Menu
, , ,

Desmontando o “lawfare”! Quem é o corruptor?

Wellington Calasans, colunista internacional do Cafezinho, em Estocolmo – Suécia A caçada insana contra Lula tem mais um capítulo de bizarrice. Desta vez a acusação é de tráfico de influência para tirar vantagens com a empresa sueca SAAB. A denúncia é tão vazia e irresponsável que acusam Lula, mais uma vez sem provas, de ter […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Wellington Calasans, colunista internacional do Cafezinho, em Estocolmo – Suécia

A caçada insana contra Lula tem mais um capítulo de bizarrice. Desta vez a acusação é de tráfico de influência para tirar vantagens com a empresa sueca SAAB.

A denúncia é tão vazia e irresponsável que acusam Lula, mais uma vez sem provas, de ter feito algo quando ele sequer estava no governo na época em que a decisão de comprar os caças suecos foi tomada.

Era pública, na época, a preferência dos militares brasileiros pelos caças suecos da SAAB, Gripen NG. Acompanhei, daqui da Suécia, todas as etapas que culminaram com a aquisição dos caças. Entrevistei de Celso Amorim a Aldo Rebelo. Entrevistei duas ministras suecas envolvidas na negociação. Fui à cerimônia de posse do Adido Militar e acompanhei a visita de Dilma Rousseff quando o acordo foi assinado.

Toda a transação, como tudo aqui na Suécia, está disponível publicamente. É preocupante que a justiça brasileira se preste a este papel. Se houvesse corrupção seria de quem queria vender, nesse caso a SAAB.

Entrei em contato imediatamente com a assessoria de imprensa da fabricante dos caças e recebi a seguinte resposta:

“Olá Wellington,

Segue abaixo o posicionamento da Saab sobre o assunto:

A Saab tem uma política rigorosa para regular seus negócios e relacionamentos.

Nossas operações ocorrem num ambiente de forte concorrência e, por isso, devem ser obrigatoriamente conduzidas de forma correta e com o mais alto padrão de qualidade.

Sempre cooperamos com autoridades investigativas para garantir um negócio honesto e correto, decidido com base em qualidade e preço.

Ressaltamos que não há denúncias contra a Saab ou contra qualquer um de nossos colaboradores.

Um abraço…”

Em recente entrevista que fiz com o cientista político Moniz Bandeira, ele reforçou a tese da defesa de que Lula é vítima da estratégia de guerra “lawfare”. Alguém ainda tem dúvida disso?

É preciso ser, no mínimo, ingênuo para acreditar que Lula fora do governo iria influenciar no maior investimento já realizado pela Defesa Nacional e pediria os valores irrisórios citados na acusação.

A ala progressista brasileira precisa reagir a mais uma tentativa de criminalizar Lula. Depois de tirarem Dilma sem crime o alvo agora é Lula. Os próximos serão os partidos de esquerda. Reajam!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maria Thereza G. de Freitas

18/12/2016 - 17h16

operação esconde tucano. manjada, mas ainda tem quem acredite

maria nadiê Rodrigues

18/12/2016 - 15h58

Um dia sentimos qual o motivo de Lula estar no foco das denúncias, mas, dependendo das circunstância, vem outro dia, em que o Cara continua no foco, porém por outras razões. Quem não se recorda de uma amante de Lula, que sumiu do mapa com a fofoca.
Agora, nítido ficou que o contrato com os aviões veio à tona, ainda sem base lógica, por duas razões, essas lógicas: 1. Lula ficou melhor do que nunca nas pesquisas para as próximas eleições (se não vier a ditadura oficializada); 2. Gente grande dos tucanos e do PMDB não param de ser denunciados, e mister se faz que Lula prossiga em pior estado, enquanto os vazamentos acabaram por constarem denuncias somente de anti-petistas.

Maria Aparecida Lacerda Jubé

18/12/2016 - 15h22

No fim de tudo isso, o que vai restar para o mundo todo é que, a justiça brasileira é um grande lixão a céu aberto.

Pedro Pedro

18/12/2016 - 14h39

Mas, para conseguir tirar as “chaves” das mãos do bando, não é fácil. No caso específico, o que começou pra pegar grandes sonegadores (e não pegou ninguém, nem pegará, né, rbs, globo, itau e escambau), acabou como “gancho” pra encherem o saco do Lula sobre coisa alguma: depois, fica o desM chorando suspeições; no “zelotes” (ou zelites), é o mesmo delega-meganha, os mesmos janot(as) e outro juizete sem pé nem cabeça: bando é pouco.

Italo Rosa

18/12/2016 - 13h11

é ridículo o teor das sucessivas acusações vazias de comprovação. é realmente preocupante o mp se prestar a esse papel de fascismo explícito, com uma clara agenda política.


Leia mais

Recentes

Recentes