Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

América Latina, principal destino das exportações brasileiras

Por Miguel do Rosário

07 de janeiro de 2012 : 11h24

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

(Obra de Adriana Varejão)

Se não for contada a Ásia, porque aí é covardia, o bloco América Latina e Caribe foi o principal destino das exportações brasileiras. O bloco importou 57 bilhões de dólares do Brasil, contra 52,9 bilhões dos 27 países da União Européia, 46 bilhões da China, e 25 bilhões dos EUA.
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler o texto e ver as tabelas e gráficos, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
Se analisarmos os preços médios, veremos que a América Latina pagou preços muito maiores que outros destinos, porque importou produtos de maior valor agregado. O grosso de nossas exportações de industrializados vai para nossos hermanos das vizinhanças.

As exportações brasileiras para América Latina registraram preço médio de $ 1.329 por tonelada, em média, contra $ 500 para União Européia, $ 228 para China, e $ 1.033 para os EUA.

Confira abaixo a lista dos principais blocos compradores de produtos brasileiros em 2011.

 

[/s2If]

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina