Lula é vítima, mais uma vez, do justiçamento da dupla Moro e Globo | O Cafezinho

O Cafezinho

segunda-feira

17

julho 2017

39

COMENTÁRIOS

Lula é vítima, mais uma vez, do justiçamento da dupla Moro e Globo

Escrito por , Postado em Redação



No Jornal GGN

Tribunal da Globo condena Lula pela segunda vez, por Ricardo Amaral

por Ricardo Amaral
SEG, 17/07/2017 – 17:21
ATUALIZADO EM 17/07/2017 – 18:27

A matéria do Fantástico (16/07) sobre a sentença do juiz Sergio Moro confirma a sórdida aliança entre a Rede Globo e a Operação Lava Jato para atacar o ex-presidente Lula. Em 13 minutos de massacre midiático, a Globo tentou empurrar ao público uma grande mentira: a de que a sentença teria sido baseada em provas, não apenas em teses dos procuradores e convicções do juiz.

O esforço de propaganda não muda a realidade: Lula foi condenado sem provas. A defesa demonstrou que o tríplex do Guarujá sempre pertenceu à OAS e tem seus direitos econômicos alienados a um fundo gerido pela Caixa. E a acusação não provou qualquer relação entre Lula e os desvios da Petrobrás, algo ignorado tanto pela sentença quanto pelo Fantástico.

Mas a Lei de Moro baseia-se fundamentalmente em condenar por meio das manchetes, não do Direito. A Globo sabe que a sentença é frágil e não deve prosperar em instâncias mais sérias do Judiciário; a não ser que seja amparada por uma forte campanha de mídia. Por isso armou seu próprio Tribunal, que absolve Moro de seus muitos erros e condena Lula sem apelação.

O Tribunal da Globo funciona como um espetáculo de ilusionismo. O mágico usa uma série de truques para distrair a plateia (cortinas de fumaça, jogos de luz, dançarinas, tambores) e, ao final, o que não era passa a existir no palco, pois as mãos do mágico são mais rápidas que os olhos da plateia.

No Fantástico, o truque do mágico é distrair o público lançando ao palco o contrato regular com a cooperativa que iniciou o projeto (não com a OAS), um papel rasurado (por quem?) e sem assinatura, um par de notas fiscais da loja de móveis, as falas de 2 réus que contradizem 73 testemunhas; é ocultar a defesa de Lula para encerrar o número com seu veredito ilusório.

A matéria não mostra nada que prove, de fato, que o apartamento foi dado a Lula ou que ele tenha recebido qualquer vantagem, em dinheiro ou de outra forma. Nada que o relacione aos desvios da Petrobrás. Mas na falta de material substantivo, o Tribunal da Globo emprega adjetivos para sentenciar que há provas “documentais, periciais e testemunhais”.

O Fantástico valeu-se, mais uma vez, dos recursos narrativos, visuais e dramáticos que caracterizam o jornalismo de guerra da Globo. A palavra dos repórteres e apresentadores (só aparentemente neutra) é reforçada pela reprodução de trechos da sentença, de modo a aumentar artificialmente sua credibilidade.

A narrativa contra Lula é sobreposta por imagens da fachada do prédio, fotos internas do apartamento, cenas de prisão e de depoimentos, imagens fora de contexto do próprio Lula e de dona Mariza. São cenas da vida real utilizadas para embalar o enredo de ficção que se quer transmitir ao público.

Dois “especialistas” são chamados a interpretar unilateralmente a sentença, poupando repórteres e locutores do serviço mais sujo. Ganharam seu minutos de glória e garantiram vaga na longa lista de comentaristas amestrados da imprensa. A Globo, naturalmente, não mostrou “especialistas” que pensam diferente de Moro.

A fala do advogado de Lula, encaixada ao final da matéria e sem direito a recursos cênicos, torna-se mera formalidade após dez minutos de convencimento do público por meio de “provas”, imagens e falas dos “especialistas”. Na Globo, o jornalismo de guerra dá-se ao requinte de registrar o “outro lado”, mas só depois que a vitória parece assegurada.

O Tribunal da Globo condenou Lula pela segunda vez, ignorando as provas de sua inocência e antecipando o que espera ser a decisão dos tribunais superiores. O truque do Fantástico será repetido mil vezes, até que a mentira se pareça com uma verdade, completando o ciclo midiático-judicial da Lei de Moro.

A intenção da Globo é convencer o público de que Lula está fora do jogo eleitoral, sem aguardar o pronunciamento das instâncias superiores. Esperam colher o resultado nas próximas pesquisas. Mas mesmo que elas apontem perda de intenção de voto, Lula permanece vivo e representa o mais forte sentimento das ruas: o desejo de mudança, para que o país volte a crescer e gerar empregos.

Por isso, em outra frente, editoriais e colunistas da Globo pressionam o Judiciário a acelerar o processo e antecipar o desfecho da longa caçada ao ex-presidente Lula. Afinal, quem pode prever como estarão o país e as pesquisas daqui a um ano? Qual o nome, qual o projeto que os golpistas terão para apresentar até lá? Não tenho dúvidas: o Tribunal da Globo continuará em sessão até conseguir tirar Lula das eleições, ou até ser derrotado pelo voto popular.

Loading...
Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

segunda-feira

17

julho 2017

39

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

39 Comentários em "Lula é vítima, mais uma vez, do justiçamento da dupla Moro e Globo"

Avise-me quando
avatar
Márcio Souza
Visitante

Como vocês são idiotas, são vitimas do encantador de burros, vocês só enxergam um palmo a frente de seus focinhos, continuem a babar este molusco.

Visitante

Moro X Globo tudo a ver!

Visitante

Paulo Coelho falou certinho … Também penso assim tenho maior raiva de pobre q se orgulha da riqueza do patrão .Por isso continuam sempre manipulados e pastando .

Visitante

O bicho é tão ruim q até qndo ri tem cara de kpta,..
:v

Visitante

Lula2018

Visitante

Mas o combate contínuo, constante, também mina o campo do adversário. Continuemos desacreditando a Globo, mostrando que também raciocinamos

Visitante

Mi mi mi mi, é gopi é gopi é gopí é gopi, num tem prova num tem prova num tem prova num tem prova, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK é muito engraçado ver a petralhada perdendo as mordomias !!!!!!!

Visitante

E assim vemos o povo (gado) sendo manobrado pra onde a Globo quer…

Visitante

“É impossível não sentir vergonha do que está acontecendo no Brasil”…

Gustavo Horta
Visitante
Padre Moro Por Eduardo de Paula Barreto Era dia de confissão E os ladrões do erário Na igreja da Conspiração Entraram no confessionário FHC contou ao Padre Moro: ‘Eu pequei com muito gosto Quando fui Presidente Assumo aqueles 100 milhões E os roubos das privatizações’ Moro o perdoou imediatamente. . Aécio abrindo logo o jogo Assumiu a paternidade Daquele famigerado aeroporto Que deu ao tio por caridade E confessou: ‘Desviei o que pude Daquelas verbas da Saúde E Furnas me manteve abastado Com as mesadas cujo dinheiro Eu misturava ao do mensalão Mineiro’ E Moro perdoou os seus pecados. .… Read more »
Visitante

Nojo desse moro, dessa Globo…

Visitante

Lula é vítima do próprio mal caratismo e safadeza! Cadeia nesse filho de uma rapariga!!!!

Visitante

Espera 2018, aí tu vai ver qual a cadeia que ele vai ir.

Alex Tenorio
Visitante

Seria a Globo, o alvo de Palocci?
Ou seria o SBT, que já esteve a beira da falência?

Visitante

O jurista entrevistado odeia o Lula e é tucano.

Visitante

O molusco e a pessoa mais correta do mundo!!! Lula guerreiro!!! Ladrao do povo brasileiro!!!!!

Visitante

#GolpistasDeMerda

Visitante

VIROU BRINCADEIRA CONDENAR OS INOCENTES.

Visitante

Não adianta negar, a rede globo e a mãe e o paí e a mais culpada do golpe, o seu dia vai chegar rede globo.

Visitante

FORA GLOBOLIXO e MORO PARTIDARIO!!

Visitante

Agora quem condena a Globo é o povo que já sabe dos crimes contra a sociedade. É grande saqueadora dos milhões de tributo que sonega. Este dinheiro que não entra para os cofres públicos faz falta para pagar o funcionalismo público que está a esmolas no RJ, para a educação, em investimento creches e de salas de aula, saúde que está na UTI. Então a Rede Globo é comparada aos políticos altamente corruptos do país, nada a acrescentar,
Também assalta a consciência da nação brasileira!

Visitante

Globolixo

Visitante

Esta TV que empurrou nos brasileiros o collor, deu todos os apoios o Aécio Neves colocou o temer de presidente, da pra confiar nela.?

Visitante

Quem poder va embora desde país do lixão

Visitante

Lixos.

Visitante
LUIZ TAVE
Visitante
STF E TRF- 4 FAZEM PARTE DO GOLPE JURIDICO ? A GLOBO JA` VAZOU A SENTENÇA DA SEGUNDA INSTANCIA DO TRF ! TUDO FILHO DA PUTA ! O JUDICIARIO VIROU O CU´ da mae joana ! canalhas !
Visitante

O Brasil só tem homem inocente limpo cara

Mar
Visitante

Enquanto a globo existir, haverá juizes como Moro e Mendes, Procuradores como Janot e Dalanhol , presidentes com Temer e um bando de midiotas desocupados reproduzindo suas idéias como zumbis. A globo tem que ser derrubadas se quizermos ter o Brasil como nação.

Visitante

Manda a Globo pro inferno que é melhor.

Visitante
Visitante

moro pode me fazer um favor ? eu nao gosto de uma pessoa ppde condenar.ela. bota uns dez anos ta bom .kkkkkkkkkklkkkkk

Visitante

Moro, faça outro favor, condene mesmo todo filho da puta que rouba o Brasil. Mas não dê só nove anos e meio não, manda esse filho da puta logo pra forca!

Visitante

Que prendam ele logo.
Pra que essa palhaçada, ja acabaram com o brasil, agora e so esperar que os estrangeiros acabem com a corja brasileira, porque la tem lei e homem pra resolver quem e inocente e quem e culpado.
E pra mim quando o brasil for deles, dessa corja nao vai sobrar um.

Visitante

Quem quer vai nao manda.
Corajosooi.

Visitante

Vc quer dar a bunda pro tio San?

Visitante

Quanta babozeira aceitem seu chefe é um cretino

Visitante

“O socialismo petista é movido por uma fé de inspiração cristã. O ingrediente da dúvida não faz parte do credo do PT. O partido se alimenta da certeza de que seu único líder é uma potência moral, que não deve contas a ninguém senão à sua própria noção de superioridade.”
– Josias de Souza

Mauricio
Visitante

Bruno, seu comentário se aplica ao Moro e Dallagnol e não ao PT e Lula.

wpDiscuz