Menu

Únicos pagamentos a Labogen, do doleiro Youssef, aconteceram no governo FHC

OS FATOS IMPORTAM? Não houve qualquer pagamento para o Labogen do doleiro Youssef na gestão Padilha. Nem no governo Lula, nem no governo Dilma. Foi só no governo FHC. Esses são os fatos Por Luiz Claudio Pinheiro, no Brasil 247. 28 DE ABRIL DE 2014 ÀS 09:30 Que importa o fato de não ter havido […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O doleiro Youssef

OS FATOS IMPORTAM?

Não houve qualquer pagamento para o Labogen do doleiro Youssef na gestão Padilha. Nem no governo Lula, nem no governo Dilma. Foi só no governo FHC. Esses são os fatos

Por Luiz Claudio Pinheiro, no Brasil 247.

28 DE ABRIL DE 2014 ÀS 09:30

Que importa o fato de não ter havido convênio ou contrato entre o ministério da Saúde e o laboratório Labogen – a não ser em tempos mais remotos, lá nos idos do segundo mandato de FHC, quando o ministro era José Serra, pré-candidato oficial à presidência?

Não houve qualquer pagamento para o Labogen do doleiro Youssef na gestão Padilha. Nem no governo Lula, nem no governo Dilma.

Foi só no governo FHC. Esses são os fatos.

Mas ouvindo os telejornais, ou lendo os jornalões impressos, a mensagem captável é bem diferente. A mídia quer fazer crer que o PT teria escancarado o governo à influência do doleiro. E os fatos, importam?

O ex-ministro foi citado em conversa de terceiros? É um indício, algo que merece ser investigado, para verificar se houve, ou não, alguma ilicitude nos procedimentos do ministério. Mas a conversa entre terceiros não é apresentada como indício. É tratada como prova irrefutável, destruidora da candidatura ao governo de São Paulo. A reputação do ex-ministro é arremessada às favas de forma implacável, como fosse sacola de entulho.

Todos os dias a onipotente máquina midiática, do alto de sua soberba indignação seletiva, inquieta com tantos anos de governo petista, jorra manchetes acusatórias orquestradas, em plena jornada eleitoreira. Manchetes que, por sinal, depois poderão ser usadas como material de campanha eleitoral.

O fundamento da acusação é a mera suposição, de alguém dentro da Polícia Federal, de que um funcionário do laboratório teria sido indicado pelo ex-ministro Padilha, pré-candidato ao governo de São Paulo. A partir da suposição, foi dada largada à guerra suja em alta escala na pré-campanha eleitoral paulista.

“Se, como diz a PF, envolvidos se preocupavam com autoridades fiscalizadoras, só poderiam se referir aos mecanismos de controle criados por mim no Ministério da Saúde. A prova maior disso é que nunca existiu contrato com a Labogen e nunca houve desembolso por parte do Ministério da Saúde”, disse Alexandre Padilha em postagem nas redes sociais.

No blog Tijolaço, o jornalista Fernando Brito lança holofotes relevantes para a compreensão dos fatos. “Esta história não fecha”, diz Brito. Acontece que o executivo que o ex-ministro Padilha teria indicado, segundo os jornais publicam irresponsavelmente, ocupou apenas um cargo de quinto escalão no Ministério da Saúde, e por pouquíssimo tempo.

Marcus Cesar Moura foi nomeado assessor de eventos (salário de R$ 4 mil) em 17 de maio de 2011, e exonerado em 1º de agosto também de 2011. Ficou no inexpressivo cargo por dois meses e meio, nem esquentou a cadeira.

Por que os jornais não contam esta história como ela é? Será que não sabem? Ou será, por acaso, que se julgam imbuídos do dever cívico-partidário, do poder quase divino de caluniar petistas até o último suspiro de resistência? Por que os imparciais jornais tampouco contam que a data da suposta indicação, segundo o documento vazado através da PF, foi 28 de novembro de 2013, mais de dois anos depois da exoneração?

Quando Lula disse à Folha, na Espanha, ao receber seu 27º diploma universitário de doutor honoris causa, que não comentaria a momentosa denúncia midiática por estar fora do país, que diferença faz o jornalão modificar um pouquinho o teor do que diz o ex-presidente? Colocar um “estou por fora” na sua boca, ao invés do “estou fora” efetivamente declarado? Afinal, uma reles preposição “por”, a mais ou a menos, quem se importa?

10 doleiro alberto_yousseff_

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Herminia Lobo Whitaker

01/05/2014 - 15h31

qdo a verdade vem a tona…

Vitor

30/04/2014 - 09h24

É inequívoco que o Governo FHC estava coberto de pilantragens, porém é ingenuidade não enxergar que os pagamentos só não saíram porque o escândalo caiu na mídia antes…

Ermindo Castro

30/04/2014 - 00h43

como dizia o Tim Maia não fumo ,não bebo, não cheiro mas as vezes eu minto !!

Ermindo Castro

30/04/2014 - 00h42

são limpinhos !

Ermindo Castro

30/04/2014 - 00h41

denunciar para quem ?? se eles tem imunidade jornalistica !!!!

Alder Oliveira E Silva

30/04/2014 - 00h22

E por que não descobriram isso antes? E se sabiam por que não denunciaram? Aí fica esquisito.

Expedição Perdidos Mas-Mais

30/04/2014 - 00h00

Absurdo deveria dar cadeia …

Ermindo Castro

29/04/2014 - 23h57

e o Serra era o ministro da Saude!!!!!!

M Thereza Freitas

29/04/2014 - 23h50

Hirto, não quero ver na globo pq não assisto. prefiro ver nos blogues e aqui mesmo. na globo ia sair tudo trocado

Hirto Gervásio

29/04/2014 - 23h35

Quero ver esta reportagem na globo.


Leia mais

Recentes

Recentes