Menu

TSE autoriza associação de Bolsonaro a Hitler e Mussolini

No site do TSE TSE nega direito de resposta a Bolsonaro em razão de charge que o associou a Hitler e Mussolini Para os ministros, o material divulgado insere-se no âmbito da liberdade de expressão e opinião O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, na sessão de hoje (4), recurso apresentado pelo candidato a […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No site do TSE

TSE nega direito de resposta a Bolsonaro em razão de charge que o associou a Hitler e Mussolini

Para os ministros, o material divulgado insere-se no âmbito da liberdade de expressão e opinião

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, na sessão de hoje (4), recurso apresentado pelo candidato a presidente da República Jair Bolsonaro, da Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos. Ele questionou decisão monocrática do ministro Carlos Horbach, que negou direito de resposta ao candidato em razão da veiculação de charge no blog do jornalista Ricardo Noblat, hospedado no site “veja.com”, com os dizeres “Bolsonaro Sempre” imediatamente seguidos das imagens de Adolf Hitler e Benito Mussolini.

No TSE, o candidato sustentou que a charge ofendeu a sua honra, principalmente se levado em consideração o “massivo apoio” que recebe da comunidade judaica brasileira. Além do direito de resposta a ser publicado no blog e no Twitter do jornalista, requereu a retirada da charge do ar. Seu pedido foi negado por decisão individual, o que o levou a recorrer ao Plenário. Em contestação, a Editora Abril e o jornalista sustentaram que a matéria constitui “exercício evidente da liberdade de expressão e de crítica jornalística”, devendo ser respeitada a garantia fundamental de livre manifestação de pensamento.

Em Plenário, o relator afirmou que a charge associa o nome de Bolsonaro a personagens históricos identificados com regimes não democráticos e com violações aos direitos fundamentais da pessoa humana. “Nesse contexto, é possível presumir, sem maior esforço de interpretação, que o chargista e o jornalista que reproduz tal material em seu blog querem expressar crítica às posições do candidato nesses dois temas, o que se coloca no campo da liberdade de expressão e de opinião”, concluiu o ministro Carlos Horbach. Seu voto foi seguido pelos demais ministros do TSE.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Peron Masculino de Macedo

05/08/2020 - 18h35

A decisão do STF é a prova da ditadura do judiciário com política NAZOTERRORÍSTA, com julgamentos de dois pesos e duas medidas. Julga ao sabor dos ventos que lhes convém.

Mateus Miguel

28/10/2018 - 16h24

Que ridículo comprarar Bolsonaro com aquele fdp do Hitle, nada haver vey, de uma coisa é certa, pra quem vai votar no PT deve ser um bestalhado pra caramba, burro, Lula na cadeia, roubou o Brasil, e o pdf do Brasileiro ainda sim vota nele, lembre-se que vai culpa sua se voltou no PT e dey merda na presidência, ora, só falam mau do bolsonaro porra. Eu nem ia votar no bolsonaro, mas diante de tantas fakes, canais de Youtubers, midias manipuladoras, e o caralha 4, todos contra o bolsonaro, só me fez ficar mais bravo.

    Telga deAraujo Filho

    19/01/2020 - 13h43

    Comparação perfeita. Bolsonaro é diferente na ignorância, que é maior.

Anonymous

19/10/2018 - 19h22

É fácil associar uma mentira ao candidato opositor. Difícil é aceitar a verdade de que o líder da Esquerda é um presidiário comum.

Bolsonaro 17

16/10/2018 - 20h07

Sou pró Bolsonaro e no meu Google notícias eu só recebo conteúdo anti Bolsonaro e conteúdo de esquerda/comunista fora o monte de fake news (dos dois lados) que merda hein.

    Moisés

    23/11/2018 - 07h30

    Todos esses jonais um tal de blog do smael, folha de São Paulo na maioria das matérias formos procurar o video original ou a fonte vemos que a história foi deturpada ou inventaram uma fake news para o bolsonaro ficar mal. jornal Folha de são paulo mente a cara podre! e já perdeu o crédito onde os assinantes são todos petistas. Pergunto onde está a imparcialidade desses jornais? sigamos atentos e procurando sempre o que realmente foi dito!

Eduardo Lobato

14/10/2018 - 10h16

Gesto ridículo esse de fazer com as mãos um tiroQue educação é essa para as crianças? Metia o pau no Brizola que foi o governador que mais fez pela educação pública e o que ele fez em 28 anos de mandato pela educação pública? Agora ensina uma princesinha com esse gesto bisonho (há se fosse com minha princesinha de 2 anos. ..)

Eduardo

14/10/2018 - 09h59

Ele são até parecido (de rosto e algumas atitudes)

Eduardo Lobato

14/10/2018 - 08h33

Não sei o que se passa na cabeça de bolsonaro, mais a muitos anos vejo entrevistas dele e a muito tempo ele tem umas idéias bisonhas. Criticava horrores o saudoso Brizola por seus cieps que foi o melhor modelo de escola pública existente no Brasil mais como deputado a 28 anos nunca fez nada pela educação nacional e vejo uma cena bisonha dele segurando uma menininha fazendo um gesto com a mão da criança ensinando-a a atirar (há se fosse com a minha princesinha de 2 anos…)

Eduardo

14/10/2018 - 08h31

Não sei o que se passa na cabeça de bolsonaro, mais a muitos anos vejo entrevistas dele e a muito tempo ele tem umas idéias bisonhas. Criticava horrores o saudoso Brizola por seus cieps que foi o melhor modelo de escola pública existente no Brasil mais como deputado a 28 anos nunca fez nada pela educação nacional e vejo uma cena bisonha dele segurando uma menininha fazendo um gesto com a mão da criança ensinando-a a atirar (há se fosse com a minha princesinha de 2 anos…)

Tamires Marques

13/10/2018 - 12h44

Não tem cabimento uma coisa dessa. Associar Bolsonaro a Hitler , fora que não tem nada a ver com nazismo cara!
Tô achando que esse Gabriel do Rosário é parente da Maria do Rosário….só pode ser!
Isso deveria ser denunciado

Kátia

12/10/2018 - 08h13

Eles não são comunistas não né? O q está acontecendo na Venezuela é Democracia? Bando de fdp! Comunistas praguentos! Eles nunca vão gabhar eleição!!! Agora estão atacando Bolsonaro com baixaria. Espero q o povo resista bravamente esses infames do PT. Chega né?

    Cynthia Reis

    14/10/2018 - 03h52

    uma coisa é uma coisa…outra coisa é outra coisa…

    Katia

    14/10/2018 - 22h29

    porque vcs não param de comparar o Brasil com a Venezuela. Vcs podem fazer comparações cadê a livre impressa no Brasil será que o Hitler já quer barrar também? Hipócrita!!! só vcs podem falar? o povo tem liberdade de expressão, tá querendo rasgar a constituição ?

Paulo Rogerio

10/10/2018 - 17h02

Enquanto as pessoas da esquerda que representa o comunismo fica disputando o poder.O nosso país so vai de mau a pior. Mas ninguém se lembra que a nossa nação ja estava saindo desta maudita crise entrou ogoverno Lula (PT) e acabou com os valores da nossa moeda e com a nossa inflacao. Se nos não colocarmos um freio e acabar com toda esta patifice de votar em PT. Nos vamos perder a nossa nação tenham os Venezuelanos como exemplo.Vamos salvar o nosso país saia do pt votem na nossa segurança e educação dos nossos filhos. Um corrupito nao tem copetencia de governar uma nação.

    Ivan

    11/10/2018 - 21h13

    “Um corrupito nao tem copetencia de governar uma nação.”

    O analfabeto, use o corretor do google pelo menos. Burro pra cacete, parece com seu candidato analfa.

Thiago Araujo

10/10/2018 - 11h58

O Cafezinho retrocedeu.
À época da campanha do 1° turno, criou filtros para tentar impedir postagens ANTI- PT, ANTI- CIRO.
Retrocedeu.
Passada a primeira lavagem de roupa suja, com a ESQUERDA ESFACELADA e os pseudos centro-direita dizimados ( casos como do PSDB), O CAFEZINHO se ” reinventa”, publicando matérias inimagináveis em outrora, buscando sobreviver e adequar-se à ” nova ordem” da política nacional.
Depois de defender lula e Dilma por anos à fio, vê-se agora na encruzilhada imaginada e propalada por Raul Seixas: leia-se trechos da letra de ” metamorfose ambulante”.
De outro lado, parabéns pela coragem de reconhecer e corrigir os equívocos já trilhados e se permitir avançar no campo da lógica racional.

Mario Braga

04/10/2018 - 20h54

Um belo café à este jornalista que escreveu a esta matéria. Uma pergunta : este país é livre para qualquer um externar as suas ideias???? Porque então não se pode falar o que pensamos se não estaremos sujeitos a censura do próprio Cafezinho!! (RISOS).

Mario Braga

04/10/2018 - 20h49

Meu Deus, o jornalista e a Abril estão à pelando, não fazem a menor ideia do que foi o Nazismo. Que imbecilidade….. Que vergonha de ser Brasileiro, o BNDES não irá mais dar dinheiro a esses vagabundos….. Que tristeza…….

Chauke Stephan Filho

23/09/2018 - 10h56

O Führer levantou e empodereceu a Alemanha. Seria maravilhoso se Bolsonaro pudesse fazer pelo Brasil o que Hitler fez pela Alemanha.

Aliás, eu conheci na rede um velho nazista alemão, que se tornou meu amigo. Sobre o fato de Hitler haver sido financiado pelo grande capital alemão, quando provocado quanto a isso, ele ensaia um sorriso tão aberto quanto possível para a alma gélida de um nazista. E explica com muita paciência e didática a questão, tentando tornar compreensível sua resposta ao limitado poder da mente das raças inferiores.

E o que diz esse antigo membro da Juventude Nacional-Socialista?

O velho nazistão recorre a uma alegoria ao falar. E diz o seguinte: “Meus jovens, não é o motor ou a gasolina o que dá a direção de um carro”.

Entenderam, boçais da esquerda?

Que porra, sô!!

Avaliador Histórico

12/09/2018 - 12h10

Um Hitler liberal, privatizador e a favor do estado minimo…esse pessoal viaja demais.

    carlos

    12/09/2018 - 14h22

    Concordo com o AVALIADOR HISTÓRICO, o povo e PRINCIPALMENTE O REDATOR DESTA MATÉRIA, COM ESTE TÍTULO RIDÍCULO, NÃO FAZEM IDÉIA DE QUEM FOI HITLER, COM HITLER NÃO EXISTIA ESTADO MÍNIMO, NÃO EXISTIA PRIVATIZAÇÃO, E HITLER NUNCA FOI AMENO EM SUAS OPINIÕES, ELE ERA RACISTA, ETC, ETC E ETC, E NÃO ESCONDIA DE NINGUÉM
    BOLSONARO É JESUS CRISTO PERTO DE HITLER,
    FORA A ESQUERDA FORA TODOS OS COMUNISTAS DO POVO (QUE SÃO ENGANADOS) E OS POLÍTICOS ESQUERDISTAS QUE DEFENDEM DITADURAS TÃO DURAS COMO A ALEMANHA DE HITLER, ESTOU DIZENDO VENEZUELA, CUBA, BOLÍVIA E OUTRAS MERDAS QUE SÓ EXISTEM NA ÁFRICA, QUE LULA DEU DINHEIRO A TORTO E A DIREITA, COMO SE O DINHEIRO FOSSE DELE, MESMO SEM ESPERAR O RETORNO, ALIÁS ELE SABIA QUE NÃO TERIA RETORNO

      José Valdeci

      23/09/2018 - 09h47

      Interessante um momento de sua fala Carlos. O Vaticano reconheceu na mesma época da ascensão de Hitler, que ele representava o retorno do messias. Por favor! não me critique sem antes pesquisar a respeito da citação.

    Marcos Veneno

    14/09/2018 - 14h59

    Seu boçal, vá estudar!
    Hitler privatizou geral seu pobre inútil fascista!
    Procure saber pra não passar vergonha em círculos de
    pessoas estudadas… se bem que deve estar muito longe
    da sua realidade.
    A internet dá voz pra cada verme escroto…

      AMÓS CONSTANTINO

      14/09/2018 - 18h01

      Marcos Veneno. Imbecil é você seu merda, o chamo de merda porque quem quer respeito dá respeito. Se você não fosse um imbecil saberia que o Hitler usava empresa privada para atingir seus objetivos mas nunca foi capitalista. O governo controlava tudo nas empresas, até quem ela deveria contratar, como deveria operar, etc.. Isso é capitalismo seu demente? Fala de vergonha mas, quem gosta de passar vergonha é sua laia de comunista. Vai trabalhar vagabundo!!

Valdeci Elias

09/09/2018 - 16h04

Realmente o brasileiro não sabe votar. Ele só quer votar em Lula ou Bolsonaro. Ainda bem que existe a justiça brasileira. Só ela pra orientar o povo, apagando Lula da história, e permitindo ao mesmo tempo propagandas contra Bolsonaro.

Reginaldo Gomes

08/09/2018 - 18h07

O Pulo do Gato
Li um excelente artigo no 247 do Carlos D’Incao :”””””” Bolsonaro e a nova noite dos cristais”””””
Então vou complementá-lo pelo que considero o pulo do gato de uma guerra híbrida:
Na segunda Guerra mundial ouve vencedor que “NÃO” foi os países aliados, não foi os países do eixo , não foi o comunismo, não foi o capitalismo, não foi o nazismo, não foi o fascismo , etc…. foi a banca sem pátria!!!! A turma da bufunfa provocou a briga fez os idiotas brigarem até a turma da bufunfa enjoar de ganhar dinheiro financiando os dois lados.
Percebe?
Só existe uma coisa certa numa guerra de violência: todos guerreiros de todos os lados são perdedores.
O golpe híbrido sem pátria odeia com todas as forças do inferno os fascistas, os nazistas, os comunistas, os capitalistas, países aliados, países do eixo, esquerda, direita, centro, ateu, judeu . maçon, católico, evangélico, etc…
O golpe quer todos esses idiotas em guerra violenta. Pois enquanto esses idiotas se matam em guerra, o golpe tem a paz e tranquilidade necessárias para roubar sem ser incomodados.
Entende o pulo do gato?
Guerra híbrida só se vence com a paz no povo. Só no estado de paz é possível o povo perceber os perigos reais dos imaginários.


Leia mais

Recentes

Recentes