Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

A manipulação dos números do desemprego

Por Miguel do Rosário

25 de janeiro de 2012 : 15h31

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Não vou me estender muito sobre essa matéria, publicada no Globo. Gostaria apenas de apontas dois fatores importantes para se entender a evolução do mercado de trabalho no Brasil.

  1. A geração de saldos de emprego não pode bater recordes a cada ano. Não falamos aqui de números de PIB, que pode sempre crescer. Se o desemprego cai muito, então temos um número reduzido de mão-de-obra disponível, logo os saldos serão menores. O importante é correlacionar a geração de emprego e o índice de desemprego.
  2. O fechamento de postos de trabalho em dezembro acontece todos os anos, sem exceção. Ao colocar isso no subtítulo, o Globo cria um fato negativo para uma notícia que não é negativa em si.

[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

Em suma, a notícia não enfatiza, sobretudo nos títulos, o principal substrato, aquele que impactará de maneira mais forte no espírito do leitor: 2011 experimentou a segunda maior geração de emprego de sua história,  e fechou o ano com a menor taxa de desemprego  das últimas décadas.  Em algumas metrópoles, a taxa de desemprego em novembro último (segundo IBGE), chegou a 4%! Isso significa emprego pleno. Como é possível criar, por exemplo, novos saldos de emprego em BH se todo mundo lá já está trabalhando?
[/s2If]

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marola1

25 de janeiro de 2012 às 21h56

É aquela estória, para o Globo o copo está sempre meio vazio quando se trata de divulgar as realizações do governo federal. O que irrita é que a qualidade do spin que êles dão às notícias é tão rastaquera …

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina