Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

PSDB perde votos e espaço em MG

Por Miguel do Rosário

11 de outubro de 2012 : 18h30

Análise das Eleições 2012, em Minas Gerais

No site do deputado estadual Rogério Correia (PT-MG).

A apresentação dos números da Eleição Municipal de 2012, comparados com os das eleições anteriores, fornece ao conjunto dos petistas elementos para re?exão sobre a ação do partido para o próximo período, particularmente, para as Eleições 2014.

Em Minas Gerais, o PT manteve sua trajetória de crescimento, elegemos 114 prefeitos e prefeitas. Em números absolutos o PT foi o partido mais votados para Prefeito e Vereadores em Minas Gerais.

Neste artigo apresentamos uma análise dos números desta Eleição, visando agregar elementos para futuras análises qualitativas pelo conjunto do PT, que possam apontar alternativas para fortalecer ainda mais o Partido para o próximo período (2014).

O PT EM NÚMEROS

O PT ganhou 114 prefeituras em 2012, uma evolução em relação à eleição de 2008. No Brasil, um dos estados com maior número absoluto de prefeitos petistas é Minas.

O PT ampliou o número total de votos para prefeito. Obtivemos 2.406,589 milhões de votos, que correspondem a um percentual de 21,28% dos votos válidos em todo o Estado. Em 2008, o Partido teve 1.546.570 milhões, o que representou 14,22% dos votos válidos.

Entre os maiores partidos, o PT conserva um ótimo percentual de reeleição. Nestas eleições conseguimos reeleger prefeituras que havíamos conquistado em 2008. Isso representa um índice de reeleição partidária que é a melhor marca entre os grandes partidos brasileiros.

O PT também ampliou o número de vereadores eleitos. Teve um crescimento de 23,50% de vereadores, representando um aumento em relação a 2008. Nossa votação para vereador aumentou de 659 em 2008 para 814 em 2012.

Em resumo, nosso partido foi o mais votado para prefeitos e vereadores. Nas dez maiores cidades elegemos 4 prefeitos e vamos disputar o segundo turno em mais 3.

Será difícil emplacar a visão Aecista de vitória tucana.Haja verba publicitária!

Acompanhe as tabelas e gráficos abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: ASSESSORIA DO MANDATO COM INFORMAÇÕES no  Portal ALMG

 

PS: O cafezinho. Encontrei outra tabela interessante, no blog do Fernando Rodrigues:

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

@marcusvfelipe

11 de outubro de 2012 às 18h42

Em Goiás também.RT @migueldorosario: PSDB perde votos e espaço em MG http://t.co/Xa47rybC

Responder

migueldorosario (@migueldorosario)

11 de outubro de 2012 às 18h30

PSDB perde votos e espaço em MG http://t.co/8CoPff3g

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina