Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

BC presta contas da economia brasileira

Por Miguel do Rosário

05 de junho de 2012 : 15h34

Vale a pena dar uma olhada na apresentação feita pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, ao Congresso Nacional, que traz dados bastante ilustrativos sobre a economia brasileira.

http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/Apresentacao_Alexandre_Tombini_CMO_5-6-2012.pdf

Eu gravei também a apresentação no servidor do blog.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

10 de junho de 2012 às 18h43

Analisei essa apresentação com cuidado e me pareceu algo tipo “Barbie World”, onde tudo é lindo e maravilhoso.

É claro que não somos ingênuos para acreditar que os números não possam ser manipulados para apresentarem exatamente o que queremos.

Esse relatório aparentemente mostra dados corretos, mas incompletos o que distorce a realidade.

Em outro relatório divulgado pelo BC temos a noção de quanto a população já está sofrento com as medidas economicas aplicadas.
É o relatório que mostra a perda do rendimento da poupança.

http://www.bcb.gov.br/?IMPRENSARELPOP

Eu já havia escrito sobre essa realidade algum tempo atrás no comentário do post :Notas sobre o desenvolvimento de 22/05/2012

Pelas novas regras de cálculo da poupança os bancos deixarão de pagar aos clientes +- R$ 11 milhões e 400 mil em um mês.

Para um não leigo em economia e que acompanha diariamente o mercado financeiro, alguns dados importantes para uma análise precisa foram deixados de fora do relatório do BC divulgado por esse blog.

Informações que mostram um crescimento na concessão de crédito e aumento de renda da população (isso é ótimo) mas também dados que mostram que as famílias foram às compras e elevaram o nível de endividamento, a inadimplência voltou a crescer e o consumo perdeu fôlego. Uma medida paliativa e desesperada é reduzir IPI de automóvel, o que só adia o sofrimento.

Investidores estrangeiros estão mais cautelosos com a situação economica brasileira e estão investindo menos na BOVESPA gerando desvalorização. Foram 10 pontos % desde janeiro.

Esse relatório do BC é uma afronta a inteligência.

Responder

Deixe um comentário