Pesquisa fresquinha! Lula tem 65% do votos em Pernambuco – O Cafezinho

O Cafezinho

segunda-feira

3

abril 2017

122

COMENTÁRIOS

Pesquisa fresquinha! Lula tem 65% do votos em Pernambuco

Escrito por , Postado em Eleições 2018, Redação

(Foto: Ricardo Stuckert)

A dica da matéria abaixo é do Tijolaço, que acha que o desempenho de Lula em Pernambuco pode ser a explicação para a súbita inapetência de outros institutos de pesquisa de divulgarem cenários para 2018.

Eu acrescentaria que a pesquisa traz dados que confirmam uma teoria minha que já andei expondo por aqui. Observe esse trecho da matéria:

O ex-presidente tem a preferência de 90% do eleitorado no Sertão do São Francisco. O favoritismo segue em outras áreas do Sertão (72%), Agreste (71%), Zona da Mata (65%), Região Metropolitana (58%) e Recife (53%).

Essa informação, de que Lula tem a preferência de 90% do eleitorado do sertão pernambucano, evidencia a assimetria na “batalha das ruas”, que antecedeu ao impeachment.

O eleitor do PSDB é concentrado no Sudeste, principalmente em São Paulo. Na capital paulista, os bairros próximos ao centro sempre registraram fortíssima concentração de eleitores tucanos.

Quando a democracia brasileira, portanto, sai do embate eleitoral, onde brasileiros de todos os rincões tem o direito de opinar sobre o melhor projeto de país, e se translada para a Avenida Paulista, o eleitor lulista do sertão é totalmente anulado.

Outro dado importante da pesquisa:

A gestão Temer é reprovada por 91% dos pernambucanos e aprovada por apenas 5%. O peemedebista também é visto como o pior presidente do Brasil (…)

***

No Jornal do Commercio (PE)

Lula é o preferido do pernambucano para a presidência da República

Ex-presidente, filiado ao PT, tem a melhor intenção de votos em todas as regiões do Estado; no Sertão do São Francisco a preferência por ele é de 90%

Por Franco Benites
Publicado em 03/04/2017, às 00h01

Presidente da República de 2003 a 2010, Lula (PT) terá direito a um terceiro mandato no que depender dos pernambucanos. De acordo o Instituto de Pesquisa Uninassau, ele tem 65% das intenções de voto no Estado. Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede) aparecem com 6% e Geraldo Alckmin (PSDB), Aécio Neves (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) têm 1%. O presidente Michel Temer (PMDB) possui 0% da preferência (veja arte ao lado). O levantamento foi feito nos dias 23 e 24 de março, com 2.014 entrevistas em todo o Estado. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2%.

Lula mantém o favoritismo na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são citados pelos entrevistadores. O petista tem 58,8% das intenções de voto e é seguido por Bolsonaro (5,1%), Marina (3,3%) e a ex-presidente Dilma Rousseff, do PT, (1,5%). O número de pessoas que apontaram outros candidatos soma 3,2% e 1,1% não escolheu ninguém. O índice de pessoas que não responderam ou não souberam responder foi de 27%.

[Para 74% dos pernambucanos, gestão Paulo Câmara (PSB) é reprovada]

O ex-presidente tem a preferência de 90% do eleitorado no Sertão do São Francisco. O favoritismo segue em outras áreas do Sertão (72%), Agreste (71%), Zona da Mata (65%), Região Metropolitana (58%) e Recife (53%).

“Pernambuco é uma terra lulista. Quanto mais (a pesquisa) se aproxima do interior, mais Lula aumenta a intenção de votos”, atesta Adriano Oliveira, professor da UFPE e um dos coordenadores da pesquisa.

O levantamento indica que Lula ganha em todas as classes sociais e é apontado como o melhor presidente que o Braisl já teve.

“A tendência é que a classe média volte para Lula. A Reforma da Previdência e a terceirização dão temas que fazem o funcionalismo público reagir. Dilma saiu e os problemas foram para o colo de Temer. Lula pode disputar uma eleição dizendo que não tem nada a ver com a crise”, destaca Adriano Oliveira.

Para o pesquisador, Lula pode ser o mais cobiçado na eleição estadual, repetindo 2006. Naquele ano, Eduardo Campos e Humberto Costa (PT) disputaram para usar a imagem de Lula.

“Ele pode ser o fiel da balança e a salvação de Paulo ou de Armando Monteiro (PTB)”, diz.

Para Lula estar no palanque de Paulo, o PT e o PSB precisariam se reaproximar. Se isso ocorrer – e um pedido da família de Eduardo ao ex-presidente pode ajudar na recomposição devido à relação entre o ex-presidente e os Campos – a pergunta que fica é para onde marcharia o PMDB do deputado federal Jarbas Vasconcelos e do vice-governador Raul Henry. Antes rivais dos socialistas, os peemedebistas são os principais aliados de Paulo hoje em dia e querem distância do PT.

AVALIAÇÃO GOVERNO TEMER

A gestão Temer é reprovada por 91% dos pernambucanos e aprovada por apenas 5%. O peemedebista também é visto como o pior presidente do Brasil, à frente de Dilma e de Fernando Collor (PTC).

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

segunda-feira

3

abril 2017

122

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

122 COMENTÁRIOS

  1. João Macário
  2. Jose Manoel Martins
  3. Ruan
    • Nelson
  4. andré
  5. WILSON
  6. Atreio