Menu

O golpe é o autoritarismo, a covardia, a perversão política que quer se perpetuar a qualquer custo

Foto: Tela de Hieronymus BOSCH (1450-1516). Cristo Carregando a Cruz A cruz autoritária por Marcia Tiburi, na Cult Digamos que Cristo represente no quadro de Bosch a democracia. Ele carrega a cruz que lhe foi posta nos ombros pelos que não suportam seu ideal de amor e justiça social para com os pobres, as mulheres, os […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Tela de Hieronymus BOSCH (1450-1516). Cristo Carregando a Cruz

A cruz autoritária

por Marcia Tiburi, na Cult

Digamos que Cristo represente no quadro de Bosch a democracia.

Ele carrega a cruz que lhe foi posta nos ombros pelos que não suportam seu ideal de amor e justiça social para com os pobres, as mulheres, os excluídos em geral. Então ele vai ser crucificado porque assim decidiram esses homens da lei acima representados. Na imagem, os donos do poder fazem pensar no nosso momento brasileiro: deputados,  juízes,  jornalistas que respondem como sacerdotes da igreja midiática na grande missa negra que se tornou o jornal nacional e outros rituais de extermínio televisivo que incitam ao ódio como demônios disfarçados de gente de bem.

Perdoem-me se a interpretação soa forte demais, mas minha intenção é apenas fazer pensar. Nossos deputados, juízes e jornalistas parecem, no momento, “eunucos pelo reino de Deus”: poder e capital.

A cruz é o autoritarismo, a covardia, o estado de exceção, a maldade, a perversão política, a crueldade do poder que quer se perpetuar a qualquer custo. Nesse momento às custas da democracia. Esse poder é eunuco, mas também estuprador político de nossa presidenta – mulher – e também, por isso, estamos estarrecidos.

Em dias como hoje todos os que confiam na democracia, mesmo aqueles que são ateus, sentem-se meio Cristos carregando essa cruz.

Ao redor, esses homens que não representam ninguém, somente sua própria feiura, nos fazem pensar. Enquanto isso, manipulam a cruz, pensando que ninguém perceberá seu peso.

Os nomes dos personagens na imagem acima poderiam ser marcados como em uma foto de facebook. Mas não precisamos dizê-los.

Dizem que quando você pronuncia o nome do diabo ele aparece. E não seria bom ter companhias ainda piores nesse momento em que devemos  nos fortalecer para enfrentar 180 dias no deserto.

Lutemos pela ressurreição do corpo democrático. Quebremos essa cruz do golpe fortalecendo a democracia com amor, com esperança, com as redes socias e com as ruas.

O reino da democracia precisa ser construído por cada um junto com os mais próximos. Movimentos sociais são um bom lugar para estar nesse momento.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

robertoAP

11/05/2016 - 18h20

O Brasil virou o “Sindicato do Crime”, onde o diretor é o ladrão Temer e o contador o ladrão Cunha.
O sistema de governo muda para a “CLEPTOCRACIA”, quem roubar mais ,fica mais alto na hierarquia.

João Luiz Brandão Costa

11/05/2016 - 18h08

Como diria Keynes. no futuro, estaremos todos mortos. Tem que aproveitar já amanhã. Fungar no cangote, não dar trégua. Agora eles serão a vidraça. Pedras neles.

Victor Diogenes

11/05/2016 - 17h43

Miguel, pode parecer absurdo dizer, rapaz. Mas essa é a maneira mais autêntica da nossa direita ascender ao poder! Legitimamente seria pior! Eles estão nos dando trunfos incríveis para o futuro! Vamos usá-los, eles já não podem se disfarçar do que não são!

Zé Juca

11/05/2016 - 16h54

O que dizer?


Leia mais

Recentes

Recentes