Menu

Curioso, não? Por que o MBL, o Vem Pra Rua e os Revoltados sumiram da mídia?

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho Os movimentos que animam os protestos da classe média sumiram como que por encanto, como se nunca tivessem existido. No entanto, no início do mês de dezembro, estavam bombando nas páginas da mídia, e exaltados como decisivos para os rumos do país. No UOL / Folha de […]

28 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

Os movimentos que animam os protestos da classe média sumiram como que por encanto, como se nunca tivessem existido. No entanto, no início do mês de dezembro, estavam bombando nas páginas da mídia, e exaltados como decisivos para os rumos do país. No UOL / Folha de São Paulo, por exemplo, aparecia matéria com o título Grupos prometem manifestações contra a corrupção hoje em mais de 200 cidades. Era o dia 04 de dezembro, um domingo, data de manifestações em apoio à Lava Jato.

Já é um fato interessante constatar que esses “grupos” ora são vistos como as “forças da democracia”, ora recebem um cala boca e são banidos do convívio público. Movimentos democráticos teriam, necessariamente, que comparecer diariamente na mídia, opinar, contradizer, discutir, e dar sua opinião sobre todos os assuntos políticos.

No entanto, os nossos movimentos democráticos de classe média simplesmente não existem para nenhuma das ações vitais de uma vida política democrática normal. Sua existência é marcada pela ausência e o completo desprezo que a mídia lhes devota, salvo em datas em que é preciso criar uma certa miragem. Na verdade, não passam de coadjuvantes, de intermediários, de ‘claques’ que devem aplaudir ou vaiar no momento indicado.

Foi isso que aconteceu no início de dezembro, e o que fez a mídia lembrar da existência dos “movimentos”. Eles foram tirados do armário, espanados, e postos devidamente apresentáveis nas manchetes. Mas, por que sumiram?

Para saber por que sumiram, é necessário saber primeiro porque entraram. Era o assunto da lei do abuso de autoridade e da luta do Congresso contra o Judiciário e a Lava Jato. Os movimentos foram convocados às ruas para dar seu apoio, já não a favor das Dez Medidas, que tinham sido destroçadas na Câmara, mas contra a lei que prometia cortar as asas dos procuradores, juízes e outras autoridades habituadas ao abuso de autoridade.

Abusos como os de Sérgio Moro, que levou Lula para depor coercitivamente em 04 de março, ou como os dos procuradores da Lava Jato, que fizeram a ridícula denúncia em PowerPoint em 14 de setembro, ou como a dos procuradores de São Paulo, que pediram a prisão de Lula e, agora, desistiram da ação depois de terem contribuído para o enorme desgaste do ex-presidente.

Nas ruas, os movimentos seguiram o que ditava o figurino, as faixas em grande maioria eram contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, que se dizia decidido, do alto dos seus inúmeros inquéritos no STF, a votar a lei do abuso.

No dia seguinte à manifestação, ou seja, na segunda-feira, dia 05, Marco Aurélio de Mello concedeu liminar afastando Renan Calheiros da presidência do Senado. Falou-se então, nos dias que se seguiram, que o ministro atendia ao clamor das ruas. Que clamor? O das manifestações organizadas pelos movimentos.

O grande problema, porém, foi que os movimentos deixaram escancarada sua impotência para levar a classe média às ruas. Segundo o mapa dos protestos do dia 04 de dezembro divulgado pelo G1 da Globo, os movimentos juntos levaram para as ruas apenas 76 mil pessoas, de acordo com os números da PM. Um número absolutamente ridículo. E, além de tudo, os organizadores mentiram descaradamente elevando esse número para 488 mil.

É essa impotência que explica que os movimentos, uma vez terminada a sua tarefa de servir de povo, de construir a miragem de um apoio, são tirados de cena. Eles nada representam, a não ser quando a mídia os coloca em cena e dá um zoom nas suas magras performances. Por isso, logo que cumprem o seu papel, são trancados no armário, desativados, até que outra oportunidade de uso apareça.

Visite e curta a MÁQUINA CRÍTICA

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Batista da Silva

31/12/2016 - 19h21

Como no governo militar, massa de manobra. “E calado vai ficando e só fala quando eu manda”

Robson

30/12/2016 - 13h16

vcs tem que entender o seguinte, o povo em sua maioria estas querendo ajudar a derrubar o sistema de corrupção no país, já em meio a estes sempre tem grupo A ou B, utilizando do movimento da massa para interesses proprios, mas não muda a vontade do povo, fui para rua protestar contra a corrupção, enquanto vcs q ficaram em casa so reclamando não fazem nada para o combate, querem só q um ganha ou perca em detrimento do outro, todos temos interesses em comum, o fim da corrupção é um deles, e por isso fui pra rua me queixar e sempre irei.

Ricardo SZ

29/12/2016 - 20h06

Toma vergonha na cara Ptista ridículos, o chefe de vocês logo logo estará com os “cumpanheiros” em Curitiba kkkkk e não mais no triplex, sítio ou nos 2 aptos cobertura em sbc. Que não é dele e do amigo kkkkk

NILZA PIRES

29/12/2016 - 18h10

Poxa! Não sumiram, não! Estão muito felizes com o governo Temer e todas suas medidas tão necessárias para levar o Brasil ao primeiro mundo. Ou melhor, ao primeiro mundo onde surgiu os primeiros hominídeos.

Rodrigo Freire

29/12/2016 - 11h42

Blablabla… Quanto despero lulopetista… Os cães ladram e a caravana passa…

Wagner Andriotti

29/12/2016 - 10h04

São verdadeiros coitados!!!!!Jesus já dizia , Pai perdoa, eles não sabem o que fazem , são verdadeiros idiotas!!!!!!!!!!

Tarcísio de Freitas Almeida

29/12/2016 - 01h49

Sumiram não gente boa! Fizeram os protesto que tinham que fazer e as autoridades de bem responderam. PT saiu do governo, Lula denunciados 5 vezes e quase preso e as reformas passando a todo vapor para modernizar o Brasil e desaparelhar o Estado semi comunista….FBI até já está pedindo prisão de Lula e Dilma….

crazy-fla

29/12/2016 - 01h06

O nabo entra neles também, são jovem e foram prejudicados na questão da previdência, irão retirar direitos trabalhistas e isso afeta eles também, menos dinheiro para a educação e virá muito mais por aí, é cuspir para o alto, será q eles são tão burros assim??? quando um coxinha pede algo ele acho q aquilo só vai prejudicar os pobres, quase sempre afeta eles também, se o empregado eo povo está com pouca grana e gastando pouco, o empresário afunda também!!!

Maria Elisa Silva

28/12/2016 - 23h29

Sumiram porque não protestam por convicção e sim por $.

DIEGO LORRAN PIRES SILVA

28/12/2016 - 19h01

É bom ver que a esquerda ainda está mordida de raiva, só observo.

Pedro Tietê

28/12/2016 - 14h35

No pig tudo é assim , delação contra o PSDB some rapidinho, o problema é a falta de mídia de esquerda o pt teve a chance e passou,, agora !

Raimundo Moura Negrão

28/12/2016 - 14h27

Esse é o modus operandi sionista: após o golpe consolidado as células fascistas/terroristas voltam a hibernar, até que voltem a ser necessárias.

José Ronaldo Mota

28/12/2016 - 11h50

Acho que sei porque sumiram da mídia golpista;com certeza enfiaram o dedo que mostram na imagem no rabo e, agora, estão com vergonha e com medo de serem chamados de coxinhas arrombados.Mas é o que são, COXINHAS ARROMBADOS!

    Ricardo SZ

    29/12/2016 - 20h09

    No mínimo vc mamava nas tetas Di governo né. Vixi vai ter q trabalhar agora né. Q merda…né kkkkk

Albert Fanon

28/12/2016 - 11h40

Sumiram por que foram usados para desestabilizar e derrubar um governo nacionalista. A corrupção era só fachada. Agora que há mega-corruptos no poder, nem um pio . Esses imbecis serão capazes de ver o Eliseu Quadrilha bater a carteira de uma velhinha e não fazer nada.

tadeunova

28/12/2016 - 11h22

Será que são só massa de manobra!? não creio. Tem uma orquestra regendo isso tudo.

Denis

28/12/2016 - 11h20

Colunista do cafezinho nao militante de esquerda ne bajonas voce pensa q engana quem so uma perguntinha 2milhoes na paulista 1 milhao no rio mais 3 milhoes brasil a fora nas manifestacoes nossa o Brasil tem tanta classe media asim se fosse verdade nen precisaria protesto sabe porq voces militontos estao com a boca espumando de tanta a raiva e q o brasileiro honesto acordou de 13 anos de pesadelo e voces noa se conformam porq o moro e aplaudido pelo Brasil inteiro simples ele descobriu a farca um partido cuja cupula inteira esta presa ou vai ser e ainda quer dar licao de moral vai pra cuba seu lixo

    Hilario Muylaert

    28/12/2016 - 13h43

    Coxinha de merda, as classes A e B somam, aproximadamente, 50 milhões de brasileiros !!!
    As classes C, D e E ( “povo” ) somam, aproximadamente, 150 milhões de cidadãos !!!
    Acorda paneleiro !!
    Otário !!!

      Cathy BH

      28/12/2016 - 19h36

      Leva seus 150 milhões então, já que “o povo” tá apoiando ORCRIM!

        Hilario Muylaert

        29/12/2016 - 09h24

        Autêntica “pobre de direita”.
        Nesses 150 milhões(povo) existem milhões — especialmente na classe C — como você, Cathy. “Ferrado” que emergiu com os governos petistas, e não entendem o que está se passando.

        O golpe visa a retroceder o Brasil á década de 1990 ( FHC….lembra-se ???…?? ).

        Coxinha bom é coxinha burro.

          Cathy BH

          29/12/2016 - 12h26

          Tanto a aprender e admirar com essa esquerda caviar…. Gentileza, morar em Paris e achar lindo a corrupção que mata, oprime….. E ainda gritar…. “A liberdade é vermelha”!!!! #mortadelaPraQuem????

    Marcus Rodrigues

    28/12/2016 - 15h40

    É isso mesmo Denis. Os seus poucos milhões são ainda uma gota no Mar de povo. Acorda!

      Cathy BH

      28/12/2016 - 19h41

      Interessante, a ORCRIM perdeu a rua, a razão, a credibilidade, as eleições e ainda acham que convence alguém, senão os doutrinados!

    Zenio Silva

    29/12/2016 - 10h14

    O ‘brasileiro honesta’ está tranquilo, acabou a corrupção, não é verdade Denis?!
    Como disse Pirandello: ‘ assim é, se assim lhe parece’!

    Samuel Sousa

    29/12/2016 - 13h52

    militontos? Humm paulista alienado detectado.

    LU

    07/01/2017 - 16h27

    Brasileiro honestos…. Só reconheci sonegadores partidos ladrões e movimentos que tiravam fotos e babavam o cu do Cunha nas manifestações. Parabéns vocês acabaram de colocar uma quadrilha lá dentro de verdade, onde estão a cada dia tirando os direitos dos trabalhadores, se você não for dono de algum negócio e for um operário qualquer então você só é um pobre de direita que adora lamber a bosta do seu chefe que deve fazer você também de gato e sapato! Só tenho que agradecer a você pelo gesto de todo pobre como eu e você por exemplo ter que trabalhar 48 horas para enriquecer o bolso do seu chefe e você se escravizando de tanto ter que trabalhar ele só curtindo com a nossa cara, você trabalhando e ele curtindo as férias com sua família! Aproveite muito bem o cabo da panela no seu traseiro você e muitos otários que são pobre de direita e que acreditam de verdade que vão enriquecer com partidos ricos! Aterrize desta núvens de ilusão em que você vive, querido asno!

João Bosco

28/12/2016 - 10h11

Devem estar tomando Haagen Dazs no avião presidencial preferido deles: o air force one.

    Celso Junqueira

    28/12/2016 - 10h37

    Tambem conhecido como Aero Temer.


Leia mais

Recentes

Recentes