Operação Carne Fraca, a maior barriga da história da Polícia Federal? - O Cafezinho

O Cafezinho

segunda-feira

20

março 2017

223

COMENTÁRIOS

Operação Carne Fraca, a maior barriga da história da Polícia Federal?

Escrito por , Postado em Redação



A operação Carne Fraca está se revelando o maior fiasco da história da Polícia Federal. Após ler a reportagem da BBC, o jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva opinou que a história está lhe “cheirando a uma nova escola de Base, barriga jornalística”.

Um fiasco e uma barriga que podem nos custar, em plena recessão, um prejuízo de bilhões de dólares.

A acusação, lançada pelo delegado responsável pela operação, Mauricio Moscardi Grillo, de que haveria uso de substância para mascarar a deterioração da carne oferecida aos consumidores, chocou profundamente a população.

Daí começou-se a gritaria sobre “carne podre”.

A suspeita da PF surgiu porque, durante a investigação, os agentes ouviram executivos falando em uso de “ácido ascórbico”.

A informação foi questionada por especialistas ouvidos pela BBC, que falaram em “exagero” e “sensacionalismo”. Eles explicaram que o ácido escórbico não pode ser “demonizado”, porque se trata de substância “necessária para o processamento de alimentos”.

A PF não encontrou, em suas apreensões, nenhuma carne estragada.

O uso de papelão na carne também foi questionado. Segundo a empresa, foi um “grande mal entendido”. O funcionário falava da possibilidade de embalar a carne em papelão, ao invés de fazê-lo em plástico.

Leia a matéria da BBC.

***

Papelão e substância cancerígena ou exagero? O que se sabe – e o que é dúvida – na Operação Carne Fraca

Por Camilla Costa e Renata Mendonça
Da BBC Brasil em São Paulo

Carne com papelão? Vitamina C cancerígena na salsicha? Desde que a Operação “Carne Fraca” da Polícia Federal foi deflagrada na última sexta-feira, as informações se espalharam pela internet e causaram pânico em muitos consumidores.

A BBC Brasil conversou com engenheiros de alimentos e especialistas em carnes para esclarecer o que pode e o que não pode ser adicionado no processamento de carnes e quais as preocupações que a investigação da PF deve despertar no consumidor.

Para alguns deles, a maneira como a operação foi divulgada acabou gerando uma desconfiança “exagerada” sobre a carne brasileira.

“A polícia agiu mal com a maneira como divulgaram tudo. Acho que houve um certo exagero, para precipitar a loucura que foi na imprensa ontem”, disse à BBC Brasil o médico veterinário e especialista em carnes Pedro Eduardo de Felício, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

A engenheira de alimentos Carmen Castillo, da ESALQ – USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), pontua que alguns ingredientes citados nas acusações, como o ácido ascórbico, são necessários para o processamento dos alimentos e é preciso tomar cuidado para não “demonizá-los”.

“Não é problema usar esses ingredientes (em alimentos processados e embutidos), o problema é não respeitar os níveis permitidos na lei”, disse à BBC Brasil.

De acordo com a Polícia Federal, esse seria um dos delitos cometidos pelas empresas, que utilizavam ingredientes no processamento de carnes em quantidades acima do que determina a regulamentação.

“Eles usam ácidos, outros ingredientes químicos, em quantidades muito superiores à permitida por lei pra poder maquiar o aspecto físico do alimento estragado ou com mau cheiro”, explicou o delegado da PF responsável pela investigação, Maurício Moscardi Grillo, em entrevista coletiva na sexta-feira.

A operação deflagrada pela PF foi a maior de sua história e revelou que empresas do setor, incluindo as as gigantes JBS e a BRF, adulteravam a carne que vendiam no mercado interno e externo.

A investigação também revelou um esquema de propinas e presentes dados pelos frigoríficos a fiscais do Ministério da Agricultura, que supostamente recebiam para afrouxar a fiscalização e liberar a comercialização de carne vencida e adulterada.

Sobre as acusações, a JBS se manifestou dizendo que “é a maior interessada no fortalecimento da inspeção sanitária no Brasil”, ressaltando que “no despacho da Justiça Federal que deflagrou a operação, não há qualquer menção a irregularidades sanitárias ou à qualidade dos produtos da JBS e de suas marcas.”

A BRF disse que “apóia a fiscalização do setor e o direito de informação da sociedade com base em fatos, sem generalizações que podem prejudicar a reputação de empresas idôneas e gerar alarme desnecessário na população.”

Exagero?

O delegado Grillo explicou os problemas encontrados na carne das empresas investigadas pela operação – que iam desde mudar a data de vencimento e a embalagem de carnes estragadas, que eram usadas como matéria-prima para embutidos, até injetar água em frangos para alterar seu peso e mascarar a deterioração de carnes com o uso de ácido ascórbico.

“São dois anos de análise de fatos, desde utilização de papelão por essas empresas – até essas que já citei de grande porte (JBS e BRF) – para colocar esse tipo de situação em comidas, pra fazer enlatados, e outras coisas que podem prejudicar a saúde humana. (…) Tudo isso mostra que o que interessa para esse grupo é o capitalismo, é o mercado, independente da saúde pública”, disse.

“Determinados produtos, cancerígenos até, em alguns casos, eram usados pra poder maquiar as características de um produto estragado ou com cheiro.”

Mas alguns especialistas ouvidos pela BBC Brasil avaliam o modo como as informações foram divulgadas como “sensacionalista”.

“A divulgação da operação foi muito sensacionalista. Essa é uma questão pontual. Estou nesse mercado, estudando e trabalhando, há 30 anos. Uma das empresas que dirijo importava carne do Uruguai e da Argentinos até 2012. Hoje, 100% da carne que usamos é produzida no Brasil porque melhorou muito a qualidade”, afirma Sylvio Lazzarini, dono do restaurante Varanda Grill, em São Paulo.

Já Felício ressaltou a importância da investigação e disse que a operação revela um problema no setor, que “precisa de uma renovação no sistema de fiscalização”. Ele destaca, porém, que é preciso esclarecer melhor as informações divulgadas sobre ingredientes comuns na indústria de carnes, como o ácido ascórbico, “que é utilizado no mundo todo”.

Tanto Felício quanto Lazzarini apontaram o fato de que, ao anunciar a operação, a PF não explicitou quais infrações foram cometidas por quais empresas, o que facilitaria uma “generalização” do problema.

A BBC Brasil procurou a Polícia Federal, mas não obteve resposta até o fechamento dessa reportagem.
Pata de porco com selo de inspeção brasileiroDireito de imagemREUTERS

Sistema de fiscalização precisa de renovação, mas carne brasileira é de alta qualidade, segundo Pedro Felício

Papelão

Ao anunciar a operação, a PF mencionou que empresas envolvidas no esquema de corrupção “usavam papelão para fazer enlatados (embutidos)”.

Em uma das ligações telefônicas citadas no relatório da Polícia, funcionários da BRF falam sobre o uso de papelão na área onde produzem CMS (carne mecanicamente separada, comumente usada na produção de salsichas).

No áudio, é possível ouvir:

Funcionário: o problema é colocar papelão lá dentro do cms também né. Tem mais essa ainda. Eu vou ver se eu consigo colocar em papelão. Agora se eu não consegui em papelão, daí infelizmente eu vou ter que condenar.

Luiz Fossati (gerente de produção da BRF): ai tu pesa tudo que nós vamos dar perda. Não vamos pagar rendimentos isso.

Pedro Felício acredita que a referência ao papelão não foi feita como ingrediente para o processamento da carne. “Acho muito difícil isso ter acontecido. O que acontece é que tem áreas dentro das indústrias que são chamadas de áreas limpas, onde não podem entrar embalagens secundárias, como caixas de papelão”, diz.

“Na gravação que ouvi, duas pessoas falavam em entrar com uma embalagem de papelão na área limpa.

Evitar papelão nessas áreas faz parte das boas práticas de manufatura, mas não fazer isso não é o mesmo que usar papelão dentro da salsicha.”

Em nota, a empresa BRF afirmou que “houve um grande mal entendido na interpretação do áudio capturado pela Polícia Federal”.

A empresa afirma que um de seus funcionários falava que tentaria embalar a carne em papelão. O produto é embalado normalmente em plásticos.

“Na frase seguinte, ele deixa claro que, caso não obtenha a aprovação para a mudança de embalagem, terá de condenar o produto, ou seja, descartá-lo”, afirma a empresa.

Ácido ascórbico

O ácido ascórbico – a popular vitamina C – também foi citado pelo delegado da PF como algo utilizado para “maquiar” o aspecto da carne.

“Eles usam ácido ascórbico e outras substâncias na carne pra maquiar essa imagem ruim que ficaria se ela fosse expostas dessa forma. Inclusive cancerígenas. Então se usa esses produtos multiplicados cinco, seis vezes pela quantia permitida pela lei para que não dê cheiro, e o aspecto de cor fique bom também”, disse Grillo.

A partir daí, muitas pessoas entenderam que o ácido ascórbico é uma substância potencialmente cancerígena.

De acordo com a OMS, ela pode contribuir com distúrbios gastrointestinais, cálculos renais e outros problemas de saúde se for consumida em excesso e por longos períodos de tempo, mas não há evidências de relação direta com o câncer.

Falta saber que substâncias cancerígenas estariam sendo usadas e por quais empresas, de acordo com a investigação da Polícia Federal.

Os especialistas alertam que o uso de ácido ascórbico na carne não é problema.

“O uso dele tem benefícios e não é para mascarar carne adulterada. Ele tem uma função nas carnes processadas como antioxidante, ajuda a melhorar a estabilidade do sabor e reduzir o teor de nitrito residual. O nitrito é um aditivo para realizar a cura, que é uma etapa importante no processamento da maior parte dos produtos processados. Todo ingrediente não cárneo tem função a cumprir no processamento de alimentos”, afirmou Carmen Castillo.

Pedro Eduardo de Felício pontua que o ácido ascórbico “evita que a carne fique com uma coloração marrom” e que “isso é feito no mundo todo”.

A substância, segundo Felício, conseguiria mascarar a deterioração da carne no princípio, quando ela só tem algumas manchas, mas não quando o estado é mais avançado.

De qualquer forma, ela só deve ser usada somente em produtos embutidos como parte de seu processamento, e não nas carnes que são vendidas como matéria-prima para estes produtos – nem nas carnes compradas no supermercado.

“A carne usada como matéria-prima não deve ter qualquer aditivo, nem o ácido ascórbico. Se a Polícia achou isso, não deveria acontecer”, diz.

Brasil exporta carne para mais de 150 países em todo o mundo, em mercado que movimenta milhões de dólares

Salsicha de peru sem peru

A descoberta de que, no Paraná, alunos da rede pública estadual consumiram salsicha de peru sem carne de peru – preenchida com proteína de soja, fécula de mandioca e carne de frango – deu início à investigação de dois anos.

“Muitas vezes verificou-se a falta de proteína, por exemplo, numa merenda escolar, trocada por fécula de mandioca ou então a proteína da soja, que é muito mais barata do que a carne, então substituía. Muitas vezes até tinha a quantidade de proteína suficiente, mas não era a proteína da carne, era proteína de outro alimento, que não traz as mesmas substâncias pro corpo humano como a carne”, afirmou o delegado.

O uso de soja e de fécula de mandioca são comuns na produção de embutidos em todo o mundo, segundo os especialistas, porém é preciso respeitar as quantidades determinadas pela lei.
“É preciso observar as quantidades usadas, porque elas só podem ser usadas dentro dos limites da lei. Senão, você tem um produto de carne que tem predominância de matérias-primas não cárneas”, diz Felício.

Injeção de água no frango

Segundo a PF, fiscais teriam descoberto que frangos da empresa BRF, a maior exportadora de frango do mundo, teriam “absorção de água superior ao índice permitido”.

“Injetar água no frango é um problemão com o qual o Brasil vive e luta contra há muito tempo. Há oito anos que o Ministério da Agricultura é cobrado pelo Ministério Público que o frango não pode ter mais de 8% de água”, afirma Felício.

“É uma luta difícil. Eu não duvido que isso aconteça muito por aí, mas existe um esforço para combater.”

A prática não chega a ser prejudicial à saúde, mas altera o peso da carne. “É uma fraude econômica”, diz o engenheiro.

Mais de 20 empresas estão sendo investigadas pela PF, incluindo as gigantes do setor, JBS e BRF, que negam irregularidades

Cabeça de porco

O uso da carne de cabeça de porco ou de boi em linguiças é discutido em uma das ligações interceptadas entre os sócios do frigorífico Peccin e é proibido no Brasil. “Usavam cabeça de porco, animal morto, tudo para fazer esse tipo de produtos, principalmente esses derivados, salsicha, linguiça, e outros produtos”, afirmou Grillo.

A utilização de cabeça de porco é admitida em outros países, segundo Felício. “Não será a melhor linguiça do mundo, mas não é prejudicial à saúde. Será um produto comestível, mas de categoria inferior.”

“No Brasil, essa carne é considerada como matéria-prima nas formulações de embutidos cozidos, como mortadela, mas não em linguiças, que são cruas.”

O consumidor deve se preocupar?

Segundo Sylvio Lazzarini, as irregularidades encontradas pela Polícia Federal devem ser punidas, mas não representam a totalidade dos produtos feitos no Brasil e vendidos em supermercados e restaurantes.

“A carne brasileira evoluiu muito nos últimos anos e é muito segura. Senão o Brasil não exportaria para os países asiáticos, e muito menos para os EUA, que tem um dos maiores controles fitossanitários do planeta”, diz Lazzarini.

Para o empresário, “irregularidades desse nível existem em todo o mundo porque bandidos existem em todo lugar”.

O Ministério da Agricultura divulgou nota também para acalmar os ânimos dos consumidores.

“O Serviço de Inspeção Federal é considerado um dos mais eficientes e rigorosos do mundo. Tem um quadro de 2.300 servidores e inspeciona 4.837 unidades produtoras habilitadas para exportação para 160 países. Foi com este Serviço que construímos uma reputação de excelência na agropecuária e conseguimos atender às exigências rigorosas de diferentes nações”, afirma a pasta.

Segundo delegado da PF, consumidores podem ter comprado produtos de qualidade inferior ao que deveria ser fornecido.

O delegado da PF chegou a ser questionado na coletiva de imprensa se seria correto afirmar que “quase nenhum produto no mercado hoje está 100% livre dessas possíveis fraudes”. Ele respondeu com cautela, mas não escondeu sua preocupação.
“É possível que a gente tenha consumido alimentos de baixa qualidade, no mínimo, com qualidade inferior do que deveria ser fornecido.”

“Hoje é realmente complicado. Tenho ido ao mercado e passeio um bom tempo até escolher um produto, mudou esse aspecto na minha vida. É difícil porque a confiança que a gente tem nas empresas, pelo menos da minha parte, mudou muito. São empresas que a gente considerava corretas, então assusta.

Obviamente deve ter empresas sérias, corretas, mas na investigação foi assim, foi aparecendo uma, depois outra. Acho que a gente pode dizer que todas as empresas que a gente teve o azar ou a sorte de investigar tiveram problemas sérios. Foram quase 40.”

Para evitar problemas, Pedro Eduardo de Felício afirma que os consumidores devem conferir se os estabelecimentos de onde compram carne vendem produtos com certificação de origem e de inspeção, mesmo após as acusações de corrupção de inspetores federais.

“Este escândalo é de desvio de conduta de 33 funcionários, que foram afastados, entre mais de quatro mil inspetores. E o Ministério da Agricultura estar tomando atitudes para corrigir o problema. A partir de agora, todo mundo vai ficar alerta.”

“Os erros que foram cometidos devem ser comprovados e punidos, com certeza. Mas eu não acredito que essas acusações possam ser generalizadas, acho que esse foi problema localizado e o governo terá que resolver”, diz.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

segunda-feira

20

março 2017

223

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

223 Comentários em "Operação Carne Fraca, a maior barriga da história da Polícia Federal?"

Avise-me quando
avatar
CEP
Visitante

Barriga?
Vcs são ingênuos as vezes.
Percebem o golpe, mas não enxergam o pulo do gato.

ilton
Visitante

e mas uma safadeza acontecendo no brasil com propinas caixa 2 e pilantragem

pais soberano em vagabundos maginais e politicos corruptos e ladroes.

essa e a naçao brasileira.

CEP
Visitante

Meu Deus!!!
Como vc é tapado amigo!
KKKkkkkkkk

O brasil merece coisa melhor
Visitante
É incrível que em vez de culpar o governo e políticos a gente vá meter o pau na Polícia Federal… caramba! que país é esse? 13… 20 … 30 anos de roubalheira e quando se resolve ser firme a culpa é de quem dá um basta. Quem fez a merda de criar o pânico foi a mídia. Se levarmos em conta os erros e os acertos da PF e MPF dá 10 a 0 para eles…. ou vamos continuar achando que daria para fazer uma faxina dessas sem algum dano… Um povo ético não aceitaria um governo corrupto, e vice-versa.… Read more »
SELMA ALVES DA FONSECA
Visitante

ESTÃO TENTANDO TIRAR O FOCO DA REFORMA DA PREVIDENCIA CUIDADO POVO BRASILEIRO,COM ESSA HISTORIA DA CARNE.

Lauro Barela O CORRETOR DE IMÓVEL
Visitante

Absurdo.
Animais de roupa querem
destruir empresas e assim destroem seu País junto .Destruíram toda a reputação da Petrobras e agora destroem da Empresa maior Exportadora.Oque temos é um modelo de investigação com Sensacionalisto que me reporta aos jornais que torciamos e saia sangue. Esta linha de procedimento precisa ser combatida e desmoralizada para o bem de um país saudável e Sério como queremos ser.

Anônimo
Visitante
Trabalhei nesta área muitos anos (25)sei de todos os problemas que acontecem mas sei também do que é factoide e sensacionalista então são produtos altamente perecíveis e portanto requerem cuidados e agilidade a qualquer problema de refrigeração mas nunca vi e nem vou ver alguém misturar produtos que não sejam permitidos e quanto a validades e simples olhem na embalagem e se estiver perto de vencer não comprem .A carne nossa e a melhor do mundo e isto não vai mudar nosso rebanhos estão qualificados os frigorificos Modernizados e não passa nada por as fiscalização a não ser casos de… Read more »
Thiago Nascimento Diniz
Visitante

Tantas coisas mais importante para se preocupar, tipo,operação lava jato,tipo,,,deputados presos ,e o dinheiro por motivos q eles foram presos, nunca devolvidos,leis como,,,aposentar com 65 anos, ,,mas o Brasil virou uma palhaçada, todos nois somos submetidos ao q eles decide, ,,opinião nossa nunca foi questionado, ,agora vem falar de 5%de empresas do Brasil, nos somos o maior agricultor do mundo,não venha manchar nosso Brasil, bando de impocritas,,,

AFFONSO MELLO
Visitante

Brasil virou circo para o restante do mundo.

Visitante

Vivian Ébano Juca Tupinambá Izabela Oliveira

Visitante

Eu havia lido

Jorge
Visitante

Essa polícia federal é um lixo. Só fazem operações q geram ibope.
Gasto do país é gigantesco com esse povo p pouco q produzem, e tem delegado tirando foto com AECINHO, Minerin…
Vergonha!!!!!! Bando funcionário público preguiçosos e mamando.
Não bloqueiam mais os grandões do tráfico, não fazem mais operações nesse sentido. É arriscado, kkkk.
Só querem mamata de prender lava jato. Ganham um absurdo e fazem vista grossa p tráfico.
Não é a toa q só 2% da população confia na polícia.

Artemis Grega
Visitante

Quando a intenção de aparecer é maior do que a responsabilidade, é o que dá!

Eduardo Fontes Neto
Visitante

Infelizmente a PF agiu de forma açodada , sem se quer se preocupar com todo o prejuízo que daria a Nação com a sua intempestividade e falta de conhecimento no assunto.
Deveria pelo menos ter humildade separar o joio do trigo e contatar urgente com o próprio Ministro e nao, seguir a orientação de um técnico raivoso e inconsequente!
Agora vai ter que pelo menos pedir desculpas a todo o Agro negócios do Brasil!

Moacir
Visitante

Uau! Ninguém se instrui nessa porra. Tropa de burros!

ISMAEL
Visitante
e muita hipocrisia . a PF esta correta , nós já ouvimos , e vimos isso todos os dias , e ponte caindo, estradas ESBURACADAS , pacientes morrendo nas filas do sus, e leite com soda , cafe com carvão , armamento da policia que não presta , semente que não germina, uso indiscriminado de defensivos , pão com bromato, rodovias federais ( BRS) sem acostamento e sinalização , sementes transportadas em caminhão e perdendo pelo caminho ate os portos , e este barulho só em cima de um produto que , que exportamos só 20 cento , sendo que… Read more »
angela ARRUDA
Visitante

TAmbém cabe observar que, além da irresponsabilidade da PF, a mídia não questionou nada do que recebeu e convetteu tudo num grande escândalo geral. A mídia brasileira precisa ser mais crítica, mais questionadora, mais investigativa.
Angela Arruda

Dimas Pereira da Silva
Visitante

A questão é porque não resolveu pontualmente essa questão sem estardalhaço. Ma, querem mídia não é? Querem aparecer sair na Globo!? Obrigação é de fiscalizar os fiscais, investigar e punir os responsáveis por quaisquer desmando ou falcatruas.

Visitante

O pessoal vcs queriam continuar comendo carne podre…

Edevaldo
Visitante

Não leu a reportagem não acompanha os verdadeiros repórteres não fale o que não sabe

Visitante

Renan Bicudo Ferrari

Roberto Moreira
Visitante
Tempo bom era quando compravamos leite do leiteiro produtor que vendia na rua de porta em porta,quando compravamos carne do açogueiro ,que ele mesmo abatia no seu matadouro. Aí apareceu as agências fiscalizadora,dozendo que iam proteger o consumidor,mas na verdade o governo comunista que está aí sobre queria o poder,ficar tudo depende de suas decisões. Ex:o leite fica armazenado varios dias na pura química até que seja industrializado,esto é um exemplo. Nos outros alimentos acontece o mesmo. O Brasil é um dos países que mais usam agrotóxico no mundo. ACABARAM COM :O AÇOGUEIRO,COM LEITEIRO,COM O MADEREIRO,E AGORA ESTÃO ACABANDO COM… Read more »
Roberto Moreira
Visitante

Faça certo que tudo dará certo.
A PF está certíssima.
Isso é antigo no brasil.
Faz tempo e vai continuar,não vão parar não.
Você está no Brasil.

Roberto Moreira
Visitante

Aqui no Brasil a indústria coloca o que quizer nos alimentos.
Agora os amiguinhos ficam chorando,e fazendo comentários a favor das indústrias.
Logicamente são gente deles.
Na vida é só fazer certo que dará tudo certo.
Faz errado,um dia a casa cai.

Roberto Moreira
Visitante

A verdade é que no brasil não tem uma fiscalização dos órgãos responsáveis por esta área.
Na alemanha,Inglaterra e outros europeus é proibido usar produtos químicos em conservação de alimentos.
Só usam produtos naturais.
Ex corante para alimentos aqui no Brasil é tinta química.
Na Europa só podem usar corantes naturais, tais como:urucum,açafrão e outos.
Aqui é uma bagunça.
A polícia está certa ,e acho que ainda está pregando leve.
É sabido a muito tempo que usam papelão em fabricação de salsichas .
Aqui a fiscalização deicha desejar.
Estão querendo tampar o sol com a peneira.

Anônimo
Visitante

A verdade é que no brasil não tem uma fiscalização dos órgãos responsáveis por esta área.
Na alemanha,Inglaterra e outros europeus é proibido usar produtos químicos em conservação de alimentos.
Só usam produtos naturais.
Ex corante para alimentos aqui no Brasil é tinta química.
Na Europa só podem usar corantes naturais, tais como:urucum,açafrão e outos.
Aqui é uma bagunça.
A polícia está certa ,e acho que ainda está pregando leve.
É sabido a muito tempo que usam papelão em fabricação de salsichas .
Aqui a fiscalização deicha desejar.
Estão querendo tampar o sol com a peneira.

Visitante

Pois é, o que Lula fez dando apoio a PF, o golpista do Temer que tirar desmoralizando a PF.

Eduardo Corrêa
Visitante

O golpe a jato foi criado para exterminar a esquerda brasileira e abocanhar todos nossos recursos naturais. Matéria-prima em abundância e mão de obra barata é tudo que os donos do mundo precisam! Agora a polícia federal, com a ajuda dos golpistas, resolveu mostrar essa carta na manga pra destruir os frigoríficos nacionais e favorecer os frigoríficos estadunidenses e australianos. Além de desviar a atenção para a “reforma” da previdência.

Visitante

a Friboi que monopolizou todo o mercado da carne com emprestimo junto ao BNDS feito com ajuda dos Petistas e que hoje paga propina ao PMDB e PSDB…O PT quebrou a petrobras devia ter usado a mesma como o os outros partidos fizeram roubavam mas não faliram ela.

MARCIA ARAUJO DE FREITAS PEREIRA
Visitante
MARCIA ARAUJO DE FREITAS PEREIRA
EU SO FAÇO UMA PERGUNTA A MUITO TEMPO NÓS COMEMOS CARNES DE BOI PORCO GALINHA ETC E NUNCA PASSAMOS MAL E PORQU SO AGORA QUE APARECE ESSAS NOTICIAS, SINCERAMENTE PARA MIM É UM POUCO DE EXAGERO,E PODE SER UMA MAFIA PODEROSA E MALDOSA FAZENDO TUDO PARA SUJAR MAIS AINDA O BRASIL,E TAMBEM CORTAR A CONFIANÇA NAS NOSSAS EMPRESAS DE ALIMENTAÇOES PRINCIPALMENTE NAS CARNES,SOMENTE PARA ENFRAQUECER O QUE É MAIS FORTES QUE SAO AS EMPRESAS DAS CARNES, O NOSSO PAIS É MUITO PERSEGUIDO E MUITO TOLIDO EM MUITAS COISAS,POR CERTOS PAISES MAIS PODEROSOS QUE OS NOSSOS,DE REPENTE A VERDADEIRA HISTORI NOS… Read more »
Marco
Visitante

Márcia, você é dona de algum desses frigoríficos? Qual o seu interesse na questão? Preocupe-se um pouco mais com a população e procure não usar caixa alta, pois dá a impressão que você está gritando!

Visitante

PF sem direção e sem noção!!! Quem manda nesta organização???

Visitante

Não seria fiasco se a Friboi fosse do filho do Lula como caluniavam os babacas amarelinhos.

Visitante
O GOLPE é profundo! E amplo! Continua, aceleradamente, o desmonte da economia brasileira! A seletividade e escarcéu da operação carnavalesca contra os frigoríficos, empresas exportadoras nacionais de ponta e campeãs em seus campos de atuação é, no mínimo, muito estranha. A ocorrência da fiscalização em relação à produtos dos frigoríficos ocorreu há 2 anos atrás e só agora, convenientemente, deram divulgação à notícia, de modo carnavalesco e seletivo. Uma seletividade MUITO estranha. Essa operação acaba colocando em cheque não apenas os supostamente envolvidos, mas todo o setor de frigoríficos brasileiros exportadores de carne e seus derivados, e todo o setor… Read more »
Anônimo
Visitante

Ótimo comentário.

Fernando Monteiro
Visitante

Poucas vezes li comentários com tamanha lucidez. Parabéns.

Visitante

Tudo que expõe a canalhada tentam inverter os valores.

Visitante
Ah tá vcs querem dizer que a policia federal é um fiasco, que a policia federal é que deu prejuízo ao país ? Sabemos que a corrupção infelizmente está arraigada de uma forma doentia na sociedade, depois de todos os crimes já desvendados nesse país por conta de lucros escusos, propinas etc…vcs estão a serviço de quem ? estão querendo minimizar o crime cometido contra a população? a policia federal pode até não ser perfeita mas como esconder um crime hediondo desses? Pelo PIB? Pelos produtores de carne, assassinos silenciosos, acordem se tem capital estrangeiro levando vantagem foram dadas as… Read more »
Marcus Vinícius
Visitante

Desculpa Maristela Nascimento.
Pelo seu comentário fiquei pensando se terias uns 10 ou 10 mil neurônios. acredito que um ou outro com certeza.
Boa noite

Visitante

Mauro Mattos Ricardo Andreiolo Martins

Visitante

Vamos lá PF pega todos esses fdp!!!!!

Visitante

Pra um país k serve leite com soda cáustica fica difícil dizer k é erro da pf

Visitante

Será

Visitante

Fiasco eh o povo achar que não tem irregularidades dessas empresas pelo amorrrrr

Visitante
2000 – 11h20 Japão tem maior contaminação por comida da história PUBLICIDADE das agências internacionais em Tóquio (Japão) O número de pessoas contaminadas por uma carga de leite estragado chegou a 13 mil nesta sexta-feira (7), levando escolas e hospitais a suspenderem o consumo de produtos da marca Snow Brand Milk Products Co., a maior empresa de laticínios do país. Essa é a maior contaminação por comida da história do Japão. “Outras autoridades locais devem adotar as mesmas medidas”, disse um integrante do Ministério da Agricultura, das Florestas e da Pesca. Um membro do governo de Osaka afirmou que o… Read more »
Visitante

Esse cafezinho ta chorando a teta que perdeu até hoje!

Visitante

As empresas fazem a merda e a cagada é dá PF???? Por favor.

Anônimo
Visitante

diante d/um desemprego grande no brasil tem um inresponsavel pra tirar o que tem
cargo de confiança pra tipo gente jamais.

Eduardo Ed
Visitante
Agora a desculpa do PMDB, PT, PSDB é COMPLÔ internacional para prejudicar a exportação de carne do Brasil… Claro… Todo PTista diz isto… Ah, o PSDB e o PMDB tb… Foram os espiões imperialistas do Donald J. Trump que corromperam o BNDES, exigiram propina para o pobre e inocente Lula, Dilam, Aécio, Serra, FHC, e forçaram os gerentes dos Frigoríficos da “Política de Campeões Nacionais” a corromperem os fiscais (e indicarem os Superintendentes e Ministros para gerirem o esquema), como parte do Plano Iluminati de dominar o Mundo, tudo guiado pelos seus senhores, os alienígenas cinzas do Planeta Melmak, para… Read more »
madison souza
Visitante

O governo golpusta perdeu a noção da sua própria irresponsabilidade.
Construiu a novela da Carne Fraca com p único propósito de desviar a atenção da espada que se abate sobre a cabeça do poder golpista encastelado em Brasília.
É o golpe dos golpes. Só os tolos não enxergam!

Visitante

Socialista defendendo agrobusiness é um soco no estômago

Visitante

PF – Polícia Fraca…

Visitante

Fiasco é a esquerda

Atreio
Visitante
a poliça daqui hj trabalha na tv…interessante. o rapazola do MP tb, alugou um hotel, contratou um restaurante, chamou os parça da mídia e meteu aquele powerpoint rizível. depois o bonner ficou mais de 10min na noticia…..e aquilo não tinha anda. mas muitas convicções do rapaz q investe em imóveis por meio de projetos de habitação popular e q faz discursos na igreja sobre seu trabalho e suas metas profissionais. pervertido, eu digo. confuso, um terapeuta talvez dissesse. essa gente tem q urgentemente perder seus privilégios. ganhar mais e 50mil por mes? carro oficial? motorista? mais de 30 dias de… Read more »
João Evangelista de Melo Neto
Visitante
João Evangelista de Melo Neto

Antes de desmerecer a operação da PF, devemos desconfiar da fiscalização federal agropecuária, mesmo porque a denúncia inicial partiu de um desses fiscais.
Se a PF tivesse condições operacionais mais amplas, é muito possível que as irregularidades encontradas seriam maiores. Seria interessante que se fizesse uma ampla averiguação da evolução patrimonial dos fiscais, apenas dos que atuam nos frigorificos, inclusive de seus familiares.
Agora, confiar em investigação interna do MAPA seria ignorar o poder do corporativismo.

eló beneduzi
Visitante

crime de lesa pátria…diziam que praga de gafanhoto era um desastre mas veja o estrago q um só grilo pode fazer a nosso país. Tem concurso na pf? tem agente infiltrado da cia?

Gustavo
Visitante

Na sexta-feira toda mídia anunciou o caso do papelão como sendo na JBS. Quem errou nessa divulgação PF ou a Mídia?

Gilberto oliveira
Visitante
Gilberto Cesar de Oliveira Eu acho que o cachorro latiu mais ALTO do que deveria mas acho que o mercado produtivo do Brasil precisava da uma sacudida, pois a muito tempo que fiscais vem fazendo vistas grossa na fiscalização e não é só com produtos derivados da carne não. muitos outros produtos como leite iogurte, sucos, enlatados em geral, etc. O pior acontecem nos supermercados, padarias, restaurantes por este país afora. Exemplo : a um ano atrás encontrei uma borra escura no fundo de um suco famoso. Chamei os fiscais mandamos o produto para BH e até hoje não obtivemos… Read more »
Alexandre Heringer Lisboa
Visitante
Pronto. Agora “O Cafezinho” pode reivindicar um patrocínio das empresas do Agronegócios, ao comprar a tese da “conspiração ianque”. Um dos maiores setores econômicos que apoiaram o golpe, os que perseguem os movimentos dos sem terra, promovem desastres ambientais, latifundiários ganancioisos e anti-nacionais, agora se vitimizam, com o apoio de uma parte da esquerda “nacionaleira”. Fazem coro com Temer, Blairo Maggi e Serraglio na defesa da “nossa” indústria (NOSSA, conforme enfatizam). Nunca foi nossa. Quem não tem escrúpulos para usar carne podre, misturar papelão e comprometer saude do consumidor brasileiro (80% do mercado), não merece ter essa relativização dada por… Read more »
Visitante

Sério mesmo que páginas de esquerda no Brasil estão advogando para os ruralistas agroexportadores que foram pegos pela PF? Tem que se preocupar com o pequeno agricultor e produtor de carne, que nao tem auxilio nenhum do Estado, nao tem influencia no senado, nao mata indio, não grila terras.

Visitante

Carne PODRE vendida por empresários e políticos PODRES !!!

Visitante

Matheus

Jose Manoel Martins
Visitante

O nome certo da operação deveria ser ” A carne é fraca”

ivan romero
Visitante
sou anafabeto de pai e mae so estudei ate 3 primario acido ascorbico nome popular vitamina c limao em po usados em todos prudutos comestiveis ex sorvetes bolos palmitos conservantes em geral sucos em po sorvetes americano tau qual acido citrico para dar sabor e acides no sovetes sucos ex agua açucar e acido citrico ja virou limonada industrial ou caseira mas sou analfabeto com 14 anos trabalei em açouges em sp sp carnes podre si poin ate hoge chama si salitre renova carnes estagadas e deterioladas ele renova a carne fica fresca mesmo podre como em todos enbutidos sao… Read more »
marcelo
Visitante

Sim, mas quais os especialistas ouvidos pela BBC? Será que eles têm nomes? É como nos homicídios em nosso país:
um diz que quem morreu era traficante e trocava tiros com a polícia, já outro diz que foi um transeunte vítima de bala perdida. Mas, Existe um fato: o homicídio.
Seja lá qual for o interesse, a carne estava estragada.

Jose Manoel Martins
Visitante

IRRESPONSABILIDADE, é palavra que define toda esta situação.

Juliana
Visitante

Qq um dos problemas citados pode ser comprovado por analises. Se há 2 anos se investiga, o que já foi comprovado? Onde estão estes dados? Como especialista na área de segurança alimentar e prevendo as ações á tomar, ficamos sem ação, pois não temos fatos e dados. NADA foi até agora esclarecido e provado! E tudo foi politizado!!! è incrivel!!!

Jorge
Visitante

Ta ganhando algum, vcs q escreveram a materia, principalmente o Sr Miguel do Rosario. É ácido sórbico ( que em doses maior q a permitida e prejudicial à saúde?), o que foi encontra na carne estragada, e a polícia tem obrigação moral de informa ao povo, que é quem paga seus salário, e a questão é de saúde publica.

george smith
Visitante

Um monte de mentiras , estes empresarios brasileiros sao ladroes corruptos e inescrupulos, e apadrinhados por fiscais ladroes ,e um governo que nao vale merda

Visitante

Anderson Dias

Anônimo
Visitante

Uma bosta de reportagem, nunca mais abro esse site.

Helena correa
Visitante
Trabalhei na vigilância sanitária na época em que era o estado que fiscalizava Tinha um programa de coletas de amostras semanal de produtos para analise..depois que federalizaran criando as agencias , acabaram com isso..as industrias sempre que podem fraudam o consumidor..no entanto éramos proibidos de divulgar..Mas tinha multa, apreensão e processos até cadeia.. Quanto a salsinha depois que visitei uma indústria nunca mais comi o produto. .Sempre procuro os orodutos mais naturais..Porque a carga de aditivos nos industrializados é muito grande.. e se voce compra só industrializados é pior…mas comida pura não existe mais..O fiasco da policia federal foi o… Read more »
Ana Maria Moura
Visitante

O bicho vai pegar, nessa vaca a jato, não pelas bobagens ou pelo espetáculo despudorado mas porque estão mexendo com os donos do Brasil: agropecuaristas e sua bancada.

Luiz Antônio
Visitante

Hoje em dia está em voga fingirmos que somos acéfalos, idiotas e sem noção.
Ora, tem muito mais coisas por trás da pirotecnia policial…

Visitante

Se foi pontual , como vcs estão insinuando , quem comeu essa carne ? Será que não foi uma criança ?

Visitante

ESSES ​PARASITAS DA POLÍCIA FEDERAL !! ELES É QUE DEVIAM SE RETRATAR EM CADEIA DE RÁDIO E TV

RAIMUNDO NONATO UCHÔA ARAÚJO
Visitante
O desejo ensandecido de alguns agentes públicos em brilhar frente aos holofotes da fama tem prejudicado, e muito, o desempenho correto de suas funções e, em alguns casos tem comprometido, inclusive, a Soberania Nacional. As autoridades brasileiras têm o dever de identificar esses casos e, uma vez constatados os excessos, punir exemplarmente, a fim de que sirvam de exemplo. A economia do País vem sofrendo ataques violentos e muitos setores importantes e estratégicos estão sendo desmontados, com a anuência ou a colaboração cínica e irresponsável, de quem deveria protegê-los. Estamos vivendo tempos sombrios, com a inversão de valores e de… Read more »
Visitante

No meio da reportagem alguem sugere que o sistema de fiscalização tem que mudar ou ser repensado. Traduzindo, fim da fiscalização federal e entrada de empresas privadas especialistas em fiscalizações “independentes”

War
Visitante

O cafezinho deveria trabalhar em nome da verdade e não em pró de grupos sem escrúpulos. O prejuízo já vem sendo dado a população a mto tempo na merenda escolar e produtos fora de especificação. Polícia não tem que preocupar com financeiro das empresas envolvidas !

Visitante

O Haiti será aqui….

Visitante

Fala isso para a China e a Europa que acabaram de embargar a carne brasileira.

Gladis Barão
Visitante
A PF está certa em ter divulgado tudo isso. Ou os senhores querem serem enganados e continuarem a se alimentar de produtos sem qualidade, adulterados quimicamente e adicionados de produtos que são normalmente descartados? É o que acontece para que a produção aumente e o lucro seja maior. É só isso que este povo envolvido quer. Por que no exterior se diz que a PF foi sensacionalista? Porque a carne exportada passa sim por rigorosos controles de qualidade ou não é aceita. Simples. Aqui o brasileiro aceita tudo, não questiona, então é fácil burlar o sistema e colocar dinheiro na… Read more »
antonio
Visitante
Suponha que a denuncia seja verdadeira e as suspeitas também.(A PF nunca faria uma denuncia destas depois de dois anos de investigações se não estivesse muito segura) Apenas numa gravação:”No áudio, é possível ouvir: Funcionário: o problema é colocar papelão lá dentro do cms também né. Tem mais essa ainda. Eu vou ver se eu consigo colocar em papelão. Agora se eu não consegui em papelão, daí infelizmente eu vou ter que condenar. Luiz Fossati (gerente de produção da BRF): ai tu pesa tudo que nós vamos dar perda. Não vamos pagar rendimentos isso. Quanto seria o prejuízo para as… Read more »
Visitante

to achando otimo…golpistas tem mais que se….

Visitante

Raul Thomsen Gomes gostei dessa matéria. Bem melhor agora, foda que polícia foi muito sensacionalista sem contar muitos sites maiores. Que tem coisa a ser verificada e esclarecer melhor tem, mas realmente divulgar como foi feito é foda né

Visitante

Pois é, não digo que é tudo mil maravilhas… Mas tem coisa que tava dando raiva já

Chaves
Visitante

É assim que o golpe jurídico midiático funciona.
Barriga nada
É GOLPE!!!!!!!!!!!!!

Esmeraldo Cabreira
Visitante

ERA PRECISO DESTRUIR O INIMIGO DONO DA FRIBOI…… O LULINHA…..KKKKKKKKKKKK!
E DEPOIS, COMEMORAR O IMPACTO” NA GLOBO E NO PIG! MAURICINHO MOSCARDI……. “VOU PRÁ GALERA”!

Visitante

Fiasco não sei não cade a Anvisa parece que o único órgão do governo que realmente trabalha e a pf

Gesildo Silva do nascimento
Visitante

Isso é uma grande mentira, quantos funcionários trabalha na empresa, ninguém ficaria de bico calado , sabendo que prejudicaria toda população brasileira.

Visitante

Ta mais pra irresponsabilidade do que fiasco viu…

Visitante

Parece piada! Só sendo brasileiros pra pensarem assim. Parabens PF pelo brilhante trabalho , pelo visto gostam de podridão mesmo em ambos os sentidos, não ha perseguição nenhuma, existem aqueles que cometeram crimes e precisam pagar por eles. Fiasco é a imcompetencia dos politicos safados e ladroes que administraram e administra o Brasil, esses sim são um verdadeiro fiasco. Enquanto os brasileiros cintinuarem a defender ladrão, Brasil nunca será uma grande nação.

Visitante

Onde ha fumaça ha fogo…se fossem honestos nao haveria espaco para sensacionalismo

Visitante
Acontece que a necessidade da publicidade, do marketing pessoal, da síndrome da galinha(grita aos quatro ventos quando bota um ovo), é mais importante do que o interesse nacional. Se houvesse a investigação séria, a punição exemplar dos implicados e a devida mitigação dos problemas encontrados, o alcance se daria apenas na esfera administrativa, não extrapolando a sua real circunscrição. Mas o que nunca me surpreendeu é a relação perniciosa do público/privado. Onde há essa interação sempre haverá a corrupção. Faz-se mister que se crie instrumentos legais para coibir essa relação e que possa aplicar exemplarmente as punições, inclusive vetando os… Read more »
Jorge
Visitante

Passou da hora de trocar o comando da policia federal. As mentiras contra o PT e Lula por mais que se tente esclarecer, não acontece nada. Mas com esta confusão que não prejudica o PT diretamente , mas prejudica o governo vão tomar alguma atitude; o tiro mais uma vez saiu pela culatra.

Visitante

LAMENTÁVEL…….

ROSA
Visitante

Agora querem tampar o sol com a peneira, será que é precisa relatar aqui que o meu pai morreu devido aos embutidos da SERASA, será que é preciso dizer aqui que uma senhora de um bairro próximo ao meu morreu devido a uma mortadela, e quantos morreram depois…………

Anônimo
Visitante

Da serasa???

Visitante

A CARNE É FRACA JÁ DIZIA O GRANDE POETA DA BOEMIA, AGORA O PRATO FEITO(PF) , NA HORDA DE CASSAR O FUTURO CANDIDATO A PRESIDENTE DA NEO COLÔNIA DO BRASIL, O SR. LULA DA SILVA E DIGNO REPRESENTANTE DE 54 MILHÕES DE ELEITORES?//

Visitante

Tá mais para “fogo amigo”… Essa “armação” tem endereço certo! AGUARDEM…

Visitante
Vergonha não é a polícia federal é a roubalheira é o vale tudo por dinheiro é pior alguns defendo ladrões é triste ver isso todos vamos morrer um dia mas estes covardes estão adiantando tudo colocando soda no leite carne podre na mesa dos inocentes tudo por ganância se cada um destes covarde tivesse um câncer ia pensar bem mas não um câncer como a ex precidente teve ou o ex presidente tem que ser um daqueles q os empesa de comer ou ver aí sim iam ver deque vale tudo isso é triste o que estamos vivendo se a… Read more »
Visitante

Tão querendo desmentir a PF.. e pior que esse tipo de gente influência muito gente por aí.

Vamos lá se você tem tanta certeza que foi um fiasco me dê motivos e provas para acreditar em tal conversa! Quando se trata de estragar um esquema bilionário, vem um bando de jumento querer defender JBS e pq tem merda embaixo do pano.

PF ESTÁ DE PARABÉNS E IMPARCIAL ESTÁ DO LADO DA LEI. FAZENDO O SEU PAPEL. Se hoje no Brasil existe um mecanismo anti-corrupção e a PF

Visitante

Briga de poder entre delegados irresponsáveis da PF. Quando o ego é maior que o republicanismo.

Visitante

Esse “O cafezinho” é com milho isso sim. Por em cheque a PF é leviandade. Se tem irregularidade não interressa quem atinja,não interessa em quem resolve,é apurar e punir.

Visitante

Bom, eu não duvido de nada nesse país. Basta ler e pesquisar um pouquinho q vc verá quanta coisa é irregular aqui. Uso de agrotóxicos em níveis elevadíssimos, adulteração de gasolina, de leite, etc, etc, se for para falar em adulteração, somos campeões!!

Visitante

Verdade. ..

Visitante

Bom, deixa eu para de seguir essa página! Não agrega nada!

Visitante

Daqui a pouco a PF vai achar Carne podre escondida no Triplex do Lula para dar continuidade a essa grande Comédia…E para fechar com chave de ouro..,O Temer levou os embaixadores estrangeiros Par a uma churrascaria q só serve carne importada…..Depois dessa o PMDB vai perder a propina dos frigoríficos em questão….É ou não é um grande Circo?????????

Celio
Visitante

Continuo contra a reforma/desmonte da previdencia

Daniel
Visitante
Eu espero que este segmento, PELO MENOS ESTE, processe a meganhagem e o Chefe deles, tambem os Dalagnols de Curitiba e o Chefe dos mesmo, pois o PREJUIZO, so na sexta feira, foi de 6 BILHOES. Sem esquecer que este segmento, CERTIFICADO EM 150 PAISES, investiu muitos BILHOES DE REAIS em pesquisas, desenvolvmento, apuracao de racas e carcacas, plantas industriais, capacitacao tecnicade pessoal, entre outros. E e inadmissivel que um meganha qualquer, apoiado e adulado por um Dallagnol da vida, DESTRUA UM SETOR, como este de producao de proteina animal. Mas o mais incrivel e que uma midia podre, como… Read more »
Visitante

Maior fiasco aquele bando de ladrões ontem inaugurando Obra superfaturada e abandonada no governo PT.

Visitante

Solon Izidoro Marcia Lopes

Visitante

Total…

Visitante

Tá provando que não e5 fiasco não. É irresponsabilidade por falta dos governos. Que sempre se defende por falta de gente para fiscalização. Portanto 2/3 dos empregados estão em órgãos públicos e assim mesmo faltam gente. Falta é profissionais competentes.

Genaro Garrido
Visitante
Realmente é um caso muito preocupante para o Brasil, temos que entender o que realmente está em jogo, então vamos tentar entender: 1- Essas empresas representam 20℅ do total das exportacoes brasileiras mensais. 2- Nos exportamos 12℅ destes insumos consunidos no mundo todo. 3- Exportamos esses insumos para 150 paises. 4- Se pegarmos a cadeia de producao, milho, racao, vacinas, plantacao, trato, tratadores, transportadores, abatedouros, distribuidores, acougues, cortumes…. amos chegar em milhoes de trabalhadores empregados aqui no Brasil… 5- Imaginem os valores produzidos em arrecadacao de impostos, federais, estaduais e municipais que sao gerados nessa cadeia produtiva… 6- Todas as… Read more »
Visitante

Boi de piranha.

claudio
Visitante
PIROTECNIA DE DELEGADO PODE TRAZER PREJUÍZOS DE BILHÕES DE DÓLARES A ânsia desvairada por segundos debaixo do holofote de mídia despreparada pode custar muito ao Brasil. Um delegado querendo aparecer joga o nome da PF na lata do lixo e coloca em risco todo um segmento da economia brasileira. Ao colocar mais de 1.100 policiais para prender menos de 40 pessoas, já vemos o absurdo da situação. Para prender fiscais (normalmente pessoas na faixa de 40 anos, com formação em veterinária) o delegado transloucado pôs uma média de 30 policiais! Tudo bem que estes fiscais tem milhares de mortes em… Read more »
Visitante

Irresponsabilidade provocada pelo grau de politização e disputas internas na corporação. O estrago foi feito e a conta, mais uma vez, será paga por nós.

Maria de Fátima Soares
Visitante

Mesmo o assunto sendo carne, Continuo CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

Daniel
Visitante
Que é uma operação fantasiosa, com declarações totalmente fora da realidade do segmento como um todo, isto não precisa possuir conhecimento profundo e especializado. Basta ter mais de um neurônio e não ler a Veja (revista tão especializada no segmento carne, que informou a seus asnos leitores que o BOIMATE foi criado…) e afins. Então um segmento que exporta pra 150 países, tendo dentro de suas plantas industriais FISCAIS destes mesmos países compradores, conseguiu CORROMPER toda a cadeia. E isto? Mas como vivemos numa republiqueta de bananas, um meganhas qualquer “interpreta” uma conversa, como ele quer, e a partir daí… Read more »
Visitante

Concordo q há magra de especulação midiática, mas não podemos negar q fomos desrespeitados em nosso bem mais precioso: saúde.

Daniel
Visitante
Quem disse? O mesmo meganha que inventou a fantasia do papelao misturado a carne ou embutido? Ja nao basta a destruicao do Parque Naval, da Engenharia Pesada, da Pesquisa Nuclear, da Industria Naval, etc, etc,etc? Ate quando as pessoas aceitarao que reles servidores publicos , que RECEBEM POLPUDOS SALARIOS, as vezes ate 18 vezes ao ano, decidam o que QUEBRAR, como QUEBRAR e de que forma QUEBRAR? O fato de um cidadao adquirir uma doenca qualquer, nao e necessario, com o intuito de curar, mata lo. Assim sendo, e adequado frisar que NINGUEM E CONTRA O COMBATE A CORRUPCAO. Mas… Read more »
Celso Silva
Visitante

Existem problemas pontuais em qualquer lugar do mundo onde se produz grandes quantidades de gêneros alimentícios ou produção de grande monta , sem com isso comprometer a produção de outros estale imensos.
No Brasil agem agentes públicos sem o mínimo de respeito e consideração a nação brasileira.
Como em outra operação dá PF, lava jato, ocorrerem excessos na divulgação e condução dessas operações, prejudicando muito a economia.

Visitante

que trem bom que os EUA está fazendo então… só assim a nossa carne fica mais barato talvez, tomara que os preços caiam bastante com isso, pq do jeito que está mal mal um franqguinho no prato dos Brasileiros…

Visitante

Muito boa esta reportagem, vale a pena ler

Visitante

A sociedade não pode mais aceitar às barbaridades cometidas por criminosos vestidos de políticos, agentes públicos e empresários corruptos, que são os responsáveis pelo caos, desemprego, fome e a destruição de todo Brasil.

Sergio Augusto
Visitante
A economia também foi desculpa para não libertar os escravos no Brasil. A economia não é desculpa para continuar consumindo um alimento desprovido de ética, que faz mal à saúde humana, destrói florestas e todos os biomas como a Amazônia, consome 70% da água potável do mundo, trabalho escravo, assassinato de índio e pessoas do MST, grilagem de terra, veneno na comida, corrupção, chantagem aos políticos … O consumo de cadáveres de animais é devido à ignorância e alienação do povo, por duas vezes relatórios da ONU recomendam uma dieta vegana global. A esquerda não pode ficar a favor do… Read more »
Sergio
Visitante
A economia também foi desculpa para não libertar os escravos no Brasil. A economia não é desculpa para continuar consumindo um alimento desprovido de ética, que faz mal à saúde humana, destrói florestas e todos os biomas como a Amazônia, consome 70% da água potável do mundo, trabalho escravo, assassinato de índio e pessoas do MST, grilagem de terra, veneno na comida, corrupção, chantagem aos políticos … O consumo de cadáveres de animais é devido à ignorância e alienação do povo, por duas vezes relatórios da ONU recomendam uma dieta vegana global. A esquerda não pode ficar a favor do… Read more »
Luiz Teixeira
Visitante

Agora precisamos todos evitar que essa operação da Polícia Federal, caso se revele mesmo desastrada, não sirva de motivo para tentarem desgastar a imagem da Operação lava Jato e, com isso, livrarem da cadeia o chefão que TODOS queremos ver preso, pagando por todo mal que fez ao país nos últimos 14 anos!!!!
É preciso dar um BASTA!!!
Nunca mais podemos deixar voltar ao poder aqueles que um dia lá estiveram e não souberam fazer outra coisa que não MARACUTAIA, MAL FEITOS, CORRUPÇÃO, ROUBO…
CHEGA!!!!!

Celio
Visitante

Isso mesmo… Cadeia para o Aecio

Celio Franco
Visitante

Isso mesmo!! Cadeia para Aécio

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

CAIO LÚCIO: nunca notei gosto estranho na carne bovína ou suína. Mas no frango, que consone ração com hormônios, essa alteração de sabor é notada. Não sei se ainda é praticado o sistema de dar bastante sal ao gado, para que bebam bastante água antes da pesagem e torná-los “mais gordos” quando vão para a balança. Mas, de todos os crimes, este é o menor.

alex
Visitante
.A Carne Fraca é a nova frente de caça ao Lula de olho em 2018…quer dizer que o petrolão eleitoralmente esgotou. Na campanha do próximo ano vamos ter que mamar todo aquele lenga lenga da VEJA vazando semanalmente mais uma operação da Carne Fraca o Wuilliam Boner repercutindo no Jornal Nazional até a exaustão. Herança maldita do PT vai ser o carro chefe dos fascistas. Desemprego será o principal panfleto da campanha, e farão de tudo para aumentar os números. O brasileiro que se fo….a!!!!!. Pessoal vamos organizar um apitaço durante o JN já de olho em 2018 o povo… Read more »
Visitante

…então, merece punição exemplar aos meganhas; não só cadeia prolongada, mas pecuniária também, além de retratação em público.

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante
No primeiro dia dessa panaceia eu escrevi que tudo era muito estranho e ficaria aguardando o desenrolar dos fatos. Agora começaram a pipocar notícias de que a PF pisou na bola. Na ânsia de ganhar notoriedade e aparecerem como “heróis nacionais” a PF, à exemplo da turma justiceira de Curitiba, criou um factóide que será fatal para nossa pecuária. Eu, sinceramente, jamais engoli a história de que se misturava papelão à carne, pois é impossível comer um hamburger com papelão. Os burros da PF esqueceram (por falta de estudo, óbvio) que temos as tais papilas gustativas na língua que são… Read more »
Visitante

Recomendo que o pessoal de O Cafezinho leia o Leonardo Sakamoto. Vocês esqueceram toda a merda da bancada BBB, Bíblia, Boi e Bala????

Visitante

mas porque fiasco , os caras investigaram 02 anos a toa ????????????? isso é a pressão que esse governo podre está fazendo para desmerecer a polícia federal , para não se aprofundarem nas safadezas ainda ocultas de seus partidos

Visitante

nunca os funcionários públicos no Brasil fizeram tanta merda como fazem PF e MP.. vergonha..

José X.
Visitante
Uma coisa que nunca entendi é por que os empresários do setor produtivo brasileiro sempre foram contra os partidos progressistas, que são nacionalistas e desenvolvimentistas, procuram fazer o Brasil crescer economica e socialmente. Será que agora cai a ficha desses empresários ? Vão continuar financiando o PSDB enteguista e o PMDB fisiológico, que estão destruindo a economia brasileira, e de quebra, os empresários brasileiros ? Vão continuar pagando um absurdo pra anunciar na Globo, quando a internet é a maior plataforma de anúncios hoje em dia ? Vão continuar financiando os traidores da pátria, para mesmo assim correrem o risco… Read more »
Visitante

Fora temer fora carne. Kkkkk

Caio Lúcio M. Ferreira Pinto
Visitante

Há um bom tempo eu venho sentindo um sabor estranho em carnes bovinas e principalmente de frango a ponto inclusive de pedir para não coloca-la em determinados pratos usuais caseiros como uma sopa de legumes que leva frango também feita com frequência em minha casa. Em razão do relatado fico em sérias dúvidas com relação a esse provável engano da PF, ademais, seria uma irresponsabilidade. Não acredito, ou prefiro acreditar que não agiriam de forma inconsequente em deflagrar um tal esquema de corrupção envolvendo um seguimento forte e de pessoas poderosas.

Visitante

“Acido Ascorbico” é o “nome científico” da Vitamina C!

Visitante

Contudo acho que eles quiseram dizer “acido sórbico”. Esse sim um conservante de alimentos

Visitante
A Operação Carne Fraca existe ha muito tempo e é divulgada no momento de pior avaliação do governo golpista, para desviar o foco da reforma da previdência e do desmascaramento do PMDB – a maior quadrilha que já houve neste país e uma das maiores do planeta etc. O uso político deste fato é evidente e só um tolo não percebe. Mas a ´pergunta que se apresenta é a seguinte: se havia fortes indícios da comercialização de carne pobre há muito tempo, o governo não se preocupou com a saúde das pessoas quando descobriu a fraude? É carne podre !… Read more »
Visitante

Fiasco é sua mãe ter parido vc…

Visitante

Espetacularização da PF, MP e Mídia. Falcatruas sempre existiram (que punam os culpados), preservem os empregos. Estão desviando a atenção da população do golpe (o golpe ainda continua – não percebem?).

Visitante

Os USA tentam importação do boi vivo e já comprou alguns navios com objetivo de terem o emprego e lucro dos seus frigoríficos. Por isso pediu a nossa policia a destruição dos nossos frigoríficos. Querem importar o boi em pé, vivo, levar o couro a pata e os ossos.

Visitante

Quando seu livro de fantasia ficar pronto me manda uma cópia ?

Dora Rodrigues
Visitante

Parece que a Operação Carne Podre é mais. um desmonte da nossa economia, conforme. fizeram. com a indústria naval e a engenharia. E essa história de colocar aditivos,na carne pra que ela fique mais bonita, é antiga… eu não compro carne naqueles supermercados onde as carnes já são embaladase e vermelhinhas ( cheias de nitrato).

Visitante

Estou esperando a Anvisa fechar todos os laboratórios farmacêuticos por venderem a substância cancerígena Ácido Ascórbico, em doses cavalares de 1g e 2g, como se fosse muito bom para a saúde. Iludindo a população com essa de “Vitamina C”!
E aí??

Visitante

Tem que quebrar mesmo e entregar para o capital estrangeiro pq aqui não sobra um decente… bando de vagabundos

Visitante
Temos é que torcer para os produtores rurais e liberar como era antigamente que eles vendam carne fresca ovos queijo aquilo sim era saudável aí veio estes grande e os pequenos não podem mais vender um leite do dia puro uma linguiça um salame que vem aquele monte de urubu pra fiscalizar e dizer que não pode claro que não pode os pequenos não pagam suborno e os grandes enchem o bolso destes vermes que nós pagamos e nossos eleitos pregam que é pela saúde tentado nos enganar,bom mesmo era quando podíamos comprar carne no sítio vizinho quando ia matar… Read more »
All
Visitante

A senhora se inclue?

Visitante

Neusa Nicodemos carne ou lixo? Você que não pensa no que fala. Ou é hipnotizada pelos seus bandidos de estimação.

Visitante

Melhor pensar no que está falando?
Vai comer carne vindo de onde?

Roberto rocha
Visitante

32 fiscais do ministério envolvidos , fora as fraudes perante avisa e vigilância sanitária, 2 anos de investigação pela polícia federal autorizado pelo judiciário , ou seja a investigação se iniciou no Governo Dilma .
E a polícia Federal é Sensacionalista? ??
Tomé um cafezinho , reveja os seus conceitos.

Visitante

Tá recebendo bastante pra defender os frigoríficos!!!

Visitante

fiasco são vcs, jornaleco de 5ª nem os simpatizantes de esquerda aguentam tanta besteira e o levam a sério, cafezinho.

Visitante

A partidarização da PF está se tornando insustentável… polícia tem que fazer papel de polícia e não de partido político… quem está por trás disto. .. a quem interessa…

Visitante

Essa elite golpista gosta de sensacionalismo, julgamentos midiáticos com milhões assistindo ao arrepio da lei, pois é as consequências estão por vir, certamente veremos grande prejuízo para o país por condução tão inconsequente e imatura de problemas públicos de alta complexidade. Estamos muito mal ! Os concorrentes brasileiros no gigantesco mercado mundial de carnes agradecem. Vão colher sem ter semeado nada. “Brasileiro é tão bonzinho !”

Visitante

Não seria bonzinho…Seria o que sempre foi, corrupto mesmo em tudo!!! Só que de alguns anos para cá algumas merdas foram jogadas no ventilador, por rivalidade politica,e o povo aí sim “Bonzinho” ficaram a par de algumas coisas…Que na vdd sempre souberam,mas nunca havia ido p mídia. Desde sempre houve fraude na Petrobras, o leite fede, os embutidos não presta o McDonald’s​ usa carne de cachorro….A coca cola eh um veneno…E agora???? Qual a posição dos Brasileiros?

Visitante

Nesse setor de frigoríficos SEMPRE rola propina para os fiscais fazerem vista grossa. A PF gosta de estardalhaço e essa operação foi uma tentativa de turar o assunto “reforma da previdência ” da pauta jornalística

Visitante

São 11 mil fiscais federais e em 02 anos de investigação reuniram “convicçao” para ACUSAR 33. Como se baseia para generalizar que “sempre” rola propina? Até nos vazamentos apareceu fiscais dificultando a corrupção, fazendo envio de amostras para análise. E ainda uma das ficais é chamada de vaca por empresário corrupto. Esse discurso é perigoso porque existe interesse de empresarios em retirar a fiscalização estatal do processo.

Visitante

Concordo

Visitante

O dinheiro do cafesinho minguo, a luta entre esquerdistas é ferrenha ,esquerda bolivariana contra a Fabiana

Visitante

A PF do Brasil opera como uma extensão estadunidense São servidores que querem a deterioração do País completamente, são pseudos burguês corporativistas que adoram passear em Miami achando que o Brasil deva se torna um Porto Rico. Perceberam irregularidades, punam os infratores e não esculachem a economia já tão capenga.

Visitante

Agora a PF errou. ……huum, sei.

Visitante

Tá difícil confiar nestas instituições partidarizadas, fazendo política para um partido, tá difícil.

Visitante

Oi?? Talvez tenha havido sim exagero na notícia dá operação. Todavia os fatos, exagerados ou nao, são reais. Não podemos lembrar que essas fraudes são “normais” na indústria alimentícia e por isso relativizar a questão da saúde pública. O artigo nem mencionou o esquema político por trás das fraudes. A população tem todo o direito de se indignar.

foo
Visitante
> Não podemos lembrar que essas fraudes são “normais” na indústria alimentícia “Normal” e’ algo que acontece na maioria das vezes. No caso da Carne Fraca, porem, *menos* de 0.4% dos estabelecimentos estavam sob suspeita. Repito: SUSPEITA. Apenas 0.06% foram interditados. A coisa esta’ tao feia que ate’ o Reinaldo Azevedo esta’ dizendo coisas sensatas: “Mas isso ainda é pouco. Tratou-se da maior operação da história da Polícia Federal, envolvendo 1.100 homens. Há 4.800 estabelecimentos que processam carne no país. Sabem quantos estavam sob suspeita, e isso não ficou claro em nenhum momento? Apenas 21: ou 0,437%. É importante que… Read more »
Visitante

É a polícia brasileira trabalhando arduamente para destruir o Brasil. Será que eles acham que não vão sofrer também num Brasil destruído?

Visitante

Ainda chamam isto de Polícia Federal. Que vergonha para o país, seu povo que rala para pagar o salário altíssimo destes perseguidores e arruinadores dá economia, dá perda de emprego. Delegados a serviço de partidos políticos, que tristeza de tanta desgraça para o Brasil por esta gente odiosa!

Visitante

MiraramLulinha, pegaram o PP e PMDB kkkk

Cunha
Visitante

Estão fazendo fumaça maior para deixar o “ministro da justiça” no final da fila, até ser esquecido.

Visitante

Fiasco e um bando de idiotas comendo carnes e embutidos podres a anos e ainda o mesmo bando de idiotas está defendendo os carniceiros q estão nos envenenando há tempos isso sim

Visitante

Sem comentários

Visitante

São todos candidatos nas próximas eleições.
Inconsequentes.
Imorais.
Ou financiados pelo Trump.!!

Visitante

Menos um grupo para dar dinheiro. ..o fiasco e esse .
Seja PT PMDB PSDB
Parabéns federal!

Visitante

Cafezinho vermelho de Lenin , vão catar um serviço ! Cambada de comunas !

Walter Pastori da Fonseca
Visitante

Ta na hora de proibir entrevistas de pf procuradores juizes darem entrevistas durante investigaçoes e processos nao concluidos principalmente pra poderosa.Esses senhores tao com o rei na barriga precisam se acalmar.

foo
Visitante

A tentativa de condenar Lula na Lava Jato é um fiasco tão grande quanto, mas a mídia nunca vai reconhecer o erro, nem cobrar da “força tarefa”.

Se a Carne Fraca quiser sair dessa numa boa, é só colocar o “seu Luis Inácio” na história. A partir daí não haverá mais cobranças e todos os erros serão perdoados.

Visitante

OS AMERICANOS NÃO QUEREM NOSSOS FRIGORÍFICOS. ……QUEREM NOSSA CARNE DESVALORIZADA. ….NÃO QUEREM QUE O BRASIL VENDA PRA CHINA E RÚSSIA.

Célia Maekawa
Visitante

A carne exportada passa por um rigoroso controle de qualidade interno e um outro nos Países que a recebe senão fosse assim não estaríamos exportando para 160 países. Acho que são fatos isolados de alguns pequenos frigoríficos que produzem para consumo interno mas não menos grave. Contudo o Brasil terá um grande prejuízo por conta de uma investigação espalhafatosa da MP.

Visitante

Deveriam demetir os irresponsáveis!

Visitante

Como diz Sérgio cortella não estamos no auge da sujeira estamos iniciando a dedetização . Essa só poderia ser a herança de um governo podre e fétido

Visitante

Oi???

Visitante

Cadê a panela contra as provas de corrupção do PSDB, PMDB e cia? Tá esperando a Globo te acionar?
Kkkk

Visitante

Fiasco ou intencional????

Visitante

Não é fiasco, esse é o “papelão” a que se prestam esses federais do PR, eram contrabandistas até se venderem para o Tio Sam, agora vão desempregar nos frigoríficos, e garantir a carne barata para os EUA.

Visitante

Vamos novamente retornar ao Brasil do século passado

Visitante

É o maior prejuízo da história?

Visitante

Richard Bernardes

Visitante

Eu acho que essa operação da Policia Federal, na realidade poderia Chamar de “Operação Anencefalia da Federal”!

Visitante

Cortinão de fumaça para esconder ministros senadores e predidente delatados.

Visitante

Eu acho que é a corrida para quem quer “APARECER” mais.
Todas as nossas instituições estão hipnotizadas pela mosca azul.
Querem, por que querem ser os “Protagonistas” das Séries do Jornal Nacional, e serem campeãs de Mídia.
Só que por infelicidade, esquecem da RESPONSABILIDADE que deveriam ter.
Esquecem que o Brasil é um país (pode hoje nem parecer), mas é!
É isso que eu acho, nossas instituições e seus membros querem ser da TV, da Mídia… e o Lema deles é “O Show Não Pode Parar!” .
E Foda-se a população brasileira.
É o que eu acho!

Visitante

Tb!! Mas de tanto o rato roer sem ser pego uma hr cai….
O dinheiro consegue fazer isso…Ganância leva a podridão

Visitante

Quero mais que a casa caia. e que todos os corruptos vão para a cadeia. Enganadores do povo!!!!!!!

Visitante

A Polícia Federal é verdadeira ou falsa?
Misericórdia!!!!

Visitante

Tenho minhas dúvidas também !

Visitante

Se a operação fosse nos EUA e as empresas fossem americanas, vocês diriam o mesmo? Hipocritas.

Visitante

nos EUA não acontece operações midiaticas que prejudicam o país. ..

Visitante

Fiascos como a Lava jato tbm…

Visitante

A única carne estragada é a dos patos da Fiesp!

Visitante

Leia essa matéria Eduardo Ramirez Meza

Visitante

Fiasco ou irresponsabilidade ?? Estão fazendo com as industrias o que já fizeram com as empreiteiras e com a Petrobras. Quebra pra entregar de graça pro capital estrangeiro. E nós aqui pagando os custos da novela barata que nos vai destruindo a cada dia.

Visitante

Opa!!! Não vejo a hr da outra máfia a farmacêutica estar na mira!!!!

Visitante

Porque os melhores restaurantes brasileiros só tem em seu estoque carnes importadas?????? E ainda tem gente querendo defender os governos das últimas décadas lula, Dilma temer etc fazem parte da mesma guangue

Visitante

O próximo desmonte é na indústria farmacêutica nacional pra derrubar os medicamentos genéricos

Visitante

Concordo!

Visitante

Pior não. Mais um e não será o último.

Visitante

O tiro saiu pela culatra ..o temeroso foi comer carne importada kkkkkkkk

Visitante

Uma imprudência q pode custar bilhões e muita gente desempregada

Visitante

…todo o apoio á Friboi, Sadia…dentre outras marcas citadas… … …jamais toda uma Cadeia Produtiva estratégica de altíssima qualidade, com uma gigantesca teia de empregos pode ser contaminada por problemas isolados, pontuais, e que não representam de forma alguma o quadro geral do processo produtivo… …apura…pune…corrige….já era…toca o barco… …sem estardalhaço… …fama é pra Artista…não é pra policia nem pra bandido…boa noite

Eduardo
Visitante

talvez o comentário mais sensato…entretanto, na era da “pós-verdade” e do “espetáculo”, o que menos importa é a veracidade dos fatos e o rigor da análise…

Visitante

Exatamente, Leury Ribeiro.

Visitante

fizessse isso desde o inicio na operação lava jato sem acabar com o setor naval e de construção civil. isso é meganha da PF e do MPF em setores que o Brasil tinha alguma competitividade mundo afora. Mas essa ultima acho que foi tiro no pé.

Visitante

Isso é que se chama cagada de pato, espalha merda para todos os lados. Será q o pato dá FIESP sentou praça na PF?

Visitante

Discordo, o maior fiasco é a perseguição ao Lula e a proteção ao PSDB. A carne fraca é apenas ridícula e hilária.

Visitante

A PF não entende nem de horta…vai entender de carne???

Visitante

Aécio:
➡ 50 milhões de votos.
➡ 50 milhões de propina da Odebrecht.

A imprensa esconde

wpDiscuz