Menu

Presidente do TST tenta intimidar juízes no CNJ

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Do Justificando, na Carta Capital Juízes são intimidados por Ives Gandra Filho no CNJ por conta de artigo Por causa de artigo publicado no Justificando em resposta a outro publicado pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra Filho em que ele fazia a defesa da famigerada reforma trabalhista, os Juízes do Trabalho […]

60 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Do Justificando, na Carta Capital

Juízes são intimidados por Ives Gandra Filho no CNJ por conta de artigo

Por causa de artigo publicado no Justificando em resposta a outro publicado pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra Filho em que ele fazia a defesa da famigerada reforma trabalhista, os Juízes do Trabalho e Professores universitários Jorge Luiz Souto Maior e Valdete Souto Severo foram acionados no Conselho Nacional de Justiça pelo próprio ministro. O acionamento no CNJ causou indignação no meio jurídico, que reuniu mais de 1200 assinaturas em solidariedade aos magistrados processados.

A Reclamação de Ives gira em torno do artigo “Mais uma vez, Ives Gandra Filho rifa direitos fundamentais alheios e a Justiça do Trabalho“, publicado em 21 de fevereiro pelos magistrados no Justificando. A publicação assinada pelos magistrados foi uma resposta ao artigo publicado pelo Presidente do TST no portal Poder 360, em que ele defendia a reforma trabalhista, contestada pela gigantesca maioria das ligadas à Justiça do Trabalho, bem como por grande parte do meio jurídico atuante na área.

Na oportunidade, Ives se valeu da crise econômica e da necessidade de modernização para defender a reforma. Em resposta ao artigo, na dialética, os magistrados afirmaram que a retórica do Presidente do TST – “é o mesmo discurso que vem servindo, desde sempre, para justificar falsos enfrentamentos de crises econômicas, que, quando realmente existentes, são cíclicas e que acompanham a história do capital desde a sua gênese. É interessante verificar que a palavra crise está presente em todas as falas que tentam justificar o sacrifício alheio desde quando se tentava abolir a escravidão no Brasil”. 

Ives, então, resolveu acionar os magistrados no Conselho Nacional de Justiça, fato este que revoltou a classe jurídica, a qual reuniu mais de 1200 assinaturas condenando a “flagrante violação à liberdade de expressão do pensamento” pelo magistrado. Nos bastidores, somam-se queixas de revolta e exaustão antes aos métodos de perseguição do presidente do TST a juízes do trabalho e outros profissionais que manifestem oposição publicamente às posições dele em defesa da reforma trabalhista e outras pautas que retirem direitos dos trabalhadores.

O documento foi “solidariamente subscrito por magistradas e magistrados do Trabalho, Federais e Estaduais, membros do Ministério Público, advogadas e advogados, professores, pesquisadores, acadêmicos, militantes, trabalhadores, estudantes e entidades, que se sentiram igualmente atingidos pela citada tentativa de intimidação”. Dentre os signatários, encontram-se nomes da área jurídica como Renato de Almeida Oliveira Muçouçah, Professor de Direito do Trabalho na UFRJ, o Advogado Alberto Zacharias Toron, a colunista e Professora da Universidade Católica de Pernambuco Carolina Valença Ferraz.

Além disso, economistas, acadêmicos de outras áreas do conhecimento e artistas assinaram o manifesto de solidariedade. Quanto à área trabalhista, centenas de magistrados do Trabalho, das mais variadas regiões, colocaram-se ao lado de Valdete e Souto Maior.

Já no cenário internacional, o manifesto conta com o apoio do Juiz Presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto de Figueiredo Caldas.

Procurados pela reportagem, os magistrados processados no CNJ preferiram não se manifestar. Já o Presidente do TST não retornou o contato.

Leia a nota na íntegra 

Da dignidade do juiz depende a dignidade do direito. O direito valerá, em um país e em um momento histórico determinados, o que valham os juízes como homens. No dia em que os juízes têm medo, nenhum cidadão pode dormir tranquilo.

Em 21 de fevereiro de 2017 os Juízes do Trabalho Jorge Luiz Souto Maior (TRT da 15ª Região) e Valdete Souto Severo (TRT da 4ª Região) denunciaram, com embasamento histórico e jurídico, as incongruências que falseiam o discurso crítico à Consolidação das Leis do Trabalho, assumido por articulistas dos principais veículos de mídia corporativa e, dentre outros, pelo Presidente do TST, Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho. Em decorrência do referido artigo doutrinário, foram instauradas Reclamações Disciplinares contra os seus autores perante a Corregedoria Nacional de Justiça, por iniciativa do Presidente do TST, em flagrante violação à liberdade de expressão do pensamento, porquanto ofensivo ao artigo 5º, IV, da Constituição Federal de 1988, cujo propósito não será outro que não o de sufocar os esforços de contraposição racional aos clichês retóricos que dominam o debate sobre a Reforma Trabalhista em curso no Congresso Nacional. Por isso, neste mesmo espaço, o texto que motivou tal retaliação terá sua publicação renovada. Desta feita, porém, solidariamente subscrito por magistradas e magistrados do Trabalho, Federais e Estaduais, membros do Ministério Público, advogadas e advogados, professores, pesquisadores, acadêmicos, militantes, trabalhadores, estudantes e entidades, que se sentiram igualmente atingidos pela citada tentativa de intimidação.

O movimento tem o apoio da Associação dos Professores da PUC (AproPUC) – SP, da Associação Juízes para a Democracia (AJD) do  Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (Caad) e do MP Transformador. As 1290 assinaturas em apoio aos juízes acionados por Ives Gandra Filho no CNJ podem ser conferidas no link para a matéria do Justificando, lá em cima. 

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Julio Pires

10/06/2017 - 04h33

Não vou curtir pois o número de curtidas é o dele 171

NICO

09/06/2017 - 23h11

Quem é que escreveu tudo isso? eu acho que foi o Aécio Never, que usou o nome de Reinaldo Chaves Riviera. Chaves? você é parente do Hugo? Qeu bosta de coxinha. Ui que meda.

    Sérgio Akira

    10/06/2017 - 01h39

    Parecem palavras midiotamente adotadas do Reinaldo Azevedo. A pessoa devia viver em marte pra falar tanta asneira ou é intelectualmente limitada pra não entender a própria história que viveu a partir de 2014…

Maju Gomes

10/06/2017 - 01h57

Bando de safados

Antonio Cerqueira

10/06/2017 - 00h20

E SEGUE A JUSTIÇA BRASILEIRA, EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO, QUE FEDOR DESGRAÇADO.

Antonio Cerqueira

10/06/2017 - 00h20

Rute Fonseca

09/06/2017 - 23h06

Triste de nos que não tivesse sido o PT que deu uma boa melhorada . Temer em um ano arrombou o Brasil. aumentou as dívidas; o déficit, muito gasto exorbitante .Muito roubo feito pelos dois partidos ; o de TEMER e o de Aécio. O governo de LULA foi de paz de progresso de desenvolvimento . nunca votei e nem votarei no PMDB e PSDB. jamais .

Paulo Cesar Troncone

09/06/2017 - 22h59

Quero meu Brasil de volta pois o PT acabou com tudo antes deles serem governo não existia corrupção, desemprego, os aposentados ganhavam no mínimo dez salários os hospitais não tinham filas salário mínimo era de 2mil reais combustíveis era quase de graça.
Com a entrada do PT acabou tudo isso
Me devolvam o meu pais
Noossaa nunca escrevi tanta mentira na minha vida.

    João Francisco França de Oliveira

    10/06/2017 - 01h29

    Tenho plena convicção que o dignissimo cidadão fumou erva podre, se não foi isso, cheirou demais junto com o Aecínico.

    Paulo Cesar Troncone

    10/06/2017 - 01h45

    Não fumei não a vadia da sua mãe passou na minha frente e fumou primeiro ai ela deu para um babaca e nasceu você.

    Paulo Cesar Troncone

    10/06/2017 - 01h46

    Aprenda respeitar uma opinião contrária a sua quando se deparar com uma ok

    Paulo Cesar Troncone

    10/06/2017 - 01h51

    Isso acima fui irônico com as palavras no texto acima.Acompanho política desde 1985 por que gostava da mesma e sempre foi essa roubalheira corrupção políticos se vendendo e outras coisas mais igualzinho agora não mudou nada falar que a corrupção entrou no Brasil por intermédio de um partido e muita hipocrisia de quem diz isso vem desde da ditadura ou ate antes .

Elyane Padial

09/06/2017 - 22h27

CANALHA. PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO IR CONTRA DIREITOS DOS TRABALHADORES.

Jorge Leôncio

09/06/2017 - 21h42

Qui tal fazer uma reforma trabalhista, no mesmo modo para o judiciário políticos força armada, qui tal?

Graça Melo

09/06/2017 - 21h13

Gandra é apenas o presidente do TST e não o dono do TST. Também não é cargo vitalício, ele está presidente, é passageiro. Gandra não é dono do pensamento de ninguém, todos somos livre para se manifestar passivamente, principalmente por uma causa NOBRE, pelo direito do trabalhador, se não fosse assim, não existiria trabalho, só patrão. A não ser que Gandra seja defensor do retorno ao sistema de escravidão, quiçá queira experimentar a vida de “sinhozinho” Gandra!

Carla P. Bergamo

09/06/2017 - 19h21

ainda bem que é presidente do TST… em defesa do trabalhador! com defensores assim, quem precisa de inimigos?

Pereira Freire

09/06/2017 - 15h48

Os Juízes trabalhistas que foram ‘representados’ perante o CNJ são exemplos de magistrados, apesar de ser indesejada a perseguição em forma de ‘representação’, ainda assim deve ser alentador para os digníssimos magistrados trabalhistas, visto que honram seus compromissos com o cargo abraçado, ao se pronunciarem sobre a aniquilação das conquistas trabalhistas.

Ricardo Brugger

09/06/2017 - 15h38

O poder mais podre do país o judiciário em toda a sua amplitude!!!

Santos Pereira

09/06/2017 - 15h33

A FACÇÃO CRIMINOSA CHEGA NO TSE, AO DEFENDER A PERMANÊNCIA DO TEMER NA PRESIDÊNCIA. JÁ ESTÁ TUDO TRAMADO PARA A PERMANÊNCIA DESSE MELIANTE

Fátima

09/06/2017 - 12h28

Lendo a cartilha do Temeroso o sr. Ives Gandra Martins Filho só está esperando uma vaga no Supremo como O Drácula prometeu. Reza a lenda que esse magistrado já estava limpando suas gavetas no TST achando que seria indicado para a vaga de Teori. Só que Temeroso nomeou o careca Moraes e Gandra Martins Filho botou o rabinho entre as pernas. Agora tem que esperar a morte ou aposentadoria de algum ministro do STF como lhe prometeu o Temeroso. Sabe-se lá a custa de quê essa promessa…

Dom Gentil Brito

09/06/2017 - 15h26

E o ranço da casa grande! ! Ele era jurista e não foi a toa que foi guindado ao cargo de ministro !! Escolhida a dedo como os Tucanos escolheram Gilmar para o TSÉ! ! E homem do sistema! !

    Dom Gentil Brito

    09/06/2017 - 20h19

    Bem essa coisa de ideologia do mal fica pra VC! ! Vamos lá! ! FHC construiu quantas casas populares ?? Ou construiu quantos CIEPS ?? Quantos médicos trouxe para cuidar dos pobres doentes? ? Construiu canal para beneficiar os nordestinos? ? Quantos em pregos criou além de desempregar milhares de chefes de família em suas privatizações criminosas e encheu as estradas do Brasil com pedagio caríssimos que encarecem os fretes e aumenta o preço pro consumidor final. Acho que do mal e o PMDB a mais antiga facção criminosa que rouba a anos o Brasil! ! Realmente VC não sabe o que é do que fala! ! Fala igual papagaio! ! Escuta o galo cantar e não sabe onde! ! Talvez do bem pra VC seja Aecio que foi pego negociando propina ou Bostanaro! ! Aquele corrupto barato que aceitou 200 mil da JBS e adora chamar os outros de corrupto! ! Lula botou a roda da economia pra funcionar e aqueceu a economia. Botando o pobre pra comprar carro reequipar a casa e fazer obra! ! Então se VC estudasse um pouquinho de história veria que esse seu discurso e de quem realmente não gosta de seus filhos ou netos porque se essa política for aprovada nada restará pra eles! ! Estudarão mais não terão empregos! ! Pagarão a aposentadoria mais nunca se aposentarao! !

    João Francisco França de Oliveira

    10/06/2017 - 01h20

    Como a esquerda é a ideologia do mal, se os donos dos “bens” estão, na sua grande maioria na elite golpista e seus partidos sugadores? Acho que esse candidato a vereador entubou tudo realmente que lhe foi determinado pelo seu partido golpista e o deixou fora da realidade.

    Sérgio Akira

    10/06/2017 - 01h44

    Está precisando rever conceitos urgentemente até para corrigir a falácia – escrita com petulância – de que cristão não pode coadunar com ideologia de esquerda. Engano seu de generalizar que ser mais de uma ala “socialista” significa que seja a favor da liberação das drogas, a favor do aborto incondicional, etc…

Sara Carvalho

09/06/2017 - 15h05

Lisa Carvalho

Simone Ambrósio

09/06/2017 - 14h34

O clima está propício para ousadias obscurantistas.

Zinho Jesus Rosa

09/06/2017 - 14h14

O que anda acontecendo com esse povinho da justiça? Será que são deuses de uma outra dimensão? E cada situação…

Maria Madalena Nunes Venceslau

09/06/2017 - 14h04

Que quadrilha é essa?

Maria Madalena Nunes Venceslau

09/06/2017 - 14h04

Meu Deus

Wagner Pacheco Furlan

09/06/2017 - 14h00

Dilma está sendo dada em sacrifício pela queda de Temer.

Paulo L Maia

09/06/2017 - 13h58

Era só tirar a Dilma. . .

Helena Amaral

09/06/2017 - 13h52

O presidente do TST poderia ser investigado….hum…será???

Mateus Estevão Orban

09/06/2017 - 13h47

Os juizes deveriam revidar denunciando ele no CNJ tambem. Essa turma da direira é muito engraçada. Adoram falar todos os tipos de merda,sem um pingo de respeito, mas quando criticados, processam e denunciam.

Rodolfo Souza

09/06/2017 - 13h43

essa é outra caixa preta que tem que ser aberta !!!!

Reinaldo Chaves Rivera

09/06/2017 - 13h33

… O PT APODRECEU O BRASIL !!! … Eis o legado da era PT e da esquerda fascista que ele representa: um país sem ordem e sem progresso, mas com muita farsa, mentiras e muita, muita corrupção. O país inteiro mergulhado numa crise moral e ética sem precedente em sua história. Sem a figura de um presidente probo e sério, sem um paradigma de decência, o povo se perde em leviandades e degeneração. Que nefasta herança deixou Lula, o apedeuta ébrio e calaceiro, para os jovens desta nação !! Que tristeza ver a terrorista corrupta Dilma conjurando, mais uma vez, um golpe comunista neste país !! Esses treze anos de PT ficarão marcados na história pelo desgoverno de comunistas, fascistas de esquerda, corruptos e perigosos, mais preocupados em homenagear ditadores facínoras e conceder bolsa-ditadura a assassinos do que fazer este país caminhar para frente. O PT é uma súcia que nos enche de vergonha e que foi um desastre à frente do governo do Brasil. Que herança maldita dessa esquerda fascista. A desordem instalou-se. Quem vai nos tirar desta situação ?

    Denise Martins

    09/06/2017 - 13h39

    Para q ja está ridiculo.

    Reinaldo Chaves Rivera

    09/06/2017 - 13h44

    … Persistir, resistir, até a onda vermelha refluir !!!!

    Marcio Gandra

    09/06/2017 - 13h46

    bebeu água do Tietê ….

      João Ferreira Bastos

      09/06/2017 - 13h03

      Não!!!

      O Reinaldinho ta usando produto fornecido pelo Ah é Sim!!!

    Alvina Maria Andrade

    09/06/2017 - 13h47

    Ridículo é pouco, isso só pode ser doença?

    Juliano Possapp

    09/06/2017 - 13h52

    Esquerda fascista? Ahahahahahah, quanta sandice.

    Sergio Santos

    09/06/2017 - 13h53

    Podre e facista e esta direita golpista que asalta o brasil e o trabalhador brasileiro , ladro?s que sempre foram agora expostos em praça publica caindo no proprio golpe que articularam , seus comparsas tentam desesperadamente jogar a culpa pelos roubos e desmandos desta quadrilha que envergonha o pais culpando o LULAL e o PT os unicos que deram dignidade e orgulho ao sofrido povo brasileiro.

    Reinaldo Chaves Rivera

    09/06/2017 - 14h00

    Falou fascista é porque é comunista !!

    Denise Martins

    09/06/2017 - 14h10

    Gente, sério isso ? Ah, va ! Pirou de vez. O Dr. Mandou nao contrariar . Rs

    Gustavo Gormaz

    09/06/2017 - 14h44

    Retardado mental. Não diz coisa com coisa

    Eduardo Silverio Oliveira

    09/06/2017 - 15h11

    Aviso: jumento motivado detected.
    Aviso: jumento motivado detected.
    Aviso: jumento motivado detected!

    Carlos José Pimenta Franco

    09/06/2017 - 15h12

    Reinaldo Chaves Rivera você é um IGNÓBIL. Parei de ler em Apodreceu….seu texto é risível, patético chega a ser infantil. Demonstra desconhecer informações de políticas públicas, economia, relações internacionais. Sugiro buscar informações de fontes tais como: DIEESE, IPEA. Afim de não ficar ruminando de forma aleatória sandices desconexas. Decrépito, vexatório raso seu conhecimento.

    Carlos José Pimenta Franco

    09/06/2017 - 15h23

    Reinaldo Chaves Rivera quanto ódio incubado. Putz

    Pedro Lira

    09/06/2017 - 18h15

    Reinaldo Chaves Rivera A sua família deveria lhe ajudar, a sua carência emocional o expõe de forma ridícula nas redes sociais, não diz nada com sentido lógico, samba do criolo doido? Toma remédio controlado? ?

    Sonia Maria Bomfim

    09/06/2017 - 18h57

    Vc não entendeu nada é o pior, acha que entendeu. Coitado!

    João Francisco França de Oliveira

    10/06/2017 - 01h26

    Aqui pra nós o ex-candidato a vereador golpista, faça-nos um grande favor, siga aquele grande conselho do Boichato, “vá procurar uma rola”!

    Ivana França de Oliveira

    10/06/2017 - 11h47

    Ihhh. Mais um eleitor do Aecio. Kkkkkkk

    Carlos Oliveira

    11/06/2017 - 19h53

    Kkkk! Esquerda fascista!

    Reinaldo Chaves Rivera

    11/06/2017 - 20h14

    Carlos Oliveira – Sim, estulto, a esquerda é fascista. O fascismo é de esquerda. Leia, néscio esquerdoso.

    Sergio Santos

    13/06/2017 - 12h52

    Coitado deve estar com Aecio mergulhado no pó magico da ilusão honesta na aparencia dos falsos ladrões que vendem ilusão e enganam o povo para manter privilegios e razão.

Paulo Sergio

09/06/2017 - 13h25

Mais um vagabundo…..

Pedro Lira

09/06/2017 - 13h22

Que louco! É inquestionável? Democracia na mais permite o contraditório? Absurdo! Estado Democrático de Direto? Dias triste para o #Brasil vivemos um Estado de exceção? Gravíssimo isso, s população precisa acordar para as consequências, reagir, ainda é tempo para se garantir direitos constitucionais.

    Pedro Lira

    09/06/2017 - 21h38

    Reinaldo Chaves Rivera Cupê um parafuso até ele virar prego, depois vá até a esquina e procure um marido, senta lá Claudia. ???

    Reinaldo Chaves Rivera

    10/06/2017 - 10h47

    … Este sofreu trepanação marxista pelos professores maconheiros da faculdade !!!

    Pedro Lira

    10/06/2017 - 14h54

    …E? Já ouviu falar em livre-arbítrio? Todo fascista débil mental se julga corregedor do mundo, Deus lhe deu uma painayoria em mãos e a missão de corrigir os homens? Seu estupido! Eu poderia fazer o que desejasse da minha vida que não seria da sua conta, sinto pena da sua família e dos seus amigos que lhe aturam, deve ser um porre de pessoa, procure tiramento psiatrico seu babaca! Respeite as opções alheias.


Leia mais

Recentes

Recentes