Menu

Duas mulheres e um destino

Por Maria Fernanda Arruda, colunista do Cafezinho Se a Argentina nos leva ao Brasil, Dilma leva à Cristina. Com evidentes vantagens para Cristina, começando com a política econômica de cada uma. Enquanto no Brasil o neoliberalismo do período FHC levou à hegemonia do sistema financeiro internacional, do que nem Lula e nem Dilma se livraram, […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Maria Fernanda Arruda, colunista do Cafezinho

Se a Argentina nos leva ao Brasil, Dilma leva à Cristina. Com evidentes vantagens para Cristina, começando com a política econômica de cada uma. Enquanto no Brasil o neoliberalismo do período FHC levou à hegemonia do sistema financeiro internacional, do que nem Lula e nem Dilma se livraram, sendo ele quem determina os procedimentos do Banco Central, manipulando em seu benefício as taxas de juros e a política cambial, na Argentina ele não tem expressão política.

A era Cristina Kirchner obteve resultados muito expressivos, aplicando uma política econômica despreocupada dos dogmas defendidos pelo FMI e orientada para o bem-estar social; nisso rompeu radicalmente com o neoliberalismo dos tempos da ditadura e de Menem. Não privilegiou o sistema financeiro. E pôs em execução um programa para reestatização de empresas privatizadas. No Brasil nem mesmo se cogitou sobre um programa de reestatização, mesmo praticado o crime que se praticou contra a Vale.

Pior do que isso: a Vale, uma vez privatizada, passou ao controle acionário de um banco, o Bradesco, de onde sairía o Ministro da Fazenda de Dilma, Joaquim Levy, com que se iniciou de fato a recessão e a crise econômica, propondo-se um novo “pacto social”, privilegiando-se o equilíbrio das contas públicas. Os programas sociais foram mantidos, sem que fossem possíveis ampliação e aperfeiçoamento.

Ao iniciar o segundo governo Dilma, foram criadas todas as condições para que se inciasse um período de recessão e desemprego. Já a política econômica de Cristina assumiu a necessidade de aumento dos gastos públicos, aqueles voltados para um programa social agressivo. Com isso, reduziu-se a pobreza a 5,7% a população.
Cristina terminou o governo registrando a criação de 3,5 milhões de novos empregos e, em 2013 o salário mínimo foi aumentado em 25%, tornando-se o maior na América Latina.

Há razões para essa discrepância. Numa relação dos dez maiores bancos da América Latina, a presença do Brasil é de maioria absoluta, enquanto nenhum deles é argentino. Tradicionalmente, a aristocracia argentina, dona das terras e senhora das exportações, não diversifica seus investimentos, mantendo-se como uma notável rentista, enquanto a maior parte da indústria é internacional, tendo por objetivo natural a exportação de lucros.

Em ambos os casos, a grande solução fica à margem oposta do rio da Prata: o sistema financeiro argentino é em grande parte “internacionalizado”, através das portas abertas dos bancos uruguaios, onde não há limitações quanto à movimentação de capitais e nem controle de operações em moeda estrangeira.

Atualmente, os descendentes dos senhores das terras controlam ainda 32% do território nacional. Entre 1836 e 1928 experimentou-se um processo violento de concentração de propriedades : as dez famílias da burguesia senhora das terras aumentaram em muito as suas propriedades, quatro delas permanecendo no topo da linhagem de latifundiários, compondo-se como a espinha dorsal da classe alta . Sem prejuízo, outros grupos familiares vieram a somar-se ao grupo dos privilegiados.

A aristocracia argentina soube incorporar novos ricos. Conserva o patrimônio herdado, aumenta-o, mantém-se como os senhores das terras, conservadas como patrimônio familiar. Os seus membros se encontram na Sociedade Rural Argentina, no Jockey Club e outros clubes fechados, amando o rugby e o polo.

Em Buenos Aires, ocupam seus bairros diferenciados, como Palermo, onde levantaram palácios de estilo afrancesado, pretendendo em tudo e sempre afirmar-se como corpo social privilegiado, com sua linguagem, seus códigos de comportamento, vindos desde os tempos de estudantes nos mesmos colégios, tudo facilitando alianças e negócios.
A aristocracia oligárquica argentina não guarda quaisquer semelhanças com o coronelismo e o mandonismo que nasceram aqui no Brasil, na casa grande. Ela não teve escravos, teve serviçais. Ela conservou e mantém até hoje uma visão elitista de um mundo que enxerga com desprezo o outro, o nosso, da casa grande & senzala.

Em resumo: Cristina não tinha uma burguesia moderna desafiando-a; Dilma, sim; a ela opunha-se a elite nacional associada à modernização orquestrada pelo capital internacional. Em São Paulo, a avenida Paulista de começos do século XX foi implodida, para que pudesse ser ocupada pela FIESP e pelos bancos internacionalizados.

Na Argentina houve uma ditadura militar extremamente violenta, contestada desde sempre por segmentos expressivos do povo; a guerra das Malvinas apressou um fim que já estava previsto, com a vitória de um povo que não perdoou, julgando e punindo com a justa severidade os torturadores e assassinos.

No Brasil, implantou-se um Estado Autoritário, violento e que também torturou e matou, ainda que em proporções significativamente menores. Enquanto setores militares manchavam as mãos com o sangue das vítimas, os civis saquearam o País, prostituindo as instituições que foram conservadas em aparência, mas submissas a um poder discricionário.

Esse Estado Autoritário não foi derrubado, mas transformado em “democracia consentida”, numa transição em que, mudados os títulos, os homens e os procedimentos se conservaram. Vale comentar tudo isso, para que se entenda o neoliberalismo, que foi compartilhado por Argentina e Brasil. Durante a “Era Kirchner”, os crimes da ditadura foram apurados e punidos com rigor, um ponto em que os dois países colocaram-se em extremoso opostos. A “Comissão da Verdade”, de Dilma Rousseff, acabou por ser uma das grandes frustrações desse governo.

Cristina, além disso, assumiu posições claras quanto ao casamento igualitário e o direito ao aborto, em oposição ao silêncio morno de Brasília. Destacou-se ainda pela sua firmeza no trato da questão da imprensa, posta a serviço do capital e seus interesses, e traindo a alegada vocação de informação pública. A Lei de Proteção da Liberdade de Expressão prevê a punição pela calúnia ou difamação.

Em 2009 a Lei da Mídia, que obteve apoio formal da ONU, restringiu o uso abusivo da imprensa por grupos econômicos. Dilma Rousseff recebeu pronto de Lula o projeto de regulamentação, mas não teve forças para levá-lo adiante. Por cautela excessiva, uma vez eleita, Dilma acalmou ânimos, assegurando que jamais cogitaria em regulamentação do “conteúdo”.

Pode-se apenas lembrar que o exercício prolongado do poder, o que aconteceu em ambos os casos, provoca desgastes aos gontes, que se acomodam no poder.

A direita brasileira cometeu simplificação aberrante, pretendendo colocar Vargas e Perón lado a lado, em 1950, com discursos de Carlos Lacerda e artigos de David Nasser. Vargas antecedeu a Perón em 15 anos, criando um “trabalhismo” que a partir de 1950 foi se fazendo um nacionalismo industrializante.

O Brasil não era rico e nem mesmo um país urbanizado, metade de sua população vivendo no mundo rural. O peronismo (com Evita, ou com Cristina) é um fenômeno político. A experiência brasileira, com o trabalhismo (com Vargas ou com Goulart), não nos permite pretender saber sobre os nossos vizinhos e dizer “verdades” sobre a política argentina.

Tenhamos então a sabedoria de admitir: as veias a América Latina ainda estão abertas. O Continente, ao sul do Equador, ainda recebe o tratamento que a Metrópole reserva às Colônias.

Para o Brasil, a vitória de Macri veio para toldar os horizontes, anunciando a tempestade. De acordo com o prometido em campanha e que começa a ser repetido, o novo governo argentino revoluciona a política externa de seu Pais: retoma relações íntimas com os Estados Unidos e a Europa, desconfiando das aproximações mais recentes com a China e Rússia; empenha-se em abandonar o “eixo bolivariano” e advoga a exclusão da Venezuela no Mercosul.

O Departamento de Estado dos EUA começaram por incorporar a peça menor, o Paraguai. Mas pretende é chegar à Venezuela e o seu petróleo. Com Macri, obtém a cooptação da Argentina. Com nu o golpe de Estado, entregando-se o comando a Jose Serra e FHC, dobram o Brasil.

Cristina e Dilma podem e devem ser avaliadas em seus erros. E muito elogiadas, com larga vantagem, nos acertos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

C.Poivre

08/12/2016 - 12h26

Enquanto a ministra “sem-noção” vira a nova “candidata” a ser manipulada pela globo, por se igualar em mediocridade com o golpista e ilegítimo Temer, o jornal preferido dos coxinhas no Reino Unido (“Financial Times”) elege DILMA uma das mulheres do ano:

https://www.ft.com/women-of-the-year

Cesar Ivanildo da Silva

08/12/2016 - 08h48

O que quer dizer aos gontes ?

Antonio Passos

08/12/2016 - 06h56

Excelente artigo, mas me parece que foi desprezado o fenômeno mais importante da história recente de ambos os países, o governo LULA. A tragédia que o Brasil vive, criada pela pior elite do mundo, só nos faz constatar a grandeza de LULA e ao mesmo tempo a pequenez de Dilma. Como foi possível para LULA fazer tanto, num país dominado por uma escória intelectual como a nossa ? Compare-se o Levi de Dilma com o Meireles de LULA e pode-se ter uma idéia do abismo entre os dois governantes. Dilma foi uma tragédia, muito menos por sua incompetência política do que por sua patológica prepotência. Sobre a questão militar, há diferenças gritantes entre os dois países e basta citar uma “guerra” para exemplificar. Sempre me pareceu loucura, delírio, debater comissão da verdade, enquanto Dirceu e Genoino eram presos pela ditadura atual. Pra mim foi ali que nos esquerda agiu como avestruz, “fugindo” para o passado em vez de lutar pelo nosso presente e futuro. Neste aspecto tanto Lula quanto Dilma erraram, mas destaque-se uma frase bizarra e surreal de Dilma (ou do Zé, tanto faz no caso) como símbolo de todo este equívoco monumental: “A justiça é para todos”, referindo-se à lava jato.

Igor Gonçalves De Macedo

08/12/2016 - 02h41

A ditadura brasileira (de mole só o pinto das múmias de pijama e seus apoiadores, que adoram o levar à imunda boca) não matou nem barbarizou significativamente menos que a argentina. Durou bem mais, excetuando-se os outros períodos de ditadura (1889 até os anos 10, e de 30 até 45; tb considero o golpe de 54), e a grande diferença é que na Argentina não havia favelas. Assim, sem todos os assassinados e violentados de classe média, todos foram contabilizados. A

qui, como persiste hoje, pessoas com certa cor de pele e certo grau de instrução simplesmente não foram contabilizados. Há dezenas de ossadas (só as ACHADAS) não identificadas; fala-se de milhares de membros de minorias isoladas (quilombolas, indígenas) mortos, direta ou indiretamente, sem falar em campesinos. O genocídio no campo foi enorme. Pessoas sendo incineradas em fogões industriais de fábricas, e muita história ainda não contada (o bombardeio do vale do Ribeira com Napalm, a absoluta brutalização das populações locais quando do combate aos guerrilheiros… a covardia do PT em investigar e punir esses facínoras a serviço estrangeiro (CIA) também tirou o direito à memória de muitas vítimas. Associações calculam em no mínimo 12 mil as vítimas fatais daquela terrível noite de 21 anos, mas eu acredito que seja bem mais. Ainda menos que a da argentina (20 a 30 mil eu acredito, mas posso estar confundindo com a de Pinochet), mas há que se levar em conta que aquela população, muito mais politizada, teve muito mais objetores cônscios da ditadura entre os seus que a nossa, analfabeta e rural.

Também houve o genocídio de indígenas encorajada pela milicada, que se faz ainda hoje sentir aqui no Norte. Famílias de indígenas nômadas eram emboscadas: os homens mortos, os feridos torturados, e as mulheres e crianças transformadas em escravas sexuais. E assim se formaram muitas “famílias” deste Brasil miscigenado, do oiapoque ao chuí. Extensões comparáveis á frança foram transformadas de floresta tropical em deserto. interior de Rondônia está aí para mostrar..

Torres

07/12/2016 - 21h50

Duas das piores governantes de todos os tempos.
Dilma leva vantagem pois não enriqueceu, coisa que a hermana fez muito bem.
Mas as duas destruíram a economia e mentiram sobre.
Os argentinos, coitados, depois de tão enganados, agora pagam o preço do acúmulo de dívidas do Estado.
A vida lá voltou a ser mais cara do que no Brasil, as favelas são novidade já incorporada.
Lamentável.

    Terceira Onda ?

    07/12/2016 - 22h05

    Você leu cara? Você Lê? você é de verdade ?? é um bot, só pode…

      Torres

      07/12/2016 - 23h31

      Li.
      E discordo do texto.

      Sérgio Silveira

      08/12/2016 - 01h47

      Não adianta, Terceira Onda, o ser patético consegue falar cretinices cada vez maiores. É uma fossa ambulante

        Torres

        08/12/2016 - 02h41

        Não adianta, pois minha visão de mundo e do Estado são bem diferentes.
        Eu prefiro a liberdade, para o bem ou para o mal.
        E que as pessoas ao menos tentem se bastar.

      João Batista Kreuch

      08/12/2016 - 09h09

      Não dê bola pra esse pedaço de cocô… ele só quer isso: atenção!


Leia mais

Recentes

Recentes