Menu

UERJ lança manchetômetro

  Reproduzo trecho de email que recebi. Volto em seguida. (…) Acompanho o seu trabalho no Cafezinho e escrevo para te convidar a conhecer o Manchetômetro, um site sobre a cobertura das eleições na grande mídia (Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal Nacional) que nós do Laboratório de Estudos […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

manchetometro


 

Reproduzo trecho de email que recebi. Volto em seguida.

(…) Acompanho o seu trabalho no Cafezinho e escrevo para te convidar a conhecer o Manchetômetro, um site sobre a cobertura das eleições na grande mídia (Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal Nacional) que nós do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública do Iesp lançamos semana passada.

http://www.manchetometro.com.br/

Estamos também no facebook: https://www.facebook.com/manchetometro?fref=ts

E no twitter: https://twitter.com/Manchetometro

*

Prezados pesquisadores da UERJ, a iniciativa é extremamente bem vinda! Todos os ângulos pesquisados nos fornecem um rico manancial para analisarmos a conjuntura política a partir da cobertura dos grandes meios de comunicação.

Vocês deram uma excelente contribuição ao debate político!

Os números não mentem. Os jornais tem feito uma campanha sistemática contra a presidenta Dilma.

ScreenHunter_4414 Aug. 01 13.51


 

Observe que somente em julho, com a eclosão do aeroescândalo de Aécio Neves, houve um repique negativo para o tucano.

Os pesquisadores confirmaram, cientificamente, o que as redes sociais sabem há tempos. A grande imprensa faz campanha diária contra a política e suas instituições.  O item “enquadramento política”, que monitora a abordagem midiática das instituições políticas brasileiras (partidos, congresso, executivo, etc.), das políticas públicas e das personalidades políticas, revela que 98,7% das manchetes são negativas.

man


E olha que os pesquisadores deixaram a Veja de fora…

Vejam a cobertura por partido político. Não preciso nem falar nada. Tirem suas próprias conclusões.

partidos


 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Beto

03/08/2014 - 12h50

Depois do MANCHETÔMETRO, que se faça agora o BLINDÔMETRO, o AÉCIO junto com o PSDB, vão vencer de lavada e Dilma nem vai aparecer na foto. Dessa forma mostraremos para o POVO BRASILEIRO, como o PIG, nojento, comandado pela GLOBO; se transformou em um PARTIDO POLÍTICO. Pela LEY DE MEDIOS já!!!

Messias Franca de Macedo

02/08/2014 - 17h09

… Como podemos inferir, no Brasil, “‘o quarto poder’ é o primeiro”!

Vera Lúcia Piesanti Molinar

02/08/2014 - 18h06

depois eles mesmo dizem que a imprensa brasileira é democrática! democrática p/quem?

Eduardo

01/08/2014 - 16h17

Se estão falando mal, é pq estão dando motivo né. Se estão falando mais da candidata do PT, é pq ela está no governo, presidindo e sendo um cone maior que o Fred na copa. 1 + 1 = 2. Ou vcs acham que o mensalão foi “político”? Vcs estão igual a mulher estuprada que se apaixona pelo estuprador. Síndrome de Estocolmo.

    Miguel do Rosário

    01/08/2014 - 16h30

    O julgamento do mensalão não apenas foi político, como foi uma grande farsa patrocinada pela mídia.

      Messias Franca de Macedo

      02/08/2014 - 17h14

      “O julgamento do mensalão não apenas foi político, como foi uma grande farsa patrocinada pela mídia.” Miguel do Rosário

      Conspícuo jornalista Miguel do Rosário, permita-me uma lembrança: o MENTIRÃO foi também patrocinado pelo Poder Judiciário! E sob os auspícios da Cia, do Pentágono et caterva!

      Felicidades!

      Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

      Messias Franca de Macedo
      Feira de Santana, Bahia
      República de ‘Nois’ Bananas

        Messias Franca de Macedo

        02/08/2014 - 17h20

        Ah, faltou mencionar a participação criminosa do ‘miniSTÉRIO Público’ do robert(o) gurgel &$ do antonio fernando de souza!..

    LUIS CARLOS

    01/08/2014 - 22h21

    Eduardo, vc sabe de uma prova contra o José Dirceu? Ele foi condenado pelo STF com base em uma teoria que não é aceita em nenhum tribunal do mundo. O que vc acha de ser culpado e condenado por ato de um empregado seu, sem que você o tenha ordenado a agir, simplesmente aceitando a idéia de que voce deveria saber?

    luiz reis

    02/08/2014 - 09h24

    Tadinho do Eduardo… fico imaginando ele escrevendo dessa forma raivosa, querendo não enxergar o óbvio (agora é inclusive estudo de academia, viu?) vestindo um coturno, de pijama comendo geléia de amendoim (grande contribuição culinária do tio sam) e com fotos de Reinaldo Azevedo e merval espalhadas pela casa… fixa asim não, filho. Reavaliar é sinal de vida inteligente. Tente.

    Classius

    03/08/2014 - 00h19

    me dá pena daqueles que acreditam em tudo que lêem e ouvem deste PIG…. e a falta de discernimento ao achar que na época de FHC a mídia era combativa como atualmente? havia alguma crítica contundenre ao FHC? não! não havia! só não enxerga isto quem é cego ou não havia nascido ou era alienado ou era do PSDB mesmo!

Yule Cristina

01/08/2014 - 15h45

Vamos fazer uma espécie de mídia formiga, todos os dias vamos compartilhar os podres dos queridinhos da mídia golpista. Vamos ser os operários dos blogs sujos.

Vitor

01/08/2014 - 15h33

Sem novidades… A grande mídia sempre jogou a favor do PSDB e contra o PT! Se tiver tempo vou fazer o mesmo levantamento com as manchetes do Cafezinho pra ver o que acontece… rsrsrs Calma, to brincando!

    Raphael

    01/08/2014 - 16h24

    hahaha… Claro que só poder se brincadeira… Cafézinho, Carta, Pragmatismo, 247, etc… são respostas a gigantesca manipulação da, como vc disse, GRANDE mídia. Se vc pegar todos os leitores dessas “mídias respostas” que citei e comparar com os leitores e seguidores do Instituto Millenium, não chegará nem a 1/5 do total deles. Ainda falta muita gente nesse mundo, ser mais humanitária do q ideológica. Afinal, o mais perto das palavras: humanidade, igualdade social e paz, qual desses 2 lados (Instituto Millenium e “Mídias Respostas”) se aproximam mais ?

      Miguel do Rosário

      01/08/2014 - 16h29

      leitores e seguidores do instituto millenium? quantos são? três (sendo que dois moram nos EUA).

        Raphael

        01/08/2014 - 16h38

        hahaha. Diretamente sim… O certo seria: Leitores e seguidores do PIG. Só que me aprofundei a grande maravilha formada por eles. Culpa da batida de maracujá que tomei. Me perdoa… rsrs

    Miguel do Rosário

    01/08/2014 - 16h34

    Pode fazer. E ninguém está dizendo que os gráficos trazem novidades. Mas tem gente, muita, que ainda não se deu conta. E obrigado por colocar Cafezinho e grande mídia no mesmo patamar. Não se esqueça, contudo, que o Cafezinho é um blog.

    Nenhum governo, além disso, compra milhares de assinaturas do Cafezinho, como o governo de SP faz com Folha e Estadão. Nem ganha bilhões de verbas públicas como a Globo. O Cafezinho também não é uma concessão pública.

      Vitor

      01/08/2014 - 17h25

      Eu coloco o Cafezinho em patamar acima da Grande Mídia Miguel, visto que não leio Globo, Folha, Estadão, nem assisto Jornal Nacional… As vezes até entro nos sites para acompanhar um pouco, mas o Cafezinho eu acesso várias vezes ao dia… O ponto que eu quis colocar é que a mídia alternativa inverte esse gráfico da UERJ, o que eu não vejo problema nenhum, já que imagino que tem mais maracutaia do outro lado mesmo e não faz muito sentido vocês ficarem falando das picaretices do PT…
      Eu critico bastante as coisas aqui no seu blog pq gosto de ler e as vezes (muitas vezes) não concordo com algumas coisas, mas acredito na sua isenção e acho suas análises bacanas…

J. Vaquer

01/08/2014 - 15h28

As declarações para analfabeto são diárias.
O noticiário imbecil para imbecil é diário.
Isso naturalmente para quem assiste a Globo dos irmãos Marinhos.
Aqueles que sonegam até a médula.
Eles estão saudosos da boa vida que levavam com Fernando Henrique Cardoso nos anos da desgraça para o Brasil, que estão para explicar o que fizeram em 2002 com os acôrdos da Copa do Mundo.
Sonegam mais de R$500 milhões. Isso é sabido.
Essa gente vive disso. Estão inventando inflação, crise, baixa de consumo, o pior quadro possível do Brasil. Sabe-se que não é verdade. Mas sabe-se que o país tem uma reserva cambial de mais de U$300 bilhões de dolares. Imaginem se esse maluco que querem na presidência ganhar?
Essa grana vai sumir sob alegação de que as contas do país estavam “falseadas”, vão doar a Petrobrás, vão doar o Banco do Brasil, vão doar a Caixa Econômica e sabe-se lá o que mais.
Nós brasileiros vamos passar a viver na penúria, no desemprego e desgraça.
A elite que quer Aécio, nós já sabemos que é canalha, porque é ela que vai se beneficiar das bondades do maluco.
Mas nós brasileiros desejamos e queremos a continuidade de um govêrno do TRABALHO e HONESTO.
DILMA É HONESTA.
E o Aécio com seus aeroportos e helicópteros?

luiz mattos

01/08/2014 - 15h20

Canalhas midiáticos,a imprensa somente seria benéfica se publicasse verdades.Alguém se recorda de algum fato em que a mérdia elitista,partidária e golpista atuou em benefício do Brasil e seu POVO?

Pedro Dias

01/08/2014 - 14h22

É a política da Casa Grande e da Senzala. O governo federal está sempre no pelourinho para os castigos, enquanto os demais estão sempre sendo elogiados. chega a ser vergonhoso.

Mônica Alves Ubt

01/08/2014 - 17h16

Realmente, os dados confirmam o q a gente já sabe :/


Leia mais

Recentes

Recentes