Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

BC divulga índice de crescimento econômico

Por Miguel do Rosário

14 de dezembro de 2011 : 15h51

O Banco Central divulgou hoje o Índice de Crescimento Econômico. Os dados não são positivos, mas também não são catastróficos, e acho lamentável que a imprensa sopre a corneta fúnebre por causa de uma queda de -0.23% no mês, sendo que, nos últimos 12 meses, houve alta acumulada de 3,47%.

Confira pelo gráfico que o índice chegou a um nível muito baixo no início de 2010, depois cresceu fortemente nos meses seguintes; historicamente, vê-se que este índice costuma ficar estagnado nos últimos meses do ano, cair no começo do ano seguinte, e registrar um salto a partir de abril. Em 2010, o índice pode não ter caído em outubro (na relação com o mês anterior), mas caiu em setembro, caiu em novembro e caiu mais ainda em dezembro. E 2010 foi um ano de intensa atividade econômica. Esse ano, a queda mensal maior se deu em setembro; em outubro, está mais para estagnação; ou seja, pode-se dizer que o movimento de desaceleração atenuou-se.

A mídia continua carregando nas tintas, tentando pintar um quadro mais negro do que realmente é.

 

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário