Menu

Um golpe sustentado pelo medo

Ibope mostra que 82% população está aterrorizada pelo desemprego Muitos analistas, profissionais e de botequim, tem se perguntado porque a população não reage aos desmandos do governo. A pesquisa Ibope divulgada há pouco, cuja íntegra se encontra no site do instituto, explica as razões da paralisia política do povo. É pavor. O gráfico mostra um […]

28 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ibope mostra que 82% população está aterrorizada pelo desemprego

Muitos analistas, profissionais e de botequim, tem se perguntado porque a população não reage aos desmandos do governo. A pesquisa Ibope divulgada há pouco, cuja íntegra se encontra no site do instituto, explica as razões da paralisia política do povo. É pavor. O gráfico mostra um povo completamente aterrorizado pelo desemprego. 46% tem “muito medo” do desemprego, outros 23% tem “um pouco de medo” e 13% já está desempregado. Ou seja, temos 46%+23%+13% = 82% da população sob os efeitos paralisantes do medo das consequências sociais trazidas pela falta de um trabalho.

Entre os mais pobres, o medo é maior, até porque o próprio desemprego está concentrado fortemente na população de baixa renda. Repare que até dezembro de 2014, tínhamos um povo otimista, confiante, seguro.

A virada ocorre de dezembro de 2014 a março de 2015, quando as conspirações golpistas se consolidam, através das ações da Lava Jato, cujas consequências sobre o setor industrial começam se fazer sentir com todo o seu peso terrível, e quando ficou claro, para todos, que a operação de Curitiba, com apoio da maior parte do judiciário e, sobretudo, da mídia, não tinha mais qualquer compromisso com a preservação da economia brasileira.

A partir daquela data, a Lava Jato se decide a destruir empresas que empregavam centenas de milhares de trabalhadores, provocando o maior desemprego da história do país.

A derrota eleitoral da direita em 2014 fez com que a Lava Jato aumentasse a estridência de suas ações e, sobretudo, não mais hesitasse em servir como principal instrumento do processo de sabotagem econômica que iria destruir o setor nacional de engenharia e comprometer severamente todas as obras de infra-estrutura do país.

A tragédia explode, como sempre, entre os mais pobres. E aí se encontra a razão da paralisia, que intriga analistas aqui e lá fora: o percentual daqueles com “muito medo” do desemprego salta de 33% entre as famílias com renda superior a 5 salários, para 44% entre quem ganha entre 2 e 5 salários, 49% entre quem ganha de 1  a 2 salários, e 50% para quem ganha até 1 salário.

AJUDE O CAFEZINHO!

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Andreia Bolfe

17/08/2017 - 02h07

herança do governo PT – 14 anos no poder só gastando até quebrar o Brasil sem gestão nenhuma só gastança e roubalheira deu no q deu

    Andre Massao Noce

    17/08/2017 - 05h17

    KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto dando agradinho com malas de dinheiro no congresso…

    Andre Massao Noce

    17/08/2017 - 05h17

    KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, anistiou a bancada escravocrata ruralista em R$ 1 trilhão… porque vc não ajuda os amigos golpistas criminosos a pagar a divida com a União…

Reginaldo Gomes

16/08/2017 - 19h45

Esse artigo demonstra com fato o porque da vitória avassaladora do golpe. A mídia golpista faz terra-arrasada com bombardeio 24horas de produção de medo no povo. Povo com medo é povo inerte. Inércia é o contrário de movimento. O golpe está matando todos os movimentos sociais sem dar um único pipôco!!!!
(MST, MTST, UNE, PT, PSOL, PCdoB, etc)

LUIZ CLAUDIO

16/08/2017 - 19h25

MAIS UMA VEZ O VAGABUNDO GOLPISTA, ROMERO JUCAJULGOU E CONDENOU PESSOAS DE ILIBADA CONDUTA ; QUE MUITO VEM CONTRIBUINDO PARA A DEMOCRACIA NO BRASIL ! SEN REQUIAO E A PRESIDENTE DILMA ! MAIS CONFESSO , QUE O TITANIC DELE SERA UMA CAMARA ESCURA E UMA CADEIRA ELETRICA ! CANALHA VAGABUNDO , LAMBEROLADETEMER

Claudia Santos

16/08/2017 - 19h48

Por muito menos rei, barões,condes e outros perderam tudo inclusive a a cabeça. Queda da Bastilha!

Antenor Nicolau

16/08/2017 - 19h36

Não se pode esquecer da truculência e covardia da PM como fator importante de tirar o povo da rua. Quem bate esquece, mas quem apanha lembra sempre.

Andre Rossato

16/08/2017 - 18h20

AGRADECAM AO LULA E A DILMA…

    Alvaro Lago

    16/08/2017 - 19h56

    Com certeza, PT foi responsável pedido 12 melhores anos do Brasil!

    Andre Rossato

    16/08/2017 - 20h45

    ACORDA DO SONHO DA BRUXA AMIGO QUE AINDA DA TEMPO JÁ FUI PETISTA E ACORDEI

    Andre Massao Noce

    17/08/2017 - 05h16

    Andre Rossato KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, anistiou a bancada escravocrata ruralista em R$ 1 trilhão… porque vc não ajuda os amigos golpistas criminosos a pagar a divida com a União…

    Andre Massao Noce

    17/08/2017 - 05h16

    Andre Rossato KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto dando agradinho com malas de dinheiro no congresso…

    Sonia Vieira

    17/08/2017 - 13h19

    O pior analfabeto
    É o analfabeto político,
    Ele não ouve, não fala,
    nem participa dos acontecimentos políticos.

    Ele não sabe que o custo de vida,
    o preço do feijão, do peixe, da farinha,
    do aluguel, do sapato e do remédio
    dependem das decisões políticas.

    O analfabeto político
    é tão burro que se orgulha
    e estufa o peito dizendo
    que odeia a política.

    Não sabe o imbecil que,
    da sua ignorância política
    nasce a prostituta, o menor abandonado,
    e o pior de todos os bandidos,
    que é o político vigarista,
    pilantra, corrupto e o lacaio
    das empresas nacionais e multinacionais.

    (Berthold Brecht)

Hildermes José Medeiros

16/08/2017 - 15h06

Tudo bem. O resultado dessa pesquisa é quase uma tautologia, num ambiente de economia capitalista: os mais pobres são os mais impactados e os mais temerosos de serem atingidos por uma crise. A não ser o desejo de quantificar, os resultados claro que são os únicos esperados. Agora, pode-se mesmo com medo de agir, atuar para melhorar, tentar reverter a tendência. Os principais empecilhos para uma ação popular contra os golpistas são a falta de organização para atuar e, principalmente, não ter o desemprego disparado, situando-se há vários meses no entorno de 12/13 %, e a continuada baixa inflação. Só para os desempregados, e não são poucos, já bateu o desespero. Enquanto isso, o golpe continua sua sanha deletéria. Pesquisas nada resolvem, não convencem, nem induzem ninguém a agir. As oposições deveriam fazer como fizeram os próprios golpistas: organizarem-se e agir em todas as frentes, inclusive e principalmente grandes manifestações em todo o país, para tolher ações dos golpistas, tentando reverter a situação. Golpe só é vencido na política.

Wladimir Duarte

16/08/2017 - 17h45

Conversa. Que pavor, que nada. Aqui, ó:

    Wladimir Duarte

    16/08/2017 - 17h47

    Por que sempre esquecem? Por que? Ficam dando reviravoltas, procurando o motivo para esse silêncio todo da população, e sempre esquecem o real motivo. Por que? Esse é o real motivo. Querem ver de novo? Aqui, ó.

Nicola Cruciol

16/08/2017 - 17h28

TEMER É UM FDP, MAS E DESEMPREGO É HERANCA DA ERA PETISTAM

    Alvaro Lago

    16/08/2017 - 19h54

    Não acordou foi uma conspiração pelos verdadeiros bandidos e ladrões.

    Andre Massao Noce

    17/08/2017 - 05h15

    KKKKKKKKK… o pato amarelo falando como sempre asneira…

    Ilsa Rosa

    20/08/2017 - 03h03

    É mais fácil culpar o PT do que assumir o erro que cometeram…kkkkkkk

    Ilsa Rosa

    20/08/2017 - 03h04

João Ferreira Bastos

16/08/2017 - 13h28

Sejamos todos muito bem vindos ao revival, FHC

enganado

16/08/2017 - 13h15

Enqto a DIREITA com apoio dos MILITARES, comandados pelos ANGLO_SIONISTAS=USraHell não arrasarem o BRASIL de zero a cem, esta DEMOCRADURA de DIREITA PLUTOCRATA e CLEPTOCRATA ANGLO_SIONISTA vai perdurar por no mínimo 40 anos. Quem viver verá!!!! E se por acaso a maioria do POVÃO acordar para esta TRAIÇÃO da DIREITA com apoio dos MILITARES reagirem, vai ter Guerra Civil ocasionado pelo sufocamento dos mais Pobres pelos Governos das DEMOCRADURAS . . . SIONISTAS. As consequências todos já sabemos, os MILITARES como SEMPRE entram rachando contra os PATRIOTAS, tachando-os de COMUNISTAS / BOLIVARIANOS / . . . (((qq apelido que derem aos revoltosos))), e aí não serão mais 40 anos e sim uns 60 anos de DITADURA FEROZ, 1964 é PINTO! Os BOÇALnaros vão dar as cartas até nas ruas, respaldados pelos ANGLO_SIONISTAS. As riquezas não estarão NUNCA mais a serviços dos que nasceram Pobres no país, pois servirão para aumentarem as riquezas dos ESTRANGEIROS _ Proprietários. Digo mais, este sentimento do POVÃO com a falta de __justiça__ está sendo o pior agora no começo deste descalabro , pois logo logo se acostumarão ao sacrifício e esquecerão os governos do PT. Mas por outro lado a consciência de cada uma pessoa do POVÃO despertará para a verdades dos fatos, e aí começarão as revoltas populares. Estas serão combatidas ainda nas raízes, mais a consequência desta repressão aumentará mais a INDIGNAÇÃO/REVOLTA/OJERIZA do POVÃO, pois as mortes por qq tipo de ação que seja não passará em branco nas mentes das maiorias=POVÃO. Então o medo latente do POVÃO ao JUDICIÁRIO , são os exemplos das IMPARCIALIDADES de çerJio mO(U)RO, absolvição dos Ladrões / Estupradores / Demandas Trabalhistas / Deputados / Juízes / Procuradores / chegando até o seu governante máximo . . . etc. Como isto pode acontecer??? Muito simples!!!País que tem uma rede GOEBBELS dando as cartas como governar, ou seja , Famiglias com o pensamento único da forma coronelesca=ditatorial dos governos que apoiam , como Abravanel (SBT), Barbalho (RBA), Dallevo e Carvalho (Rede TV), Civita (Abril), Frias (Folha), Levy (Gazeta), Macedo (Record), Marinho (Globo), Mesquita (O Estado de S.Paulo), Queiroz (SVM), Saad (Band), Sarney (TV Mirante?) e Sirotsky (RBS), jamais permitirão governos PATRIOTAS/SOBERANOS/com JUSTIÇA. Este apoio destas Famiglias é que farão as lavagem cerebral imposta pelos moldes ANGLO_SIONISTAS de governarem os conquistados. Ufa! Pesam que acabou??? NUNQUINHA!!!! Se isto não der certo aplicarão(((ANGLO_SIONISTAS)) a Doutrina do Zbigniew Brzezinski ((morreu))_ Ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos=ANGLO_SIONISTAS, dividir para governar , assim vão esquartejar o BRASIL em tantas parte qto acharem que devam, e os USraHell ficarão com a melhor parte do momento e o resto se tornará uma Faixa de GAZA e/ou uma CISJORDÂNIA _ OCUPADA. Parem e pensem, têm cabimento querer algum desenvolvimento para uma Nação : TREMER / AÓPIO / FHC / JOÃO ESCÓRIA / JUCÁ da PORRA / ALKCMIN / çERRA / ALOYSIO 500 MIL / ELIZEU QUADRILHA / MOREIRA FRANCO / MEIRELLES / rede GOEBBELS / SKAFF / ANASTASIA / EDUARDO CUNHA / militares que NÃO são PATRIOTAS / governada por BANQUEIROS / banca INTERNACIONAL de Wall Street / MÍRIAM LEITÃO / SARDENBERG / RODRIGO MAIA / . . . .etc. Pergunto: Esta Nação tem FUTURO com esta gente? Nem o Diabo acredita, e deve ter até medo. O BRASIL acabou como Nação!!! Tem rodando por aí um adesivo para automóveis com os dizeres: “””NÃO HÁ JUSTIÇA / OAB_RJ””” , diz tudo.

Chung Lin

16/08/2017 - 16h06

kkk … foi a Dilma !
lembram dos 20cents do busão? do VTNC do Maracanã !?
naqueles tempos juros estavam em 8% eo pleno emprego em 5%.
parabénspaneleiros, golpe perfeito !
FAZ QUATRO ANOS !

Valéria Paz

16/08/2017 - 15h42

Só que, sem reação, só piora essa merda. Ter medo não muda os rumos do golpe e da destruição.

Jorge Nascimento Nascimento

16/08/2017 - 14h06

O Brasileiro foi educado a submissão desde a invasão dos portugueses.
Se acostuma com tudo de ruim…

    Clá

    16/08/2017 - 15h28

    Para Jorge Nascimento Nascimento.
    Jorge: esta é A resposta para a questão. Submissão. Ignorância. Pergunte, no meio social em que você convive, quantas pessoas sabem o que é a PEC 55. Você vai se surpreender com a resposta. Ninguém sabe o que é isso. Ninguém sabe que é este dispositivo constitucional “irrevogável” o responsável por toda a desgraça, uma vez que ampara um verdadeiro jorro de dinheiro para o sistema financeiro, em detrimento do campo social e do setor produtivo. Enquanto a população não tomar consciência que é esta maldita PEC 55 que promove esse mecanismo de empobrecimento e miséria social, nada acontecerá, porque eles sentirão os efeitos maléficos, mas não saberão a origem desses efeitos e, consequentemente, não saberão contra o quê lutar. Golpe perfeito. Astuto. Inteligente. O campo social será, no mínimo, engolido pelo sistema financeiro.

Sandra Francesca de Almeida

16/08/2017 - 13h48

Com os ataques tendo agora como alvo os servidores públicos, o pavor e a penúria só irão aumentar. Pressão ainda maior sobre os serviços públicos, principalmente de Educação e Saúde, que praticamente já se encontram em estado de calamidade. Sucateamento acelerado da ciência e tecnologia. Temer e a Lava Jato estão destruindo o Brasil e massacrando os brasileiros, principalmente os mais desfavorecidos, atingidos em cheio pelo desemprego e pelos cortes nos programas sociais.


Leia mais

Recentes

Recentes