Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

A eleição em Uberlândia

Por Miguel do Rosário

24 de maio de 2012 : 16h11

Observatório Eleitoral 24/05/12

Por enquanto, a notícia mais importante que achei na imprensa de hoje sobre as eleições foi essa, no Panorama Político, do Globo desta quinta-feira:

PSB terá candidato em Recife – O governador Eduardo Campos (PE) avisou aos dirigentes nacionais do PT que vai ter de lançar um candidato do PSB à prefeitura de Recife. Sua avaliação é que a divisão do PT, nas prévias, compromete sua capacidade de vitória. “Nós não queremos, não podemos e não vamos perder as eleições. Não vamos para um abraço de afogados”, afirma o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral. Para os socialistas, a prioridade é impedir que seus adversários retornem ao poder em Recife e se fortaleçam para 2014. A candidatura do ministro Fernando Bezerra Coelho (Desenvolvimento Regional) voltou à mesa de negociação.

Mas encontrei uma novidade boa no site do Ibope Inteligência: uma pesquisa quentinha sobre Uberlândia, que tem a segunda maior população de Minas Gerais (612 mil habitantes e mais de 300 mil eleitores).

O atual prefeito é Odelmo Leão Carneiro, do Partido Progressista, que tem boa aprovação popular:

A administração do prefeito Odelmo Leão é avaliada positivamente pela grande maioria dos eleitores uberlandenses: 84% (soma dos índices ótima ou boa), enquanto 12% classificam-na como regular e 3% como ruim ou péssima.

Já na pergunta de aprovação da administração, cerca de nove em cada dez eleitores aprovam a forma como Odelmo Leão vem administrando Uberlândia e apenas 8% desaprovam a sua gestão.

No entanto, o PT é o grande favorito nas eleições de Uberlândia, através de Gilmar Machado. Confiram esse trecho do relatório:

No estudo, foram realizadas duas simulações alternando os nomes dos pré-candidatos do PT, Gilmar Machado e Welinton Prado, além de Fernando de Morais (PV), João Bittar (DEM) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB).

No cenário em que foi testado o nome de Gilmar Machado, o pré-candidato atinge 52% das intenções de voto, e em segundo lugar, aparece João Bittar com 20%, seguido em um patamar inferior pelo pré-candidato tucano, Luiz Humberto Carneiro, com 10%. Apesar de constar no disco apresentado aos entrevistados, Fernando Morais não foi citado por nenhum dos eleitores entrevistados.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário