que as maiores vítimas da escravidão moderna sejam homens negros e pardos, nordestinos, com baixa escolaridade. A fiscalização do MTE e do MP encontrou ali não um deslize pontual, mas um projeto de negócio que opera na linha tênue entre a informalidade e a coação. Quando uma transportadora de grande porte submete motoristas a jornadas exaustivas, alojamentos insalubres e retenção de documentos, ela está reedindo a lógica da plantation com a roupagem da terceirização.

O que me assusta na reação de alguns setores é o discurso de que “a lista suja é apenas um selo de vergonha”. Sim, ela é, e isso já deveria ser suficiente para constranger qualquer empresa que se pretenda ética. Mas o problema é que vivemos num país onde a reputação pesa menos que o lucro imediato. O Grupo Zema, que se orgulha de sua atuação no varejo e na logística, agora carrega essa mancha. A pergunta que fica é: o consumidor médio vai boicotar as lojas do grupo? A mídia vai cobrir o desdobramento com a mesma intensidade que cobre a “lista suja” do agro? Ou vamos deixar essa história morrer na próxima semana?

Precisamos, como sociedade, politizar o debate sobre trabalho decente. Não basta esperar que o Estado puna com mais rapidez. É preciso que os sindicatos, os movimentos sociais e a academia pressionem por uma reforma na Lei do Trabalho Escravo que agilize o confisco de bens e a indenização coletiva. Enquanto tratarmos a lista suja como um fim em si mesma, e não como um instrumento de transformação estrutural, continuaremos vendo empresas gigantes serem flagradas e, depois de alguns meses, voltarem a operar como se nada tivesse acontecido. A escravidão contemporânea não é um desvio de conduta individual, é uma escolha política e econômica.

Laura Silva

03/05/2026

A discussão levantada pela Maria Clara Lopes sobre a “lista suja” ser um mero selo de vergonha sem consequências rápidas é pertinente, mas acho que precisamos ir além da crítica à eficácia punitiva. O problema não é apenas a lentidão do Estado em aplicar sanções, mas a própria lógica que permite que uma empresa do porte do Grupo Zema, com faturamento bilionário e atuação em setores estratégicos como logística e varejo, recorra a práticas análogas à escravidão. Isso não é um desvio de conduta de um gerente descontrolado; é uma escolha deliberada de gestão, baseada no cálculo frio de que o lucro obtido com a precarização extrema compensa o risco de ser pego e até mesmo de pagar multas futuras.

A inclusão da Cidade das Águas Transportes na lista suja revela a face mais brutal do que o sociólogo Ricardo Antunes chama de “superexploração da força de trabalho” na periferia do capitalismo. Não se trata de um resquício arcaico, como alguns gostam de classificar, mas de uma ferramenta perfeitamente integrada às cadeias produtivas modernas. O Grupo Zema não é uma empresa familiar do interior que desconhece a lei; é um conglomerado que tem acesso aos melhores escritórios de advocacia e consultorias de RH do país. Se optou por manter trabalhadores em condições degradantes, é porque essa estratégia ainda se mostra “eficiente” dentro da lógica de acumulação neoliberal, onde o custo do trabalho é tratado como a principal variável de ajuste para aumentar a margem de lucro.

O que me parece mais grave, e que a Sandra Martins tocou de forma indireta ao mencionar a dimensão moral, é a naturalização dessa violência. Quando uma empresa desse porte é flagrada, a reação imediata de setores do empresariado e da mídia hegemônica não é de indignação, mas de relativização: “vamos esperar a defesa”, “isso é perseguição sindical”, “o Brasil precisa de segurança jurídica para empreender”. Segurança jurídica para empreender o quê? Para manter pessoas sem água potável, sem banheiro e com jornadas exaustivas? É aí que a luta de classes se revela em sua forma mais nua e crua: o direito ao lucro máximo se sobrepõe ao direito mais elementar à dignidade humana.

A lista suja, portanto, não é um fim em si mesma, mas um termômetro de uma estrutura doente. Ela nos mostra que, apesar de décadas de lutas e conquistas formais, o Brasil ainda trata grande parte de sua classe trabalhadora como descartável. O debate não pode se limitar a cobrar mais agilidade do MTE ou multas mais altas. Precisamos questionar por que um país que se orgulha de ser uma das maiores economias do mundo ainda precisa de uma “lista suja” para tentar coibir o óbvio: que ser humano não é mercadoria. Enquanto o trabalho escravo for visto como um “custo operacional” em vez de um crime hediondo, estaremos apenas enxugando gelo.

Maria Clara Lopes

03/05/2026

A lista suja é um instrumento importante, mas virou praticamente um selo de reputação manchada sem consequências legais rápidas. O problema é estrutural: enquanto a punição não doer no bolso de forma imediata e o estado não criar mecanismos mais ágeis, empresas vão continuar fazendo esse cálculo de risco.

Sandra Martins

03/05/2026

Silvia D., você tocou num ponto que me incomoda como cristã: essa lista suja acaba virando um selo de vergonha mesmo, mas cadê a punição de verdade? Na igreja a gente aprende que fé sem obras é morta, e ver uma empresa desse porte tratando trabalhador como descartável me faz questionar se esses empresários frequentam banco ou banco de igreja.

Carlos Henrique Silva

03/05/2026

A Silvia D. tocou no cerne da questão, mas acho que precisamos ir um pouco mais fundo na anatomia desse “cálculo frio” que o Eduardo C. mencionou. Não se trata apenas de uma planilha de multa versus lucro. O que estamos vendo com a inclusão da Cidade das Águas Transportes na lista suja é a manifestação concreta do que Gramsci chamaria de crise de hegemonia da burguesia brasileira. O Grupo Zema não é um amador; é um conglomerado que simboliza o “empreendedorismo” ufanista do agro e da logística. A exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão não é um desvio de conduta de um gerente desonesto, é a lógica do capital em seu estado mais bruto, buscando a taxa de lucro máxima onde a fiscalização é frouxa e a mão de obra é descartável.

A discussão sobre reincidência que a Ana Costa levantou é crucial. Se o Grupo Zema já tem histórico, e não estou dizendo que tem, mas se houver, a tese do cálculo frio se confirma de forma ainda mais perversa. A multa trabalhista, por mais alta que pareça ao cidadão comum, é frequentemente precificada como um custo operacional variável. O empresário faz o cálculo: “Vale a pena pagar a multa e continuar explorando por mais seis meses, ou regularizo e perco competitividade?”. Enquanto o Estado tratar a fiscalização como uma exceção e não como uma regra estrutural, a lista suja será apenas um selo de vergonha alheia, como bem disse a Silvia, e não um instrumento de transformação.

A Lurdinha pede a intervenção da polícia, e eu entendo a indignação, mas o problema é mais sutil e profundo. A polícia prende o trabalhador que rouba um celular, mas solta o empresário que rouba a dignidade de dezenas de pessoas. Isso não é um acaso, é a aplicação seletiva da lei que beneficia o capital. Prender os empresários, como a Maura sugeriu com ironia, seria o mínimo. Mas o que realmente mudaria o jogo seria uma reforma tributária que taxasse grandes fortunas e lucros e dividendos, desmontando a lógica de que a exploração do trabalho é o único caminho para o acúmulo de riqueza neste país. Enquanto o trabalho for tratado como mercadoria e o lucro como um deus intocável, veremos esses casos se repetindo.

O que me assusta, para finalizar, é a normalização disso. A notícia aparece, causa um burburinho nas bolhas progressistas, e em uma semana já foi esquecida. O Grupo Zema vai pagar a multa, fazer um acordo, e seguir lucrando. A lista suja, que deveria ser um instrumento de vergonha pública e boicote, acaba virando um selo burocrático. A esquerda precisa ir além da denúncia e construir um projeto de poder que desmonte essa estrutura de privilégios. Enquanto isso, fica aqui o registro: a Cidade das Águas Transportes é mais um capítulo da novela sórdida do capitalismo periférico brasileiro.

Silvia D.

03/05/2026

Maura, você tocou no ponto exato. Enquanto tivermos uma parcela do empresariado que trata direitos trabalhistas como custo descartável e o estado que fiscaliza com uma mão e afrouxa com a outra, essa “lista suja” vira só um selo de vergonha alheia. O que me assusta é ver gente relativizando exploração em nome de “geração de empregos”, como se dignidade fosse luxo.

Maura Santos

03/05/2026

Lurdinha, se a polícia fosse prender todo empresário que explora trabalho escravo nesse país, metade dos “grandes nomes” do agronegócio e da logística tava atrás das grades. Mas aí a extrema-direita vem falar que “intervenção do Estado atrapalha o empreendedorismo” — atrapalha o quê, o lucro em cima de gente sem direitos? Enquanto isso, o povo que precisa de transporte público decente vê essas mesmas empresas sugando até o último fio de dignidade dos trabalhadores. Cadê o discurso de “eficiência privada” agora?

Lurdinha Deus Acima de Todos

03/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, isso é um absurdo! Trabalho escravo em pleno século XXI? Cadê a polícia pra prender esses empresários? 🙏🇧🇷

Eduardo C.

03/05/2026

Ana Costa, você pediu dados sobre reincidência. Pois bem: a lógica empresarial é clara — se a multa esperada for menor que o lucro da exploração, a reincidência vira estratégia, não acidente. O Grupo Zema que apresente os números da folha vs. o custo de regularizar. Enquanto não virmos esse cálculo, a lista suja é só um selo de “multa paga” adiantado.

Ana Costa

03/05/2026

A discussão sobre “custo operacional” versus “crime hediondo” é pertinente, mas acho que falta um dado importante: a reincidência. Se o Grupo Zema já tem histórico na lista suja, aí sim a tese do cálculo frio de multa vs. lucro se confirma. Seria bom ver os números de quantas empresas saem e voltam pra lista pra saber se a punição atual realmente desestimula.

Sargento Bruno

03/05/2026

Mais um empresário “bem-sucedido” pegando atalho criminoso. Grupo Zema tem nome, tem estrutura, não precisa disso. O que falta é vergonha na cara e um Estado que não trate patrão bandido com luva de pelica.

    Carlos Oliveira

    03/05/2026

    Sargento Bruno, você toca num ponto crucial: a vergonha na cara não regula o capitalismo, o lucro sim. Enquanto o Estado tratar multa como custo operacional e não como crime hediondo, esses empresários vão continuar fazendo a conta de que vale a pena explorar. O problema não é moral, é estrutural.

Nadia Petrova

03/05/2026

Vanessa, sua análise de custo-benefício podre é certeira, mas o problema é ainda mais estrutural: enquanto o Estado brasileiro tratar fiscalização como loteria e multa como custo operacional, essas empresas vão continuar fazendo a mesma conta. O Grupo Zema não caiu na lista suja por acaso — caiu porque alguém no meio da hierarquia decidiu que era mais barato manter trabalhadores em condições análogas à escravidão do que pagar hora extra e cumprir jornada. A ironia é que esses mesmos empresários provavelmente se dizem “criadores de empregos” em entrevistas para a imprensa.

Vanessa Silva

03/05/2026

Ricardo, sua leitura de custo-benefício podre é a mais realista aqui. Empresa grande não cai em trabalho escravo por acaso — é decisão gerencial calcular que a multa futura compensa o lucro imediato. O que me preocupa é que, sem fiscalização robusta e reincidência com punição pesada, esse cálculo continua valendo a pena.

Ana Karine Xavante

03/05/2026

Pessoal, li a thread inteira e confesso que o comentário do Caio e do Ricardo me fizeram pensar bastante, mas sinto que falta um elemento central nessa discussão: a interseccionalidade entre a exploração do trabalho e a luta por território. O Grupo Zema não é só um conglomerado logístico que explora mão de obra; ele opera num modelo de desenvolvimento que historicamente avança sobre terras indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais em Minas Gerais e no Cerrado. O trabalho escravo contemporâneo não é um desvio ético isolado, é a ponta do iceberg de uma cadeia produtiva que se alimenta do racismo ambiental e do colonialismo interno. Cada caminhão que sai de uma dessas transportadoras carrega commodities que muitas vezes vêm de áreas onde os direitos originários foram violados.

O Ricardo tem razão ao dizer que não devemos superestimar a racionalidade maquiavélica do capital, mas discordo quando ele reduz a prática a um mero cálculo de custo-benefício podre. O que estamos vendo é a expressão de um racismo estrutural que naturaliza a coisificação de corpos racializados. Os trabalhadores resgatados nesse tipo de operação são, em sua esmagadora maioria, pessoas pretas, pardas e indígenas do Norte e Nordeste, deslocadas de seus territórios por projetos de “desenvolvimento” que os expulsaram das terras onde viviam. A transportadora não encontrou esses trabalhadores prontos para serem explorados; o sistema os produziu como mão de obra descartável, e isso tem nome: colonialismo do século XXI.

A Mariana Oliveira tocou num ponto sensível sobre o desmonte do Estado, e eu vou além: o desmonte não é apenas fiscal ou orçamentário, é um projeto deliberado de apagamento das estruturas de proteção que foram conquistadas por lutas históricas dos movimentos sociais. Quando o MTE consegue flagrar uma situação dessas, é porque ainda existe um resquício de resistência institucional, mas a verdade é que a reforma trabalhista e a PEC do Teto aprofundaram a precarização justamente nos setores que mais empregam a população periférica e indígena. Para os povos originários, o trabalho formal sempre foi uma armadilha: ou você se insere nessa lógica de exploração ou é empurrado para a informalidade total.

E olha, sobre a “lista suja”: ela é importante como instrumento de vergonha pública, mas precisamos reconhecer que ela não enfrenta a raiz do problema. Enquanto o agronegócio e a logística forem tratados como setores intocáveis da economia nacional, essas práticas vão continuar se reinventando. O Grupo Zema não vai mudar porque foi multado; ele vai mudar quando a pressão popular e a organização sindical, junto com os movimentos indígenas e ambientais, conseguirem pautar uma outra lógica de desenvolvimento. Enquanto isso, seguimos na luta, porque para nós, povos da floresta, a defesa do trabalho digno é também a defesa do nosso direito de existir nos nossos territórios sem sermos transformados em mão de obra barata para o capital.

Ricardo Almeida

03/05/2026

Caio, sua análise gramsciana é elegante, mas será que não estamos superestimando a racionalidade do capital? Grupo Zema não é um Leviatã maquiavélico que planeja a hegemonia via trabalho escravo; é, mais provavelmente, um caso clássico de custo-benefício podre: arrisca a multa porque o lucro imediato da exploração ainda compensa. O problema não é só desmonte estatal, é que a fiscalização, quando acontece, ainda trata a punição como custo operacional, não como impedimento real. Enquanto a lista suja não gerar prisão efetiva de sócio-administrador, vai continuar sendo só mais um item na planilha de risco.

Caio Vieira

03/05/2026

Caro(a)s comentaristas, especialmente a Clarice Historiadora e a Mariana Oliveira, que trouxeram à baila a questão estrutural do desmonte estatal, permitam-me adensar a reflexão a partir de uma perspectiva gramsciana. O que vemos com a inclusão da Cidade das Águas Transportes, braço logístico do Grupo Zema, na lista suja do MTE não é um mero desvio de conduta empresarial, mas a manifestação concreta de uma hegemonia burguesa que, sob a roupagem do empreendedorismo, naturaliza a extração de mais-valia absoluta. O trabalho escravo contemporâneo, ou análogo à escravidão, é a expressão mais brutal da ideologia neoliberal quando desprovida de qualquer mediação estatal: o corpo do trabalhador é reduzido a mero insumo descartável, e sua dignidade, a um custo operacional.

Ronaldo Silva, sua experiência como caminhoneiro é um testemunho etnográfico precioso. A pressão por produtividade, a jornada extenuante e a ameaça velada de demissão compõem o que poderíamos chamar de hegemonia pelo medo, um mecanismo de controle social que opera na microfísica do poder empresarial. O Grupo Zema, que se apresenta como pilar do desenvolvimento mineiro, revela, nesse ato falho fiscalizado, sua verdadeira natureza: a acumulação primitiva não cessou com o fim do século XIX; ela se reconfigura, adapta-se às brechas deixadas por um Estado que, na esteira do receituário de Chicago, foi esvaziado em sua capacidade regulatória.

A observação da Clarice sobre a correlação entre desmonte estatal e precarização é precisa. O que testemunhamos é a crise de hegemonia do próprio Estado burguês, que, por um lado, precisa garantir as condições gerais de reprodução do capital e, por outro, é capturado pelos interesses particulares do grande capital. A lista suja, nesse sentido, é um instrumento ambivalente: ao mesmo tempo que denuncia a barbárie, revela a insuficiência de um sistema que precisa de expedientes punitivos para conter aquilo que deveria ser impedido pela própria estrutura produtiva.

É preciso, portanto, ir além da indignação moral, por mais legítima que seja. A solidariedade ao povo trabalhador exige que compreendamos a dialética entre a exploração econômica e a dominação política. O caso do Grupo Zema não é um acidente de percurso; é a regra do jogo quando as classes dominantes conseguem impor sua agenda de desregulamentação, flexibilização e financeirização. Que o MTE tenha agido é uma vitória tática, mas a luta estratégica é pela reconfiguração de um Estado que coloque a vida e o trabalho digno no centro, e não o lucro. A cultura popular, com sua sabedoria ancestral, já nos ensina: quem não deve, não teme. A lista suja, nesse sentido, é um espelho da alma do capitalismo periférico brasileiro.

Ronaldo Silva

03/05/2026

Pois é, e o povo ainda acha que é mimimi de sindicalista. Trabalhei de caminhoneiro anos e sei como é: pressão pra cumprir entrega, jornada interminável e, quando reclama, é ameaça de demissão. Grupo grande desses devia dar exemplo, não explorar gente feito escravo. Imposto alto a gente paga, mas cadê a fiscalização que pega esses espertalhões?

Mariana Oliveira

03/05/2026

Clarice, você trouxe um ponto crucial ao lembrar que o desmonte do Estado é o que permite que essas práticas prosperem. E, Pedro Neto, entendo sua indignação, mas precisamos avançar o debate para além do xingamento, por mais merecido que seja em alguns casos.

O caso da Cidade das Águas Transportes, do Grupo Zema, não é um desvio isolado de uma “maçã podre” no sistema. É a expressão de uma lógica estrutural onde a maximização do lucro se sobrepõe à dignidade humana, e isso tem cor, gênero e classe. Kimberlé Crenshaw nos ensina que a interseccionalidade não é apenas um conceito acadêmico, mas uma ferramenta para entender como diferentes eixos de opressão se cruzam. Quando falamos de trabalho análogo à escravidão em Minas Gerais, estamos falando majoritariamente de corpos negros e pardos, muitas vezes de regiões empobrecidas, sem acesso a redes de proteção, que são aliciados com promessas de uma vida melhor e se veem presos em dívidas fraudulentas. Não é uma “escolha de carreira”, como a comentarista Karina insinuou antes de ser devidamente respondida. É a face mais cruel do capitalismo racializado que bell hooks denunciou: a exploração máxima daqueles que o sistema já considera descartáveis.

A inclusão na “lista suja” é uma vitória da fiscalização, mas é sintomático que um grupo empresarial do porte do Zema, que fatura bilhões, precise ser flagrado para cumprir o mínimo. Isso revela que a responsabilidade social empresarial, quando não é fiscalizada e punida com rigor, vira mero marketing. O MTE agiu, mas pergunto: quantas outras transportadoras, quantos outros setores, continuam operando na invisibilidade porque o Estado foi esvaziado de verba e pessoal para fiscalizar? A terceirização desenfreada, a reforma trabalhista e a precarização dos vínculos criaram o caldo perfeito para que o trabalho escravo contemporâneo se disfarce de “prestação de serviço”.

Precisamos, como sociedade, parar de tratar o trabalho escravo como uma anomalia do passado ou um ato de “empresários malvados” isolados. Ele é uma ferramenta de acumulação primitiva que continua operando dentro da lógica neoliberal, como bem apontou o Marcos Andrade. Dignidade não é custo, é direito inegociável. E enquanto a esquerda e os movimentos sociais não conseguirem pautar com força o fortalecimento dos órgãos de fiscalização e a punição exemplar desses grupos, veremos cada vez mais “Cidades das Águas” sendo incluídas na lista suja, enquanto os acionistas continuam a receber seus dividendos sem nenhum constrangimento real.

Luiz Carlos

03/05/2026

Pois é, mais uma empresa grande pegando na lista suja. E tem gente aí que ainda defende, falando que o trabalhador que se vire. Trabalho escravo é crime, não tem desculpa. O problema é que imposto no Brasil já é um absurdo e mesmo assim tem empresário que explora gente pra lucrar mais. Cadê a fiscalização pesada pra coibir isso de vez?

    Clarice Historiadora

    03/05/2026

    Luiz Carlos, você tocou no ponto central: enquanto o discurso neoliberal prega que “imposto é roubo”, a verdade é que falta fiscalização justamente porque o Estado foi desmontado pra beneficiar quem lucra com a precarização. O MTE só conseguiu flagrar essa porque ainda tem auditor, mas o orçamento da fiscalização do trabalho caiu 40% desde 2016 — conveniente, não?

Pedro Neto

03/05/2026

Karina Libertária, vai tomar no cu, sua burguesa filha da puta. Trabalho escravo é crime, não “opção de carreira”.

Marcos Andrade Niterói

03/05/2026

Karina, sua visão é a prova de que o neoliberalismo brasileiro conseguiu vender a ideia de que dignidade é um custo, não um direito. Enquanto isso, aqui em Niterói vemos o que uma gestão pública de verdade pode fazer — o Rodrigo Neves entregou o túnel Charitas-Cafubá e luta pelo metrô pra Baía, enquanto o governo estadual e esses empresários tratam trabalhador como peça descartável. O que o MTE fez é o mínimo do Estado que acredito: proteger quem não tem voz contra a ganância que a Karina acha normal.

Karina Libertária

03/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, que choradeira é essa? O Brasil já tem regras trabalhistas que são um absurdo de protecionismo e vocês ainda querem crucificar empresa que gera emprego. Se o funcionário não gostava das condições, era só pedir demissão e arrumar outro trampo, ué. Mas claro, é mais fácil ficar de mimimi e culpar o patrão enquanto o governo Lula inventa lista suja pra perseguir quem produz. Aqui em Miami a gente sabe que negócio que não dá lucro não sobrevive, e esse papo de “trabalho escravo” é exagero de sindicalista.

    Fernanda Oliveira

    03/05/2026

    Karina, seu comentário revela um privilégio absurdo: achar que um trabalhador em situação análoga à escravidão pode simplesmente “pedir demissão” como se tivesse opções reais. Enquanto você toma café em Miami, tem gente sem documento, sem dinheiro pra voltar pra casa e com medo de represálias. E esse papo de “protecionismo” é piada — o Brasil tem uma das jornadas mais longas do mundo e direitos que mal são cumpridos.

Lucas Pinto

03/05/2026

Letícia, Cecília e Renato, vocês trouxeram a moldura analítica correta, mas acho que ainda falta um passo para escancarar a engrenagem ideológica por trás disso. Não é só um cálculo de custo-benefício empresarial, como o Renato bem apontou. É a manifestação concreta do que Gramsci chamaria de hegemonia burguesa operando em estado puro. O Grupo Zema não cometeu um “erro”; ele agiu dentro da lógica que naturaliza a extração máxima de mais-valor, mesmo que isso exija a suspensão da humanidade do trabalhador. A lista suja do MTE é, nesse sentido, um contraponto frágil a uma máquina de produção de consentimento que faz o trabalhador acreditar que ser tratado como insumo descartável é o “normal” do mercado.

O que me impressiona é a capilaridade desse discurso. A transportadora Cidade das Águas não opera em um vácuo moral; ela está inserida num complexo logístico que serve ao agronegócio, ao varejo, à circulação de mercadorias que sustentam o consumo da classe média. Cada encomenda entregue por essa frota carrega, objetivamente, o trabalho degradado. E aí entra a dimensão foucaultiana que a Cecília tangenciou: o poder disciplinar não está só no chicote do feitor, mas na própria estrutura da empresa que fragmenta as funções, terceiriza responsabilidades e cria uma névoa jurídica onde a exploração vira “problema de RH” e não violência de classe. O nome na lista suja é apenas a ponta do iceberg de uma engrenagem que transforma corpos em peças de reposição.

O pano de fundo político também não pode ser ignorado. Essa fiscalização do MTE acontece porque, neste momento, o Estado brasileiro tem um projeto minimamente redistributivo. Mas a reação já está aí: o capital não aceita passivamente que seus mecanismos de extração sejam expostos. Vão vir ataques à “lista suja”, vão tentar judicializar, vão chamar a fiscalização de “excesso” ou “ideológica”. É a velha tática de deslegitimar o instrumento para preservar a exploração. O desafio, como bem sabemos, não é só tirar o nome da lista, mas desmontar a lógica que torna a escravidão contemporânea uma opção viável dentro do capitalismo periférico brasileiro. Enquanto o lucro for o único deus, o inferno dos outros será sempre combustível.

Letícia Fernandes

03/05/2026

Cecília e Renato, vocês tocaram no ponto nevrálgico da questão, e é por aí que precisamos aprofundar o debate. A inclusão da Cidade das Águas Transportes na lista suja não é um acidente de percurso, mas a explicitação de uma lógica que estrutura a acumulação capitalista no Brasil contemporâneo. O que estamos testemunhando é a manifestação concreta do que Marx denominou de subsunção real do trabalho ao capital, onde a força de trabalho é reduzida à condição de mercadoria cujo valor de uso é extraído até a última gota, independentemente da degradação física e psíquica do trabalhador. O Grupo Zema, com seu faturamento bilionário, não cometeu um “erro”; ele simplesmente operacionalizou o cálculo diferencial do lucro: o custo de uma eventual multa e do dano reputacional é infinitamente menor do que o ganho obtido com a superexploração, a ausência de direitos e a precarização consentida das condições de trabalho.

O que me causa uma espécie de pena patológica é a narrativa que ainda insiste em tratar esses episódios como anomalias dentro de um sistema que seria intrinsecamente justo. Não, meus caros. A lista suja do MTE não é um desvio de rota, é o espelho da normalidade do capitalismo periférico. A superestrutura jurídica e ideológica burguesa, com seus discursos de “responsabilidade social” e “geração de empregos”, funciona exatamente para ocultar essa violência originária. Quando uma empresa do porte do Grupo Zema recorre a condições análogas à escravidão, ela está apenas revelando a verdade nua e crua que o liberalismo econômico tenta maquiar com planilhas de produtividade e metas de eficiência. A escravidão contemporânea não é um resquício arcaico; é uma técnica de gestão de mão de obra perfeitamente adaptada ao século XXI, onde o Estado, quando capturado pela lógica neoliberal, é conivente ou, no máximo, reativo.

A ironia trágica de tudo isso é que a própria ferramenta que expõe a chaga — a lista suja — é tratada como uma exceção heroica, quando deveria ser a regra de uma política de Estado que enfrentasse a raiz do problema. O MTE, com Lula na Presidência, tem feito um trabalho louvável de fiscalização, mas isso não pode nos iludir: enquanto a propriedade privada dos meios de produção e a lógica do lucro a qualquer custo forem os pilares da nossa organização social, a “lista suja” será apenas um curativo em uma ferida gangrenada. O que me entristece, como psicanalista, é ver o sofrimento psíquico desses trabalhadores — a humilhação, a impotência, a sensação de não serem sujeitos de sua própria história — sendo tratado como um mero “custo operacional”. A superestrutura ideológica burguesa nos ensina a naturalizar a exploração, a tratá-la como um dado da natureza, quando ela é a mais brutal das construções históricas. Enquanto não desnaturalizarmos o lucro como fim último da existência social, estaremos apenas apagando incêndios com gasolina.

Renato Professor

03/05/2026

Cecília, sua análise é cirúrgica. Não se trata de um “deslize” ou “erro administrativo” de uma empresa desse porte. É uma decisão de gestão, um cálculo frio de que a multa eventual é menor que o lucro extraído da degradação humana. Isso expõe a falácia do discurso de que “gerar emprego” justifica qualquer coisa; o que se gera ali é precarização, não trabalho decente.

Cecília Torres

03/05/2026

O que me impressiona nesse caso é a frieza dos números: o Grupo Zema fatura bilhões, tem estrutura jurídica e de RH para evitar qualquer irregularidade trabalhista, e ainda assim opta por reduzir custos com mão de obra em condições análogas à escravidão. Não é erro nem exceção, é escolha deliberada de gestão. A lista suja do MTE não é invenção de sindicato, é um instrumento técnico baseado em fiscalização com provas materiais — e quem quiser contestar que apresente os documentos, não lacre.

Francisco de Assis

03/05/2026

Pois é, Jeferson, você falou tudo e eu assino embaixo. Grupo Zema fatura bilhões e ainda explora trabalhador igual fazenda antiga, isso é a cara do atraso que o Brasil tá combatendo. O MTE com o Lula na Presidência voltou a fiscalizar de verdade, e essa lista suja é prova que o Estado tá do lado do povo, não do patrão explorador. Quem reclama é porque nunca suou a camisa no chão de fábrica.

Jeferson da Silva

03/05/2026

Ronaldo Pereira falou tudo. Trabalhei anos no chão de fábrica e sei como funciona: patrão que fatura bilhão não quer saber de dignidade, quer é produtividade a qualquer custo. Essa lista suja é a única ferramenta que o trabalhador tem pra não ser tratado como mercadoria descartável. Grupo Zema que se explique, mas duvido que vão mudar alguma coisa enquanto não doer no bolso.

Ronaldo Pereira

03/05/2026

Paulo Rocha, você precisa sair do ar condicionado da sala e pisar no chão de fábrica um dia. Grupo Zema fatura bilhões e ainda trata trabalhador como peça descartável, isso não é gerar emprego, é lucrar em cima de sangue. O MTE fez o certo, e sindicato nenhum inventou fiscalização — fomos nós, trabalhadores, que denunciamos. Quem defende patrão nessa situação nunca precisou almoçar marmita mofada porque o salário atrasou.

Rick Ancap

03/05/2026

Paulo Rocha, “empresário que gera emprego” é só quem paga o salário em dia e respeita o trabalhador, não quem trata gente como escravo — sai dessa bolha aí e vai ler um livro de economia de verdade.

    Lucas Gomes

    03/05/2026

    Rick, você acertou em cheio ao separar o joio do trigo: empresário de verdade respeita contrato e dignidade, não reduz gente a engrenagem descartável. O que o Grupo Zema faz é a face mais brutal do capitalismo predatório, que trata o trabalhador como insumo barato — e isso não é emprego, é espoliação.

Paulo Rocha

03/05/2026

Mais um caso desse governo que adora perseguir empresário que gera emprego. O Grupo Zema é referência em Minas, mas o MTE prefere fazer média com sindicato a combater o verdadeiro crime. Brasil pra brasileiro de bem, não pra essa turma que quer transformar o país numa Cuba. Faz o L, pessoal, e vão trabalhar de verdade.

    João Batista

    03/05/2026

    Paulo, com todo respeito, mas essa ideia de que fiscalizar trabalho escravo é perseguição ao empresário é uma teologia invertida. Tiago 5.4 já denunciava: o salário retido e a exploração do trabalhador clamam aos céus. Gerar emprego não é salvo-conduto para desumanizar ninguém — e chamar isso de ‘Cuba’ é esquecer que o próprio Cristo veio para libertar os cativos, não para endossar grilhões.

Beto Engenheiro

03/05/2026

Pois é, Ana Rodrigues, você falou certo. Sou engenheiro, vivo no meio de obra e sei que mão de obra bem tratada rende mais. Empresa que fatura bilhões e ainda explora gente é burrice administrativa, não perseguição. Se fosse um contrato meu, já tinha rescindido na hora.

Ana Rodrigues

03/05/2026

Pô, Zé do Povo, calma lá. Trabalho escravo é coisa séria, não é “perseguição” não. Eu sou motorista de app, ralo 12h por dia e ainda assim acho que ninguém merece ser tratado que nem bicho, ainda mais uma empresa que fatura bilhões. Se a fiscalização pegou, tem que entrar na lista suja mesmo e ponto final.

Cláudio Ribeiro

03/05/2026

O Zé do Povo acha que “gerar emprego” é um salvo-conduto moral, como se a mais-valia extraída em condições degradantes fosse aceitável desde que venha com um contracheque. Isso é a naturalização da exploração que Marx já denunciava no século XIX. A lista suja é um dos poucos instrumentos que o Estado ainda tem para fazer valer o mínimo de dignidade, e o Grupo Zema, com seu faturamento bilionário, deveria ser exemplo, não réu.

Ana Souza

03/05/2026

Alice T. e Augusto já pontuaram bem os números. O que me intriga como jornalista é: por que uma empresa que fatura bilhões ainda recorre a esse tipo de prática? Não é questão de perseguição política, é questão de gestão de risco e responsabilidade corporativa. A lista suja existe justamente para dar transparência a casos como este — e se o Grupo Zema quer limpar o nome, o caminho é pagar as multas e corrigir as condições de trabalho, não atacar a fiscalização.

Zé do Povo

03/05/2026

MAIS UMA MENTIRA DO GOVERNO COMUNISTA! 😡 ESSA LISTA SUJA É SÓ PRA PERSEGUIR QUEM TRABALHA! GRUPO ZEMA GERA EMPREGO E ESSES CARAS QUEREM DESTRUIR O BRASIL! VOLTA BOLSONARO! 🚨

    Augusto Silva

    03/05/2026

    Zé, seu argumento é tão frágil quanto o discurso de que “escravidão é empreendedorismo”. O Grupo Zema fatura bilhões e mesmo assim foi flagrado mantendo trabalhadores em condições análogas à escravidão — não é perseguição, é fiscalização que funciona. Se gerar emprego fosse salvo-conduto pra exploração, o Brasil ainda estaria no ciclo do café com senzalas.

    Alice T.

    03/05/2026

    Zé, se “gerar emprego” fosse desculpa pra escravizar, até o capataz da fazenda do seu ídolo Bolsonaro tava isento. O Grupo Zema fatura 5 bilhões por ano e ainda assim tratam gente como ferramenta descartável — isso não é perseguição, é o estado fazendo o mínimo. Passar pano pra bilionário que explora trabalhador é gostar de levar chicote.


Leia mais

Recentes

Recentes