Menu

Golpistas de 64 não fizeram de graça

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Leitores, uma vez ao dia, farei um post fechado apenas para assinantes, para estimular os internautas a comprar uma assinatura. Obrigado pela compreensão. O Cafezinho Espresso – Análise Diária de Mídia e Política – 02/06/2014 Segue a edição de hoje do Cafezinho Espresso, com análise diária de mídia e política. Quanto […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Leitores, uma vez ao dia, farei um post fechado apenas para assinantes, para estimular os internautas a comprar uma assinatura. Obrigado pela compreensão.

O Cafezinho Espresso – Análise Diária de Mídia e Política – 02/06/2014

Segue a edição de hoje do Cafezinho Espresso, com análise diária de mídia e política.

Quanto custou o golpe de 64

Há alguns meses, um militar na reserva informou que testemunhou o general Amaury Kruel, até então fiel a Jango, receber seis malas cheias de dólares, antes de trair o presidente.

Agora, uma matéria na Folha revela que os empresários que apoiaram o golpe ganharam contratos milionários do Exército. Todos eram paulistas, ligados a Fiesp. Muitos pertenciam à Câmara de Comércio Brasil – EUA.

A seguir, uma revelação documental sobre uma grande empresa de mídia nacional, e sua relação financeira com os EUA.

[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

Então iniciei algumas pesquisas junto ao wikileaks para saber se encontrava novidades sobre essa promiscuidade entre golpistas, ditadura e Estados Unidos.

Descobri um telegrama interessante, da época de Kissinger, em 1975, tratando de uma ajuda financeira do Eximbank, o banco do governo para financiamentos à importação e exportação, à Rede Globo. A Globo precisava importar máquinas rotativas e equipamentos para impressão de jornais, no valor de US$ 12 milhões. O Eximbank entraria com 3,6 milhões de dólares. Outros empresários norte-americanos emprestariam o resto.

O império, na segunda metade da década de 70, antevendo o fim da ditadura, tratava de montar um bunker midiático poderoso no país, para manter a hegemonia política e cultural.

Mais uma prova de que a Globo sempre foi financiada pelo capital norte-americano. É um braço do Tio Sam no Brasil.

Vou seguir o fio dessa história mais um pouco. Pode ser que isso revela outras surpresas. Quanto mais a gente revira essa história, mais suja ela fica. A Comissão da Verdade terá que sair da zona de conforto, a qualquer hora, e investigar também as emrpesas e mídias que apoiaram a ditadura.

Os-militares-no-poder
[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Adma Viegas

02/06/2014 - 23h45

José Roberto, generais não morreram milionários (o que não absolve a ditadura deles de nada), mas os setores civis que apoiaram,incentivaram e financiaram o golpe e a ditadura estão bilionários, como a família Marinho, por exemplo. A classe política e empresarial que se beneficiou a ditadura se deu muito bem, enquanto os militares fizeram o trabalho sujo.

Adma

02/06/2014 - 23h41

General não morreu milionário. Mas os civis (classe política e empresarial) que apoiaram,incentivaram, financiaram e enriqueceram com a ditadura ficaram bilionários, como a família Marinho, por exemplo.

    Miguel do Rosário

    03/06/2014 - 02h03

    quem disse que general não morreu milionário? os empresários que apoiaram o golpe, de qq forma, com certeza sim.

ramoom

02/06/2014 - 23h06

Curtam: facebook.com/Brasilantipig

Janisson Silva

02/06/2014 - 22h24

Acho que não José Roberto, agora fala quantos políticos atualmente estão TRIlhonários…

Jose Roberto

02/06/2014 - 21h17

Algum general morreu milionário?


Leia mais

Recentes

Recentes