Também comento sobre a nova ministra da secretaria das Mulheres e sobre a greve da PM baiana.
Sobre a privatização dos aeroportos
Comentário em vídeo sobre privatização de aeroportos, e alguns outros assuntos.
Miguel do Rosário
13 comentários
Miguel do Rosário
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Mais matérias deste colunista
Mucuim
15/02/2012 - 15h09
Já estou começando a achar que o blogueiro foi gravemente atropelado por algum avião. Ferido , será brevemente aposentado por invalidêz.
Miguel do Rosário
16/02/2012 - 10h53
ja estou ficando bom. mais alguns dias e volto a ativa.
Mucuim
10/02/2012 - 01h29
Nenhum aeroporto foi privatizado. Nenhum passou a ser propriedade privada. Ninguém compra um aeroporto por 20 ou 25 anos. Foram feitas concessões para exploração a prazos determinados e, em princípio, prorrogáveis. O dono continua sendo o Estado.
Tal como se dá com canais de rádio e TV, com linhas aéreas, com certas explorações minerais e tanto mais. Mas é bom que os neoliberais se divirtam um pouco, esquecidos dos telefonemas, dos precinhos e outros truques das suas reais privatizações, e se esqueçam um pouco dos sucessos que não esperavam nos adversários." (Trecho extraído do artigo de Jânio de Freitas publicado na FSP em 09-02-2012) Leia mais: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/um-grilo…
Mucuim
10/02/2012 - 01h29
"Devem ser vários os motivos que têm levado tantos jornalistas a chamar de privatização o negócio feito com os aeroportos e malhar o PT, que a teria feito depois das furiosas recusas a privatizações. Mas nem o governo é petista, como o de Lula não foi, nem o PT é mais PT: é um contingente de uso parlamentar do atual governo, assim como no anterior, sem influência em nenhuma política de governo.
Um longo segmento daqueles jornalistas integra a corrente dos nostálgicos do neoliberalismo, e, para eles, chamar de privatização o caso dos aeroportos é um modo de militância -aliás, constante.
Caetano Ranzi
08/02/2012 - 11h54
Você deveria fazer mais vídeos Miguel! Quem sabe não é isso que seu braço quer de você.
Gostei muito de te ouvir.
Abraços
Caetano
elson
08/02/2012 - 10h35
Sobre esse assunto eu naveguei por alguns blogs sujos e ví muita informação , também ví seu vídeo e acho que a Presidenta fez uma ótima opção . Pois 2014 está aí e o governo devido a sua burocracia não conseguirá melhorar a infraestrutura de seus aéroporto a tempo , afinal as licitações podem ser demoraradas e sempre haverá um grupo entrando na justiça para contestálas sem contar os tais aditivos que fazem o TCU parar uma obra .
Neste modelo o governo permanece com 49°/° do aéroporto e como a infraéro é uma estatal ela pode ser auditada pelo TCU e CGU . E segundo as informações a concessão pode ser cancelada caso o consorcio descumpra alguma regra , vamos ver se as tarifas caem .
elson
08/02/2012 - 03h45
Não consegui ver o vídeo infelizmente , mesmo assim deixarei meu comentário sobre este assunto espinhoso chamado privatização .
Eu sou contra isso , entregar bens públicos a iniciativa privada , pelo que ví ontem na tv , parece que nossos aéroportos não foram entregues a preço de banana como foi feito com diversos bens públicos na era FHC , agóra resta saber se alguém está levando algum por fora como fizeram na privataria .
Paulo
07/02/2012 - 21h35
O leilão de privatização dos aeroportos foi um sucesso.
O ágio sobre o lance inicial foi imenso.
Já li blogueiros progressistas sem personalidade aplaudindo a privatização.
Os mesmos que criticavam e ainda criticam as privatizações de mais ou menos 10 anos atrás agora aplaudem.
A união ficou com menos de 49% dos terminais leiloados (não manda mais. É acionista minoritário).
A vale quando leiloada era um cabide de empregos para parentes de políticos que não entendiam nada de gestão, administração, logistica e exportações. A Vale passou de empresa deficitária para a 2ª maior mineradora do mundo. Gera milhares de reais em impostos e PIB para o Brasil.
Agora quero ver se o "renomado" escritor-investigador Amaury Ribeiro Jr. lança um novo livro.
Já até imagino o título: " 2012 – o início da privataria petista".
Jose Olavo
11/02/2012 - 10h31
Eu não acredito que V seja burro para não entender a diferença entre privatização e concessão. Parece que é uma tática usado por muitos: Uma mentira repetida mil vezes se transforma numa verdade…O PSDB e afins reconhecem o crime que praticaram vendendo o Brasil que precisam uma defesa: Eles fizeram igual. Agora não podem mais nos acusar. Até que enfim temos uma defesa. http://www.transportes.sp.gov.br/programas-projet…
Neste endereço acima, da secretaria de transportes do Estado de São Paulo (Secretaria tucana, estado tucano) explica para que todos entendam, até as crianças de 5 anos, o que é privatização e o que é concessão.
Note bem: a aula da SECRETARIA TUCANA DO GOVERNO TUCANO explicando porque uma mentira repetida mil vezes nunca vai ser uma verdade.
lilana lima
07/02/2012 - 11h17
Melhoras pra vc. Q volte logo com seus comentários recheados de bom senso.
Maria 1
07/02/2012 - 10h16
É bom ler (no caso, ouvir) o que vc comenta. Além de sua opinião, informação. Em casos como o dos aeroportos é indispensável uma descrição (mínima que seja) do processo. Mas informação é coisa rara. Mesmo na blogosfera, as postagens de opinião aparecem aos montes. E, em muitos casos, sempre o mesmo viés. Nada de contraditório. Não raro o leitor comum desinformado, se não quizer simplesmente seguir a manada, precisa ler uma infinidade de comentários para ter um vislumbre que possibilite uma avaliação. Sei não. A mídia alternativa precisa, ao meu ver, se avaliar, pois corre o risco de repetir, em outra direção, os pecados da grande imprensa. Ou não?
Daniel vM
07/02/2012 - 09h15
Uma grande parte das rodoviárias do país funcionam assim… aqui em campinas a rodoviária funciona assim hoje
alexandre santos
07/02/2012 - 09h14
Bom dia
Gostaria de sugerir uma análise sobre o leilão dos aeroportos na data de ontem, tem alguma coisa estranha na discrepância dos preços, esse tipos de negocio não pode ter tanta diferença de preços, o lance minio era 4 bi alguns entraram com 6 outros com 8 e ganharam com 16 bi!!!! Quem errou na planilha? estou falando no caso de Cumbica que foi o valor mais alto, mas Brasilia também chamou atenção.