Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Indústria de bens de capital cresce 20% em outubro

Por Miguel do Rosário

05 de dezembro de 2013 : 01h34

Depois dos números péssimos do PIB no terceiro trimestre, é um alívio (ao menos para quem torce pelo Brasil) saber que a indústria brasileira teve um excelente desempenho em outubro. E com ênfase no setor de bens de capital, que é o segmento que corresponde aos investimentos em novos maquinários. Segundo o IBGE, o setor de bens de capital cresceu quase 20% em outubro, na comparação com mesmo mês do ano anterior.

ScreenHunter_3010 Dec. 05 01.33

industria

Trecho do texto divulgado pelo IBGE:

Entre as categorias de uso, o perfil dos resultados para o índice acumulado no período janeiro-oubro de 2013 mostrou maior dinamismo para bens de capital (14,9%), impulsionada pelos índices positivos em todos os seus grupamentos, com destaque para a maior fabricação de bens de capital para equipamentos de transporte (21,6%). O setor produtor de bens de consumo duráveis, ao crescer 1,6%, apontou expansão no mesmo ritmo da média nacional, e foi influenciado em grande parte pela maior produção de automóveis (1,5%) e de eletrodomésticos da “linha marrom” (12,2%).

A produção de bens intermediários (0,1%) registrou ligeira variação positiva, enquanto a de bens de consumo semi e não duráveis, com redução de 0,2%, assinalou o único resultado negativo no índice acumulado do ano.

Em síntese, o setor industrial em outubro permaneceu com o quadro de aumento no ritmo produtivo frente aos meses anteriores e mostrou perfil disseminado de crescimento, já que três das quatro categorias de uso e 21 das 27 atividades pesquisadas apontaram taxas positivas nesse mês.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

miguel

05 de dezembro de 2013 às 15h16

teste

Responder

Miguel do Rosário

05 de dezembro de 2013 às 15h16

teste

Responder

Joaquim Facundes Santos

05 de dezembro de 2013 às 14h06

Mais uma notícia decepcionante para a “urubuzada”….., vão morrer de raiva.

Responder

Barbara Ferreiro

05 de dezembro de 2013 às 12h05

Mas, a imprensa e um grupelho de patifes do alto empresariado , economistas obsoletos , banqueiros e políticos sujos tentam induzir a catástrofe no Brasil e noticiam mentiras para derrubar a confiança na economia e ficam minando o seu desempenho , vivemos hoje uma armadilha eleitoral para não se falar do bom desempenho do país,principalmente com relação a economia mundial;Dilma é uma excelente administradora e merece ser reeleita .

Responder

Alder Oliveira E Silva

05 de dezembro de 2013 às 11h52

0,6% é ” crescer forte”? Fala sério. Essa equipe econômica da presidente Dilma só está fazendo trapalhadas.

Responder

Jony Diaz

05 de dezembro de 2013 às 09h05

Ah! Essa frase é boa: ‘parasitas inuteis’, ta cheio deles mesmo…

Responder

O Cafezinho

05 de dezembro de 2013 às 09h02

Incompetência do governo e do setor privado. Ambos cercados de urubus e parasitas inúteis.

Responder

Jony Diaz

05 de dezembro de 2013 às 07h45

É bizarro ver a presidentA falando em ‘gente q torce contra’, como se até olho grande, mandinga, macumba fizessem efeito positivo ou negativo na incompetencia do governo.

Responder

Jony Diaz

05 de dezembro de 2013 às 07h44

A economia e os indicadores não são movidos a “torcidas”, ou ” pensamento positivo”! Isso é coisa pra idiotas, gente tosca…Os numeros são ou não são, não ha meio termo!

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina