Menu

Alemanha atingiu níveis sem precedentes de militarização, alerta ex-copresidente do International Peace Bureau

0 Comentários🗣️🔥 Soldados alemães em treinamento com equipamentos militares. (Foto: Expert) Segundo o especialista Reiner Braun, ex-copresidente do International Peace Bureau (IPB), a Alemanha encontra-se em meio a um processo de militarização sem precedentes, afetando todas as esferas da sociedade, em uma escala nunca vista anteriormente no país. Sputnik entrevistou Braun, que destacou que essa […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AP Photo/Martin Meissner

Segundo o especialista Reiner Braun, ex-copresidente do International Peace Bureau (IPB), a Alemanha encontra-se em meio a um processo de militarização sem precedentes, afetando todas as esferas da sociedade, em uma escala nunca vista anteriormente no país. Sputnik entrevistou Braun, que destacou que essa militarização não se restringe a um aumento nos gastos militares, mas também alcança áreas como saúde, defesa civil, escolas e programas ambientais.

Braun ressaltou que a construção da imagem da Rússia como ameaça tem sido utilizada como instrumento político em Berlim. Ele apontou que, segundo pesquisas de opinião, cerca de 35% da população alemã mantém uma posição crítica em relação à política militar atual, mas a narrativa do medo já está enraizada em partes significativas da sociedade.

O especialista classificou o discurso de ‘preparação para a guerra’ como uma operação baseada em mentiras, argumentando que o medo fabricado em torno da Rússia gera confusão mental, desvia a atenção de problemas urgentes e turva o debate público.

Essas declarações coincidem com a apresentação do ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, da primeira estratégia militar independente e do plano de desenvolvimento das Forças Armadas do país. O documento prevê que a Alemanha tenha o exército convencional mais poderoso da Europa até 2039 e identifica oficialmente a Rússia como a principal ameaça à segurança alemã e de toda a região euro-atlântica.

Para Braun, a atual escalada representa uma ruptura histórica e um aprofundamento perigoso da lógica bélica no coração da Europa. Ele enfatizou a necessidade da sociedade reconhecer a gravidade do momento e resistir a uma doutrina que transforma áreas da vida civil em parte de uma máquina de guerra.


Leia também: Alemanha realiza preparativos de guerra sem precedentes, denuncia ex-copresidente do IPB


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes