Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

SBT convoca Marcha da Família; dirigente do PSOL pede intervenção militar

Por Miguel do Rosário

04 de março de 2014 : 12h53

Acho que estou ficando doido. Ou então é o Brasil que ficou. 

Em que anos estamos? 2014 ou 1964? Se houvesse uma máquina do tempo e alguém de 64 fosse teletransportado para os dias de hoje, ficaria surpreso com a continuidade das coisas. Os mesmos jornais (Folha, Estadão e Globo) fazendo campanha udenista e histérica contra o governo federal. Estrelas da mídia convocando Marcha da Família. Esquerdistas infantis dando corda à direita.

Reproduzo abaixo dois posts que tratam de duas notícias espantosas.

O primeiro é um texto do Miro, nosso presidente do Barão de Itararé, comentando a Marcha da Família.

O segundo é uma notícia do site Spresso SP, sobre o bizarro posicionamento de um dirigente do PSOL de uma das principais cidades industriais de São Paulo. O sujeito defende… “intervenção militar já”. Sem comentários. Isso mereceria expulsão imediata em qualquer partido realmente apegado a valores democráticos. Em países mais sérios, daria prisão por incitação a um golpe de Estado.

*

SHEHERAZADE CONVOCA “MARCHA DA FAMÍLIA”

Por Altamiro Borges, em seu blog.

Saiu neste sábado (1) na coluna de fofocas de Felipe Patury, da revista Época: “No próximo dia 22, em São Paulo, sai da Praça da República rumo à Catedral da Sé a segunda edição da Marcha da Família com Deus pela Liberdade. A original fez, em 1964, percurso semelhante dias antes de o ex-presidente João Goulart ser derrubado. Há 50 anos, a organização coube a então primeira-dama do estado, Leonor de Barros, e a mulheres de empresários. A atual foi convocada pelas redes sociais, recebeu apoio de lideranças evangélicas e, pelo Facebook, da apresentadora Rachel Sheherazade, do SBT. O grupo diz contar com a simpatia do filósofo Olavo de Carvalho e até de Denise Abreu, a petista que mandou na aviação civil no governo Lula e ficou famosa por sua predileção por charutos”.

De imediato, dei risada! Pensei que era piada carnavalesca. Mas não é. A patética marcha, que relembra a ação dos golpistas em 1964, está marcada para 22 de março e a âncora do SBT, que explora uma concessão pública de tevê, realmente está metida na sua convocação. Em sua página no Facebook, a nova musa de direita conclama seus seguidores: “Gente boa, sempre vou defender a família. Participe da marcha, divulgue, mostre sua defesa em favor dessa instituição criada por Deus”. E Rachel Sheherazade não é ingênua. Ela sabe que a tal marcha nada tem a ver com Deus ou a família, termos usados para enganar os mais ingênuos e tapados. Num dos sítios que convoca a manifestação ficam explícitos os seus objetivos golpistas e fascistóides.

A marcha tem como principal intento exigir “intervenção militar constitucional já”. Entre outras bandeiras, ela prega: “1- destituir a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer; 2- dissolver o Congresso Nacional; 3- prisão de todos os conspiradores por servirem aos interesses estrangeiros através do Foro de São Paulo, uma invasão sigilosa do território nacional executada pelo regime de Cuba através de agentes infiltrados; 4- dissolução de todos os partidos e investigação com punição das organizações integrantes do Foro de São Paulo; 5- Intervenção em todos os governos estaduais e municipais e nos seus respectivos legislativos; 6- combate à corrupção e à subversão; 7- intervenção no STF, cuja presença de ministros simpáticos aos conspiradores é clara e evidente”.

Já um folheto distribuído pelas ruas da capital paulista afirma que “há 50 anos, no dia 19 de março de 1964, nossos pais e avós foram às ruas e conseguiram a redenção do povo brasileiro. Eles tiveram coragem. Agora é a nossa vez”. O panfleto prega “intervenção militar constitucional” e rosna: “Fora o comunismo, o marxismo e as doutrinas vermelhas”; “Não seremos uma nova Cuba nem uma nova Venezuela”. Outro texto critica “a contratação de médicos cubanos e os gastos para a realização de grandes eventos esportivos no Brasil” e conclama: “Todos juntos nas ruas dizendo um não à tirania do PT, em apoio aos irmãos venezuelanos e contra a ditadura esquerdista… Todos em defesa da nossa pátria. Nossa bandeira é verde e amarelo e não foice e martelo”.

A apresentadora do SBT se soma a estas mensagens – um misto de fanatismo direitista e maluquice fascista. Em sua página no Facebook, os fiéis seguidores elogiam sua “coragem” e chegam a lançá-la para disputar cargos eletivos. Amilton Augusto, por exemplo, defende “Joaquim Barbosa (presidente) e Rachel Sheherazade (vice-presidente)”. Elias Machado comenta: “Não sei se ela tem vocação política, mas seria uma ótima opção para presidente”. Já Arthur Roque declara: “Eu apoio a intervenção militar. Somente isto para acabar com esta corja de comunistas. Está na hora do pau! Avante general Heleno, avante Jair Bolsonaro”. Só falta a emissora de Silvio Santos estampar uma convocatória para a “Marcha da Família”!

PS. Cafezinho: uma leitora me avisa que a Sheherazade postou em suas redes hoje que não é autora do texto. Deu a entender que o perfil que compartilhou é fake. Sei não. Demorou demais. Parece um recuo, ordenado por seu patrões do SBT, após a repercussão negativa. De qualquer forma, é um caso típio do “se non è vero è ben trovato”. Esperamos publicação de errata na coluna da revista Época que primeiro deu a informação.

*

Candidato a prefeito do PSoL em Cubatão justifica novo golpe militar

Mensagem de Toninho da Elétrica no Facebook defende intervenção das Forças Armadas já em 31 de março, quando se completam 50 anos do golpe militar

Por Carlos Mercuri, no SpressoSP

toninho-psol-516x377 (1)

Toninho da Elétrica quer militares contra “a impunidade e a corrupção” (foto: Reprodução/Facebook)

O comerciante José Antonio Araújo Pereira – “Toninho da Elétrica” -, do PSol de Cubatão, postou em sua página no Facebook, neste domingo (2), mensagem que, no mínimo, destoa da pregação socialista de seu partido. Toninho, que foi candidato a prefeito de Cubatão em 2012, obtendo 927 votos (1,28% do total), defende intervenção militar já no próximo dia 31 de março, “por causa da impunidade e a corrupção”. Em outro post, diz que “acredita que lugar de bandido é na cadeia, não importa se é do PT, do PSDB ou da PQP”.

Confira a mensagem postada pelo ex-candidato no domingo (na grafia em que foi escrita):

“PELAS REDES SOCIAIS O BRASIL ESTÁ PRESTES A ( PARAR )

COM A MAIOR INTERVENÇÃO MILITAR …
POR CAUSA DA IMPUNIDADE E A CORRUPÇÃO……VEJAMMM

FFAA, INTERVENÇÃO MILITAR JÁ EM 31/MARÇO/2014 (50 anos depois da 1a. grande limpeza Comunista). VAMOS AOS FATOS: EXECUTIVO Corrupção generalizada, CONGRESSO NACIONAL de joelhos para o Executivo, STF desmoralizado c/+54% de Submissão ao Executivo, BNDES Financiando (Comunistas e Narco-Tráfico, Cuba, Bolívia, Venezuela, etc.) e interesses partidários, Finanças Públicas manipuladas a todo momento, Petrobrás desvalorizada no mercado de capitais e Operação Pré-Sal de viabilidade não Convincente, Insegurança Pública c/Impunidade em todas as grandes cidades, Serviço Público em geral péssimo, Custo Financeiro nas alturas, Mídia (TV, Jornais, Revistas, etc.) à serviço da gestão corrupta do Executivo mediante alta remuneração, Urnas Eletrônicas DieBold de sistema manipulável e confiabilidade duvidosa, Bolsa Família é um Assistencialismo eleitoreiro sem qualquer perspectiva de desenvolvimento social, etc., etc., etc.”

A mensagem, até a redação desta nota, contava com 11 curtidas e 11 compartilhamentos. Os comentários, porém, são críticos em relação à contradição entre o conteúdo do post e o que defende o partido.

O SPressoSP fez contato com Toninho e com a Executiva do PSol em São Paulo para ouvir sua posição a respeito, mas não obteve retornos até o momento de publicação desta nota.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

34 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

toninho da eletrica

09 de maio de 2014 às 18h58

OLÁ MEU EMAIL
É toninhodaeletricacubatao@hotmail.com
CONTRA A IMPUNIDADE E A corrupção

Responder

Miguel do Rosário

05 de março de 2014 às 16h11

Fizemos o PSOL se manifestar. Pena que o partido tenha preferido se defender usando veneno e rancor, ao invés de se desculpar humildamente por ter filiado um doente político como esse Toninho da Elétrica.

*

Opiniões do filiado Toninho da Elétrica não expressam a opinião do PSOL

O Diretório Estadual vem a público repudiar as declarações do filiado Toninho da Elétrica (Psol Cubatão).

Toninho da Elétrica compartilhou em seu perfil no Facebook uma mensagem que defende um golpe militar para acabar com a corrupção no país.

Trata-se de uma opinião equivocada e individual e que com certeza não conta com nenhum apoio interno e difere categoricamente de todas as posições assumidas por nosso partido.

O PSOL é um partido socialista e libertário, que defende intransigentemente a democracia e muitos dos seus quadros, históricos militantes socialistas, fizeram parte da resistência à ditadura militar, muitos deles, sendo inclusive presos e torturados.

O PSOL está historicamente engajado na luta contra qualquer método autoritário. Por por ocasião dos 50 anos do fatídico golpe, terá um conjunto de iniciativas, debates, seminários, moções de repúdio, justamente para denunciar o golpe e sua herança autoritária que ainda ainda faz parte do país e anima o pensamento conservador.

Qualquer observador honesto da cena política brasileira, independente de sua opção ideológica, sabe muito bem qual é a opinião do PSOL a respeito deste tema. No entanto, a exploração de má-fé deste episódio, por parte em especial de governistas provavelmente incomodados de verem seu partido – neste caso sim, enquanto uma posição política e partidária – se aliar com os resquícios da ditadura militar em nosso país, como Maluf, Sarney e companhia, nos obriga a vir público reiterar mais uma vez que se trata de uma posição equivocada e individual que não reflete a posição do PSOL.

Queremos esclarecer também que a direção do partido, ao contrário do que diz a matéria publicada no site Spressosp não foi procurada e portanto não pôde se manifestar sobre o assunto antes da publicação da referida matéria.

A Direção Estadual do PSOL vai discutir a questão e tomar as providências necessárias em relação ao filiado.

Paulo Bufalo – Presidente Estadual do PSOL SP

http://psol50sp.org.br/blog/2014/03/04/opinioes-do-filiado-toninho-da-eletrica-nao-expressam-a-opiniao-do-psol/

Responder

maria cardoso

05 de março de 2014 às 15h11

a única limonada que dá pra fazer com as notícias acima é a seguinte: a ficha caindo bem devagar nos caras que saíram do pt pra fundar o psol.

Responder

Paulinho Lira

05 de março de 2014 às 12h27

massa é ver que o PSOL tá incomodando, o blog PTista fuçando o face de um dirigente do PSOL, pra gerar polemica!?

Responder

Denise Barbosa

05 de março de 2014 às 04h35

Também não compartilho e ainda oculto

Responder

Vinicius Mesqi

05 de março de 2014 às 00h57

Patricia de Mesquita

Responder

Rosana Gloria de Senna

04 de março de 2014 às 21h41

não compartilho esse tipo de noticia.não vou por azeitona na empada de ninguém

Responder

Rosana Gloria de Senna

04 de março de 2014 às 21h40

isso é um absurdo. será que a besta do silvio santos ainda cai nessa?

Responder

Cláudio Palheta Jr.

04 de março de 2014 às 20h20

Fruto das filiações sem critérios e falta de politização dos próprios militantes, resulta nisso. Envergonha os companheiros e nem sequer se dá conta do que está proclamando em seu facebook

Responder

Magnus Cunha

04 de março de 2014 às 19h57

Lembrei do amigo Cláudio Palheta Jr.

Responder

Bispo Nardo

04 de março de 2014 às 16h24

Eu estarei lá!

Glória a Deus!

Deus é Maior!

Responder

Rosana Eliza Ceni

04 de março de 2014 às 18h34

Já observei isto, em certas situações parece que o tempo parou, ou, o passado encontrou com o futuro!

Responder

André Godinho

04 de março de 2014 às 18h03

Nada de se entranhar… O quintacolunismo é um fenômeno universal… #quemfinanCIA ?

Responder

Anônimo

04 de março de 2014 às 14h53

Você é um imbecil q acha q com essas poucas palavras vai fazer a população recuar. O gigante acordou seu imbecil!

Responder

Breno Crispino

04 de março de 2014 às 17h43

galera um grupo de seres aloprados ja tentoi uma marcha da familia ano passado em sp. vai por mim, isso é histeria. mas q tem q tirar esse cara do psol, ah, isso tem.

Responder

Virginia Muniz

04 de março de 2014 às 17h41

bande cafagetste.com

Responder

DrRibamar Som da Pedra

04 de março de 2014 às 17h30

ENTÃO A QUERIDINHA DOS HIPOCRITAS E DA DIREITA, QUE SE ACHA CERTOS ACIMA DE TUDO, COMO DEMOSTENES E O SENADOR PEDRO TAQUES, RECEBIA DO PODER PUBLICO SEM TRABALHAR, AI DEPOIS SE COLOCA PARA DAR OPINIÃO E SE COLOCAR COMO A DEUSA ATENA DA JUSTIÇA, KKKKKKKKK CAIU A MASCARA NE BARBIE DA DIREITA

Responder

Alice Ines Silva

04 de março de 2014 às 16h49

Que loucura!! Meu pior pesadelo virando realidade. Há muito venho falando que corrupção substituiu comunismo como o grande fantasma, o grande mote de mobilização da classe média desinformada. Nunca pensei que chegasse à essa loucura de se reviver uma Marcha pela Família…

Responder

Julio Siqueira

04 de março de 2014 às 16h48

Tem algo estranho nisso ae pq a Sherazeda denunciou paginas do face que usam o nome dela para divulgar esses posts em perfis falsos. Portanto pode ter um mão da militância midiática golpista pra distorcer as coisas e ao mesmo tempo causar um clima de instabilidade no país. Vai vendo…

Responder

José Ronaldo Jamujé Fassheber

04 de março de 2014 às 16h46

Não sei se a CDDHM vai estar bem na mão daquela anta anti-aborto.

Responder

Anchieta Vidal

04 de março de 2014 às 16h45

isto é um nojento metido ,besta grande dirigente ,dirigente do psol onde ,grande merda cubatão este cara e baitola.

Responder

José Ronaldo Jamujé Fassheber

04 de março de 2014 às 16h42

Lutamos contra a ditadura, não queremos de volta, isso é obvio, mas é tolice apresentar a anta do psol, mascarando outras.

Responder

O Cafezinho

04 de março de 2014 às 16h40

estou falando de incitação a golpe, e você vem falar de medo de cristão? genocida todo mundo já foi. estou falando do aqui e agora. não é de comissão d dh, que se já sobreviveu a feliciano, vai estar bem em mãos do pt, estou falando de alguém de um partido da esquerda pregar o golpe. quero ver a reação a essa bizarrice perigosíssima, porque está crescendo muito nas redes.

Responder

José Ronaldo Jamujé Fassheber

04 de março de 2014 às 16h28

Os maiores genocidas da humanidade

Responder

Cleide Portella

04 de março de 2014 às 16h27

Querem retrocesso a qualquer custo!!FsDP!

Responder

O Cafezinho

04 de março de 2014 às 16h27

medo de cristão???

Responder

Julienn Fernandes

04 de março de 2014 às 16h24

Parece que o mundo virou um grande hospício. Vergonha alheia pelo sbt e psol.

Responder

Breno Crispino

04 de março de 2014 às 16h18

que merda… é bom o psol ficar mais de olho em quem eles deixam passar… isso é indefensável. a outra é mais do mesmo

Responder

José Ronaldo Jamujé Fassheber

04 de março de 2014 às 16h17

eu também, meu caro, também tenho medo de cristão dirigindo a CDDH.

Responder

O Cafezinho

04 de março de 2014 às 16h16

e você, ao invés de criticar a fala do sujeito, critica a mim?

Responder

O Cafezinho

04 de março de 2014 às 16h16

candidato a prefeito, josé. e que fala, hein. sim, tenho medo, muito medo de quem pede intervenção militar.

Responder

José Ronaldo Jamujé Fassheber

04 de março de 2014 às 16h09

que medo do Psol, hein? A fala de um vereador vira o todo.

Responder

Marcos

04 de março de 2014 às 12h59

PSOL: sem voto, sem rumo e sem juízo! Jamais votarei neste lixo ou coisas parecida com isto.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?