Menu

Apesar de franzino, Kim Kataguiri é o exemplo máximo da exaltação de força, típico dos fascistas

(Foto: AP) por Luis Felipe Miguel, em seu Facebook Um traço característico da cosmovisão fascista é a exaltação da força. O próprio Mussolini era um brutamontes, mas muito de seus seguidores não – e fica aquela coisa caricata, do chefete fascista mirrado falando da superioridade dos fortes, tipo o Plínio Salgado. No Brasil atual, isso […]

25 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: AP)

por Luis Felipe Miguel, em seu Facebook

Um traço característico da cosmovisão fascista é a exaltação da força. O próprio Mussolini era um brutamontes, mas muito de seus seguidores não – e fica aquela coisa caricata, do chefete fascista mirrado falando da superioridade dos fortes, tipo o Plínio Salgado.

No Brasil atual, isso sempre me vem à mente quando vejo o impagável astrólogo Olavo de Carvalho prometendo que vai dar porrada em todo mundo, com seu fôlego bronquítico de velho fumante inveterado.

Mas agora o exemplo máximo é Kim Kataguiri. É verdade que ele é “atlético”: é um dos golden boys da Atlas Foundation no Brasil. (Desculpem o péssimo trocadilho.) Está lá, franzino, anunciando invasões a escolas, retiradas a força. É o novo chefete fascista, comandando a escalada de violência do MBL.

Foi Sylvia Moretzsohn quem me chamou a atenção para a semelhança com o CCC, o “Comando de Caça aos Comunistas” da época da ditadura. As forças de repressão do Estado, judiciário incluído, fazem uma parte do serviço – com desenvoltura cada vez maior, como mostra a incrível decisão do juiz brasiliense autorizando o uso de tortura contra estudantes. A outra parte vem de grupos da extrema-direita, que usam a violência para intimidar a resistência. Essas novas milícias, tudo indica, estão formadas pelo MBL e grupelhos que o orbitam.

O CCC, no entanto, sempre viveu meio nas sombras. Até hoje, Boris Casoy faz de tudo para apagar sua vinculação com o grupo. Já os Kataguiris do MBL são loucos por holofotes; querem ser reconhecidos como heróis do retrocesso. Contam com a impunidade e com o silêncio absoluto de seus aliados na mídia. Nesse ponto, vejam só, estamos pior ainda do que estávamos na ditadura passada.

Luis Felipe Miguel é professor de Ciência Política na UnB

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Petista Honesto

27/11/2016 - 22h12

Fascismo é também quando não se aceita opiniões contrárias, Hitler!!!

Petista Honesto

27/11/2016 - 20h57

Cumpanheiros,

Ainda não estamos derrotados, cantemos o hino ao nosso líder:
https://www.youtube.com/watch?v=nPFCc-Dsu7Q

Octavio Pires

03/11/2016 - 19h25

Franca e claramente, é mais um exemplo da bagunça que é nosso país e da influência que tem o tal complexo de vira lata. O cara é um estrangeiro ou filho de estrangeiros que por algum motivo estavam comendo o pão que o diabo amassou em seus países de origem e foram recebidos com braços abertos por nós. Assim como Temer, Serra, e outros que tais e que não assimilam muito bem nosso jeito de ser nossos comportamentos e, sem hesitar, se colocam em posição crítica a todos nós e nosso povo, sem descuidar de, em sendo possível, e sem escrúpulos, nos causar o maior dano possível . Principalmente o moral. Pior, é permitirmos tudo isso, de um moleque com cara de vietnamita passa fome cujos pais e com ele junto, devem ter sido expulsos de onde vieram. Não sei se o culpado é esse nojento ou se somos nós mesmos enquanto nação. A propósito, sou neto de espanhóis. E se não fosse, não faria merda de diferença alguma. A propósito, quem não lembra a foto desse inseto com um fuzil metralhadora na mão, como que a ameaçar todos nós? O Brasil está se tornando, se é que já não o é, um lugar triste.

label vargas

03/11/2016 - 18h21

Ia faltar bala pro Che matar essa corja.Assim como numa lacra purulenta, estes vermes se reproduzem e se multiplicam para espanto da civilização ,que achava(coitada) que a história não volta atrás.

Alexandre

03/11/2016 - 10h58

Só no Brazil( com z mesmo ) um imbecil desses tem alguma influência na população! E qualquer Nação Civilizada esse Ódioso imbecil já teria sido acalmado!

gilberto

03/11/2016 - 08h37

Hitler também possuía algumas características que contrariavam àquilo que pregava, como, por exemplo, a ascendência austríaca, cútis morena etc. Portanto, faz sentido levar Kataguiri a sério.

Ricardo Edmundo Cecconello

03/11/2016 - 07h35

PROCURADORES DA LAVA JATO AGORA PEDEM SOCORRO.

Ricardo Edmundo Cecconello

Pode parecer incrível, mas não é: Os procuradores Martello e Dallagnol pediram socorro para a sobrevivência da “lava jato”, em artigo bizonho no jornaleco “Folha de SP”, em breve síntese afirmaram que forças ocultas estariam planejando o fim da operação contra a corrupção.

Ora, bolas, senhores. Dizer que a corrupção aumenta o sofrimento da população nas filas do SUS é redundância quando afirmo que a corrupção estelionatária nas igrejas brasileiras aumenta a burrice e a ignorância política do brasileiro.

Não é segredo nem para meus cães que a cúpula do crime organizado do narco tráfico, regiamente instalada em partidos políticos, não raro em ministérios federais, secretarias de estados, com seu potencial ostensivo de poderio, usa as mais rudimentares formas de incrementar a corrupção, o roubo ao dinheiro público, e usam a propaganda em meios públicos de comunicação para fazer apologia ao crime organizado, quando lhe interessa.

Dallagnol e Martello são procuradores da justiça federal, mas nenhum deles tem a pretensão de denunciar os milagres fraudulentos em igrejas dos seus iguais, sequer o milagre da polícia federal no caso do helicóptero de um senador da república com meia tonelada de pasta base de cocaína.

Ademais, a mais, parece que os crimes iguais são diferenciados pela polícia federal, e pela cúpula da lava jato, tal e qual com o mesmo doleiro, aconteceu com a cúpula da operação banestado, quando os tubarões do crime organizado saíram ilesos, impunes, e muito mais ricos.

Não é segredo para nenhum consciente cidadão que algumas repartições comerciais igrejas servem como tremendas lavanderias do dinheiro sujo, obtido pela corrupção, e que é lavado e limpado como dinheiro de doações, sem que haja, por parte da polícia federal, ou Fisco, qualquer fiscalização.

Além do mais, é nítida a preferência partidária da cúpula da lava jato, assim como aconteceu na banestado, ficha rosa, caso Sivam, painel do senado, anões do orçamento, operação PROER, venda de bancos estatais, venda da Vale do Rio Doce, ação planejada e programada do doleiro Alberto Yusef, e tantos outros casos de corrupção e impunidade ostensiva.

Vide, neste caso de isenção partidária, a delação da Odebrecht contra o tucano, José Serra, que todos sabem do progresso escancarado das economias da filha, sem qualquer traço de propaganda nas redes amigas de rádio, televisão, revistas, ou jornais.

Por que o caso das delações da Odebrecht, e de outros delatores de outras empreiteiras, são desprezadas quando atingem determinada corrente política, e seus membros, como no caso do PSDB?

O fundamentalismo da corrupção tem tentáculos até no judiciário superior, haja vista o claro partidarismo tucano de seu membro sombrio, o giu mau juiz, o rei dos hábeas a criminosos corruptores.

Renan Calheiros, Aécio Neves, Romero Jucá, José Sarney, Álvaro Dias, José Serra, Michel Temer, Magno Malta, são costumeiramente escondidos do grande público, quando citados como obreiros da fraude, em recebimentos das mesmas propinas que escancaram publicamente no caso de petistas.

Além do mais, a clara intenção do senador Romero Jucá em obstruir a justiça na lava jato, com seus comparsas, mais claro seria impossível.

E no que deu? Em completa ignorância da justiça.

Então, meu caro batista procurador, antes de falar, aprenda que seus iguais “irmãos”, estariam sendo indiciados em qualquer país sério do mundo. Alguns donos de igrejas seriam presos por charlatanismo, curandeirismo, formação de quadrilha, roubo descarado, estelionato da fé pública, lavagem de dinheiro, chantagem pública, incitação pública para a homofobia, violência contra a mulher, racismo, e em alguns casos até cometimento de estupros, aliciamento para o crime de menores, formação de milícias paramilitares, e propaganda eleitoral ilícita nos templos.

No mesmo caso da mulher do Eduardo Cunha, crente evangélico como o distinto procurador Dallagnol, frequentador das hostes de jesus, deveria ser dado tratamento igual ao dado para a mulher do João Santana, ou para a cunhada do Vaccari.

Fica a dica, Dallagnol, pegue o seu “martelo” e coloque a família do Eduardo Cunha a ferros, nas masmorras da Guantánamo Morisca de Curitiba, comendo arroz feijão com ovo frito, tomando banho frio, e dormindo no colchonete na cana dura, que os passarinhos e passarinhas – família Cunha, inclusive do ramal Tolentino Cunha Neves, engaiolados, alimentarão a lava jato por mais um século.

E tenho dito, predito, e repetido, profético.

Biana

02/11/2016 - 15h55

Hitler também era franzino, não era alemão e todos sabem o tamanho do estrago.
talvez ele queira ser esse tipo de celeridade, ter seu nome citado em centenas de livros , documentários, etc.
Mas Hitler não chegou ao poder por conta própria, estava a serviço de um grupo, era apenas o que aparecia na frente…

Anastacia

02/11/2016 - 12h00

Sabe que eu havia pensado nisto? A situação piorou tanto que ao contrário de 64 não existe mais nem a preocupação de dissimular ou de esconder a truculência do arbítrio e da perseguição. Não tem interesse em fingir que são bonzinhos. O galetinho Kinzinho kintacatiguria abandonou a escola e só voltou a estudar para fazer propaganda da Escola de Gilmar Mendes. A fumaça piroclástica deste vulcão ultra direitista que cobre o Brasil terá longo alcance e vai estorricar a todos nós, inclusive os golpistas, o MBL e seus patrocinadores. Estamos fritos!!!

    Italo Rosa

    03/11/2016 - 23h37

    também acho.

Marcelinho Air

02/11/2016 - 11h10

Como já disse aqui muitas vezes, quem nasce para Kataguiri nunca será uma Ana Júlia. Esse garoto é um NADA e é NADA o que devemos dar de atenção a ele.

    Sandra Paulino

    03/11/2016 - 22h18

    Sensacional!

    Petista Honesto

    27/11/2016 - 21h53

    Quem nasce para Ana Júlia nunca será uma Sabryna de Sá, essa sim não é uma doutrinada pelos pais, e nem é uma atriz como a ana júlia.
    https://www.youtube.com/watch?v=ubz7ZPAeVOA

RosLucc

02/11/2016 - 11h05

Vai ter que ser esse eterno peter pan de “quinta katiguria” para conseguir manter a fachada, já que ninguém gosta dele, somente quem o fabricou e sustenta. É o desafeto de jovens de verdade, que estudam, trabalham, fazem trabalho voluntário, têm bons amigos, sabem se expressar, servem Exército, ajudam em casa, têm carisma, empatia, tomam banho, lavam a própria cueca e que não levantam ao meio-dia por insistência da mãe. Ele não é capaz de nada disso.

Albert Fanon

02/11/2016 - 10h22

O mbl é um grupelho criado e financiado por fundações e “ONGs” ligadas à CIA com os mesmos objetivos dos criados na Ucrania: desestabilizar e derrubar um governo que não atende os interesses imperiais.

    Italo Rosa

    03/11/2016 - 23h39

    você disse tudo.

Marivane

02/11/2016 - 10h13

cara de fascista

Marcvs Antonivs

02/11/2016 - 10h06

Já disse isso várias vezes e não custa repetir. o mbl é um movimento terrorista pura e simplesmente.

Mandy Tavares

02/11/2016 - 09h51

Quando vi a decisão do juiz, me revoltei de pronto e espalhei pelos meus grupos com a seguinte pergunta: Que raio de Estado é esse que está se formando diante da nossa impotência?”.
Não era só revolta, mas medo também.
Muitos me responderam de volta dizendo que são mentes remanescentes de 64, e outros calaram. Ninguém me rebateu, e olhe que tenho pessoas de direita nos meus grupos, inclusive militares.
Então percebi o quanto a nossa sociedade é susceptível ao atraso, ao retrocesso. E constatei que eu era uma ingênua idealista.
Os remanescentes de 64 vivem e seus admiradores/seguidores idem, existe ainda uma parcela de juventude fascista como essa do Kim, tem os aproveitadores do caos, a velha mídia cretina legitimando tudo que prejudica o povo e lhe beneficia, um MP e PF sedentos por um estado policial, um Judiciário comprometido e um ódio excomunal sendo alimentado diariamente.
Como reagir a tudo isso, meu Deus?!
Estamos vendo a formação de um tempo de mais desigualdade, violência e mordaça.
Isso tudo não é culpa do PT ou das gestões petistas. O germe de tudo isso sempre esteve entre nós, esperando a hora de ressurgir. Infelizmente chegou!
Parafraseando um dos bandidos dessa mundiça, Eduardo Cunha: Deus tenha misericórdia dessa Nação! Ele bem sabia o que estava dizendo, muito embora esteja mais para Lúcifer
E nós, o que nos resta?

    Joseph Gerald Washington

    02/11/2016 - 11h43

    “Essa ONDA fascista é mundial, podemos ver o que ocorre hoje nos EUA onde um Ultra Direitista que se diz um NÃO POLÍTICO pode chegar ao comando da maior potência do mundo.

    Anastacia

    02/11/2016 - 12h13

    Como alertou Brecht, a desgraça vai bater na porta deles também…

      Italo Rosa

      03/11/2016 - 23h36

      e eles não percebem. são boçais perfeitos.

    Italo Rosa

    03/11/2016 - 23h36

    olha, infelizmente concordo com sua análise. o fascismo sempre esteve entre nós. andava escondido desde 1984. agora explodiu. quantas mentes mesquinhas, autoritárias, truculentas a gente descobre lendo os comentários dos mortos-vivos que só conhecem seus preconceitos e acreditam em tudo que a mídia golpista lhes diz para acreditar. e os agentes do estado, de juizecos de 1a. instância aos ministros do Ínfimo, procuradorezinhos medíocres e ignnorantes, delegados atrabiliários, cometendo atrocidades jurídicas, feito os juízes do TFR4 que disseram por escrito, explicitamente, que os tempos são excepcionais e justificam o desrespeito da lei, inclusive da constiuição. tempos infelizes e trágicos. os canalhas deram um golpe contando com a anuência dessa massa acéfala e boçal, que gosta de autoritarismo.

    celio oliveira

    05/11/2016 - 17h45

    Prezado, simples assim: o povo brasileiro não aguenta mais tanta roubalheira. Chega de ladroagem. Pode ser do PT, PMDB, PSDB, mas chega de roubalheira. É ladrão na política, nos sindicatos, nas UNEs, UBESs, artistas da Lei Rouanet, ONGs, PTbrás, BNDES, CEF, BB, enfim, cadeia neles.

Bob Almeida

02/11/2016 - 09h51

Esse cara é ridículo, só poderia conseguir destaque entrando pela porta dos fundos mesmo.


Leia mais

Recentes

Recentes