Menu

Familiares e ex-presos políticos se unem contra retrocesso na Comissão de Anistia

Por Denise Assis, colunista do Cafezinho Indignados com as recentes declarações do ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, sobre as reparações feitas pela Comissão de Anistia, aos ex-presos políticos e atingidos pelos desmandos da ditadura (1964/1985), os militantes dos Filhos e Netos por Memória Verdade Justiça; Coletivo RJ por Memória Verdade Justiça e Campanha OCUPA […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Denise Assis, colunista do Cafezinho

Indignados com as recentes declarações do ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, sobre as reparações feitas pela Comissão de Anistia, aos ex-presos políticos e atingidos pelos desmandos da ditadura (1964/1985), os militantes dos Filhos e Netos por Memória Verdade Justiça; Coletivo RJ por Memória Verdade Justiça e Campanha OCUPA Dops elaboraram nota em repúdio à posição retrógrada de Goldman. Segundo os militantes desses movimentos, a atitude do ex-governador agrava o retrocesso político.

Nota:

RECONHECER e REPARAR os ERROS do PASSADO: CONDIÇÃO para a DEMOCRACIA!

Em entrevista recente, o ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, empossado por Michel Temer como conselheiro na Comissão de Anistia, Ministério da Justiça, criticou a reparação econômica a atingidos pela ditadura militar. Na realidade, o trabalho do órgão vinha se destacando exatamente pelas políticas reparatórias que vão além do pagamento da econômica, como o pedido oficial de desculpas, as homenagens aos que se opuseram ao regime ditatorial, testemunhos públicos, ações nas áreas de educação e cultura, como publicações, seminários, filmes sobre o período. É preciso que a sociedade conheça o que ocorreu!

A fala deste conselheiro representa o que há de mais atrasado e arcaico; demonstra um desconhecimento não só das referências adotadas por órgãos e tribunais internacionais de Direitos Humanos, mas da própria legislação nacional. A Lei 10.559/2002, que cria a Comissão de Anistia, prevê já em seu artigo primeiro o direito à reparação econômica para os anistiados políticos e está baseada na Constituição de 1988. Esse direito está embasado no entendimento de que, durante os mais de 20 anos de regime ditatorial, milhares de projetos de vida foram interrompidos pela violência do Estado e instituições foram marcadas pelo autoritarismo estatal. Embora o dinheiro não possa dar conta dos danos físicos e/ou psicológicos da tortura ou pelo desaparecimento de um ente querido, a reparação econômica significa o reconhecimento simbólico dos erros cometidos pelo Estado no passado, além de compensar minimamente as perdas materiais ocasionadas por demissões, expulsões de universidades, impedimento de participação em concursos, e outras expressões da perseguição política. Reconhecer os erros do passado é condição para a construção de cidadania, para o fortalecimento da democracia!

Lembramos que foi somente por meio da intensa luta de ex-presos políticos e de familiares de mortos e desaparecidos que o Brasil muito lentamente adotou medidas para lidar com o legado do regime autoritário. O trabalho desenvolvido pela Comissão de Anistia pela reparação com memória e verdade não pode ser interrompido!

Na transição para a democracia, o país não consolidou ainda mecanismos para impedir a repetição das violências do Estado. Chacinas, desaparecimentos e execuções sumárias são evidências de que a permanência de um Estado que mata foi a principal herança da ditadura.

Nós, do movimento por Memória Verdade Justiça e Reparação, não aceitamos posições retrogradas que enfraquecem o processo democrático, desrespeitam lutas anteriores e representam mais um retrocesso em um cenário de retirada progressiva dos direitos da população.

Movimento por Verdade Memória Justiça e Reparação
Filhos e Netos por Memória Verdade Justiça
Coletivo RJ por Memória Verdade Justiça
Campanha OCUPA Dops

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jacques

15/01/2017 - 18h49

A TURMA QUE LUTOU PELA DEMOCRACIA AO LADO DA RUSSIA, CUBA E CORÉIA,
Quando abriu a c”comissão da verdade” disse que seria só pra apurar fatos que ficaram sem clareza e dar satisfação às famílias…

Depois pulou para punição… Esse é o problema.

Aliás, esse é sempre o problema da esquerda: falta de caráter. mentem pro bem, mentem pro mal, simplesmente mentem.

Mas quando chegarem ao poder, vão trazer PAZ e prosperidade a todos. Ah, mais uma mentira né?

Ivan

13/01/2017 - 15h01

Ótima publicação

Rita Candeu

13/01/2017 - 15h28

gente – tá dificil de suportar

o que esse fascista falou? queria saber

Augusto Costa

13/01/2017 - 14h51

Procurem a corte internacional, o Brasil está infestado de parasita destro.


Leia mais

Recentes

Recentes