Paris Café: O PT tem um projeto de governo? Qual é?

Aprovação de Dilma bate novo recorde

Por Miguel do Rosário

14 de dezembro de 2012 : 15h10

O CNI acaba de divulgar a sua nova pesquisa, realizada pelo Ibope, sobre a popularidade do governo federal e da presidente Dilma.

Eu separei três tabelas que esclarecem o principal.Comento depois de cada uma.

 

A presidente continua um sucesso de público. Isso não é fácil. Veja o caso do presidente do Chile e da Espanha.

 

O gráfico acima é muito importante para entendermos a conjuntura. Mas tem que ser interpretado. Ele embute toda a mídia popular. O foco de oposição ao governo encontra-se na mídia para classe média, que é a mais influente. Observe que a mídia favorável caiu fortemente, em proporção parecida à ascensão da mídia negativa. A mídia corporativa tem dificuldade para criticar Dilma, por causa de sua boa imagem junto às classes médias, mas ela está se esforçando.

 

O comparação com o governo Lula revela até que ponto Dilma conseguiu uma popularidade própria, independente de Lula. Nesse momento em que a mídia faz um ataque coordenado ao ex-presidente, é um gráfico importante. E ele mostra que o percentual de brasileiros que acham o governo Dilma melhor que o anterior atingiu seu ponto mais alto, 19%. Somado aos que o acham igual, temos 78% de entrevistados que acham o governo Dilma igual ou melhor o de Lula.

Íntegra da pesquisa.

Faça uma assinatura do Cafezinho!

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Messias Franca de Macedo

15 de dezembro de 2012 às 10h09

… Atualmente, no Brasil, crise só se for a de identidade: [atroz] crise de identidade da – em polvorosa – [eterna, estúpida e antinacionalista] DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL!…

… E a presidente Dilma Rousseff, A Magnífica, surfando também favorecida por esta onda, ou seja, a da crise de identidade da DIREITONA sem discurso, sem projetos de nação, mais suja do que o conteúdo que percorre as canaletas da MARGINAL do Tiêtê…

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao eterno presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Rousseff, A Magnífica!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Marola

15 de dezembro de 2012 às 08h27

Ascensão é com s Miguel.

Responder

    Miguel do Rosário

    15 de dezembro de 2012 às 15h54

    Corrigi, valeu Marola.

    Responder

@florencio1

14 de dezembro de 2012 às 16h12

Aprovação de Dilma bate novo recorde http://t.co/GXQwiplq

Responder

@florencio1

14 de dezembro de 2012 às 16h12

Aprovação de Dilma bate novo recorde http://t.co/C78MpHUt via @sharethis

Responder

@florencio1

14 de dezembro de 2012 às 16h12

Aprovação de Dilma bate novo recorde http://t.co/ZmnG62Kg

Responder

Deixe uma resposta